16753
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Ação comunitária

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer alternativas de ação comunitária.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook ou computador.

Para você saber mais:

Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação

https://www.jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/09/mobilizacao-social-bernardo-toro-e-nisia-maria-duarte-werneck.pdf

Motoboys solidários: grupo vai as ruas durante as noites de quarta-feira para alimentar moradores de rua

https://avozdacidade.com/wp/motoboys-solidarios-grupo-vai-as-ruas-durante-as-noites-de-quarta-feira-para-alimentar-moradores-de-rua/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e dialogue com os alunos sobre o que é mobilização comunitária. Este momento é ideal para que você reconheça o conhecimento prévio da turma sobre o tema da aula e faça as mediações necessárias para que eles compreendam sobre qual assunto estudarão.

Para você saber mais:

Mobilização comunitária

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smgl/usu_doc/mobilizacao_comunitaria.pdf

Qual é o significado de mobilizar?

https://dicionariodoaurelio.com/mobilizar

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Leia o título da notícia e peça que identifiquem informações como local, data, autor e sobre o que trata a notícia. Em seguida, peça a turma que faça uma leitura conjunta da notícia exposta no slide. Faça questionamento referentes ao texto sobre: Que tipo de ação foi realizada? Quem realizou a ação? É importante que a comunidade se mobilize para limpar o local onde moram? O que você pensa sobre este tipo de ação?

Realize um diálogo com os alunos e alunas para que compreendam a relação entre população e comunidade e como as pessoas podem e devem se envolver nos processo de cuidado, preservação ou utilização dos espaços, por exemplo.

Para você saber mais:

Lavagem do calçadão da Broadway em Canoa Quebrada

https://aracati.ce.gov.br/informa.php?id=144

Mobilização comunitária faz reparos na Praça do Centenário: espaço passa por vários problemas

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/09/17/mobilizacao-comunitaria-faz-reparos-na-praca-do-centenario-espaco-passa-por-varios-problemas.ghtml

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Instigue a turma a pensar sobre quais motivos levam a população a realizarem ações como a apresentada na notícia. Você pode questionar também sobre o que acontece quando existem muitas ações como a ação realizada pela população em Canoa Quebrada. Induza-os a pensarem sobre como ações a favor da comunidade, em vários aspectos, como limpeza de uma rua ou de uma praia, influenciam na vida das pessoas. Sempre ressaltando a importância da ação conjunta dos moradores de um determinado local.

Em seguida, realize a pergunta do slide: Observando a sua comunidade, que ações podem ser mobilizadas pela população?

Para você saber mais:

A importância da mobilização comunitária no enfrentamento da questão do lixo no Morro dos Prazeres

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=27518@1

O que acontece quando a comunidade busca os resultados que foram decididos e desejados por todos

http://periferiadigital.com.br/o-que-acontece-quando-a-comunidade-busca-os-resultados-que-foram-decididos-e-desejados-por-todos/

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça para que os alunos leiam o título da notícia. Após isso, ajude-os a identificarem outros elementos do texto como autor, local, fonte e data. Em seguida, faça perguntas como: Do que se trata esta notícia? Você acha que a ação comunitária da notícia foi positiva ou negativa para a cidade? Porque?

Após isso, oriente aos alunos a observarem e pensarem sobre a importância das ações comunitárias para o bairro, a comunidade ou a cidade em que vivem. Peça-os que pensem ações conjuntas da população que podem ajudar na melhoria de vida das pessoas. Divida a turma em três grupos e oriente que cada grupo deve elaborar, no mínimo, três ações comunitárias em uma área diferente, deste modo:

Grupo 01 - ações comunitárias na área da saúde;

Grupo 02 - ações comunitárias na área da educação;

Grupo 03 - ações comunitárias na área do meio ambiente.

As equipes devem fazer seus registros e transcrevê-los para uma folha de papel ofício.

Para você saber mais:

Projeto de mobilização comunitária é premiado pela ONU-Habitat

http://www.aberje.com.br/projeto-de-mobilizacao-comunitaria-e-premiado-pela-onu-habitat/

A importância da mobilização social

http://www.fsindical.org.br/artigos/a-importancia-da-mobilizacao-social

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos que socializem os seus registros justificando por qual razão acreditam que tais mobilizações precisam ser executadas e quais benefícios e/ou a importância delas para a população e para a comunidade. Você pode também pedir a eles que indiquem como a população pode se mobilizar para a organização e realização das ações sugeridas. Cada equipe terá 5 minutos para se apresentar.

Para você saber mais:

Mobilização social

http://www.nweti.org/index.php/2012-02-13-23-21-29/mobilizacao-social

Mobilização social: a sociedade como protagonista

https://www.cmfc.org.br/brasileiro/article/view/1573

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook ou computador.

Para você saber mais:

Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação

https://www.jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/09/mobilizacao-social-bernardo-toro-e-nisia-maria-duarte-werneck.pdf

Motoboys solidários: grupo vai as ruas durante as noites de quarta-feira para alimentar moradores de rua

https://avozdacidade.com/wp/motoboys-solidarios-grupo-vai-as-ruas-durante-as-noites-de-quarta-feira-para-alimentar-moradores-de-rua/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e dialogue com os alunos sobre o que é mobilização comunitária. Este momento é ideal para que você reconheça o conhecimento prévio da turma sobre o tema da aula e faça as mediações necessárias para que eles compreendam sobre qual assunto estudarão.

Para você saber mais:

Mobilização comunitária

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smgl/usu_doc/mobilizacao_comunitaria.pdf

Qual é o significado de mobilizar?

https://dicionariodoaurelio.com/mobilizar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Leia o título da notícia e peça que identifiquem informações como local, data, autor e sobre o que trata a notícia. Em seguida, peça a turma que faça uma leitura conjunta da notícia exposta no slide. Faça questionamento referentes ao texto sobre: Que tipo de ação foi realizada? Quem realizou a ação? É importante que a comunidade se mobilize para limpar o local onde moram? O que você pensa sobre este tipo de ação?

Realize um diálogo com os alunos e alunas para que compreendam a relação entre população e comunidade e como as pessoas podem e devem se envolver nos processo de cuidado, preservação ou utilização dos espaços, por exemplo.

Para você saber mais:

Lavagem do calçadão da Broadway em Canoa Quebrada

https://aracati.ce.gov.br/informa.php?id=144

Mobilização comunitária faz reparos na Praça do Centenário: espaço passa por vários problemas

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/09/17/mobilizacao-comunitaria-faz-reparos-na-praca-do-centenario-espaco-passa-por-varios-problemas.ghtml

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Instigue a turma a pensar sobre quais motivos levam a população a realizarem ações como a apresentada na notícia. Você pode questionar também sobre o que acontece quando existem muitas ações como a ação realizada pela população em Canoa Quebrada. Induza-os a pensarem sobre como ações a favor da comunidade, em vários aspectos, como limpeza de uma rua ou de uma praia, influenciam na vida das pessoas. Sempre ressaltando a importância da ação conjunta dos moradores de um determinado local.

Em seguida, realize a pergunta do slide: Observando a sua comunidade, que ações podem ser mobilizadas pela população?

Para você saber mais:

A importância da mobilização comunitária no enfrentamento da questão do lixo no Morro dos Prazeres

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=27518@1

O que acontece quando a comunidade busca os resultados que foram decididos e desejados por todos

http://periferiadigital.com.br/o-que-acontece-quando-a-comunidade-busca-os-resultados-que-foram-decididos-e-desejados-por-todos/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça para que os alunos leiam o título da notícia. Após isso, ajude-os a identificarem outros elementos do texto como autor, local, fonte e data. Em seguida, faça perguntas como: Do que se trata esta notícia? Você acha que a ação comunitária da notícia foi positiva ou negativa para a cidade? Porque?

Após isso, oriente aos alunos a observarem e pensarem sobre a importância das ações comunitárias para o bairro, a comunidade ou a cidade em que vivem. Peça-os que pensem ações conjuntas da população que podem ajudar na melhoria de vida das pessoas. Divida a turma em três grupos e oriente que cada grupo deve elaborar, no mínimo, três ações comunitárias em uma área diferente, deste modo:

Grupo 01 - ações comunitárias na área da saúde;

Grupo 02 - ações comunitárias na área da educação;

Grupo 03 - ações comunitárias na área do meio ambiente.

As equipes devem fazer seus registros e transcrevê-los para uma folha de papel ofício.

Para você saber mais:

Projeto de mobilização comunitária é premiado pela ONU-Habitat

http://www.aberje.com.br/projeto-de-mobilizacao-comunitaria-e-premiado-pela-onu-habitat/

A importância da mobilização social

http://www.fsindical.org.br/artigos/a-importancia-da-mobilizacao-social

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos que socializem os seus registros justificando por qual razão acreditam que tais mobilizações precisam ser executadas e quais benefícios e/ou a importância delas para a população e para a comunidade. Você pode também pedir a eles que indiquem como a população pode se mobilizar para a organização e realização das ações sugeridas. Cada equipe terá 5 minutos para se apresentar.

Para você saber mais:

Mobilização social

http://www.nweti.org/index.php/2012-02-13-23-21-29/mobilizacao-social

Mobilização social: a sociedade como protagonista

https://www.cmfc.org.br/brasileiro/article/view/1573

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano