16740
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A Companhia de Jesus e a conversão indígena

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A Companhia de Jesus e a conversão indígena

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Spiess Cardoso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender as ações da Companhia de Jesus na conversão dos indígenas e suas contradições.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula levantando percepções dos alunos sobre o tema. Eles devem refletir:
- O que é salvação?
- Segundo a fé cristã, o que precisaria ser salvo?

Para promover a interação entre a turma, uma opção é organizar uma enquete virtual perguntando, por exemplo: O que significa “salvar alguém”? Veja como fazê-la utilizando o Mentimeter (disponível aqui - ative a tradução).

Disponibilize a Ficha 1 (“Regimento dos Soldados de Cristo”). Os alunos devem realizar a leitura e responder no caderno ou nas mídias utilizadas, como o Google sala de aula:
- A quem é concedido o Regimento dos Soldados de Cristo?
- Qual é a missão deles?

Problematização
Disponibilize a “Fonte visual 3 - Anchieta e Nóbrega na cabana de Pindobuçu”, e a “Atividade I - Diálogos e Carta de Manuel de Nóbrega”. Os alunos devem analisar as seguintes questões na imagem, além de registrar por escrito, junto com as questões da atividade:
- O que parece estar acontecendo na cena representada na obra?
- Quem são os personagens envolvidos nela?

Disponibilize a “Fonte Visual - Esquema padrão das Reduções” e a “Ficha Atividade II - Regimento das Missões do Estado do Maranhão e Pará”. Eles devem analisar e registrar por escrito, junto com as questões da atividade:
- Existe um planejamento na construção das reduções? Qual é o centro delas?

Incentive-os a compartilhar suas percepções com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp ou participação em videoconferência, por exemplo.

Sistematização
Oriente os alunos a se expressarem a respeito do papel das missões jesuíticas e os impactos na vida dos indígenas. Para isso, podem elaborar um material explicativo utilizando as imagens da aula, e pesquisar sobre as ruínas ainda existentes destes locais de conversão dos indígenas. Indique, como referência: “Um passeio pelas missões jesuíticas” - Ministério do Turismo, 02/08/2017. Disponível aqui.

Para promover a interação entre os colegas, é interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo), para que os alunos possam postar os trabalhos e comentar ou reagir aos demais.

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a ação da Ordem dos jesuítas e os impactos entre os indígenas, indique:
Museu Anchieta - Pateo do Collegio. Disponível aqui.
“Jesuítas no Brasil”. Brasil Escola, 13/12/2019. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_05UND05

(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas