16741
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Impacto das usinas hidrelétricas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre discutir as consequências da transformação da paisagem pela instalação de usinas hidrelétricas

Plano 04 de 8 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esse plano é uma continuidade do plano GEO4_11UND01, que trata das causas das transformações das paisagens pela ação humana.

Materiais necessários: Reportagens impressas, dispositivo para apresentação de vídeo, tabela comparativa impressa (uma por grupo), mapa mental impresso (um por aluno).

Material complementar:

Ação Propositiva - Links para reportagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SxH4mw43d3jcjs6wvwt9CrD8arhhHwaysdd6UrGGnwQnywuXB6C9s937Wqs8/geo4-11und04-acao-propositiva-links-para-reportagens.pdf

Ação Propositiva - Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHNVVHDkz5cwc8QSTCXyewAQq6BTgntMbGju7PEz8Rqzdc2eEgNccJnavyDw/geo4-11und04-acao-propositiva-tabela-comparativa.pdf

Sistematização - Mapa mental para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FdtZCqfhB6yHnNTDs5XKtgQ58WUnrB4N2vs7Ah5DsWxNvYmmzMNNxvYfZYr8/geo4-11und04-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada próxima a uma usina hidrelétrica, converse com os alunos sobre quais os impactos que eles acreditam que a construção da hidrelétrica trouxe para a população que ali vivia. Converse com moradores da região e colham depoimentos sobre as transformações na paisagem e os impactos dessas transformações. Você pode inclusive convidar esses moradores para conversarem com os alunos.

Para você saber mais:

Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado características das paisagens naturais e antrópicas, e causas da degradação das paisagens naturais. Recomenda-se que esse plano seja realizado após o plano GEO4_11UND02.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão investigar as consequências da construção de algumas usinas hidrelétricas no Brasil.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem aos alunos se possível. Pergunte:

  • O que é uma usina hidrelétrica?
  • Para que serve?
  • O que muda na paisagem com a construção de uma hidrelétrica?

Anote o que os alunos falarem no quadro, sob o título "O que sabemos". Mostre aos alunos o trecho do vídeo (do início até 2:19):

De onde vem a energia elétrica? 2015 (3min53seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc>. Acesso em: 22 fev 2019.

Ao final do vídeo, pergunte se alguém tem algo a acrescentar ou mudar nas contribuições dadas antes do vídeo. Chame a atenção para a barragem, uma intervenção feita pelo homem. Pergunte:

  • O que acontece quando construímos uma barragem, ou seja, quando barramos o curso de um rio?

Anote no quadro as contribuições, ainda sob o título "O que sabemos".

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a pergunta aos alunos. Deixe que os alunos falem suas ideias e vá registrando o que eles dizem no quadro. Quando terminarem, releia tudo o que foi falado. Deixe essas ideias expostas para que sejam revisitadas ao longo da aula pelos alunos.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada próxima a uma usina hidrelétrica, mude a pergunta para: Quais os impactos que a usina x (diga o nome da usina) gerou para a população que vive aqui?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo receberá uma reportagem impressa ou um vídeo para ser assistido sobre a construção de usinas hidrelétricas. Imprima as reportagens com antecedência e prepare o dispositivo para que os alunos possam assistir ao vídeo. Os links para as reportagens sugeridas encontram-se nos materiais complementares. Utilize algumas das reportagens sugeridas, de acordo com as habilidades de seus alunos e a realidade de seu entorno, e ou outras reportagens que julgar relevantes. Projete o slide ou escreva as perguntas no quadro. Instrua os estudantes a lerem a reportagem designada para seu grupo ou assistirem ao vídeo e responderem às perguntas, discutindo com seu grupo. Após a resposta às perguntas, forneça a cada grupo a tabela comparativa e peça que preencham de acordo com a usina estudada. Oriente aos alunos a pensarem no que aconteceu com a construção da usina e consequente mudança de paisagem. Isso dependerá da reportagem de cada grupo. Você pode dar um exemplo, como: Antes da construção de Itaipu, Guaíra era uma cidade que recebia muitos turistas. Depois de Itaipu, muitos restaurantes e hotéis fecharam pois o número de turistas caiu muito. Reserve um tempo ao final para que cada grupo apresente brevemente suas descobertas à turma.

Ação Propositiva - Links para reportagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SxH4mw43d3jcjs6wvwt9CrD8arhhHwaysdd6UrGGnwQnywuXB6C9s937Wqs8/geo4-11und04-acao-propositiva-links-para-reportagens.pdf

Ação Propositiva - Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHNVVHDkz5cwc8QSTCXyewAQq6BTgntMbGju7PEz8Rqzdc2eEgNccJnavyDw/geo4-11und04-acao-propositiva-tabela-comparativa.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Forneça um mapa mental impresso para cada aluno. Peça para que, em seus grupos, relembrem o que foi discutido e apresentado na aula e completem o mapa mental juntos, registrando cada um individualmente suas ideias. Dê 10 minutos para isso. Decorrido esse tempo, chame a atenção da turma e complete no quadro um mapa mental coletivo, com as contribuições de todos. Caso algo importante não seja falado, inclua a informação, chamando a atenção dos alunos para ela. Se possível, deixe o mapa mental visível na sala de aula por algum tempo após a aula, de forma que os alunos retomem os aprendizados.

Material complementar:

Sistematização - Mapa mental para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FdtZCqfhB6yHnNTDs5XKtgQ58WUnrB4N2vs7Ah5DsWxNvYmmzMNNxvYfZYr8/geo4-11und04-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esse plano é uma continuidade do plano GEO4_11UND01, que trata das causas das transformações das paisagens pela ação humana.

Materiais necessários: Reportagens impressas, dispositivo para apresentação de vídeo, tabela comparativa impressa (uma por grupo), mapa mental impresso (um por aluno).

Material complementar:

Ação Propositiva - Links para reportagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SxH4mw43d3jcjs6wvwt9CrD8arhhHwaysdd6UrGGnwQnywuXB6C9s937Wqs8/geo4-11und04-acao-propositiva-links-para-reportagens.pdf

Ação Propositiva - Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHNVVHDkz5cwc8QSTCXyewAQq6BTgntMbGju7PEz8Rqzdc2eEgNccJnavyDw/geo4-11und04-acao-propositiva-tabela-comparativa.pdf

Sistematização - Mapa mental para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FdtZCqfhB6yHnNTDs5XKtgQ58WUnrB4N2vs7Ah5DsWxNvYmmzMNNxvYfZYr8/geo4-11und04-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada próxima a uma usina hidrelétrica, converse com os alunos sobre quais os impactos que eles acreditam que a construção da hidrelétrica trouxe para a população que ali vivia. Converse com moradores da região e colham depoimentos sobre as transformações na paisagem e os impactos dessas transformações. Você pode inclusive convidar esses moradores para conversarem com os alunos.

Para você saber mais:

Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado características das paisagens naturais e antrópicas, e causas da degradação das paisagens naturais. Recomenda-se que esse plano seja realizado após o plano GEO4_11UND02.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão investigar as consequências da construção de algumas usinas hidrelétricas no Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem aos alunos se possível. Pergunte:

  • O que é uma usina hidrelétrica?
  • Para que serve?
  • O que muda na paisagem com a construção de uma hidrelétrica?

Anote o que os alunos falarem no quadro, sob o título "O que sabemos". Mostre aos alunos o trecho do vídeo (do início até 2:19):

De onde vem a energia elétrica? 2015 (3min53seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc>. Acesso em: 22 fev 2019.

Ao final do vídeo, pergunte se alguém tem algo a acrescentar ou mudar nas contribuições dadas antes do vídeo. Chame a atenção para a barragem, uma intervenção feita pelo homem. Pergunte:

  • O que acontece quando construímos uma barragem, ou seja, quando barramos o curso de um rio?

Anote no quadro as contribuições, ainda sob o título "O que sabemos".

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a pergunta aos alunos. Deixe que os alunos falem suas ideias e vá registrando o que eles dizem no quadro. Quando terminarem, releia tudo o que foi falado. Deixe essas ideias expostas para que sejam revisitadas ao longo da aula pelos alunos.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada próxima a uma usina hidrelétrica, mude a pergunta para: Quais os impactos que a usina x (diga o nome da usina) gerou para a população que vive aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo receberá uma reportagem impressa ou um vídeo para ser assistido sobre a construção de usinas hidrelétricas. Imprima as reportagens com antecedência e prepare o dispositivo para que os alunos possam assistir ao vídeo. Os links para as reportagens sugeridas encontram-se nos materiais complementares. Utilize algumas das reportagens sugeridas, de acordo com as habilidades de seus alunos e a realidade de seu entorno, e ou outras reportagens que julgar relevantes. Projete o slide ou escreva as perguntas no quadro. Instrua os estudantes a lerem a reportagem designada para seu grupo ou assistirem ao vídeo e responderem às perguntas, discutindo com seu grupo. Após a resposta às perguntas, forneça a cada grupo a tabela comparativa e peça que preencham de acordo com a usina estudada. Oriente aos alunos a pensarem no que aconteceu com a construção da usina e consequente mudança de paisagem. Isso dependerá da reportagem de cada grupo. Você pode dar um exemplo, como: Antes da construção de Itaipu, Guaíra era uma cidade que recebia muitos turistas. Depois de Itaipu, muitos restaurantes e hotéis fecharam pois o número de turistas caiu muito. Reserve um tempo ao final para que cada grupo apresente brevemente suas descobertas à turma.

Ação Propositiva - Links para reportagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SxH4mw43d3jcjs6wvwt9CrD8arhhHwaysdd6UrGGnwQnywuXB6C9s937Wqs8/geo4-11und04-acao-propositiva-links-para-reportagens.pdf

Ação Propositiva - Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHNVVHDkz5cwc8QSTCXyewAQq6BTgntMbGju7PEz8Rqzdc2eEgNccJnavyDw/geo4-11und04-acao-propositiva-tabela-comparativa.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Forneça um mapa mental impresso para cada aluno. Peça para que, em seus grupos, relembrem o que foi discutido e apresentado na aula e completem o mapa mental juntos, registrando cada um individualmente suas ideias. Dê 10 minutos para isso. Decorrido esse tempo, chame a atenção da turma e complete no quadro um mapa mental coletivo, com as contribuições de todos. Caso algo importante não seja falado, inclua a informação, chamando a atenção dos alunos para ela. Se possível, deixe o mapa mental visível na sala de aula por algum tempo após a aula, de forma que os alunos retomem os aprendizados.

Material complementar:

Sistematização - Mapa mental para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FdtZCqfhB6yHnNTDs5XKtgQ58WUnrB4N2vs7Ah5DsWxNvYmmzMNNxvYfZYr8/geo4-11und04-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano