Guia de intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Valores desconhecidos em situações das quatro operações fundamentais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Valores desconhecidos nas igualdades
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF06MA13 - Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4, 5 e 6)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades, a seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adiciono, subtraio, multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4, 5 e 6)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades, a seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adiciono, subtraio, multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4, 5 e 6)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades, a seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adiciono, subtraio, multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4, 5 e 6)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades, a seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adiciono, subtraio, multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 7 e 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores dos lápis e cadernos e o valor total?
- Quais os possíveis valores para o lápis e caderno encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para esse valores?
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação entre as quantidades do kit promocional e os outros kits. Há alguma relação entre as quantidades de material e o valor total?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 7 e 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores dos lápis e cadernos e o valor total?
- Quais os possíveis valores para o lápis e caderno encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para esse valores.
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação entre as quantidades do kit promocional e os outros kits. Há alguma relação entre as quantidades de material e o valor total?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação de igualdade, e enfatize que podemos adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros, para que tenhamos a ideia de equivalência nas igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_09ALG05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, acesso a plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide e disponibilize a imagem para os alunos, oriente-os a reproduzir a tabela no caderno e fazer a atividade proposta. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Estimule os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão retomar essa atividade e discutir as soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Peça a um aluno de cada grupo que fotografem as suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos usarem a ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para atender o que foi solicitado. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias discutidas anteriormente. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Explore cada pergunta proposta nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma”, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber as relações envolvidas nesse processo. Por isso você, professor, precisa ficar atento para identificar se os alunos conseguiram observar as relações que envolvem essas propostas e lançar boas perguntas para que eles se aproximem do objetivo da aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF06MA13 - Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).