FICHA 1 Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O barroco e a pedagogia ideológica da Contra-Reforma
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reformas religiosas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Cópias impressas das atividades. Projetor, ou opte por imprimir as imagens. Se optar por reproduzir o conteúdo dos impressos no quadro ou ainda em papel pardo ou cartolina, se preferir reproduzir os impressos em forma de cartaz. Dicionário língua portuguesa, Folhas sulfite, se houver à disposição papel crayon e outros materiais como fitas e outros materiais para decoração da capa do álbum barroco, canetinha hidrocor, tesoura, régua, cola, grampeador.
Material complementar:
Link FICHA A CONTRA-REFORMA DO CONCÍLIO DE TRENTO - Reafirmação do culto aos santos.
Link Fonte visual 1 O culto a imagens
Link para ATIVIDADE I Características externas da arquitetura barroca:
Link Fonte visual 2 Exterior da igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto/MG
ATIVIDADE II Elementos característicos da arquitetura barroca - ORNAMENTOS
Link Fonte visual 3 Interior da igreja de São Francisco de Assis
Link para ATIVIDADE III Elementos característicos da pintura barroca - Manuel de Ataíde
Link para Fonte 4 Pintura do teto da nave da igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto/MG
Link MEU ÁLBUM DE FIGURINHAS BARROCO:
Link GABARITO Meu álbum de figurinhas barroco está aqui:
Referências das imagens:
ISHA. Oxalá, 2009. Fotografia. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Oxal%C3%A1.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Aleijadinho - Detalhe de Jesus, 2015. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aleijadinho_-_Detalhe_de_Jesus_-_Carregamento_da_cruz_4_-_Santu%C3%A1rio_do_Bom_Jesus_de_Matosinhos_-_Congonhas.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MADHAV, N. Aditya. Shiva em Kanipakam, 2014. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Statues_of_Hindu_Deities_at_Lord_Shiva_Temple_in_Kanipakam_04.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
ARGENTON, Rodrigo Tetsuo. Igreja de São francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2017. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_(Ouro_Preto,_MG).jpg?uselang=pt .> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Aleijadinho - Portada da igreja São Francisco de Ouro Preto, 2017. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aleijadinho_-_Portada_da_Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Ouro_Preto.jpg?uselang=pt.>
Acesso em: 10/1/2019.
MORAIS, Luís Antônio. Capela-mor igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
FRANTZ, Ricardo André. Mestre Ataíde - Glorificação de Nossa Senhora - Igreja São Francisco de Assis, 2015. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mestre_Ata%C3%ADde_-_Glorifica%C3%A7%C3%A3o_de_Nossa_Senhora_-_Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_2.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Ataíde - NS Porciúncula, 2011. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ata%C3%ADde_-_NSPorci%C3%BAncula.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MORAIS, Luís Antônio. Panorâmica da nave da Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
Outras da Atividade III
Wikimedia Commons (Dornicke). Ataíde - Sacristia São Francisco, 2011. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ata%C3%ADde_-_NSPorci%C3%BAncula.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Manuel da Costa Ataíde - Elementos ornamentais e anjos, 2011. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ata%C3%ADde_-_NSPorci%C3%BAncula.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MORAIS, Luís Antônio. Teto da nave da igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
(Imagens do álbum)
TAMAYO BIOSCA, Enrique Lopez. Igreja de São Francisco da Penitência (Rio de Janeiro) Brasil, 2013. Fotografia. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rio-Igreja-Penitencia4-5.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FIOROT, Juliana Bardella. Igreja de Santa Rita Paraty - RJ, 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
BELAM, Martin. Baldacchino na Basílica de São Pedro, 2006. Fotografia Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:StPetersSalomonicColumnsBaldacchino.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
ROSINO. Quartelão Igreja São Francisco de Assis (Salvador/BA), 2011. Fotografia Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:-i---i-_(6169847992).jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
Wikimedia Commons (Iviemesquita). Rua de Ouro Preto, 2009. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rua_de_Ouro_Preto.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Frontão Igreja São F. de Assis - São J. del Rei, 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_-_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_del-Rei_-_Detalhe_do_front%C3%A3o.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MAYER, Pol. Nossa Senhora da Conceição. Museu de Arte Sacra Salvador da Bahia, 2013. Fotografia. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PMa_000106_BR_Salvador_de_Bahia.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MORAIS, Luís Antônio. Escudo do altar mor da Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
GOUVÊA, Bernardo. Chafariz São José, Tiradentes - MG, 2007. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ChafarizSaoJoseTiradentesMG.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
SALIKO. Igreja de São Francisco (Salvador), 2013. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Salvador,_san_francesco,_int.,_cappella_maggiore,_s._francesco_che_abbraccia_il_crocifisso_di_pietro_ferreira,_1843,_02.JPG.> Acesso em: 10/1/2019.
FROTA, Lélia. A virgem entrega do Menino Jesus ao Santo Antônio, 2011. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ata%.> Acesso em: 10/1/2019.
McADAM, Bruce. Andrea Pozzo - Apoteose de Santo Inácio, 2009. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Andrea_Pozzo_-_Apoteose_de_Santo_Inacio.jpg.>
Acesso em: 10/1/2019.
SHCAD, Ana Claudia. Detalhe interior igreja São Francisco, Salvador, 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Detalhe_interior_Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco.JPG.> Acesso em: 10/1/2019.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Detalhe de altar igreja de São Estevão, 2018. Acervo pessoal.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Altar lateral igreja São Estevão, 2018. Acervo pessoal.
Para você saber mais:
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Ed. Perspectiva. São Paulo: 1973.
Concílio de Trento, Sessão XXV. Disponível em: <http://agnusdei.50webs.com/trento30.htm.>
Acesso em: 10/1/2019. Decreto tridentino sobre A invocação e veneração às relíquias dos santos e das sagradas imagens proferido a 3 e 4 de dezembro de 1563.
ÁVILA, Affonso, et all. Barroco mineiro: glossário de arquitetura e ornamentação. Rio de Janeiro:1979. Gráfica Danúbio. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/50331532/arquitetura-barroca-mineira-glossario.> Acesso em: 10/1/2019.
Descrição da igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto
Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252188?mode=full.> Acesso em: 10/1/2019.
Barroco em Minas Gerais
Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/141143/1/barroco_minas_gerais.pdf.> Acesso em: 10/1/2019.
Iconografia da fachada da igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador, Bahia. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/179763/1/Ord_Terc_S_Franc.pdf.> Acesso em: 10/1/2019.
Igreja do Convento de São Francisco de Assis, Bahia. Disponível em:
<https://patrimonioespiritual.org/2015/04/22/igreja-do-convento-de-sao-francisco-salvador-ba/.> Acesso em: 10/1/2019.
Constituição 1824 Art 5. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1824-1899/constituicao-35041-25-marco-1824-532540-publicacaooriginal-14770-pl.html.>Acesso em: 10/1/2019. Sobre não poder haver outras igrejas que católicas até a República.
Conheça um pouco da história de Aleijadinho. Disponível em:
<http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/11/conheca-um-pouco-da-historia-de-mestre-aleijadinho.html.> Acesso em: 10/1/2019.
Visões do Paraíso. Disponível em:
<http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/jornal/paginas/ju_590_paginacor_12_web.pdf.> Acesso em: 10/1/2019. Sobre Manuel da Costa Ataíde que pintou o teto da nave da igreja de São Francisco de Assis.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos projetando o slide ou escrevendo no quadro para que a turma faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Forme grupos com três alunos para que todos consigam ter acesso ao material da aula e facilite as discussões, valorizando a colaboração para uma troca de percepções sobre a Contextualização. Apresente a imagem impressa ou projetada.
Questione seus alunos sobre os seguintes pontos a fim de promover o debate inicial da Contextualização:
- O que são estas imagens?
- Qual o papel destes objetos na vida dos fiéis?
- Você possui algum objeto que seja um símbolo, que tenha algum significado ou que lhe recorde alguma situação?
Espera-se que digam que tratam-se de imagens religiosas. Explore qual é o papel destes objetos na vida dos fiéis, cada qual ao seu modo em sua religião.
É importante ressaltar ao alunos que as imagens tratam de símbolos religiosos, que muitas pessoas (os fiéis) os usam como ponte de ligação entre sentimentos internos e elementos externos com o objetivo de relembrar fatos ou valores que lhe são importantes. Eles transmitem poética e romanticamente um sentimento. É um modo de se apropriar intimamente de mensagens objetivas, algo que acontece de forma muito forte e de formas diferentes, com o uso ou não de objetos entre as pessoas do período da Contra-Reforma quanto à sua fé.
Agora distribua a FICHA A CONTRA-REFORMA DO CONCÍLIO DE TRENTO - Reafirmação do culto aos santos.
Peça que um aluno leia atentamente o fragmento para os demais de modo que possam responder conjuntamente a questão proposta no final da ficha.
No final peça que leiam suas respostas de modo que reflitam:
- Como a arte, pinturas e cópias podem contribuir com a ensino e fortalecer a fé dos fiéis?
Caso você queira imprimir as imagens projetadas no slide acima, elas estão aqui, Fonte Visual 1:
Link FICHA A CONTRA-REFORMA DO CONCÍLIO DE TRENTO - Reafirmação do culto aos santos.
Link Fonte Visual 1 O culto a imagens
Para saber mais:
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Ed. Perspectiva. São Paulo: 1973.
Concílio de Trento, Sessão XXV. Disponível em: <http://agnusdei.50webs.com/trento30.htm.>
Acesso em: 10/1/2019. Decreto tridentino sobre A invocação e veneração às relíquias dos santos e das sagradas imagens proferido a 3 e 4 de dezembro de 1563.
Referências das imagens:
ISHA. Oxalá, 2009. Fotografia. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Oxal%C3%A1.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Aleijadinho - Detalhe de Jesus, 2015. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aleijadinho_-_Detalhe_de_Jesus_-_Carregamento_da_cruz_4_-_Santu%C3%A1rio_do_Bom_Jesus_de_Matosinhos_-_Congonhas.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MADHAV, N. Aditya. Shiva em Kanipakam, 2014. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Statues_of_Hindu_Deities_at_Lord_Shiva_Temple_in_Kanipakam_04.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
Problematização
Tempo: 30 minutos.
Orientações:
A partir desta etapa procuraremos identificar junto aos alunos os elementos barrocos presentes em igrejas, especialmente a de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Minas Gerais, que representa a terceira fase do barroco no Brasil .
Para introduzi-los neste ambiente da Contra-Reforma, pergunte:
- Por que o barroco tem elementos tão exagerados?
- Quando vocês olham para a igreja o que vocês percebem que revela este exagero?
Espera-se que afirmem que as pessoas daquela época achavam belo este exagero. Ressalte que o barroco trazido pelos portugueses é um estilo bastante detalhista, dramático e expressivo, e que tudo isso tinha o objetivo de mexer com a emoção do espectador. Dialogue com os alunos destacando que na arquitetura das igrejas o barroco usou elementos para dar a impressão de grandiosidade, dinamismo e esplendor tanto nas fachadas quanto no seu interior. Detalhes sinuosos em espirais e formas contorcidas eram usados para dar um efeito ilusório reforçando a ideia de movimento de ascensão ao céu. Isto fazia com que o fiel dentro delas se sentissem mais perto de Deus.
Diga-lhes que todos os detalhes que verão eram esculpidos à mão em pedra ou madeira por artistas, e que os detalhes que veem reluzir como ouro, eram mesmo ouro folheado sobre o entalhe com técnicas delicadíssimas, e que não havia energia elétrica, máquinas ou carros, e que até o papel era escasso, mesmo que o período da construção da igreja fosse de muita riqueza proporcionada pela lucrativa extração de ouro. Que procurem imaginar como foi construí-la e ornamentá-la, e que imaginem como os fiéis se sentiam dentro dela.
Insira a ATIVIDADE I e a Ficha com a fonte visual 2 projetada acima. Informe aos alunos que eles terão 6 minutos para executar o que se pede a cada tarefa. E que escolham um aluno do grupo para monitorar o tempo. Circule na sala de modo a estar à disposição para alguma dúvida.
Link para ATIVIDADE I Características externas da arquitetura barroca:
Link Fonte Visual 2 Exterior da Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto/MG
Referências das imagens:
ARGETON, Rodrigo Tetsuo. Igreja de São francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2017. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_(Ouro_Preto,_MG).jpg?uselang=pt .> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Aleijadinho - Portada da Igreja São Francisco de Ouro Preto, 2015. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aleijadinho_-_Portada_da_Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Ouro_Preto.jpg?uselang=pt.> Acesso em: 10/1/2019.
Para saber mais:
O frontispício e o corpo da Igreja têm forma curvilínea, uma característica inovadora do barroco, antes elas eram retangulares. Na ornamentação do alto da portada, vemos Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos franciscanos. O medalhão redondo mais acima retrata São Francisco de Assis recebendo as chagas de Cristo.
Por fim é interessante observar que na vigência do Padroado Régio, ou seja, até a República, mesmo depois da imigração do século XIX, era vedada (antes pelo Reino, depois pelo Império) a construção de igrejas senão as da única religião reconhecida como oficial - a católica. Os cultos domésticos foram permitidos a partir da Constituição de 1824, mas em construções que não tivessem torres, sinos, cruz ou qualquer outro símbolo religioso a adorná-la. Como a estética e a simbologia são meios eficazes de comunicação e propagação de doutrina, o pedagogia ideológica fortemente empregada em favor do cristianismo católico não admitia a concorrência.
ÁVILA, Affonso, et all. Barroco mineiro: glossário de arquitetura e ornamentação. Rio de Janeiro:1979. Gráfica Danúbio. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/50331532/arquitetura-barroca-mineira-glossario.> Acesso em: 10/1/2019.
Descrição da igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto
Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252188?mode=full.> Acesso em: 10/1/2019.
Barroco em Minas Gerais
Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/141143/1/barroco_minas_gerais.pdf
Iconografia da fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador, Bahia. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/179763/1/Ord_Terc_S_Franc.pdf.> Acesso em: 10/1/2019.
Igreja do Convento de São Francisco de Assis, Bahia. Disponível em:
<https://patrimonioespiritual.org/2015/04/22/igreja-do-convento-de-sao-francisco-salvador-ba/.> Acesso em: 10/1/2019.
Constituição 1824 Art. 5. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1824-1899/constituicao-35041-25-marco-1824-532540-publicacaooriginal-14770-pl.html.>Acesso em: 10/1/2019. Sobre não poder haver outras Igrejas que católicas até a República.
Problematização
Orientações:
Apresente a imagem impressa ou projetada.
Insira a ATIVIDADE II e a Ficha com a fonte visual 3 projetada acima e solicite que realizem, da mesma forma que na etapa anterior o que se pede.
Esteja à disposição deles, circule e atenda suas dúvidas.
ATIVIDADE II Elementos característicos da arquitetura barroca - ORNAMENTOS
Link Fonte Visual 3 Interior da igreja de São Francisco de Assis
Podem ser vistos três altares de cada lado dedicados a santos franciscanos: Santa Isabel da Hungria, Santo Ivo, São Francisco de Assis, São Lúcio e Santa Bona, São Roque e Santa Rosa de Viterbo.
A arte barroca foi desenvolvida durante todo o período colonial e serviu para facilitar o doutrinamento católico, estando presente na expansão colonizadora de Portugal e Espanha. Nesta época foi introduzido no litoral brasileiro, marcando com suas formas todo o programa arquitetônico e ornamental de igrejas e conventos. No interior da igreja de São Francisco de Assis está a que é considerada a mais importante obra em talha de Aleijadinho. Além de escultor, ele também projetou várias igrejas em Minas Gerais.
Referência da imagem:
MORAIS, Luís Antônio. Capela-mor Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
Para saber mais:
Conheça um pouco da história de Aleijadinho. Disponível em:
<http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/11/conheca-um-pouco-da-historia-de-mestre-aleijadinho.html.> Acesso em: 10/1/2019.
Problematização
Orientações:
Neste momento aproveite o aprendizado dos alunos sobre a estética barroca para fazer uma breve interpretação da pintura do teto da nave da igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto em conjunto com a classe, de modo que estejam melhor preparados para a atividade de Sistematização.
Apresente a imagem impressa ou projetada Fonte Visual 4. Pergunte:
- O que chama a atenção na obra projetada?
- Que elementos barrocos podemos perceber nesta imagem?
- Como o local em que a obra está influencia a percepção de quem a vê?
Espera-se que digam que as cores, e a tridimensionalidade da pintura dão uma ideia muito real de estarem próximos ao céu. Talvez perguntem se alguns detalhes, como as colunas e portadas são pinturas ou reais. Explore estas primeiras impressões sem adentrar em detalhes muito específicos, aproveite seus comentários e Insira a Ficha ATIVIDADE III. Realize a interpretação desta etapa com eles coletivamente. Procurem os elementos presentes na Ficha ATIVIDADE III naquelas imagens e relacione com a imagem projetada. Solicite que realizem, da mesma forma que na etapa anterior o que se pede.
Diga-lhes que a pintura barroca possui características realistas, um ousado contraste de claro-escuro a fim de intensificar a noção de profundidade, onde os objetos ou figuras adquirem por efeito da perspectiva a ilusão de serem reais, além disso, a luz tem o objetivo de conduzir o olhar do espectador à cena principal.
Pinturas rebuscadas como esta podem ser vistas em quase todos as igrejas barrocas. O teto da igreja, o fundo do altar da capela Mor, as pinturas da sacristia, todas elas foram feitas por Manuel Ataíde, o teto é uma obra-prima que levou quase 11 anos para ficar pronta. Nela o artista mostra a ascensão de uma Nossa Senhora (de Porciúncula) com traços mulatos, envolta numa grande revoada de anjos.
Link para ATIVIDADE III Elementos característicos da pintura barroca - Manuel de Ataíde
Link para Fonte 4 Pintura do teto da nave da igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto/MG
Referências das imagens:
FRANTZ, Ricardo André. Mestre Ataíde - Glorificação de Nossa Senhora - Igreja São Francisco de Assis, 2015. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mestre_Ata%C3%ADde_-_Glorifica%C3%A7%C3%A3o_de_Nossa_Senhora_-_Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_2.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Ataíde - NS Porciúncula, 2011. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ata%C3%ADde_-_NSPorci%C3%BAncula.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MORAIS, Luís Antônio. Panorâmica da nave da igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
Outras da Atividade III
Wikimedia Commons (Dornicke). Ataíde - Sacristia S. Francisco, 2011. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ata%C3%ADde_-_NSPorci%C3%BAncula.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Manuel da Costa Ataíde - Elementos ornamentais e anjos, 2011. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ata%C3%ADde_-_NSPorci%C3%BAncula.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MORAIS, Luís Antônio. Teto da nave da igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
Para você saber mais:
Visões do Paraíso. Disponível em:
<http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/jornal/paginas/ju_590_paginacor_12_web.pdf.> Acesso em: 10/1/2019. Sobre Manuel da Costa Ataíde que pintou o teto da nave da igreja de São Francisco de Assis.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Avise aos alunos que estamos no final desta aula. Peça que permaneçam organizados em grupos.
Diga-lhes que agora que sabem mais detalhes sobre a obra de Aleijadinho e do Mestre Ataíde, além dos elementos característicos do barroco iremos montar nosso Álbum de figurinhas do barroco.
Eles poderão usar para esta atividade as fichas da Problematização como apoio para que tirem suas dúvidas e consigam montá-lo. Avise-os que entre as figurinhas há imagens de diversas Igrejas, locais que não tem as características barrocas.
Durante a atividade você r pode aproveitar para tirar fotos da movimentação deles em suas descobertas para conseguir completar o álbum.
Ao final além de sobrar imagens não pertencentes ao barroco, deverá sobrar a imagem da igreja de São Francisco de Assis projetada na Problematização que será a capa do álbum de figurinhas. Distribua uma folha sulfite para cada aluno e comande que eles colem a imagem
e ornamentem, pintem e desenhem utilizando as características do barroco. Utilizem da criatividade para a criação de sua capa!
Link MEU ÁLBUM DE FIGURINHAS BARROCO:
Link GABARITO Meu Álbum de figurinhas do barroco está aqui:
Referências das imagens:
(Imagens do Álbum)
TAMAYO BIOSCA, Enrique Lopez. Igreja de São Francisco da Penitência (Rio de Janeiro) Brasil, 2013. Fotografia. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rio-Igreja-Penitencia4-5.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FIOROT, Juliana Bardella. Igreja de Santa Rita Paraty - RJ, 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
BELAM, Martin. Baldacchino na Basílica de São Pedro, 2006. Fotografia Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:StPetersSalomonicColumnsBaldacchino.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
ROSINO. Quartelão Igreja São Francisco de Assis (Salvador/BA), 2011. Fotografia Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:-i---i-_(6169847992).jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
Wikimedia Commons (Iviemesquita). Rua de Ouro Preto, 2009. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rua_de_Ouro_Preto.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
FRANTZ, Ricardo André. Frontão igreja São F. de Assis - São J. del Rei, 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_-_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_del-Rei_-_Detalhe_do_front%C3%A3o.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MAYER, Pol. Nossa Senhora da Conceição. Museu de Arte Sacra Salvador da Bahia, 2013. Fotografia. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PMa_000106_BR_Salvador_de_Bahia.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
MORAIS, Luís Antônio. Escudo do altar mor da igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), 2019. Fotografia. Acervo pessoal.
GOUVÊA, Bernardo. Chafariz São José, Tiradentes - MG, 2007. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ChafarizSaoJoseTiradentesMG.jpg.> Acesso em: 10/1/2019.
SALIKO. Igreja de São Francisco (Salvador), 2013. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Salvador,_san_francesco,_int.,_cappella_maggiore,_s._francesco_che_abbraccia_il_crocifisso_di_pietro_ferreira,_1843,_02.JPG.> Acesso em: 10/1/2019.
FROTA, Lélia. A virgem entrega do Menino Jesus ao Santo Antônio, 2011. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ata%.> Acesso em: 10/1/2019.
McADAM, Bruce. Andrea Pozzo - Apoteose de Santo Inácio, 2009. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Andrea_Pozzo_-_Apoteose_de_Santo_Inacio.jpg.>
Acesso em: 10/1/2019.
SHCAD, Ana Claudia. Detalhe interior igreja São Francisco, Salvador, 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Detalhe_interior_Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco.JPG.> Acesso em: 10/1/2019.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Detalhe de altar igreja de São Estevão, 2018. Acervo pessoal.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Altar lateral igreja São Estevão, 2018. Acervo pessoal.
Materiais complementares
Fonte Visual 1 O culto a Imagens
ATIVIDADE I Características Externas da Arquitetura Barroca
Fonte Visual 2 Exterior da Igreja de São Francisco de Assis
ATIVIDADE II Elementos Característicos da Arquitetura Barroca
Fonte Visual 3 Interior Da Igreja de São Francisco de Assis
ATIVIDADE III Elementos Característicos da Pintura Barroca
Fonte Visual 4 Pintura do Teto da Nave da Igreja de São Francisco de Assis
Meu álbum de Figurinhas Barroco
MEU ÁLBUM DE FIGURINHAS BARROCO GABARITO
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Editor de imagens do Celular, Paintbrush, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar as características do Barroco e sua utilização pedagógica na Contra-Reforma.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens da Contextualização. Os alunos devem observá-las e refletir:
- O que são estas imagens?
- Qual o papel destes objetos na vida dos fiéis?
Disponibilize o documento “Fonte 1 - A Contra-Reforma do Concílio de Trento”. Os alunos devem realizar a leitura e responder no caderno ou nas mídias que utilizam:
- Segundo a Igreja católica, por que é bom para os fiéis invocarem os santos?
Para promover a interação entre a turma, organize um quiz virtual perguntando, por exemplo:
- Você possui algum objeto que seja um símbolo, que tenha algum significado ou que lhe recorde alguma situação?
Veja como fazer um quiz com o Mentimeter (disponível aqui - ative a tradução).
Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análises de fontes. Planeje a disponibilização de cada uma delas e o tempo a estipular para que os alunos realizem as atividades. Faça uma checklist dos documentos a serem analisados:
- Fonte Visual 2 - “Exterior da Igreja de São Francisco de Assis” e Ficha “Atividade 1”.
- Fonte visual 3 - “Interior da igreja de São Francisco de Assis” e a Ficha “Atividade 2”.
- Fonte visual 4 - “Pintura do teto da nave da igreja de São Francisco de Assis” e a Ficha “Atividade 3”.
Oriente-os a observar as características do Barroco presentes em cada ficha e identificá-las na respectiva fotografia da Igreja. Para isso, podem transcrever manualmente, em mídias que já utilizam (como o Google sala de aula) ou utilizar um editor de imagens do Celular ou o Paintbrush (veja aqui como usá-lo) para traçar as identificações na própria fotografia. Neste caso, devem usar cores diferentes e criar uma legenda, ou usar setas explicativas nomeando cada característica localizada na imagem.
Incentive-os a compartilhar as percepções com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp ou participação em videoconferência, por exemplo.
Sistematização
Disponibilize o material com fotografias de elementos barrocos utilizadas na aula. Oriente-os a pesquisarem outras imagens na internet e perguntarem a familiares e amigos se possuem fotos pessoais retratando construções semelhantes. os alunos devem organizar as imagens e as legendas.
Para promover a interação entre os colegas, é interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo), personalizando-o como o álbum de fotografias, para que os alunos possam postar as imagens acompanhadas de legendas e com espaço aberto para que façam comentários e reações.
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre o Barroco no Brasil, indique:
Barroco mineiro e Aleijadinho - Expedições. TV Brasil, 29/08/2013. Disponível aqui.
Conheça um pouco da história do mestre Aleijadinho. G1, 18/11/2014. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Vanessa Cardoso
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
Objeto(s) de conhecimento: Reformas religiosas: a cristandade fragmentada.
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Palavras-chave: Barroco, Contra-Reforma, Aleijadinho, Manuel Ataíde, Concílio de Trento, culto aos santos, catolicismo.
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