16748
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Ações humanas que influenciam nas enchentes

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre relacionar atividades humanas com enchentes urbanas

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Vídeo “Entenda os motivos das enchentes na nossa Cidade”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uxVPlsvoQIc acesso em 06 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma10.htm acesso em 06 de fevereiro de 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=93ErS-GqC7k acesso em 06 de fevereiro de 2019.

https://falauniversidades.com.br/enchentes-principais-causas-e-consequencias/ acesso em 06 de fevereiro de 2019.

http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17 acesso em 06 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Os conceitos de enchentes, inundações e alagamentos, já deve ter sido trabalhado com os alunos.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é uma enchente?” .

Contextos prévios: O fenômeno natural, enchentes, já deve ter sido trabalhado com os alunos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a manchete com os alunos. Pergunte: “Qual o título da notícia?”, “Qual a data da notícia?”, “Vocês sabem me dizer do que se trata a notícia?”, “A enchente é um fenômeno natural?”.

Fonte da manchete: https://www.jornalspreporter.com.br/noticia/1099/no-vero-fique-atento-e-redobre-os-cuidados-com-enchentes-e-inundaes acesso em 06 de fevereiro de 2019

Como adequar à sua realidade: Se houver alguma notícia de enchente na sua região use-a neste momento da aula, assim os alunos podem perceber melhor o problema.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Peça aos alunos para se sentarem em duplas. Apresente o vídeo “Entenda os motivos das enchentes na nossa Cidade” (vídeo sobre as causas de enchentes na cidade de Santos-SP) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uxVPlsvoQIc acesso em 06 de fevereiro de 2019, para os alunos. Peça aos alunos que fiquem atentos nas causas das enchentes citadas no vídeo. Se possível peça aos alunos para anotar as causas citadas no vídeo. Explique que o vídeo foi feito pela defesa civil da cidade de Santos para ajudar os moradores a entenderem as causas das enchentes nesta cidade. Mas que estas causas podem ser as mesmas em diferentes cidades. Se achar necessário passe o vídeo mais de uma vez.

As causas de enchentes em Santos citadas no vídeo são:

  • Muita intensidade de chuvas;
  • Lixos nas ruas/ entupimento de bueiros e galerias;
  • Maré alta que bloqueia das galerias;
  • Enxurradas dos morros;
  • Ocupação desordenada.

Pergunte: “Quais causas foram citadas no vídeo?”, “Vocês sabem outras causas de enchentes? Quais?” e “Quais destas causas são ações humanas?”, aguarde algumas respostas dos alunos ao fazer cada pergunta. Espera-se que com o vídeo eles citem especificamente o lixo nas ruas que entopem os bueiros e galerias, e a ocupação desordenada. O uso das perguntas sugeridas aqui, tem o objetivo de levar os alunos a criarem uma lista de causas de enchentes geradas por ações humanas. Escreva as causas citadas pelos alunos no quadro, destacando as causadas por ações humanas.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível apresentar o vídeo aos alunos, use imagens de diferentes causas de enchentes. Use as perguntas sugeridas aqui para levar os alunos a criarem uma lista de causas de enchentes geradas por ações humanas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para cada dupla escrever ideias de como pode-se reduzir as chances de ocorrer uma enchente em regiões de risco. Explique que é para eles relacionarem as causas geradas por ações humanas com atitudes que deve-se ter, e também como as enchentes podem ocorrer naturalmente. Depois, peça que eles escrevam ideias de como minimizar os impactos das enchentes, o que as pessoas podem fazer para não deixar a água entrar nas casas.

Como adequar à sua realidade: Se na sua região ocorrem enchentes torne a conversa mais pessoal usando por exemplo: “Vamos pensar em formas de minimizar as causas de enchentes aqui no bairro.”

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para cada dupla apresentar para os demais alunos duas das ideias pensadas por eles, uma para minimizar as causas das enchentes e uma para minimizar os impactos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Vídeo “Entenda os motivos das enchentes na nossa Cidade”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uxVPlsvoQIc acesso em 06 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma10.htm acesso em 06 de fevereiro de 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=93ErS-GqC7k acesso em 06 de fevereiro de 2019.

https://falauniversidades.com.br/enchentes-principais-causas-e-consequencias/ acesso em 06 de fevereiro de 2019.

http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17 acesso em 06 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Os conceitos de enchentes, inundações e alagamentos, já deve ter sido trabalhado com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é uma enchente?” .

Contextos prévios: O fenômeno natural, enchentes, já deve ter sido trabalhado com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a manchete com os alunos. Pergunte: “Qual o título da notícia?”, “Qual a data da notícia?”, “Vocês sabem me dizer do que se trata a notícia?”, “A enchente é um fenômeno natural?”.

Fonte da manchete: https://www.jornalspreporter.com.br/noticia/1099/no-vero-fique-atento-e-redobre-os-cuidados-com-enchentes-e-inundaes acesso em 06 de fevereiro de 2019

Como adequar à sua realidade: Se houver alguma notícia de enchente na sua região use-a neste momento da aula, assim os alunos podem perceber melhor o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Peça aos alunos para se sentarem em duplas. Apresente o vídeo “Entenda os motivos das enchentes na nossa Cidade” (vídeo sobre as causas de enchentes na cidade de Santos-SP) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uxVPlsvoQIc acesso em 06 de fevereiro de 2019, para os alunos. Peça aos alunos que fiquem atentos nas causas das enchentes citadas no vídeo. Se possível peça aos alunos para anotar as causas citadas no vídeo. Explique que o vídeo foi feito pela defesa civil da cidade de Santos para ajudar os moradores a entenderem as causas das enchentes nesta cidade. Mas que estas causas podem ser as mesmas em diferentes cidades. Se achar necessário passe o vídeo mais de uma vez.

As causas de enchentes em Santos citadas no vídeo são:

  • Muita intensidade de chuvas;
  • Lixos nas ruas/ entupimento de bueiros e galerias;
  • Maré alta que bloqueia das galerias;
  • Enxurradas dos morros;
  • Ocupação desordenada.

Pergunte: “Quais causas foram citadas no vídeo?”, “Vocês sabem outras causas de enchentes? Quais?” e “Quais destas causas são ações humanas?”, aguarde algumas respostas dos alunos ao fazer cada pergunta. Espera-se que com o vídeo eles citem especificamente o lixo nas ruas que entopem os bueiros e galerias, e a ocupação desordenada. O uso das perguntas sugeridas aqui, tem o objetivo de levar os alunos a criarem uma lista de causas de enchentes geradas por ações humanas. Escreva as causas citadas pelos alunos no quadro, destacando as causadas por ações humanas.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível apresentar o vídeo aos alunos, use imagens de diferentes causas de enchentes. Use as perguntas sugeridas aqui para levar os alunos a criarem uma lista de causas de enchentes geradas por ações humanas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para cada dupla escrever ideias de como pode-se reduzir as chances de ocorrer uma enchente em regiões de risco. Explique que é para eles relacionarem as causas geradas por ações humanas com atitudes que deve-se ter, e também como as enchentes podem ocorrer naturalmente. Depois, peça que eles escrevam ideias de como minimizar os impactos das enchentes, o que as pessoas podem fazer para não deixar a água entrar nas casas.

Como adequar à sua realidade: Se na sua região ocorrem enchentes torne a conversa mais pessoal usando por exemplo: “Vamos pensar em formas de minimizar as causas de enchentes aqui no bairro.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para cada dupla apresentar para os demais alunos duas das ideias pensadas por eles, uma para minimizar as causas das enchentes e uma para minimizar os impactos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano