16745
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Migrações: áreas de atração populacional

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre refletir sobre aspectos que contribuem para a atração populacional.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência, uma vez que os cinco planos de aula apresentam similaridades no que se refere ao estudo das dinâmicas populacionais.

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Word; Google ou outra ferramenta de pesquisa.

Valores trabalhados
Direitos humanos e solidariedade

Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, a seguinte imagem:

Peça aos alunos que registrem o que acham que essa charge representa. Esta imagem é indicada originalmente em um dos planos da sequência.

Contextualização
De maneira assincrônica, peça que os alunos assistam ao seguinte vídeo:
     - Criando juntos: A imigração – disponível aqui.

Solicite que registrem:
     - Quem são os personagens que aparecem no vídeo;
     - Por que eles se mudaram para o Brasil;
     - Quais eram os trabalhos dos pais;
     - Quem cuidava das crianças;
     - Como foi a vida das crianças logo que chegaram.

Os registros podem ser feitos no caderno e compartilhados com o professor por meio de uma foto.

Problematização
Ainda de maneira assincrônica, apresente a imagem visualizada anteriormente, na apresentação do tema, com o seguinte questionamento:
     “O que leva as pessoas a migrarem de uma região para outra?” 
     (Problematização da proposta original do plano GEO5_01UND03)

Peça que os alunos anotem suas respostas ao questionamento.

Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguinte texto:

Este trecho foi retirado da Atividade da ação propositiva do plano GEO5_01UND03.

Em seguida, peça que os alunos pesquisem na internet dois casos de deslocamento de pessoas:
     - Migração interna (deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, entre regiões, estados e municípios);
     - Migração externa (deslocamento de pessoas de um país para outro país).

 

É importante que, na descrição da situação de migração, os alunos destaquem os motivos que levaram ao deslocamento; se houve espontaneidade na migração, ou seja, o que pode ter atraído as pessoas para o local de destino; ou se foi um motivo forçado, isto é, quais são os fatores repulsivos, o que fez com que as pessoas saíssem do local de origem.

A tabela pode ser feita no Word ou em um simples papel em branco, e encaminhada ao professor por foto ou mesmo em um arquivo anexado por e-mail.

A fim de refletir sobre o momento peculiar que todo o mundo está passando com a pandemia de Covid-19, coloque aos alunos, posteriormente, a seguinte questão:
- Como serão os deslocamentos de pessoas depois do coronavírus?

Nas orientações do plano GEO5_01UND02, os termos emigração e imigração são destacados, e você pode dialogar sobre eles com os alunos:

“O termo EMIGRAÇÃO corresponde à saída de pessoas do lugar de origem, ao passo que IMIGRAÇÃO corresponde à chegada de pessoas a um novo lugar. As migrações ocorrem no mundo desde o início da história da humanidade.”

Sistematização
Nesta etapa, encaminhe aos alunos o caça-palavras originalmente proposto no plano de aula GEO5_01UND03, e siga as orientações pedindo que encontrem as palavras que são motivos ou causas dos deslocamentos populacionais (emprego, estudo, filhos, moradia, pais, saúde e segurança).

  

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
     - A migração no mundo - disponível aqui;
     - Migrantes: documentário - disponível aqui;
     - Geografia: migrações e seus tipos (população) - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi Akkawi


Código: GEO5_01UND04

(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas