Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF06MA13 - Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4, 5 e 6)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades, a seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adiciono, subtraio, multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4, 5 e 6)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades, a seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adiciono, subtraio, multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4, 5 e 6)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades, a seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adiciono, subtraio, multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4, 5 e 6)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades, a seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando adiciono, subtraio, multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 7 e 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores dos lápis e cadernos e o valor total?
- Quais os possíveis valores para o lápis e caderno encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para esse valores?
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação entre as quantidades do kit promocional e os outros kits. Há alguma relação entre as quantidades de material e o valor total?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 7 e 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre os valores dos lápis e cadernos e o valor total?
- Quais os possíveis valores para o lápis e caderno encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para esse valores.
- Peça que os alunos reflitam sobre a relação entre as quantidades do kit promocional e os outros kits. Há alguma relação entre as quantidades de material e o valor total?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre o valor unitário dos materiais e o valor total? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de modificar a quantidade de materiais solicitados?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação de igualdade, e enfatize que podemos adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir em seus dois membros, para que tenhamos a ideia de equivalência nas igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Materiais Complementares: