Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esse plano é uma continuidade do plano GEO4_11UND01, que trata das causas das transformações das paisagens pela ação humana.
Materiais necessários: Reportagens impressas, dispositivo para apresentação de vídeo, tabela comparativa impressa (uma por grupo), mapa mental impresso (um por aluno).
Material complementar:
Ação Propositiva - Links para reportagens:
Ação Propositiva - Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHNVVHDkz5cwc8QSTCXyewAQq6BTgntMbGju7PEz8Rqzdc2eEgNccJnavyDw/geo4-11und04-acao-propositiva-tabela-comparativa.pdf
Sistematização - Mapa mental para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FdtZCqfhB6yHnNTDs5XKtgQ58WUnrB4N2vs7Ah5DsWxNvYmmzMNNxvYfZYr8/geo4-11und04-sistematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada próxima a uma usina hidrelétrica, converse com os alunos sobre quais os impactos que eles acreditam que a construção da hidrelétrica trouxe para a população que ali vivia. Converse com moradores da região e colham depoimentos sobre as transformações na paisagem e os impactos dessas transformações. Você pode inclusive convidar esses moradores para conversarem com os alunos.
Para você saber mais:
- Nos materiais complementares, há links para diversas reportagens e vídeos sobre a construção de usinas hidrelétricas. Acesse em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SxH4mw43d3jcjs6wvwt9CrD8arhhHwaysdd6UrGGnwQnywuXB6C9s937Wqs8/geo4-11und04-acao-propositiva-links-para-reportagens.pdf
Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado características das paisagens naturais e antrópicas, e causas da degradação das paisagens naturais. Recomenda-se que esse plano seja realizado após o plano GEO4_11UND02.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão investigar as consequências da construção de algumas usinas hidrelétricas no Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete a imagem aos alunos se possível. Pergunte:
- O que é uma usina hidrelétrica?
- Para que serve?
- O que muda na paisagem com a construção de uma hidrelétrica?
Anote o que os alunos falarem no quadro, sob o título "O que sabemos". Mostre aos alunos o trecho do vídeo (do início até 2:19):
De onde vem a energia elétrica? 2015 (3min53seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc>. Acesso em: 22 fev 2019.
Ao final do vídeo, pergunte se alguém tem algo a acrescentar ou mudar nas contribuições dadas antes do vídeo. Chame a atenção para a barragem, uma intervenção feita pelo homem. Pergunte:
- O que acontece quando construímos uma barragem, ou seja, quando barramos o curso de um rio?
Anote no quadro as contribuições, ainda sob o título "O que sabemos".
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a pergunta aos alunos. Deixe que os alunos falem suas ideias e vá registrando o que eles dizem no quadro. Quando terminarem, releia tudo o que foi falado. Deixe essas ideias expostas para que sejam revisitadas ao longo da aula pelos alunos.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada próxima a uma usina hidrelétrica, mude a pergunta para: Quais os impactos que a usina x (diga o nome da usina) gerou para a população que vive aqui?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo receberá uma reportagem impressa ou um vídeo para ser assistido sobre a construção de usinas hidrelétricas. Imprima as reportagens com antecedência e prepare o dispositivo para que os alunos possam assistir ao vídeo. Os links para as reportagens sugeridas encontram-se nos materiais complementares. Utilize algumas das reportagens sugeridas, de acordo com as habilidades de seus alunos e a realidade de seu entorno, e ou outras reportagens que julgar relevantes. Projete o slide ou escreva as perguntas no quadro. Instrua os estudantes a lerem a reportagem designada para seu grupo ou assistirem ao vídeo e responderem às perguntas, discutindo com seu grupo. Após a resposta às perguntas, forneça a cada grupo a tabela comparativa e peça que preencham de acordo com a usina estudada. Oriente aos alunos a pensarem no que aconteceu com a construção da usina e consequente mudança de paisagem. Isso dependerá da reportagem de cada grupo. Você pode dar um exemplo, como: Antes da construção de Itaipu, Guaíra era uma cidade que recebia muitos turistas. Depois de Itaipu, muitos restaurantes e hotéis fecharam pois o número de turistas caiu muito. Reserve um tempo ao final para que cada grupo apresente brevemente suas descobertas à turma.
Ação Propositiva - Links para reportagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SxH4mw43d3jcjs6wvwt9CrD8arhhHwaysdd6UrGGnwQnywuXB6C9s937Wqs8/geo4-11und04-acao-propositiva-links-para-reportagens.pdf
Ação Propositiva - Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHNVVHDkz5cwc8QSTCXyewAQq6BTgntMbGju7PEz8Rqzdc2eEgNccJnavyDw/geo4-11und04-acao-propositiva-tabela-comparativa.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Forneça um mapa mental impresso para cada aluno. Peça para que, em seus grupos, relembrem o que foi discutido e apresentado na aula e completem o mapa mental juntos, registrando cada um individualmente suas ideias. Dê 10 minutos para isso. Decorrido esse tempo, chame a atenção da turma e complete no quadro um mapa mental coletivo, com as contribuições de todos. Caso algo importante não seja falado, inclua a informação, chamando a atenção dos alunos para ela. Se possível, deixe o mapa mental visível na sala de aula por algum tempo após a aula, de forma que os alunos retomem os aprendizados.
Material complementar:
Sistematização - Mapa mental para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FdtZCqfhB6yHnNTDs5XKtgQ58WUnrB4N2vs7Ah5DsWxNvYmmzMNNxvYfZYr8/geo4-11und04-sistematizacao.pdf