16752
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Comerciantes ambulantes e órgãos do poder público

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar como órgãos do poder público influenciam no funcionamento do comércio informal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Docs.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte videoclipe, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual:
     - Mc Robs - Vendedor Ambulante - disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide/imagem do plano original. Dê seguimento conforme previsto nas orientações. Peça para registrarem os principais elementos da notícia, como data, autor, título e local.
Em seguida, pergunte qual a relação da música encaminhada anteriormente com a notícia.

Problematização
Encaminhe aos alunos o slide/imagem do plano original. Dê seguimento conforme previsto nas orientações. Acrescente à reflexão dos alunos a questão da Covid-19. Pergunte: como estão os vendedores ambulantes durante a pandemia?

Ação propositiva
Encaminhe o slide do plano original. Faça o encaminhamento da leitura da notícia e das perguntas para reflexão, conforme sugerido no plano original. Entretanto, peça que façam os registros individualmente, podendo contar com a ajuda da família.

A proposta é que os alunos utilizem o Google Docs para fazerem o registro. Cada aluno deve criar um arquivo e responder: por que é importante que os órgãos públicos trabalhem a favor de melhorias para o trabalho de vendedores ambulantes?

Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google. Para ajudar no uso do Google Docs, acesse o tutorial disponível aqui.

Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos transcrevam as ideias da etapa anterior para um e-mail, que será encaminhado à prefeitura. A ideia é fazer o registro coletivo, em um único arquivo do Google Docs.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Jornal da Gazeta - A rotina dos vendedores ambulantes nos transportes públicos – disponível aqui;
     - Ser camelô é um ato de sobrevivência – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_12UND08

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas