16745
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Migrações: áreas de atração populacional

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre refletir sobre aspectos que contribuem para a atração populacional.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem a ilustração na fase da Sistematização.

Material complementar:

GEO5_01UND04 - Cartaz de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9ZPbUazFEdtpp5bQrxYgGmnzP946QnwxWdAZRzVXQRmhfU3yAyfgNszuPhv3/geo5-01und04-cartaz-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Texto de Apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3SUbWEaYf7H7kBRAwRVvGwxfte7DKc5HZgcDsNtTMCUx9nW56QKD8hx95q5/geo5-01und04-texto-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Quadro 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UbBHJ3uJNdQ7sYtmaQW2smeAx7CwdX7tVMnn2X5KQbmqPbRg5DDvYfP2CuuT/geo5-01und04-quadro-1.pdf

Em aula anterior, faça a impressão do CARTAZ DE APOIO para prender na sala de aula, a fim de que os estudantes tenham acesso à questões referentes ao tema da aula seguinte.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).

Oriente-os a pegarem o CARTAZ DE APOIO distribuído anteriormente para os estudantes estudarem em casa.

Faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema:

  • Vocês conhecem aspectos que podem atrair uma população para uma área?

Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Cartaz de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9ZPbUazFEdtpp5bQrxYgGmnzP946QnwxWdAZRzVXQRmhfU3yAyfgNszuPhv3/geo5-01und04-cartaz-de-apoio.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.

Apresente o questionamento aos estudantes, estimulando a troca de ideias entre a turma.

Aproveite o questionamento apresentado como ponto de partida para apresentar novas informações sobre a temática da aula.

Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir da atividade realizada na PROBLEMATIZAÇÃO, os grupos de estudantes devem escolher uma região brasileira e mencionar um ASPECTO DE ATRAÇÃO POPULACIONAL e apresentar uma justificativa para a sua resposta.

O cartaz e o texto de apoio devem servir de base para que você possa estimular a reflexão sobre o tema junto aos seus estudantes.

GEO5_01UND04 - Cartaz de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9ZPbUazFEdtpp5bQrxYgGmnzP946QnwxWdAZRzVXQRmhfU3yAyfgNszuPhv3/geo5-01und04-cartaz-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Texto de Apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3SUbWEaYf7H7kBRAwRVvGwxfte7DKc5HZgcDsNtTMCUx9nW56QKD8hx95q5/geo5-01und04-texto-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Quadro 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UbBHJ3uJNdQ7sYtmaQW2smeAx7CwdX7tVMnn2X5KQbmqPbRg5DDvYfP2CuuT/geo5-01und04-quadro-1.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: A partir das fases anteriores. os grupos devem fazer uma ilustração que mostre o entendimento deles quanto ao tema da aula “Aspectos que atraem a população para uma área”.

Distribua papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor para os estudantes fazerem a ilustração.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem a ilustração na fase da Sistematização.

Material complementar:

GEO5_01UND04 - Cartaz de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9ZPbUazFEdtpp5bQrxYgGmnzP946QnwxWdAZRzVXQRmhfU3yAyfgNszuPhv3/geo5-01und04-cartaz-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Texto de Apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3SUbWEaYf7H7kBRAwRVvGwxfte7DKc5HZgcDsNtTMCUx9nW56QKD8hx95q5/geo5-01und04-texto-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Quadro 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UbBHJ3uJNdQ7sYtmaQW2smeAx7CwdX7tVMnn2X5KQbmqPbRg5DDvYfP2CuuT/geo5-01und04-quadro-1.pdf

Em aula anterior, faça a impressão do CARTAZ DE APOIO para prender na sala de aula, a fim de que os estudantes tenham acesso à questões referentes ao tema da aula seguinte.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).

Oriente-os a pegarem o CARTAZ DE APOIO distribuído anteriormente para os estudantes estudarem em casa.

Faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema:

  • Vocês conhecem aspectos que podem atrair uma população para uma área?

Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Cartaz de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9ZPbUazFEdtpp5bQrxYgGmnzP946QnwxWdAZRzVXQRmhfU3yAyfgNszuPhv3/geo5-01und04-cartaz-de-apoio.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.

Apresente o questionamento aos estudantes, estimulando a troca de ideias entre a turma.

Aproveite o questionamento apresentado como ponto de partida para apresentar novas informações sobre a temática da aula.

Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir da atividade realizada na PROBLEMATIZAÇÃO, os grupos de estudantes devem escolher uma região brasileira e mencionar um ASPECTO DE ATRAÇÃO POPULACIONAL e apresentar uma justificativa para a sua resposta.

O cartaz e o texto de apoio devem servir de base para que você possa estimular a reflexão sobre o tema junto aos seus estudantes.

GEO5_01UND04 - Cartaz de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9ZPbUazFEdtpp5bQrxYgGmnzP946QnwxWdAZRzVXQRmhfU3yAyfgNszuPhv3/geo5-01und04-cartaz-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Texto de Apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3SUbWEaYf7H7kBRAwRVvGwxfte7DKc5HZgcDsNtTMCUx9nW56QKD8hx95q5/geo5-01und04-texto-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Quadro 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UbBHJ3uJNdQ7sYtmaQW2smeAx7CwdX7tVMnn2X5KQbmqPbRg5DDvYfP2CuuT/geo5-01und04-quadro-1.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: A partir das fases anteriores. os grupos devem fazer uma ilustração que mostre o entendimento deles quanto ao tema da aula “Aspectos que atraem a população para uma área”.

Distribua papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor para os estudantes fazerem a ilustração.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano