Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e PowerPoint.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, solicite aos alunos que procurem no dicionário o significado das palavras: agricultura e modernização.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização, bem como o vídeo que consta no plano original.
Peça para identificarem o que aconteceu na agricultura a partir de sua modernização.
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide da problematização:
Em seguida, peça para fazerem o registro da resposta à pergunta.
Ação propositiva
Encaminhe o slide e as imagens da ação propositiva.
Peça aos alunos que façam o registro do que identificam nas imagens. Veja o exemplo abaixo:
Solicite que acrescentem ao registro anterior uma imagem de escolha deles para integrar a percepção da modernização da agricultura.
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Espera-se que o registro os ajude a diferenciar o tipo de trabalho e o uso de tecnologia ou não na agricultura.
Sistematização
Compartilhe com todos os alunos as novas imagens acrescentadas no registro da etapa anterior.
Peça para elaborarem um jogo da memória com todas as imagens. Para isso, todos os alunos precisarão:
1. Assistir ao tutorial “Crie jogo da memória com imagens”, disponível aqui;
2. Criar o arquivo no PowerPoint;
3. Copiar e colar as imagens disponibilizadas pelo professor;
4. Inserir as novas imagens;
5. Compartilhar o arquivo com professor.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguintes vídeos:
- O Processo de Modernização da Agricultura no Brasil - disponível aqui;
- Modernização da agricultura - disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Simone Falconi
Código: GEO5_05UND01
(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes