Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, papel ofício, caixa de som, notebook (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).
Material complementar:
GEO5_05UND02 - Sistematização:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7zhmwmwNrVnGBeXa4EEARm64qnJ4fh7MfQABHqHK5SXbsKqvjuRaCNvgT3Am/geo5-05und02-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Ciência e agricultura - vídeo institucional. Embrapa, 2015 (4min45seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=52IwxxpNSls>. Acesso em: 01 abr 2019.
SOUSA, Rafaela. Tipos de agricultura. Mundo Educação. Disponível em: <
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-agricultura.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desta aula, é ideal que o aluno tenha conhecimento prévio acerca de agricultura, agricultura moderna, agrotóxicos, fertilizantes e atividades econômicas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Inicie a aula apresentando o tema e faça questionamentos como:
- Vocês já ouviram falar em modernização da agricultura?
- Vocês sabem o que é agricultura moderna?
- Vocês acham que esse tipo de agricultura pode causar algum impacto para a vida humana?
Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Efeitos da mecanização do campo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeitos-mecanizacao-campo.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
RIBEIRO, Amarolina. Impactos da produção agrícola. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/impactos-producao-agricola.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
Contextos prévios: Agricultura, modernização, atividades econômicas.
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Nesta etapa, apresente o vídeo aos alunos (até os 33 segundos) e, em seguida, dialogue com eles sobre a agricultura e suas transformações a partir do seu processo de modernização. Comente sobre o uso de maquinários e como isso tem mudado a realidade dessa atividade econômica, assim como tem mudado a realidade da vida de muitos trabalhadores. Faça perguntas como:
- Vocês observaram mudanças na agricultura?
- Quem realizava o trabalho antes? E agora?
Você pode também fazer breves comentários sobre o uso de agrotóxicos, fertilizantes e sua relação com a saúde humana. Leve sempre em consideração a faixa etária da turma, uma vez que alguns termos como “agrotóxicos” e “fertilizantes” podem lhes parecer estranhos. Então, esteja sempre preparado para tirar dúvidas lendo os links disponíveis no tópico “Para você saber mais”.
Link para o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=-YI1BcRjo9Q
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Efeitos da modernização do campo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeitos-modernizacao-campo.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
RIBEIRO, Amarolina. Efeitos do êxodo rural nos países subdesenvolvidos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeitos-exodo-rural.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Realize o questionamento do slide aos alunos e alunas e faça uma mediação das respostas deles, fazendo com que criem hipóteses e reflitam sobre a relação entre as mudanças na agricultura e a vida dos trabalhadores. Exemplos: a diminuição na oferta de emprego se deu por conta da modernização das atividades como a colheita ou o êxodo rural - termo provavelmente desconhecido por eles -, mas que poderão relatar com outras palavras, como “pessoas que vão embora pra cidade - zona urbana - em busca de emprego ou melhorias de vida”.
Para você saber mais:
Riscos na agricultura. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/visao/riscos-na-agricultura>. Acesso em: 01 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A modernização da agricultura. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Oriente a turma a fazer a leitura compartilhada ou em grupo do trecho da notícia disposta no slide. Inicie com as mediações iniciais, pedindo que eles identifiquem o título, a data e a autora da reportagem. Em seguida, peça que leiam o recorte na segunda imagem. Faça algumas perguntas sobre a interpretação do texto, o que eles compreenderam e o que acham sobre as transformações no campo a partir da modernização da agricultura e como elas influenciaram a vida do trabalhador rural.
Imprima o texto da notícia até o trecho intitulado “Apagão” (link abaixo), organize a sala em grupos de três alunos e entregue uma cópia do texto para cada trio. Em seguida, peça para que eles façam uma análise do texto, identificando os principais pontos que abordam as formas de como as transformações na agricultura influenciam a vida do trabalhador.
Texto da notícia disponível em:
CASTRO, Marinella. Mecanização no campo muda as relações de trabalho. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/01/14/internas_economia,343131/mecanizacao-no-campo-muda-as-relacoes-de-trabalho.shtml>. Acesso em: 01 abr 2019.
Para você saber mais:
As consequências do desenvolvimento da agricultura para o meio ambiente. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1435-as-consequencias-do-desenvolvimento-da-agricultura-para-o-meio-ambiente.html>. Acesso em: 01 abr 2019.
SOUSA, Rainer. Agricultura: evolução? Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
LOPES, Bruno. A agricultura moderna. 2014 (01min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bYRbFK3Dbbo>. Acesso em: 01 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Nesta última etapa, reúna os alunos para que discutam sobre porque a modernização da agricultura influencia a vida do trabalhador do campo a partir das ideias analisadas e observadas ao longo da aula, assim como das ideias retiradas do texto da etapa anterior.
Peça para que cada aluno aluno, a partir do que foi conversado em sala de aula, escreva uma frase sobre a modernização da agricultura e a vida do trabalhador do campo. Cada aluno deverá escrever uma frase e, em seguida, ler para toda a turma. Você pode também utilizar texto do livro didático de sua turma como subsídio.
Para você saber mais:
A história da agricultura e a economia verde. 2012 (04min12seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QWtK34PF9v8>. Acesso em: 01 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner Cerqueira e. Agricultura de subsistência. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agricultura-subsistencia.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.