16749
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Poluição e o patrimônio cultural

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer tipos de poluição que afetam o patrimônio cultural

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade do plano impressa e fita adesiva.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw8myF2NT7whE9Cet879BFdg9sP4PgueVMpuWNdEZzY6EU3ESuxN6YXKSTPd/geo5-11und08-acao-propositiva-atividade.pdf

Fonte da imagens dos profetas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_do_Bom_Jesus_de_Matosinhos acesso 15 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/123 acesso em 15 de fevereiro de 2019.

http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/CBE284.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios:

Os temas tipos de poluição e agentes poluidores já deve ter sido trabalhado com os alunos. Assim como o conceito de patrimônio cultural.

O conceito de patrimônio cultural usado neste plano é o definido pelo IPHAN: “A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 216, define o patrimônio cultural como formas de expressão, modos de criar, fazer e viver. Também são assim reconhecidas as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e, ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês conhecem algum patrimônio cultural? Qual?” e “Vocês sabem de alguma forma de degradação do patrimônio cultural?’.

Como adequar à sua realidade: Pesquise exemplos de patrimônios culturais locais e regionais e use-os como exemplos para os alunos.

Sugestão de local de busca: site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explique aos alunos que o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. Ou seja tudo que é criado e produzido por esse povo, e que é deixado para as próximas gerações, como os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, as comidas, os saberes, fazeres e falares.

Discorre sobre a ideia de que a poluição é um dos principais fatores de degradação da superfície de prédios e monumentos históricos. Os impactos dos poluentes liberados na atmosfera são enormes e na sua maioria irreversíveis. A corrosão causada pelos poluentes pode levar a perdas econômicas e, ainda mais importante, a destruição de patrimônios culturais que são componentes fundamentais da identidade individual e coletiva.

Para você saber mais:

http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/CBE284.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019

https://www.unece.org/info/media/news/environment/2015/air-pollution-puts-cultural-heritage-at-risk/air-pollution-puts-cultural-heritage-at-risk.html (Link em inglês) acesso em 15 de fevereiro de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Espere por algumas respostas.

Como adequar à sua realidade: Pesquise exemplos de patrimônios culturais locais e regionais e use-os como exemplos para os alunos.

Sugestão de local de busca: site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça para os alunos compararem, oralmente, as duas imagens. Explique que estas imagens são de dois profetas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos que é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas, localizado no município brasileiro de Congonhas - MG. É um patrimônio cultural da humanidade, tombado pela UNESCO.

Divida os alunos em grupos. Entregue a atividade da ação propositiva para cada grupo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw8myF2NT7whE9Cet879BFdg9sP4PgueVMpuWNdEZzY6EU3ESuxN6YXKSTPd/geo5-11und08-acao-propositiva-atividade.pdf. Peça que os alunos realizem a atividade.

Como adequar à sua realidade: As imagens dos patrimônios culturais analisadas pelos alunos podem ser alteradas para imagens de patrimônios locais ou regionais, diminuindo assim a escala de análise. Imagens de diferentes patrimônios culturais podem ser encontradas no site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça para os alunos falarem quais os tipos de poluição que eles escreveram na atividade. A medida que eles forem falando escreva uma lista no quadro. Após a composição da lista, peça para os alunos compartilharem as hipóteses de como evitar a degradação do patrimônio cultural que eles escreveram.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade do plano impressa e fita adesiva.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw8myF2NT7whE9Cet879BFdg9sP4PgueVMpuWNdEZzY6EU3ESuxN6YXKSTPd/geo5-11und08-acao-propositiva-atividade.pdf

Fonte da imagens dos profetas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_do_Bom_Jesus_de_Matosinhos acesso 15 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/123 acesso em 15 de fevereiro de 2019.

http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/CBE284.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios:

Os temas tipos de poluição e agentes poluidores já deve ter sido trabalhado com os alunos. Assim como o conceito de patrimônio cultural.

O conceito de patrimônio cultural usado neste plano é o definido pelo IPHAN: “A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 216, define o patrimônio cultural como formas de expressão, modos de criar, fazer e viver. Também são assim reconhecidas as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e, ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês conhecem algum patrimônio cultural? Qual?” e “Vocês sabem de alguma forma de degradação do patrimônio cultural?’.

Como adequar à sua realidade: Pesquise exemplos de patrimônios culturais locais e regionais e use-os como exemplos para os alunos.

Sugestão de local de busca: site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explique aos alunos que o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. Ou seja tudo que é criado e produzido por esse povo, e que é deixado para as próximas gerações, como os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, as comidas, os saberes, fazeres e falares.

Discorre sobre a ideia de que a poluição é um dos principais fatores de degradação da superfície de prédios e monumentos históricos. Os impactos dos poluentes liberados na atmosfera são enormes e na sua maioria irreversíveis. A corrosão causada pelos poluentes pode levar a perdas econômicas e, ainda mais importante, a destruição de patrimônios culturais que são componentes fundamentais da identidade individual e coletiva.

Para você saber mais:

http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/CBE284.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019

https://www.unece.org/info/media/news/environment/2015/air-pollution-puts-cultural-heritage-at-risk/air-pollution-puts-cultural-heritage-at-risk.html (Link em inglês) acesso em 15 de fevereiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Espere por algumas respostas.

Como adequar à sua realidade: Pesquise exemplos de patrimônios culturais locais e regionais e use-os como exemplos para os alunos.

Sugestão de local de busca: site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça para os alunos compararem, oralmente, as duas imagens. Explique que estas imagens são de dois profetas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos que é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas, localizado no município brasileiro de Congonhas - MG. É um patrimônio cultural da humanidade, tombado pela UNESCO.

Divida os alunos em grupos. Entregue a atividade da ação propositiva para cada grupo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw8myF2NT7whE9Cet879BFdg9sP4PgueVMpuWNdEZzY6EU3ESuxN6YXKSTPd/geo5-11und08-acao-propositiva-atividade.pdf. Peça que os alunos realizem a atividade.

Como adequar à sua realidade: As imagens dos patrimônios culturais analisadas pelos alunos podem ser alteradas para imagens de patrimônios locais ou regionais, diminuindo assim a escala de análise. Imagens de diferentes patrimônios culturais podem ser encontradas no site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça para os alunos falarem quais os tipos de poluição que eles escreveram na atividade. A medida que eles forem falando escreva uma lista no quadro. Após a composição da lista, peça para os alunos compartilharem as hipóteses de como evitar a degradação do patrimônio cultural que eles escreveram.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano