Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Aprender a contar de 5 em 5, até o número 30.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 5 em 5).
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários
- Material para contagens, como tampinhas de refrigerantes, palitos, quadradinhos de E.V.A, pedrinhas, etc., na quantidade de 30 para cada dupla de alunos de sua turma.
- Caixinha ou saquinhos para guardar os objetos de contagem, de acordo com o número de duplas que irá formar.
- Cartaz com o calendário mensal, sugerido no slide.
- Atividades impressas em folhas A4.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide para os alunos ou apresente em uma cartolina com o desenho das bolinhas.
Propósito: Perceber uma sequência numérica regular contando de 5 em 5.
Discuta com a turma:
- Quantas bolinhas tem nessa pulseira?
- Quantas bolinhas tem de cada cor?
- Aprendemos que podemos contar de 1 em 1, ou 2 em 2. Será que podemos contar de outra forma observando essas cores das bolinhas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o slide para a turma e promova a observação daquilo que os alunos podem contar ou encontrar, organizados de 5 em 5, na sala de aula.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).
Discuta com a turma:
- Observe ao redor da sala e descubra o que pode ser contado de 5 em 5?
- Existe algo ao seu redor que já está organizado de 5 em 5 ?
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Proponha oralmente as questões para os alunos, trazendo-as escritas em um cartaz ou escritas no quadro. Organize os alunos formando duplas e distribua para cada uma delas um saquinho ou uma caixa com 30 tampinhas (poderá utilizar também outros objetos para contagem como, palitos, quadradinhos de E.V.A, pedrinhas, etc). É importante uma organização prévia, preparando os materiais necessários para a aula, tendo uma quantidade suficiente de tampinhas ou de outro material de contagem para todas as duplas. Solicite, primeiramente, que façam a contagem de quantas tampinhas possuem. Após verificarem a quantidade existente em cada caixa, retome a situação problema proposta. Dê tempo para que tentem resolver as questões. Observe como os alunos estão trabalhando na solução do problema, como analisam e elaboram suas estratégias ao tentarem resolver a situação. Não faça nenhuma intervenção neste momento. Encoraje todas as crianças a pensarem e incentive-as a inventar seus próprios procedimentos para resolver.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas tem dentro da caixa?
- Precisamos organizar essas tampinhas em qual quantidade para formar um enfeite?
- Quantos grupos de 5 tampinhas podemos formar com todas elas ?
- Como faremos para descobrir?
- Desta forma, quantos enfeites serão feitos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Após a resolução da atividade, proponha aos alunos o registro das descobertas na tabela numérica.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).
Discuta com a turma:
- Ao organizar as tampinhas vocês formaram grupos com quantas quantidades cada um?
- No total, quantas tampinhas foram utilizadas?
- Podemos contar na sequência essas quantidades de tampinhas por grupos de 5?
- Como continuar essa contagem? Alguém consegue explicar?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia para a turma as perguntas do primeiro exemplo, e deixe que os alunos analisem o que aconteceu. Verifique como eles estão fazendo para descobrir porque sobraram tampinhas.
Propósito: Apresentar algumas possíveis estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas cada dupla tinha para organizar?
- O que foi pedido para fazer?
- Os grupos organizados tinham que ter quantas tampinhas em cada um?
- Por que sobrou tampinhas fora dos grupo? Não eram para todas estarem dentro de grupos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Após fazer a análise sobre o primeiro exemplo, leia para a turma as perguntas do segundo e deixe que os alunos analisem o que aconteceu de semelhante ou diferente. Promova a reflexão sobre esse segundo exemplo e, ao final, faça comparações entre ambos. Ande pela sala e observe as discussões, peça para explicarem o que pensaram.
Propósito: Apresentar algumas possíveis estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora
Discuta com a turma:
- Foram utilizadas todas as 30 tampinhas?
- O que foi pedido para fazer?
- Por que não existem tampinhas fora dos grupos?
- Quantas tampinhas foram colocadas dentro de cada grupo?
- Esse exemplo conseguiu atender ao que foi pedido?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escrever no quadro a sistematização do conceito ou trazer escrito em um cartaz e ler para os alunos.
Propósito: Apresentar o conceito trabalhado de forma clara, objetiva e direta.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para organizar o grupo de tampinhas.
Propósito: Sistematizar a contagem numa escala de 5 em 5.
Discuta com a turma:
- Existe apenas uma forma de realizar contagem?
- Contar de 5 em 5 facilita, ou não, contar mais rápido um número maior de tampinhas?
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Entregue uma cópia do calendário para cada aluno. Leia a situação problema, explore informações no calendário junto com os alunos e, em seguida, reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos. Ande pela sala observando o que os alunos estão fazendo, como estão processando as ideias para solucionar o problema. Observar essa produção de registro, mesmo que seja oralmente produzida pelos alunos, é fundamental. O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreender o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem. Procure identificar e anotar os comentários que os alunos fazem, e as possíveis estratégias de pensamento utilizadas.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem as regularidades na contagem de 5 em 5.
Discuta com a turma:
- Qual a quantidade total de números nesse calendário?
- Estando no dia 5 e indo para o dia 10, quantos dias se passaram? Quantos dias Ana esperou para visitar a avó?
- Como faço para descobrir? ( necessidade de contar)
- Quem quer mostrar como pensou para resolver?
- Estando no dia 20, quantos dias ela esperou para chegar ao dia 25?
- Sabendo que o último dia foi 25, você consegue descobrir quando será o dia da próxima visita?
Materiais complementares para impressão: