16741
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Impacto das usinas hidrelétricas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre discutir as consequências da transformação da paisagem pela instalação de usinas hidrelétricas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Word.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, peça que os alunos assistam ao vídeo:
     - De onde vem a energia elétrica? - disponível aqui.

Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos o slide da contextualização, previsto no plano original, e as questões para reflexão:
     - O que é uma usina hidrelétrica?
     - Para que serve?
     - O que muda na paisagem com a construção de uma hidrelétrica?

Problematização
Encaminhe aos alunos o slide proposto no plano original e, como na contextualização, solicite o registro oral se estiver encontro virtual com a turma, ou o registro por escrito se não for possível o encontro.

Ação propositiva
Para esta etapa, esteja atento ao encadeamento das ações:
     1. Selecione conteúdos no arquivo do plano original, disponível aqui;
     2. Encaminhe aos alunos, individualmente, uma reportagem e/ou um vídeo do arquivo, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta de uso da escola;
     3. Peça que se atentem, tanto na reportagem quanto no vídeo, a:
     - o que foi transformado na paisagem;
     - o que gerou a transformação;
     - quais as consequências dessas transformações;
     - se houve alguma ação de preservação.
     4. Encaminhe a tabela prevista no plano original, disponível aqui, para preenchimento.

Caso seja possível, os alunos podem imprimir a tabela para preenchê-la. Caso não seja possível realizar a impressão, eles poderão copiar a tabela no computador ou no caderno.

     5. Solicite uma foto da tabela e peça que a compartilhem com a turma.

Sistematização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa e a ficha para preenchimento, disponível aqui. Eles também podem imprimi-la ou copiá-la no computador ou no caderno. 

Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
     - Como funciona uma usina hidrelétrica? - disponível aqui;
     - Como hidrelétricas afetam o meio ambiente? - disponível aqui;
     - Rubineia/SP foi alagada para construção de hidrelétrica de Ilha Solteira - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_11UND04

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas