Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetos, notebook, cartolina, pincel.
Para você saber mais:
Vendedores ambulantes
https://piseagrama.org/vendedores-ambulantes/
Vendedores ambulantes bloqueiam Avenida Rangel Pestana em protesto por emprego
https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/12/04/vendedores-ambulantes-bloqueiam-avenida-rangel-pestana-em-protesto.html
Contextos prévios: Noções de poder público, órgãos públicos, trabalho informal ou situação trabalhista irregular, ações do governo.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Oriente a turma a ler o trecho da notícia do slide e inicie um diálogo com eles solicitando que observem e registrem os principais elementos da notícia, como a data, autor, o título e o local. É indispensável que você leia a notícia disposta no link para que você obtenha as informações necessárias sobre a publicação do jornal, em caso de dúvidas ou perguntas dos alunos, principalmente em relação ao termo “rapa”. Comente com os alunos sobre o trabalho dos vendedores ambulantes em situação irregular e sobre como o fato de trabalharem desse modo, dificulta a vida deles.
Em seguida, você pode fazer mediações sobre como o poder público decide e influencia o modo como essas pessoas trabalham e porque algumas ações precisam ser desenvolvidas para buscar soluções para os problemas relacionados ao comércio informal. Ou seja, indique que uma ação policial, por exemplo, não é uma ação voluntária do governo para retirar vendedores ambulantes do comércio, mas sim uma ação para que sigam a legislação, considerando pagamento de taxas junto à prefeitura, entre outros.
Link para notícia:
https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,ilegais-fogem-do-rapa-para-nao-ter-produto-levado-imp-,872260
Para você saber mais:
Vendedores ambulantes irregulares são retirados de Canasvieiras
https://ndonline.com.br/videos/balanco-geral-florianopolis/vendedores-ambulantes-irregulares-sao-retirados-de-canasvieiras/
Apesar de proibição, ônibus de Fortaleza andam cheios de vendedores ambulantes
http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/apesar-de-proibicao-onibus-de-fortaleza-andam-cheios-de-vendedores-ambulantes/
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie esta etapa questionando aos alunos e alunas: Na sua cidade ou bairro há vendedores ambulantes? Você conhece alguém que trabalha desta forma? Como funciona o trabalho dessas pessoas? Você sabe? É possível que alguns alunos não saibam o que são vendedores ambulantes, você pode utilizar também o termo “camelô”, dependendo da sua região. Aproveite o momento para exemplificar o que são esses trabalhadores e de que forma atuam.
Sugira um pequeno caso de estudo para os alunos da seguinte forma:
“Imagine que na sua cidade ou bairro existem vários vendedores ambulantes em situação irregular e que estão atrapalhando o trânsito local, por ocuparem calçadas, becos e vias. Logo, a prefeitura do seu município decide realizar uma ação para melhorar a condição de trabalho dessas pessoas, mas ainda não pensou que tipo de ação poderia desenvolver.”
Questione para os seus alunos: Diante da situação-problema, o que o poder público poderia fazer para melhorar a condição dos ambulantes?
Para você saber mais:
A vida dos vendedores ambulantes
http://averdade.org.br/2017/09/vida-dos-vendedores-ambulantes/
Senac capacita vendedores ambulantes para temporada no litoral
http://www.matinhos.pr.gov.br/2018/11/102/Senac-capacita-vendedores-ambulantes-para-temporada-no-litoral.html