10277
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Contando de 5 em 5 - usando tampinhas

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 17/07/2018
Código: MAT1_03NUM02

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com sem suporte da reta numérica.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre ordenação e sequências numéricas

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Aprender a contar de 5 em 5, até o número 30.

Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 5 em 5).

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários

  • Material para contagens, como tampinhas de refrigerantes, palitos, quadradinhos de E.V.A, pedrinhas, etc., na quantidade de 30 para cada dupla de alunos de sua turma.
  • Caixinha ou saquinhos para guardar os objetos de contagem, de acordo com o número de duplas que irá formar.
  • Cartaz com o calendário mensal, sugerido no slide.
  • Atividades impressas em folhas A4.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para os alunos ou apresente em uma cartolina com o desenho das bolinhas.

Propósito: Perceber uma sequência numérica regular contando de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Quantas bolinhas tem nessa pulseira?
  • Quantas bolinhas tem de cada cor?
  • Aprendemos que podemos contar de 1 em 1, ou 2 em 2. Será que podemos contar de outra forma observando essas cores das bolinhas?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o slide para a turma e promova a observação daquilo que os alunos podem contar ou encontrar, organizados de 5 em 5, na sala de aula.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).

Discuta com a turma:

  • Observe ao redor da sala e descubra o que pode ser contado de 5 em 5?
  • Existe algo ao seu redor que já está organizado de 5 em 5 ?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Proponha oralmente as questões para os alunos, trazendo-as escritas em um cartaz ou escritas no quadro. Organize os alunos formando duplas e distribua para cada uma delas um saquinho ou uma caixa com 30 tampinhas (poderá utilizar também outros objetos para contagem como, palitos, quadradinhos de E.V.A, pedrinhas, etc). É importante uma organização prévia, preparando os materiais necessários para a aula, tendo uma quantidade suficiente de tampinhas ou de outro material de contagem para todas as duplas. Solicite, primeiramente, que façam a contagem de quantas tampinhas possuem. Após verificarem a quantidade existente em cada caixa, retome a situação problema proposta. Dê tempo para que tentem resolver as questões. Observe como os alunos estão trabalhando na solução do problema, como analisam e elaboram suas estratégias ao tentarem resolver a situação. Não faça nenhuma intervenção neste momento. Encoraje todas as crianças a pensarem e incentive-as a inventar seus próprios procedimentos para resolver.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas tem dentro da caixa?
  • Precisamos organizar essas tampinhas em qual quantidade para formar um enfeite?
  • Quantos grupos de 5 tampinhas podemos formar com todas elas ?
  • Como faremos para descobrir?
  • Desta forma, quantos enfeites serão feitos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Após a resolução da atividade, proponha aos alunos o registro das descobertas na tabela numérica.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).

Discuta com a turma:

  • Ao organizar as tampinhas vocês formaram grupos com quantas quantidades cada um?
  • No total, quantas tampinhas foram utilizadas?
  • Podemos contar na sequência essas quantidades de tampinhas por grupos de 5?
  • Como continuar essa contagem? Alguém consegue explicar?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia para a turma as perguntas do primeiro exemplo, e deixe que os alunos analisem o que aconteceu. Verifique como eles estão fazendo para descobrir porque sobraram tampinhas.

Propósito: Apresentar algumas possíveis estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas cada dupla tinha para organizar?
  • O que foi pedido para fazer?
  • Os grupos organizados tinham que ter quantas tampinhas em cada um?
  • Por que sobrou tampinhas fora dos grupo? Não eram para todas estarem dentro de grupos?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Após fazer a análise sobre o primeiro exemplo, leia para a turma as perguntas do segundo e deixe que os alunos analisem o que aconteceu de semelhante ou diferente. Promova a reflexão sobre esse segundo exemplo e, ao final, faça comparações entre ambos. Ande pela sala e observe as discussões, peça para explicarem o que pensaram.

Propósito: Apresentar algumas possíveis estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora

Discuta com a turma:

  • Foram utilizadas todas as 30 tampinhas?
  • O que foi pedido para fazer?
  • Por que não existem tampinhas fora dos grupos?
  • Quantas tampinhas foram colocadas dentro de cada grupo?
  • Esse exemplo conseguiu atender ao que foi pedido?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escrever no quadro a sistematização do conceito ou trazer escrito em um cartaz e ler para os alunos.

Propósito: Apresentar o conceito trabalhado de forma clara, objetiva e direta.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para organizar o grupo de tampinhas.

Propósito: Sistematizar a contagem numa escala de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma de realizar contagem?
  • Contar de 5 em 5 facilita, ou não, contar mais rápido um número maior de tampinhas?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Entregue uma cópia do calendário para cada aluno. Leia a situação problema, explore informações no calendário junto com os alunos e, em seguida, reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos. Ande pela sala observando o que os alunos estão fazendo, como estão processando as ideias para solucionar o problema. Observar essa produção de registro, mesmo que seja oralmente produzida pelos alunos, é fundamental. O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreender o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem. Procure identificar e anotar os comentários que os alunos fazem, e as possíveis estratégias de pensamento utilizadas.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem as regularidades na contagem de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade total de números nesse calendário?
  • Estando no dia 5 e indo para o dia 10, quantos dias se passaram? Quantos dias Ana esperou para visitar a avó?
  • Como faço para descobrir? ( necessidade de contar)
  • Quem quer mostrar como pensou para resolver?
  • Estando no dia 20, quantos dias ela esperou para chegar ao dia 25?
  • Sabendo que o último dia foi 25, você consegue descobrir quando será o dia da próxima visita?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Aprender a contar de 5 em 5, até o número 30.

Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 5 em 5).

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários

  • Material para contagens, como tampinhas de refrigerantes, palitos, quadradinhos de E.V.A, pedrinhas, etc., na quantidade de 30 para cada dupla de alunos de sua turma.
  • Caixinha ou saquinhos para guardar os objetos de contagem, de acordo com o número de duplas que irá formar.
  • Cartaz com o calendário mensal, sugerido no slide.
  • Atividades impressas em folhas A4.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para os alunos ou apresente em uma cartolina com o desenho das bolinhas.

Propósito: Perceber uma sequência numérica regular contando de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Quantas bolinhas tem nessa pulseira?
  • Quantas bolinhas tem de cada cor?
  • Aprendemos que podemos contar de 1 em 1, ou 2 em 2. Será que podemos contar de outra forma observando essas cores das bolinhas?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o slide para a turma e promova a observação daquilo que os alunos podem contar ou encontrar, organizados de 5 em 5, na sala de aula.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).

Discuta com a turma:

  • Observe ao redor da sala e descubra o que pode ser contado de 5 em 5?
  • Existe algo ao seu redor que já está organizado de 5 em 5 ?

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Proponha oralmente as questões para os alunos, trazendo-as escritas em um cartaz ou escritas no quadro. Organize os alunos formando duplas e distribua para cada uma delas um saquinho ou uma caixa com 30 tampinhas (poderá utilizar também outros objetos para contagem como, palitos, quadradinhos de E.V.A, pedrinhas, etc). É importante uma organização prévia, preparando os materiais necessários para a aula, tendo uma quantidade suficiente de tampinhas ou de outro material de contagem para todas as duplas. Solicite, primeiramente, que façam a contagem de quantas tampinhas possuem. Após verificarem a quantidade existente em cada caixa, retome a situação problema proposta. Dê tempo para que tentem resolver as questões. Observe como os alunos estão trabalhando na solução do problema, como analisam e elaboram suas estratégias ao tentarem resolver a situação. Não faça nenhuma intervenção neste momento. Encoraje todas as crianças a pensarem e incentive-as a inventar seus próprios procedimentos para resolver.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas tem dentro da caixa?
  • Precisamos organizar essas tampinhas em qual quantidade para formar um enfeite?
  • Quantos grupos de 5 tampinhas podemos formar com todas elas ?
  • Como faremos para descobrir?
  • Desta forma, quantos enfeites serão feitos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Após a resolução da atividade, proponha aos alunos o registro das descobertas na tabela numérica.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre ordenação de quantidades em uma sequência numérica de 5 em 5, a partir de objetos próximos da vivência dos alunos (podendo ser também partes do corpo das crianças, como os dedos das mãos e dos pés).

Discuta com a turma:

  • Ao organizar as tampinhas vocês formaram grupos com quantas quantidades cada um?
  • No total, quantas tampinhas foram utilizadas?
  • Podemos contar na sequência essas quantidades de tampinhas por grupos de 5?
  • Como continuar essa contagem? Alguém consegue explicar?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia para a turma as perguntas do primeiro exemplo, e deixe que os alunos analisem o que aconteceu. Verifique como eles estão fazendo para descobrir porque sobraram tampinhas.

Propósito: Apresentar algumas possíveis estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas cada dupla tinha para organizar?
  • O que foi pedido para fazer?
  • Os grupos organizados tinham que ter quantas tampinhas em cada um?
  • Por que sobrou tampinhas fora dos grupo? Não eram para todas estarem dentro de grupos?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Após fazer a análise sobre o primeiro exemplo, leia para a turma as perguntas do segundo e deixe que os alunos analisem o que aconteceu de semelhante ou diferente. Promova a reflexão sobre esse segundo exemplo e, ao final, faça comparações entre ambos. Ande pela sala e observe as discussões, peça para explicarem o que pensaram.

Propósito: Apresentar algumas possíveis estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora

Discuta com a turma:

  • Foram utilizadas todas as 30 tampinhas?
  • O que foi pedido para fazer?
  • Por que não existem tampinhas fora dos grupos?
  • Quantas tampinhas foram colocadas dentro de cada grupo?
  • Esse exemplo conseguiu atender ao que foi pedido?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escrever no quadro a sistematização do conceito ou trazer escrito em um cartaz e ler para os alunos.

Propósito: Apresentar o conceito trabalhado de forma clara, objetiva e direta.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para organizar o grupo de tampinhas.

Propósito: Sistematizar a contagem numa escala de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma de realizar contagem?
  • Contar de 5 em 5 facilita, ou não, contar mais rápido um número maior de tampinhas?

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Entregue uma cópia do calendário para cada aluno. Leia a situação problema, explore informações no calendário junto com os alunos e, em seguida, reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos. Ande pela sala observando o que os alunos estão fazendo, como estão processando as ideias para solucionar o problema. Observar essa produção de registro, mesmo que seja oralmente produzida pelos alunos, é fundamental. O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreender o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem. Procure identificar e anotar os comentários que os alunos fazem, e as possíveis estratégias de pensamento utilizadas.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem as regularidades na contagem de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade total de números nesse calendário?
  • Estando no dia 5 e indo para o dia 10, quantos dias se passaram? Quantos dias Ana esperou para visitar a avó?
  • Como faço para descobrir? ( necessidade de contar)
  • Quem quer mostrar como pensou para resolver?
  • Estando no dia 20, quantos dias ela esperou para chegar ao dia 25?
  • Sabendo que o último dia foi 25, você consegue descobrir quando será o dia da próxima visita?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Aprender a contar de 5 em 5, até o número 30.

Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 5 em 5).

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários

  • Material para contagens, como tampinhas de refrigerantes, palitos, quadradinhos de E.V.A, pedrinhas, etc., na quantidade de 30 para cada dupla de alunos de sua turma.
  • Caixinha ou saquinhos para guardar os objetos de contagem, de acordo com o número de duplas que irá formar.
  • Cartaz com o calendário mensal, sugerido no slide.
  • Atividades impressas em folhas A4.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes