16752
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Comerciantes ambulantes e órgãos do poder público

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar como órgãos do poder público influenciam no funcionamento do comércio informal

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetos, notebook, cartolina, pincel.

Para você saber mais:

Vendedores ambulantes

https://piseagrama.org/vendedores-ambulantes/

Vendedores ambulantes bloqueiam Avenida Rangel Pestana em protesto por emprego

https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/12/04/vendedores-ambulantes-bloqueiam-avenida-rangel-pestana-em-protesto.html

Contextos prévios: Noções de poder público, órgãos públicos, trabalho informal ou situação trabalhista irregular, ações do governo.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie esta etapa lendo o tema da aula e dialogando com a turma sobre o que são vendedores ambulantes e como estas pessoas trabalham. Questione-os se eles sabem o que são vendedores ambulantes e se sabem qual a responsabilidade do governo com esses trabalhadores, para que você faça as mediações necessárias. Fique atento às dúvidas que podem surgir por parte da turma, leia o material no tópico “Para saber mais” para que você possa se apropriar melhor do conteúdo da aula.

Para você saber mais:

Por que os vendedores ambulantes são chamados de camelôs?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-vendedores-ambulantes-sao-chamados-de-camelos/

Vendedores ambulantes fazem de tudo para sobreviver, até correr da fiscalização

https://onorte.net/montes-claros/vendedores-ambulantes-fazem-de-tudo-para-sobreviver-at%C3%A9-correr-da-fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-1.522238

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Oriente a turma a ler o trecho da notícia do slide e inicie um diálogo com eles solicitando que observem e registrem os principais elementos da notícia, como a data, autor, o título e o local. É indispensável que você leia a notícia disposta no link para que você obtenha as informações necessárias sobre a publicação do jornal, em caso de dúvidas ou perguntas dos alunos, principalmente em relação ao termo “rapa”. Comente com os alunos sobre o trabalho dos vendedores ambulantes em situação irregular e sobre como o fato de trabalharem desse modo, dificulta a vida deles.

Em seguida, você pode fazer mediações sobre como o poder público decide e influencia o modo como essas pessoas trabalham e porque algumas ações precisam ser desenvolvidas para buscar soluções para os problemas relacionados ao comércio informal. Ou seja, indique que uma ação policial, por exemplo, não é uma ação voluntária do governo para retirar vendedores ambulantes do comércio, mas sim uma ação para que sigam a legislação, considerando pagamento de taxas junto à prefeitura, entre outros.

Link para notícia:

https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,ilegais-fogem-do-rapa-para-nao-ter-produto-levado-imp-,872260

Para você saber mais:

Vendedores ambulantes irregulares são retirados de Canasvieiras

https://ndonline.com.br/videos/balanco-geral-florianopolis/vendedores-ambulantes-irregulares-sao-retirados-de-canasvieiras/

Apesar de proibição, ônibus de Fortaleza andam cheios de vendedores ambulantes

http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/apesar-de-proibicao-onibus-de-fortaleza-andam-cheios-de-vendedores-ambulantes/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie esta etapa questionando aos alunos e alunas: Na sua cidade ou bairro há vendedores ambulantes? Você conhece alguém que trabalha desta forma? Como funciona o trabalho dessas pessoas? Você sabe? É possível que alguns alunos não saibam o que são vendedores ambulantes, você pode utilizar também o termo “camelô”, dependendo da sua região. Aproveite o momento para exemplificar o que são esses trabalhadores e de que forma atuam.

Sugira um pequeno caso de estudo para os alunos da seguinte forma:

“Imagine que na sua cidade ou bairro existem vários vendedores ambulantes em situação irregular e que estão atrapalhando o trânsito local, por ocuparem calçadas, becos e vias. Logo, a prefeitura do seu município decide realizar uma ação para melhorar a condição de trabalho dessas pessoas, mas ainda não pensou que tipo de ação poderia desenvolver.”

Questione para os seus alunos: Diante da situação-problema, o que o poder público poderia fazer para melhorar a condição dos ambulantes?

Para você saber mais:

A vida dos vendedores ambulantes

http://averdade.org.br/2017/09/vida-dos-vendedores-ambulantes/

Senac capacita vendedores ambulantes para temporada no litoral

http://www.matinhos.pr.gov.br/2018/11/102/Senac-capacita-vendedores-ambulantes-para-temporada-no-litoral.html

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Nesta etapa, inicialmente, peça aos alunos e alunas que leiam em conjunto o trecho da notícia do slide. Junto deles, identifique informações como título, local, fonte e data. Faça questões como: Do que se trata esta notícia? Você acha que é uma iniciativa de que órgão público? Esta iniciativa vai influenciar a vida de que pessoas? Você acha positivo ou negativo? Porque? Em seguida, peça que, a partir da leitura do trecho da notícia, os alunos pensem como os órgãos públicos podem trabalhar para melhorar a condição de trabalho dos vendedores ambulantes.

Oriente aos alunos que organizem-se em quatro equipes e cada uma escreva um pequeno parágrafo ressaltando a importância do trabalho dos órgãos públicos a favor de melhorias em relação a condição de trabalho dos vendedores ambulantes. Realize a seguinte orientação: Por que é importante que os órgãos públicos trabalham a favor de melhorias para o trabalho de vendedores ambulantes?

Link para notícia completa:

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/08/06/prefeitura-do-rio-cria-programa-ambulante-legal.ghtml

Para você saber mais:

Prefeitura de Aracati inicia cadastramento de vendedores ambulantes e feirantes do município

http://sefin.aracati.ce.gov.br/prefeitura-inicia-cadastramento-de-vendedores-ambulantes-e-feirantes-do-municipio/

Torres identifica vendedores ambulantes

https://www.revistaw3.com.br/cidades/2019/01/04/torres-identifica-vendedores-ambulantes.html

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Peça para que as equipes transcrevam suas ideias para uma cartolina. No entanto, essa transcrição deve ser em formato de carta direcionada à Prefeitura Municipal. Ou seja, os alunos deverão utilizar suas ideias e transformá-las em cartas para o prefeito de sua cidade solicitando ou apresentando ideias que podem melhorar a condição de trabalho dos ambulantes. As equipes deverão ler as cartas para a turma em forma de apresentação oral.

A sua participação nesse momento é indispensável, pois além de mediar o diálogo, você poderá também acrescentar informações aos alunos, integrando o conhecimento que eles alcançaram com informações que você pode oferecer.

Para você saber mais:

Vendedores ambulantes serão retirados do Centro Histórico de Cuiabá

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=452582¬icia=vendedores-ambulantes-serao-retirados-das-ruas-do-centro-historico-de-cuiaba

Crise faz mulheres se virarem com comércio ambulante

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/09/crise-faz-mulheres-se-virarem-com-comercio-ambulante.shtml

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetos, notebook, cartolina, pincel.

Para você saber mais:

Vendedores ambulantes

https://piseagrama.org/vendedores-ambulantes/

Vendedores ambulantes bloqueiam Avenida Rangel Pestana em protesto por emprego

https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/12/04/vendedores-ambulantes-bloqueiam-avenida-rangel-pestana-em-protesto.html

Contextos prévios: Noções de poder público, órgãos públicos, trabalho informal ou situação trabalhista irregular, ações do governo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie esta etapa lendo o tema da aula e dialogando com a turma sobre o que são vendedores ambulantes e como estas pessoas trabalham. Questione-os se eles sabem o que são vendedores ambulantes e se sabem qual a responsabilidade do governo com esses trabalhadores, para que você faça as mediações necessárias. Fique atento às dúvidas que podem surgir por parte da turma, leia o material no tópico “Para saber mais” para que você possa se apropriar melhor do conteúdo da aula.

Para você saber mais:

Por que os vendedores ambulantes são chamados de camelôs?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-vendedores-ambulantes-sao-chamados-de-camelos/

Vendedores ambulantes fazem de tudo para sobreviver, até correr da fiscalização

https://onorte.net/montes-claros/vendedores-ambulantes-fazem-de-tudo-para-sobreviver-at%C3%A9-correr-da-fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-1.522238

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Oriente a turma a ler o trecho da notícia do slide e inicie um diálogo com eles solicitando que observem e registrem os principais elementos da notícia, como a data, autor, o título e o local. É indispensável que você leia a notícia disposta no link para que você obtenha as informações necessárias sobre a publicação do jornal, em caso de dúvidas ou perguntas dos alunos, principalmente em relação ao termo “rapa”. Comente com os alunos sobre o trabalho dos vendedores ambulantes em situação irregular e sobre como o fato de trabalharem desse modo, dificulta a vida deles.

Em seguida, você pode fazer mediações sobre como o poder público decide e influencia o modo como essas pessoas trabalham e porque algumas ações precisam ser desenvolvidas para buscar soluções para os problemas relacionados ao comércio informal. Ou seja, indique que uma ação policial, por exemplo, não é uma ação voluntária do governo para retirar vendedores ambulantes do comércio, mas sim uma ação para que sigam a legislação, considerando pagamento de taxas junto à prefeitura, entre outros.

Link para notícia:

https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,ilegais-fogem-do-rapa-para-nao-ter-produto-levado-imp-,872260

Para você saber mais:

Vendedores ambulantes irregulares são retirados de Canasvieiras

https://ndonline.com.br/videos/balanco-geral-florianopolis/vendedores-ambulantes-irregulares-sao-retirados-de-canasvieiras/

Apesar de proibição, ônibus de Fortaleza andam cheios de vendedores ambulantes

http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/apesar-de-proibicao-onibus-de-fortaleza-andam-cheios-de-vendedores-ambulantes/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie esta etapa questionando aos alunos e alunas: Na sua cidade ou bairro há vendedores ambulantes? Você conhece alguém que trabalha desta forma? Como funciona o trabalho dessas pessoas? Você sabe? É possível que alguns alunos não saibam o que são vendedores ambulantes, você pode utilizar também o termo “camelô”, dependendo da sua região. Aproveite o momento para exemplificar o que são esses trabalhadores e de que forma atuam.

Sugira um pequeno caso de estudo para os alunos da seguinte forma:

“Imagine que na sua cidade ou bairro existem vários vendedores ambulantes em situação irregular e que estão atrapalhando o trânsito local, por ocuparem calçadas, becos e vias. Logo, a prefeitura do seu município decide realizar uma ação para melhorar a condição de trabalho dessas pessoas, mas ainda não pensou que tipo de ação poderia desenvolver.”

Questione para os seus alunos: Diante da situação-problema, o que o poder público poderia fazer para melhorar a condição dos ambulantes?

Para você saber mais:

A vida dos vendedores ambulantes

http://averdade.org.br/2017/09/vida-dos-vendedores-ambulantes/

Senac capacita vendedores ambulantes para temporada no litoral

http://www.matinhos.pr.gov.br/2018/11/102/Senac-capacita-vendedores-ambulantes-para-temporada-no-litoral.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Nesta etapa, inicialmente, peça aos alunos e alunas que leiam em conjunto o trecho da notícia do slide. Junto deles, identifique informações como título, local, fonte e data. Faça questões como: Do que se trata esta notícia? Você acha que é uma iniciativa de que órgão público? Esta iniciativa vai influenciar a vida de que pessoas? Você acha positivo ou negativo? Porque? Em seguida, peça que, a partir da leitura do trecho da notícia, os alunos pensem como os órgãos públicos podem trabalhar para melhorar a condição de trabalho dos vendedores ambulantes.

Oriente aos alunos que organizem-se em quatro equipes e cada uma escreva um pequeno parágrafo ressaltando a importância do trabalho dos órgãos públicos a favor de melhorias em relação a condição de trabalho dos vendedores ambulantes. Realize a seguinte orientação: Por que é importante que os órgãos públicos trabalham a favor de melhorias para o trabalho de vendedores ambulantes?

Link para notícia completa:

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/08/06/prefeitura-do-rio-cria-programa-ambulante-legal.ghtml

Para você saber mais:

Prefeitura de Aracati inicia cadastramento de vendedores ambulantes e feirantes do município

http://sefin.aracati.ce.gov.br/prefeitura-inicia-cadastramento-de-vendedores-ambulantes-e-feirantes-do-municipio/

Torres identifica vendedores ambulantes

https://www.revistaw3.com.br/cidades/2019/01/04/torres-identifica-vendedores-ambulantes.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Peça para que as equipes transcrevam suas ideias para uma cartolina. No entanto, essa transcrição deve ser em formato de carta direcionada à Prefeitura Municipal. Ou seja, os alunos deverão utilizar suas ideias e transformá-las em cartas para o prefeito de sua cidade solicitando ou apresentando ideias que podem melhorar a condição de trabalho dos ambulantes. As equipes deverão ler as cartas para a turma em forma de apresentação oral.

A sua participação nesse momento é indispensável, pois além de mediar o diálogo, você poderá também acrescentar informações aos alunos, integrando o conhecimento que eles alcançaram com informações que você pode oferecer.

Para você saber mais:

Vendedores ambulantes serão retirados do Centro Histórico de Cuiabá

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=452582¬icia=vendedores-ambulantes-serao-retirados-das-ruas-do-centro-historico-de-cuiaba

Crise faz mulheres se virarem com comércio ambulante

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/09/crise-faz-mulheres-se-virarem-com-comercio-ambulante.shtml

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano