Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Contando de 2 em 2 - jogando com trilhas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Aprender a contar de 2 em 2, até o número 20.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 2 em 2).
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários
- 2 Folhas de papel A4 branca ou 1 cartolina, para a confecção de duas trilhas - A e B - por cada grupo formado em sala;
- Dados confeccionados de caixas de leite vazias, limpas e secas com a numeração de 0 a 6 ( sendo um dado para cada grupo formado em sala, que poderá variar de 5 a 6 grupos).
- Dados confeccionados de caixas de leite vazias, limpas e secas com a numeração de 1 e 2 apenas ( sendo um dado para cada grupo formado em sala, que poderá variar de 5 a 6 grupos).
- Tampinhas de refrigerante em cores variadas que servirá como marcador (uma para cada aluno da sala, sendo 4 cores diferentes por grupos formados).
- Atividades impressas em folhas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aprender a contar de 2 em 2, até o número 20.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 2 em 2).
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você irá precisar de dois modelos de trilhas (A e B) para serem usados nesta aula. A turma deverá ser organizada em grupos de quatro alunos, distribuindo as trilhas de acordo com a quantidade de grupos na sala. Organize os alunos em grupos com quatro integrantes e entregue para cada grupo uma “Trilha Numérica - A” e um dado numérico (este pode ser confeccionado com caixa de leite, com os numerais de 1 a 6 em cada face). Explique a regra do jogo para os alunos e inicie as partidas (a regra poderá ser lida a partir da folha impressa, confeccionada em um cartaz ou escrita no quadro).
Regra: um jogador por vez, lança o dado e avança o número de casas da trilha de acordo com a quantidade sorteada na face do dado. Ganha quem chegar ao final da trilha primeiro. Dica: para o marcador do jogador pode ser usadas tampinhas de refrigerante em diferentes cores.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem a respeito de contagem.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor(a), você irá precisar deste modelo de trilha (A) sendo uma trilha para cada grupo. Após explicar a regra do jogo, distribua essa trilha para os grupos formados e inicie as partidas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem a respeito de contagem, demonstrando o domínio, ou não, do senso numérico e sequência numérica regular de 1 a 20.
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Após as crianças terem jogado por um tempo com a primeira trilha (A), entregue a próxima trilha (B) para cada grupo de alunos. Não recolha a primeira trilha, ainda. Promova com seus alunos uma reflexão comparativa entre ambas as trilhas. Somente após a discussão sobre as diferenças entre as duas trilhas, é que deverá recolher a primeira. Prossiga com a explicação sobre a regra da “Trilha Numérica - B”. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensarem e trabalharem com a contagem de 2 em 2.
Propósito: Perceber as diferenças entre as trilhas A e B e compreender a regra da trilha B. Realizar jogadas baseadas nas sequências e contagens de 2 em 2. Perceber que existem outros agrupamentos de contagem para além da regularidade de 1 em 1.
Discuta com a turma:
- Essas duas trilhas são iguais?
- O que percebem de diferenças entre elas?
- O que tem de semelhante entre elas?
- Quais números estão escritos e quais estão faltando?
- Será que poderemos jogar com essa trilha numérica B?
- Como imaginam que devemos jogar?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Após a discussão sobre as diferenças entre as duas trilhas, deverá ser recolhida a primeira , trilha A, e explicar a regra da “Trilha Numérica - B”. Os alunos deverão iniciar a partida e prosseguir com o jogo. Observação: esta trilha poderá ser confeccionada em papel A4 ( sendo duas folhas ligadas entre si) ou em uma cartolina. Os marcadores para cada jogador poderão ser tampinhas de refrigerante em 4 cores diferentes. Medida da trilha: 60cm x 10cm.
Propósito: Realizar jogadas baseadas nas sequências e contagens de 2 em 2. Perceber que existem outros agrupamentos de contagem para além da regularidade de 1 em 1.
Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensarem e trabalharem com a contagem de 2 em 2.
Discuta com a turma: Nesse momento é importante que você ande pela sala e observe como os alunos estão jogando, de onde estão partindo na trilha, se todos estão participando e quais são as discussões presentes nos grupos.
- Para caminhar sobre a trilha o que é necessário fazer?
- Peça para alguém do grupo explicar a regra.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Faça a reprodução da trilha no quadro e proponha que um aluno apresente sua estratégia de jogo. Ele poderá representar desenhando o seu marcador sobre ela, demonstrando onde parou após sua primeira jogada ter saído o número 2 no dado. Peça a ele que explique como ele andou pelas casas e de ele onde partiu. Esse momento é importante para que você encoraje todas as crianças a expressarem o que pensaram.
Pergunte aos alunos se alguém contou de outra forma e de onde partiram. Peça para explicarem o que fizeram e o que pensaram. É importante também que você selecione alguns alunos cujas formas de resolver a situação apontem para acertos e erros, utilizando diferentes estratégias de pensamento. Aproveite esses exemplos para fazer intervenções positivas para a solução do problema, mesmo que de diferentes formas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para chegarem ao final da trilha. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre qual estratégia é mais eficiente para solucionar a situação-problema apresentada. Oportunizar o confronto de diferentes ideias para a construção do pensamento.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de forma parecida ou diferente?
- Quem concorda, ou não, com a estratégia utilizada?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Convide algumas crianças para apresentarem a sua solução para o restante do grupo. Tente escolher diferentes formas de resolução com acertos ou erros, de forma a estimular a participação e a troca de diferentes pontos de vista. Peça para explicarem como cada cada um deles pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça a ele que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Apresente os três tipos de ideias para os alunos, como possíveis respostas que poderiam aparecer para o jogo da trilha numérica B. Faça uma análise coletiva com a turma, marcando, conforme cada ideia, um marcador na trilha que poderá ter sido desenhada no quadro ou feita em tamanho maior para que a turma acompanhe as exemplificações.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para jogar a trilha. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre a melhor estratégia. Fazer análise coletiva sobre possíveis estratégias de raciocínio utilizadas na hora do jogo.
Discuta com a turma:
- A saída é considerada uma casa?
- Poderá ser contada para caminhar com o marcador?
- Qual a quantidade de movimentos que deverá ser feita de acordo com a regra do jogo?
- Se o marcador já se encontra na saída, ele fez os movimentos necessários?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Convide algumas crianças para apresentarem a sua solução para o restante do grupo. Tente escolher diferentes formas de resolução com acertos ou erros, de forma a estimular a participação e a troca de diferentes pontos de vista. Peça para explicarem como cada cada um deles pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça a ele que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Apresente os três tipos de ideias para os alunos, como possíveis respostas que poderiam aparecer para o jogo da trilha numérica B. Faça uma análise coletiva com a turma, marcando, conforme cada ideia, um marcador na trilha que poderá ter sido desenhada no quadro ou feita em tamanho maior para que a turma acompanhe as exemplificações.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para jogar a trilha. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre a melhor estratégia. Fazer análise coletiva sobre possíveis estratégias de raciocínio utilizadas na hora do jogo.
Discuta com a turma:
- Neste exemplo a criança contou a saída como casa para movimentar?
- Ela moveu de acordo com a regra do jogo, ou seja, andou duas casas?
- Que numerais foram descobertos?
- Escreva a sequência numérica dos números descobertos fora da trilha. Observe qual é a regra de contagem para essa sequência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Convide algumas crianças para apresentarem a sua solução para o restante do grupo. Tente escolher diferentes formas de resolução com acertos ou erros, de forma a estimular a participação e a troca de diferentes pontos de vista. Peça para explicarem como cada cada um deles pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça a ele que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Apresente os três tipos de ideias para os alunos, como possíveis respostas que poderiam aparecer para o jogo da trilha numérica B. Faça uma análise coletiva com a turma, marcando, conforme cada ideia, um marcador na trilha que poderá ter sido desenhada no quadro ou feita em tamanho maior para que a turma acompanhe as exemplificações.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para jogar a trilha. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre a melhor estratégia. Fazer análise coletiva sobre possíveis estratégias de raciocínio utilizadas na hora do jogo.
Dicusta com a turma:
- Quantas casas ela movimentou o marcador de um número ao outro?
- Este movimento está de acordo a regra do jogo?
- Mover o marcador apenas sobre os numerais escritos na trilha, permite descobrir os numerais escondidos?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escrever no quadro a sistematização do conceito ou trazer escrito em um cartaz e ler para os alunos.
Propósito: Apresentar o conceito trabalhado de forma clara, objetiva e direta.
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para jogar a “Trilha Numérica A” e a “Trilha Numérica B”. Enfatize que para jogar na primeira trilha foi preciso contar de 1 em 1, e na segunda, a contagem passou a ser de 2 em 2.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- Existe apenas uma forma de realizar contagem?
- Contar de 2 em 2 facilita ou não chegar mais rápido ao final da trilha?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Entregue uma cópia da trilha numérica para cada aluno.
Leia a situação problema e certifique-se que todos os alunos compreenderam. Reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.
Caminhe nesse momento pela sala e observe como os alunos estão resolvendo a situação.
O raio X é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.
Procure identificar e anotar os comentários que os alunos fazem e as possíveis estratégias de pensamento utilizadas.
Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existe uma regularidade na contagem de uma sequência numérica de 2 em 2.
Discuta com a turma:
- Qual a quantidade de pulos que o gatinho precisa para chegar à primeira casa vazia?
- Se ele usar a mesma quantidade de pulos, chegará a outra casa vazia?
- Então, quantos pulos ele precisa dar de cada vez?
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, vocês perceberam que existem diferentes formas de contar?
- A contagem só pode ser feita de 1 em 1?
- Qual seria a forma mais rápida de resolver esse problema?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_03NUM01
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dados ou fichas com números para sorteio e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
PPara este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Aula assíncrona: Encaminhe o modelo da trilha ou a impressão, incluindo o modelo de um dado e as regras (caso não tenham como imprimir podem desenhar a trilha e se não for possível confeccionar ou obter um dado, podem usar fichas numeradas de 1 a 6 para sorteio). Peça às famílias que leiam as regras com as crianças e joguem. Deixem claro o propósito da atividade.
Aula síncrona: Se possível faça encontros com grupos menores de alunos. Proponha que joguem coletivamente, constituindo os grupos de alunos que estarão jogando contra os outros. Nesse caso, você terá a trilha (visível para os alunos) e fará a marcação do jogo. Os alunos podem ter dados ou fichas para sortear e, um por vez (na vez do seu grupo), sorteia e orienta para onde deve andar o marcador do seu grupo. Se for necessário, para que todos participem, jogue mais de uma vez. Reorganize as regras e leia juntamente com os alunos, antes de iniciar o jogo. A quantidade de grupos e participantes irá depender de quantos alunos participarão de cada encontro (aula).
Atividade principal
Aula assíncrona: Proceda da mesma forma que fez para o aquecimento, encaminhando o modelo da trilha e do dado ou a impressão e o dado (pronto ou para montar). Se os alunos forem utilizar fichas para sorteio no lugar do dado, oriente para que coloquem três fichas com o número 1 e três com o número 2. Mande as regras para o jogo com esta trilha e as questões do Discuta com a turma. Solicite que um familiar leia com o aluno e que converse com ele para realizar a comparação entre as duas trilhas e depois joguem. Lembre-se de esclarecer o propósito da atividade.
Aula síncrona: Você pode realizar esta atividade da mesma forma que fez no aquecimento, lembrando de enviar instruções para o dado ou fichas para sorteio (três fichas com o número 1 e três com o número 2). Leia as regras do novo jogo com os alunos e faça as comparações conforme orientações do plano de aula.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Envie as questões com simulações de jogadas para que os alunos respondam e te enviem (um adulto pode ser o escriba).
Aula síncrona: Converse com os alunos seguindo as orientações do plano de aula.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo a sistematização do conceito e um encerramento, como sugeridos no plano de aula. Você também pode apresentar essa devolutiva através de áudio ou vídeo, caso ache viável.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida e que poderá envolver mais de um membro da família que deseje participar. Explique para as famílias a importância dos jogos para a aprendizagem de matemática. Veja em https://novaescola.org.br/conteudo/1784/o-jogo-e-seu-lugar-na-aprendizagem-da-matematica.
É importante salientar aos familiares que acompanhem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens e comparações.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Aprender a contar de 2 em 2, até o número 20.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 2 em 2).
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários
- 2 Folhas de papel A4 branca ou 1 cartolina, para a confecção de duas trilhas - A e B - por cada grupo formado em sala;
- Dados confeccionados de caixas de leite vazias, limpas e secas com a numeração de 0 a 6 ( sendo um dado para cada grupo formado em sala, que poderá variar de 5 a 6 grupos).
- Dados confeccionados de caixas de leite vazias, limpas e secas com a numeração de 1 e 2 apenas ( sendo um dado para cada grupo formado em sala, que poderá variar de 5 a 6 grupos).
- Tampinhas de refrigerante em cores variadas que servirá como marcador (uma para cada aluno da sala, sendo 4 cores diferentes por grupos formados).
- Atividades impressas em folhas.
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