16751
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Participação social: mobilidade urbana e impactos ambientais

Discuta com a turma como a população pode atuar para diminuir os impactos ambientes causados pela mobilidade urbana (no uso de veículos, por exemplo)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Desenhos.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte infográfico, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual:
     - Invista na mobilidade urbana - disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide/imagem do plano original. Dê seguimento conforme previsto nas orientações. Peça para fazerem os registros no caderno ou bloco de notas do celular ou do computador.

Problematização
Encaminhe aos alunos o slide/imagem do plano original. Dê seguimento conforme previsto nas orientações. Acrescente à reflexão dos alunos a questão da Covid-19.

  

Pergunte: o que será que os especialistas estão falando a respeito da mobilidade urbana durante a pandemia?

Ação propositiva
Separe os alunos em grupos para receberem o desafio da atividade a ser desenvolvida nesta etapa. Encaminhe o slide do plano original e peça que cada grupo crie um arquivo no Google Desenhos para fazer o registro conforme o desafio de cada um, previsto originalmente no plano e reescrito abaixo:
     - Grupo 1: estratégias para sinalização (exemplos: placas que orientam sobre o tráfego de determinados veículos em determinadas áreas);
     - Grupo 2: estratégias para carros grandes, como caminhões (exemplos: divisão de faixas, áreas restritas apenas para carros de pequeno porte);
     - Grupo 3: estratégias para carros pequenos, como automóveis particulares (exemplos: faixas exclusivas, táxis coletivos);
     - Grupo 4: estratégias para transportes coletivos (exemplos: faixas exclusivas, campanha de incentivo para uso).

Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.

Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a turma toda as sugestões e propostas elaboradas na etapa anterior. Este momento poderá ser realizado sincronicamente.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Caminhos da Reportagem | Os desafios da mobilidade urbana sustentável – disponível aqui;
     - Diálogos na USP - Mobilidade Urbana – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_12UND07

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas