Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Canva, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a conquista espanhola com base na visão dos nativos americanos (século XVI).
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula propondo que os alunos apenas reflitam:
- Vocês já presenciaram ou vivenciaram algum conflito?
- Quais eram as partes envolvidas? Quais versões cada uma delas tinha?
- Como se deu o final dele, como cada um deles ficou?
Convide-os a analisarem como isso pode ter ocorrido com relação a conquista espanhola da América. Para isso, eles deverão ler o texto “Os índios e a conquista espanhola” e, depois, responder por escrito:
- Qual conflito pode ser identificado neste texto?
- A partir do texto, qual foi a percepção de indígenas e espanhóis a respeito um do outro?
Incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções com os colegas por meio de trocas de mensagens ou participação em videoconferência.
Problematização
Disponibilize os poemas com visões dos povos incas, maias e astecas, a respeito da colonização espanhola. Estipule um tempo e oriente-os a fazerem uma leitura atenta, buscando observar algumas questões:
- A qual povo se refere cada poema?
- O resultado do conflito foi positivo, de alguma forma, para estes povos?
- Quais perdas eles sofreram (materiais ou não materiais)?
Os alunos devem responder às questões no caderno ou arquivos digitais que já fazem uso. Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação. Outra opção é realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada poema: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Dê aos alunos algumas opções de como podem se expressar quanto a uma visão americana sobre a dominação europeia:
- Produção de texto, como poesia, carta, relatório ou notícia.
- Produção de imagem: charges ou memes (pode ser feito no Canva - veja aqui como usá-lo).
- Produção de áudios ou vídeos curtos. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi) ou sites gratuitos (Loom - veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre a História da nossa América? Convide as famílias a assistirem a vídeos educativos a respeito da conquista da América pelos espanhóis e portugueses e conversar sobre pontos de vista semelhantes e diferentes:
“História dos Astecas e chegada dos espanhóis na América - Contado do México”. Débora Aladim, 04/12/2018. Disponível aqui.
“Extermínio indígena”. Lili Schwarcz, 04/07/2019 Disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva
Código: HIS7_08UND04
(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes