16754
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Povos quilombolas - quem são e onde estão aqui no Brasil?

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender onde se localizam os quilombolas, sua cultura e como se relacionam com a paisagem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_02UND04

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Direitos Humanos

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam onde se localizam os quilombolas, sua cultura e como se relacionam com a paisagem. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e faça algumas perguntas rápidas    que estejam relacionadas a formação de quilombos no Brasil:
     a) você já ouviu falar da escravidão?
     b) quem veio para o Brasil como escravizado?
     c) como era a vida dos escravizados?

Espera-se que os alunos já tenham uma ideia da escravidão e de quão danosa ela foi para os africanos escravizados no Brasil.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Envie as frases dos slides 3 e 4 e a imagem do slide 5 para os alunos. No primeiro slide desta etapa há a definição de quilombo. Narre para os alunos em voz alta e faça as seguintes perguntas, que ajudarão os alunos a compreender a importância dos quilombos e a razão deles terem sido criados
     - por que se organizar em quilombos eram importante para os escravizados? (Resposta esperada: para se proteger, garantir sua cultura e se livrar do trabalho escravo)
     - por que os escravizados queriam fugir das fazendas? (Resposta esperada: queriam ter a sua liberdade, trabalhar e receber por isso. Não queriam continuar sendo torturados.)
     - por que era importante ajudar outros escravizados a fugir? (Resposta esperada: quanto mais escravizados nos quilombos, mais proteção e mais pessoas livres para poderem fazer o que bem desejarem, inclusive ganharem dinheiro com seu trabalho)

Problematização (25 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, nesta etapa da aula é esperado que os alunos consigam compreender as diferenças entre quilombos rurais e urbanos e a dinâmica de surgimento deles. Para tanto, é necessário que haja uma breve explicação da diferença entre esses quilombos (a explicação encontra-se no “Para você saber mais”).

Utilize as orientações que constam no plano original para cada slide.

Ação propositiva (um dia - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e peça os estudantes apontem duas maneiras de preservar um quilombo urbano. Suas reflexões deverão ser anotadas no caderno.

Ressalte com os alunos que a preservação da cultura e do território em um quilombo urbano se torna mais difícil, pois quanto mais afastado das áreas urbanas, mais fácil a preservação da cultura, o que não significa que os quilombos urbanos não preservem sua cultura. A questão é que quando estão inseridos nas cidades se torna mais difícil, pois há maior contato com a sociedade atual, que por muitas vezes, pode não respeitar o território do quilombo e sua história.

Sistematização (50 minutos- assincronamente)

Peça para que os estudantes montem uma propaganda que divulgue a importância da preservação dos quilombos. Neste caso, não há a necessidade de ser apenas do quilombo urbano, fica livre para escolherem qual o tipo de quilombo gostaria falar.

A PROPAGANDA DEVE CONTER:
     - uma frase de efeito: que chame atenção para o caso
     - um desenho que mostre a importância da preservação ou alguma característica do quilombo
     - uma frase que mostre a razão para preservar

Após a realização da atividade, peça para explicarem brevemente a sua propaganda. (Oriente que gravem vídeos de no máximo dois minutos).

Convite às famílias

Oriente que as famílias leiam aos materiais que seguem abaixo como sugestão:

     - Território e tradição. de Licia Rubinstein. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/99824c28d40d5c38987a16ba9dacc487.pdf. Acesso em 30/06/2020

     - Territórios remanescentes de quilombos. Disponível em: https://uc.socioambiental.org/territ%C3%B3rios-de-ocupa%C3%A7%C3%A3o-tradicional/territ%C3%B3rios-remanescentes-de-quilombos. Acesso em 30/06/2020

Fica a sugestão dos documentários:

     - Documentário – Quilombolas- https://www.youtube.com/watch?v=EZmzo-p6mzU. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_02UND04

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas