16751
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Mobilidade urbana, participação social e impactos ambientais

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar como a população pode atuar na relação entre mobilidade urbana e impactos ambientais.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina ou cartaz, pincel para escrever.

Para você saber mais:

Mobilidade sustentável

http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel/mobilidade-sustent%C3%A1vel.html

Mobilidade urbana: um desafio para as cidades brasileiras

http://www.ebc.com.br/especiais/mobilidade-sustentavel

Contextos prévios: É necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de mobilidade urbana, meio ambiente, impactos ambientais e poluição.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie lendo o tema para a turma ou solicitando que façam a leitura em conjunto. A partir daí, você pode instigá-los a dialogar sobre o tema da aula, fazendo perguntas como: Vocês já ouviram falar em mobilidade urbana? O que é mobilidade urbana? Vocês sabem o que significa impactos ambientais? Será que esses dois fatores têm alguma relação com as pessoas, com a população?

Para você saber mais:

Cidades, mobilidade urbana, impasses ambientais

https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/Cidades-mobilidade-urbana-impasses-ambientais.pdf

Mobilidade urbana - momento ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=wX09Tv8kdNk

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente a notícia do slide aos alunos e peça que eles identifiquem informações da notícia como título, data de publicação, autoria e fonte. Faça perguntas como: Qual o assunto da notícia? A notícia tem algo a ver com mobilidade urbana? Tem algo a ver com impactos ambientais? Ao utilizar essa ferramenta, a população consegue obter alguma informação? Qual ou quais?

Você pode ainda buscar informações sobre o significado de WWF (World Wide Fund for Nature) e ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), caso os alunos e alunas perguntem o que significam estas siglas.

Para você saber mais:

Ferramenta do WWF e ANTP mede impactos ambientais no transporte

https://www.mobilize.org.br/noticias/8622/simulador-de-impactos-ambientais-da-mobilidade-urbana.html?print=s

Educação ambiental - transporte sustentável

https://www.youtube.com/watch?v=JMAo6Vvhka4

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir da observação do trecho da notícia exposta no slide anterior, converse com seus alunos sobre as possibilidades que a população tem ao obter informações sobre os impactos ambientais causados pela mobilidade urbana. Faça perguntas como: É importante que a população saiba que impactos ambientais são causados pela mobilidade urbana e pelos transportes? O que a população pode fazer com estas informações? É possível colaborar para a diminuição destes impactos a partir do uso dessas informações? Como a população pode agir?

Para você saber mais:

Mobilidade urbana torna o ir e vir mais fácil sem deixar de lado a questão ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=KIrA00daSxg

Mobilidade sustentável é alternativa para poluição emitida por veículos

https://www.youtube.com/watch?v=3C6Cqs_cHEs

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a notícia do slide para a turma, peça para que identifiquem dados informativos, como título, fonte, data e autor. Leia junto deles o título e o subtítulo para que consigam compreender do que se trata. Pergunte-os: Do que trata essa notícia? Esta notícia tem alguma relação com os meios de transporte? Esta notícia tem algo a ver com a mobilidade urbana?

Prossiga orientando a turma a pensar sobre como diminuir os impactos da mobilidade urbana sobre o meio ambiente. É interessante estimulá-los a elaborarem ideias, independente de serem viáveis ou não. Lembre-se: são crianças na faixa etária de 10 anos e é natural que suas ideias sejam bastante lúdicas. Além disso, é necessário frisar que o importante no desenvolvimento da aula é a aquisição da habilidade.

Ressalte para eles que a iniciativa da notícia é de uma empresa, mas que a população também pode ter iniciativas como esta. Assim, divida a sala em quatro grupos e peça para que elaborem estratégias de como diminuir os impactos da mobilidade urbana sobre o meio ambiente segmentadas da seguinte forma:

Grupo 01: estratégias para sinalização (exemplo: placas que orientam sobre o tráfego de determinados veículos em determinadas áreas);

Grupo 02: estratégias para carros grandes como caminhões (exemplo: divisão de faixas, áreas restritas apenas para carros de pequeno porte);

Grupo 03: estratégias para carros pequenos como automóveis particulares (exemplo: faixas exclusivas, táxis coletivos);

Grupo 04: estratégias para transportes coletivos (exemplo: faixas exclusivas, campanha de incentivo para uso).

Para você saber mais:

Sustentabilidade é desafio para a mobilidade urbana

https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/ccr/noticia/sustentabilidade-e-desafio-para-a-mobilidade-urbana.ghtml

Mobilidade urbana de baixo impacto ambiental

http://www.designbrasil.org.br/entre-aspas/mobilidade-urbana-de-baixo-impacto-ambiental/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, os grupos deverão expor suas estratégias, colocando-as em cartazes. As ideias dos grupos podem ser em forma de texto, lista ou desenho. Os grupos deverão realizar a apresentação oral de suas ideias, explicando as estratégias elaboradas por eles com os alunos dos demais grupos.

Para você saber mais:

Bogotá fez ontem (7) seu primeiro ‘dia sem carro’ de 2019

https://www.mobilize.org.br/noticias/11438/bogota-fez-ontem-7-seu-primeiro-dia-sem-carro-de-2019.html

Evolução de bicicletas compartilhadas no mundo 2007-2017

https://www.mobilize.org.br/estatisticas/56/evolucao-de-bicicletas-compartilhadas-no-mundo-20072017.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina ou cartaz, pincel para escrever.

Para você saber mais:

Mobilidade sustentável

http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel/mobilidade-sustent%C3%A1vel.html

Mobilidade urbana: um desafio para as cidades brasileiras

http://www.ebc.com.br/especiais/mobilidade-sustentavel

Contextos prévios: É necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de mobilidade urbana, meio ambiente, impactos ambientais e poluição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie lendo o tema para a turma ou solicitando que façam a leitura em conjunto. A partir daí, você pode instigá-los a dialogar sobre o tema da aula, fazendo perguntas como: Vocês já ouviram falar em mobilidade urbana? O que é mobilidade urbana? Vocês sabem o que significa impactos ambientais? Será que esses dois fatores têm alguma relação com as pessoas, com a população?

Para você saber mais:

Cidades, mobilidade urbana, impasses ambientais

https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/Cidades-mobilidade-urbana-impasses-ambientais.pdf

Mobilidade urbana - momento ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=wX09Tv8kdNk

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente a notícia do slide aos alunos e peça que eles identifiquem informações da notícia como título, data de publicação, autoria e fonte. Faça perguntas como: Qual o assunto da notícia? A notícia tem algo a ver com mobilidade urbana? Tem algo a ver com impactos ambientais? Ao utilizar essa ferramenta, a população consegue obter alguma informação? Qual ou quais?

Você pode ainda buscar informações sobre o significado de WWF (World Wide Fund for Nature) e ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), caso os alunos e alunas perguntem o que significam estas siglas.

Para você saber mais:

Ferramenta do WWF e ANTP mede impactos ambientais no transporte

https://www.mobilize.org.br/noticias/8622/simulador-de-impactos-ambientais-da-mobilidade-urbana.html?print=s

Educação ambiental - transporte sustentável

https://www.youtube.com/watch?v=JMAo6Vvhka4

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir da observação do trecho da notícia exposta no slide anterior, converse com seus alunos sobre as possibilidades que a população tem ao obter informações sobre os impactos ambientais causados pela mobilidade urbana. Faça perguntas como: É importante que a população saiba que impactos ambientais são causados pela mobilidade urbana e pelos transportes? O que a população pode fazer com estas informações? É possível colaborar para a diminuição destes impactos a partir do uso dessas informações? Como a população pode agir?

Para você saber mais:

Mobilidade urbana torna o ir e vir mais fácil sem deixar de lado a questão ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=KIrA00daSxg

Mobilidade sustentável é alternativa para poluição emitida por veículos

https://www.youtube.com/watch?v=3C6Cqs_cHEs

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a notícia do slide para a turma, peça para que identifiquem dados informativos, como título, fonte, data e autor. Leia junto deles o título e o subtítulo para que consigam compreender do que se trata. Pergunte-os: Do que trata essa notícia? Esta notícia tem alguma relação com os meios de transporte? Esta notícia tem algo a ver com a mobilidade urbana?

Prossiga orientando a turma a pensar sobre como diminuir os impactos da mobilidade urbana sobre o meio ambiente. É interessante estimulá-los a elaborarem ideias, independente de serem viáveis ou não. Lembre-se: são crianças na faixa etária de 10 anos e é natural que suas ideias sejam bastante lúdicas. Além disso, é necessário frisar que o importante no desenvolvimento da aula é a aquisição da habilidade.

Ressalte para eles que a iniciativa da notícia é de uma empresa, mas que a população também pode ter iniciativas como esta. Assim, divida a sala em quatro grupos e peça para que elaborem estratégias de como diminuir os impactos da mobilidade urbana sobre o meio ambiente segmentadas da seguinte forma:

Grupo 01: estratégias para sinalização (exemplo: placas que orientam sobre o tráfego de determinados veículos em determinadas áreas);

Grupo 02: estratégias para carros grandes como caminhões (exemplo: divisão de faixas, áreas restritas apenas para carros de pequeno porte);

Grupo 03: estratégias para carros pequenos como automóveis particulares (exemplo: faixas exclusivas, táxis coletivos);

Grupo 04: estratégias para transportes coletivos (exemplo: faixas exclusivas, campanha de incentivo para uso).

Para você saber mais:

Sustentabilidade é desafio para a mobilidade urbana

https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/ccr/noticia/sustentabilidade-e-desafio-para-a-mobilidade-urbana.ghtml

Mobilidade urbana de baixo impacto ambiental

http://www.designbrasil.org.br/entre-aspas/mobilidade-urbana-de-baixo-impacto-ambiental/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, os grupos deverão expor suas estratégias, colocando-as em cartazes. As ideias dos grupos podem ser em forma de texto, lista ou desenho. Os grupos deverão realizar a apresentação oral de suas ideias, explicando as estratégias elaboradas por eles com os alunos dos demais grupos.

Para você saber mais:

Bogotá fez ontem (7) seu primeiro ‘dia sem carro’ de 2019

https://www.mobilize.org.br/noticias/11438/bogota-fez-ontem-7-seu-primeiro-dia-sem-carro-de-2019.html

Evolução de bicicletas compartilhadas no mundo 2007-2017

https://www.mobilize.org.br/estatisticas/56/evolucao-de-bicicletas-compartilhadas-no-mundo-20072017.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano