16760
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os rios e a mata ciliar

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender a importância da mata ciliar para a preservação dos rios e lagoas

Plano 07 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão que a retirada da mata ciliar e a ocupação dos leitos dos rios e lagoas podem ter consequências graves ao ambiente, a biodiversidade e a vida da população, favorecendo problemas ambientais como inundações, assoreamento dos rios e lagoas e a redução de nascentes. Nesta aula os alunos serão motivados a confeccionar um jogo da memória sobre os rios e a mata ciliar.

Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Caso não haja possibilidade de projetar as etapas dos slides de aula para os alunos, escreva na lousa ou fale para a turma.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta, papel cartão ou cartolina, caneta hidrocor e lápis de cor.

Para você saber mais:

Programa matas ciliar - Perguntas frequentes. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, disponível em:

http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220. Acesso em 06 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham entendimento sobre assoreamento, erosão, ciclo da água e infiltração da água no solo e escoamento superficial.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Converse com a turma que o rio é um sistema vivo, rico em biodiversidade, que apresenta períodos de cheias e vazantes e que segue seu percurso natural que está diretamente relacionado ao relevo. Explique que com a expansão urbana, muitas vezes desordenada, as margens dos rios foram desmatadas, a sua mata ciliar (cobertura natural nativa) foi retirada cedendo espaço a moradias e áreas de pavimentação, e como os eventos de cheias dos rios são periódicos, a população sofre com as inundações e as consequências drásticas dos alagamentos. Na aula de hoje, estudaremos sobre a importância da mata ciliar para a proteção e conservação dos rios e lagoas, e por fim, confeccionaremos um jogo da memória educativo sobre o tema da aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem acima e pergunte aos alunos por que os nossos cílios são importantes? Qual sua função? Provavelmente os alunos responderão que os cílios servem para proteger os olhos. Mas proteger de que forma? Estimule-os a pensar sobre a proteção contra a entrada de corpos estranhos como cisco de poeira, sobre o auxílio na limpeza e na lubrificação etc. Explore a imagem, pergunte se há algo em comum entre o olho e o rio representado. É provável que os alunos relacionem as duas frases em destaque, então aproveite para perguntar onde estão as matas ciliares e para que servem.

Faça uma relação entre os cílios dos nossos olhos e as matas ciliares, explicando aos alunos que, assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos, as matas presentes no entorno dos rios também servem para protegê-los. Essas matas preservam os rios de assoreamento, ajudam na filtragem de resíduos químicos evitando a poluição do curso d’água, conserva o solo, formam corredores de biodiversidade, ajudam no equilíbrio do clima e na harmonia da paisagem. No momento da expansão urbana ou agrícola, a importância da vegetação, em especial a vegetação nativa, não é valorizada. Devemos reforçar que a vegetação protege o solo do impacto das chuvas, mantêm os nutrientes do solo e recupera solo degradado diminuindo o risco de erosão.

Como adequar à sua realidade: Enriqueça a aula com informações sobre a existência de rios próximos a escola. Veja se o rio é preservado ou está poluído, converse sobre a sua importância na região.

Para você saber mais:

Água. Embrapa, disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/agua/-/asset_publisher/EljjNRSeHvoC/content/a-importancia-das-matas-ciliares/1355746?inheritRedirect=false. Acesso em 08 de Fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete as duas imagens do slide 4 para a classe e pergunte o sobre suas diferenças e semelhanças. Será que as imagens se referem a rios urbanos? Qual tipo de sujeira e rejeitos podemos verificar nesses rios? Quais problemas os rios poluídos poderiam acarretar para a vida da população em caso de chuvas com forte intensidade? Por meio da análise das imagens é possível perceber o assoreamento e a presença de lixo e de esgoto direto no rio, que pode ser proveniente de casas no seu entorno. Esse esgoto prejudica a biodiversidade do rio e a saúde da população que depende de sua água para viver. Além da contaminação, explique que nesse contexto ocorre em geral a infestação da região por insetos transmissores de doenças.

Em seguida, projete a imagem do slide 5 e questione: quais diferenças podemos notar entre imagem atual e as anteriores? Será que a imagem atual também se referem a rios urbanos? Será que há diferenças no planejamento urbano das 3 imagens? Por que a mata ciliar dos rios apresentados se mostra tão diferentes?

Explique aos alunos que, como os rios aumentam de volume no período de chuvas (cheia dos rios), eles podem dobrar de tamanho. A vegetação nativa tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva, abastecendo o lençol freático, protegendo o solo, a biodiversidade e o leito dos rios. No entanto, com o avanço do desmatamento e da urbanização, os rios perdem seu espaço original, perdem volume de água e ficam assoreados devido a quantidade de resíduos depositados. Perdem sua mata ciliar, que tem função de preservar o rio e ajuda na absorção da água pelo solo. Podemos relacionar todos esses fatores as grandes enchentes, que trazem muitos prejuízos à população.

Para você saber mais:

Poluição dos rios causam riscos de enchentes. O Globo, disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/poluicao-dos-rios-causa-risco-de-enchentes-3465814. Acesso em 09 de Fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as duas imagens do slide 3 para a classe e pergunte o sobre suas diferenças e semelhanças. Será que as imagens se referem a rios urbanos? Qual tipo de sujeira e rejeitos podemos verificar nesses rios? Quais problemas os rios poluídos poderiam acarretar para a vida da população em caso de chuvas com forte intensidade? Por meio da análise das imagens é possível perceber o assoreamento e a presença de lixo e de esgoto direto no rio, que pode ser proveniente de casas no seu entorno. Esse esgoto prejudica a biodiversidade do rio e a saúde da população que depende de sua água para viver. Além da contaminação, explique que nesse contexto ocorre em geral a infestação da região por insetos transmissores de doenças.

Em seguida, projete a imagem do slide 4 e questione: quais diferenças podemos notar entre imagem atual e as anteriores? Será que a imagem atual também se referem a rios urbanos? Será que há diferenças no planejamento urbano das 3 imagens? Por que a mata ciliar dos rios apresentados se mostra tão diferentes?

Explique aos alunos que, como os rios aumentam de volume no período de chuvas (cheia dos rios), eles podem dobrar de tamanho. A vegetação nativa tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva, abastecendo o lençol freático, protegendo o solo, a biodiversidade e o leito dos rios. No entanto, com o avanço do desmatamento e da urbanização, os rios perdem seu espaço original, perdem volume de água e ficam assoreados devido a quantidade de resíduos depositados. Perdem sua mata ciliar, que tem função de preservar o rio e ajuda na absorção da água pelo solo. Podemos relacionar todos esses fatores as grandes enchentes, que trazem muitos prejuízos à população.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Pergunte a turma se eles conhecem o jogo da memória. É provável que eles já conheçam o jogo, mas vale a pena relembrar as regras e o objetivo.

O objetivo principal do jogo é a memorização de imagens, símbolos ou frases, que, nesse caso, serão confeccionadas pelos alunos. A regra é: com as cartas viradas para a mesa, cada participante deverá escolher duas cartas e desvirá-las. Caso as cartas escolhidas formem par ou sejam correspondentes, elas serão retiradas da mesa, e será a vez de outro jogador. No entanto, se as cartas escolhidas não formarem par ou não forem correspondentes, elas serão viradas novamente e será a vez de outro jogador. O jogador que conseguir formar mais pares será o vencedor.

Organize a turma em grupos de 6 alunos e diga que, neste momento, eles terão como atividade confeccionar um jogo da memória sobre rios e mata ciliar. Cada grupo será responsável pela produção de 6 pares de cartas, portanto, distribua 12 cartas de papel cartão ou cartolina previamente cortadas na forma de quadrado ou retângulo no tamanho que você desejar. A sugestão de 6 pares de cartas é considerando um grupo de 6 alunos, entretanto, você pode aumentar o número de cartas por grupo de acordo com as características da turma. No entanto, será interessante ter o mínimo de 12 cartas por grupo, pois desta forma teremos 6 pares de cartas para o jogo.

Nesta atividade o aluno será convidado a usar sua criatividade e seus conhecimentos sobre o assunto da aula. Para isso, explique que cada par de cartas precisa ter as seguintes características:

  • Um par de cartas seja pergunta e resposta;
  • Um par de carta tenha correspondência de causa e efeito;
  • Um par de cartas seja de completar a frase com a palavra.

Lembre ao grupo que cada par de cartas precisa fazer alguma correlação. Cite exemplos de frases para inspirá-los na atividade como: Carta 1 - O que é mata ciliar? Carta correspondente a Carta 1 - É a formação vegetal localizada nas margens dos rios, lagos, córregos e nascentes. Exemplo de carta que tenha correspondência de causa e efeito: Carta 2 - Ao retirar a mata ciliar muitas espécies de animais. Carta correspondente a Carta 2 - perdem seu habitat natural.

E como exemplo de par de cartas sobre completar frase: Carta 3 - Rio. Carta correspondente a Carta 3 - Curso d`água que corre de uma área mais alta para uma área mais baixa do relevo e deságua em outro rio, lago ou no mar.

É importante que você circule pela sala durante a atividade para orientar os alunos e evitar a confecção de cartas repetidas. Dependendo do número de alunos presente na turma você poderá pedir para que eles façam mais cartas. Após a realização da atividade recolha todas as cartas produzidas pelos alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mantenha a turma organizada em grupos e recolha as cartas confeccionadas por eles. Cada grupo terá confeccionado um jogo com 6 pares de cartas. Troque os jogos entre os grupos, desta forma os alunos jogarão com as cartas confeccionadas pelos seus colegas o que tornará o jogo mas dinâmico.

Com este jogo os alunos poderão testar seus conhecimentos sobre o assunto da aula de forma criativa e estimulando o raciocínio lógico no momento de produzir as cartas e assimilando os conceitos enquanto participar da brincadeira.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão que a retirada da mata ciliar e a ocupação dos leitos dos rios e lagoas podem ter consequências graves ao ambiente, a biodiversidade e a vida da população, favorecendo problemas ambientais como inundações, assoreamento dos rios e lagoas e a redução de nascentes. Nesta aula os alunos serão motivados a confeccionar um jogo da memória sobre os rios e a mata ciliar.

Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Caso não haja possibilidade de projetar as etapas dos slides de aula para os alunos, escreva na lousa ou fale para a turma.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta, papel cartão ou cartolina, caneta hidrocor e lápis de cor.

Para você saber mais:

Programa matas ciliar - Perguntas frequentes. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, disponível em:

http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220. Acesso em 06 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham entendimento sobre assoreamento, erosão, ciclo da água e infiltração da água no solo e escoamento superficial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Converse com a turma que o rio é um sistema vivo, rico em biodiversidade, que apresenta períodos de cheias e vazantes e que segue seu percurso natural que está diretamente relacionado ao relevo. Explique que com a expansão urbana, muitas vezes desordenada, as margens dos rios foram desmatadas, a sua mata ciliar (cobertura natural nativa) foi retirada cedendo espaço a moradias e áreas de pavimentação, e como os eventos de cheias dos rios são periódicos, a população sofre com as inundações e as consequências drásticas dos alagamentos. Na aula de hoje, estudaremos sobre a importância da mata ciliar para a proteção e conservação dos rios e lagoas, e por fim, confeccionaremos um jogo da memória educativo sobre o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem acima e pergunte aos alunos por que os nossos cílios são importantes? Qual sua função? Provavelmente os alunos responderão que os cílios servem para proteger os olhos. Mas proteger de que forma? Estimule-os a pensar sobre a proteção contra a entrada de corpos estranhos como cisco de poeira, sobre o auxílio na limpeza e na lubrificação etc. Explore a imagem, pergunte se há algo em comum entre o olho e o rio representado. É provável que os alunos relacionem as duas frases em destaque, então aproveite para perguntar onde estão as matas ciliares e para que servem.

Faça uma relação entre os cílios dos nossos olhos e as matas ciliares, explicando aos alunos que, assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos, as matas presentes no entorno dos rios também servem para protegê-los. Essas matas preservam os rios de assoreamento, ajudam na filtragem de resíduos químicos evitando a poluição do curso d’água, conserva o solo, formam corredores de biodiversidade, ajudam no equilíbrio do clima e na harmonia da paisagem. No momento da expansão urbana ou agrícola, a importância da vegetação, em especial a vegetação nativa, não é valorizada. Devemos reforçar que a vegetação protege o solo do impacto das chuvas, mantêm os nutrientes do solo e recupera solo degradado diminuindo o risco de erosão.

Como adequar à sua realidade: Enriqueça a aula com informações sobre a existência de rios próximos a escola. Veja se o rio é preservado ou está poluído, converse sobre a sua importância na região.

Para você saber mais:

Água. Embrapa, disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/agua/-/asset_publisher/EljjNRSeHvoC/content/a-importancia-das-matas-ciliares/1355746?inheritRedirect=false. Acesso em 08 de Fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete as duas imagens do slide 4 para a classe e pergunte o sobre suas diferenças e semelhanças. Será que as imagens se referem a rios urbanos? Qual tipo de sujeira e rejeitos podemos verificar nesses rios? Quais problemas os rios poluídos poderiam acarretar para a vida da população em caso de chuvas com forte intensidade? Por meio da análise das imagens é possível perceber o assoreamento e a presença de lixo e de esgoto direto no rio, que pode ser proveniente de casas no seu entorno. Esse esgoto prejudica a biodiversidade do rio e a saúde da população que depende de sua água para viver. Além da contaminação, explique que nesse contexto ocorre em geral a infestação da região por insetos transmissores de doenças.

Em seguida, projete a imagem do slide 5 e questione: quais diferenças podemos notar entre imagem atual e as anteriores? Será que a imagem atual também se referem a rios urbanos? Será que há diferenças no planejamento urbano das 3 imagens? Por que a mata ciliar dos rios apresentados se mostra tão diferentes?

Explique aos alunos que, como os rios aumentam de volume no período de chuvas (cheia dos rios), eles podem dobrar de tamanho. A vegetação nativa tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva, abastecendo o lençol freático, protegendo o solo, a biodiversidade e o leito dos rios. No entanto, com o avanço do desmatamento e da urbanização, os rios perdem seu espaço original, perdem volume de água e ficam assoreados devido a quantidade de resíduos depositados. Perdem sua mata ciliar, que tem função de preservar o rio e ajuda na absorção da água pelo solo. Podemos relacionar todos esses fatores as grandes enchentes, que trazem muitos prejuízos à população.

Para você saber mais:

Poluição dos rios causam riscos de enchentes. O Globo, disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/poluicao-dos-rios-causa-risco-de-enchentes-3465814. Acesso em 09 de Fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as duas imagens do slide 3 para a classe e pergunte o sobre suas diferenças e semelhanças. Será que as imagens se referem a rios urbanos? Qual tipo de sujeira e rejeitos podemos verificar nesses rios? Quais problemas os rios poluídos poderiam acarretar para a vida da população em caso de chuvas com forte intensidade? Por meio da análise das imagens é possível perceber o assoreamento e a presença de lixo e de esgoto direto no rio, que pode ser proveniente de casas no seu entorno. Esse esgoto prejudica a biodiversidade do rio e a saúde da população que depende de sua água para viver. Além da contaminação, explique que nesse contexto ocorre em geral a infestação da região por insetos transmissores de doenças.

Em seguida, projete a imagem do slide 4 e questione: quais diferenças podemos notar entre imagem atual e as anteriores? Será que a imagem atual também se referem a rios urbanos? Será que há diferenças no planejamento urbano das 3 imagens? Por que a mata ciliar dos rios apresentados se mostra tão diferentes?

Explique aos alunos que, como os rios aumentam de volume no período de chuvas (cheia dos rios), eles podem dobrar de tamanho. A vegetação nativa tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva, abastecendo o lençol freático, protegendo o solo, a biodiversidade e o leito dos rios. No entanto, com o avanço do desmatamento e da urbanização, os rios perdem seu espaço original, perdem volume de água e ficam assoreados devido a quantidade de resíduos depositados. Perdem sua mata ciliar, que tem função de preservar o rio e ajuda na absorção da água pelo solo. Podemos relacionar todos esses fatores as grandes enchentes, que trazem muitos prejuízos à população.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Pergunte a turma se eles conhecem o jogo da memória. É provável que eles já conheçam o jogo, mas vale a pena relembrar as regras e o objetivo.

O objetivo principal do jogo é a memorização de imagens, símbolos ou frases, que, nesse caso, serão confeccionadas pelos alunos. A regra é: com as cartas viradas para a mesa, cada participante deverá escolher duas cartas e desvirá-las. Caso as cartas escolhidas formem par ou sejam correspondentes, elas serão retiradas da mesa, e será a vez de outro jogador. No entanto, se as cartas escolhidas não formarem par ou não forem correspondentes, elas serão viradas novamente e será a vez de outro jogador. O jogador que conseguir formar mais pares será o vencedor.

Organize a turma em grupos de 6 alunos e diga que, neste momento, eles terão como atividade confeccionar um jogo da memória sobre rios e mata ciliar. Cada grupo será responsável pela produção de 6 pares de cartas, portanto, distribua 12 cartas de papel cartão ou cartolina previamente cortadas na forma de quadrado ou retângulo no tamanho que você desejar. A sugestão de 6 pares de cartas é considerando um grupo de 6 alunos, entretanto, você pode aumentar o número de cartas por grupo de acordo com as características da turma. No entanto, será interessante ter o mínimo de 12 cartas por grupo, pois desta forma teremos 6 pares de cartas para o jogo.

Nesta atividade o aluno será convidado a usar sua criatividade e seus conhecimentos sobre o assunto da aula. Para isso, explique que cada par de cartas precisa ter as seguintes características:

  • Um par de cartas seja pergunta e resposta;
  • Um par de carta tenha correspondência de causa e efeito;
  • Um par de cartas seja de completar a frase com a palavra.

Lembre ao grupo que cada par de cartas precisa fazer alguma correlação. Cite exemplos de frases para inspirá-los na atividade como: Carta 1 - O que é mata ciliar? Carta correspondente a Carta 1 - É a formação vegetal localizada nas margens dos rios, lagos, córregos e nascentes. Exemplo de carta que tenha correspondência de causa e efeito: Carta 2 - Ao retirar a mata ciliar muitas espécies de animais. Carta correspondente a Carta 2 - perdem seu habitat natural.

E como exemplo de par de cartas sobre completar frase: Carta 3 - Rio. Carta correspondente a Carta 3 - Curso d`água que corre de uma área mais alta para uma área mais baixa do relevo e deságua em outro rio, lago ou no mar.

É importante que você circule pela sala durante a atividade para orientar os alunos e evitar a confecção de cartas repetidas. Dependendo do número de alunos presente na turma você poderá pedir para que eles façam mais cartas. Após a realização da atividade recolha todas as cartas produzidas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mantenha a turma organizada em grupos e recolha as cartas confeccionadas por eles. Cada grupo terá confeccionado um jogo com 6 pares de cartas. Troque os jogos entre os grupos, desta forma os alunos jogarão com as cartas confeccionadas pelos seus colegas o que tornará o jogo mas dinâmico.

Com este jogo os alunos poderão testar seus conhecimentos sobre o assunto da aula de forma criativa e estimulando o raciocínio lógico no momento de produzir as cartas e assimilando os conceitos enquanto participar da brincadeira.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano