A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção
Por: Giani Peres Pirozzi
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE08: descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza. Você poderá acessar outro plano da Nova Escola intitulado: “Produção do Papel”.
Link para os vídeos:
Como fazer papel reciclado em casa (experimentos de química). 2013 (5min35seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fjt5gWCx120>. Acesso em: 05 fev 2019.
Matéria Reciclagem do Papel. 2013 (2min43seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-Mwi9b8RjBw>. Acesso em: 10 fev 2019.
Para você saber mais:
Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:
VIANA, Joice. A importância da reciclagem do papel. 2013. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/a-importancia-da-reciclagem-do-papel/>. Acesso em: 17 fev 2019.
Benefícios da reciclagem. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/beneficios-da-reciclagem>. Acesso em 17 fev 2019.
FOGAÇA, Jennifer. Como fazer papel reciclado. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-fazer-papel-reciclado.htm>. Acesso em 25 jan 2019.
Papel. Ciclo do papel. Livro do aluno. Disponível em: <http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-embalagem-e-o-ambiente/papel>. Acesso em: 23 jan 2019.
Neste link é possível encontrar uma apresentação audiovisual em que o ciclo e o fabrico do papel são expostos.
Meio Ambiente. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/como-a-industria-recicla-papel>. Acesso em: 10 fev 2019.
SOUZA, Líria Alves de. Processo de fabricação do papel. Brasil Escola. Disponível em
Acesse os materiais antecipadamente. Caso não disponha de acesso à internet no decorrer da aula, salve os arquivos mais relevantes que deseje compartilhar com os estudantes.
Livro infantil:
BONAR, Verônica. Papel: Reciclar. São Paulo: Scipione, 1995.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:
Reciclagem: é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.
Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.
Papel: material constituído à base de elementos fibrosos de origem vegetal, que podem ser distribuídos em folhas ou rolos.
Celulose: Chamada de pasta química, é a matéria-prima utilizada na fabricação de diversos tipos de papéis.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema: Celulose, papel e reciclagem.
Numa roda de conversa, pergunte aos estudantes o que eles sabem sobre a reciclagem do papel. Dessa forma, com base nos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes, faça mediações entre as falas dos mesmos.
Espera-se que os estudantes tenham algumas ideias sobre o processo de reciclagem e socializem com os demais as situações em que se depararam com a reciclagem do papel.
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete o slide, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, utilizamos o papel em diferentes momentos do nosso dia a dia e que sua matéria-prima é composta pela madeira extraídas principalmente das árvores de eucaliptos e pinus. Instigue os estudantes a reconstruírem a transformação dessa matéria prima que vai para a indústria e vira celulose (uma espécie de pasta química) que se transformará no papel.
Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas sobre o processo de reciclagem do papel. Além disso, questione os estudantes se, por exemplo, eles sabem como se dá o processo em que a matéria-prima passa até se tornar o produto, disponível para o consumo e sua comercialização. Reconstrua oralmente esse processo e instigue que os mesmos respondam em que situação a reciclagem pode ocorrer.
Para você saber mais:
Caso queira uma breve explicação sobre o processo de fabricação do papel, clique no link abaixo:
SOUZA, Líria Alves de. Processo de fabricação do papel. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/processo-fabricacao-papel.htm>. Acesso em: 06 fev 2019.
Há um áudio curto com informações relevantes para os estudantes.
Fonte da imagem:
SANTOS, Pedro Henrique. Lençóis Paulista, SP, Brasil. Unplash. Disponível em:
Orientações: Projete o slide, comentando que as árvores passam por um processo de industrialização. Neste processo estão inseridos alguns passos, como lavagem, retirada da casca, extração da polpa, branqueamento, secagem, prensagem, além de aditivos químicos até se chegar ao produto final papel, pronto para o uso e consumo. Assim, chegam até nós materiais como: papéis de diferentes tipos, envelopes, jornais, dinheiro, cadernos, livros…
Comente com os estudantes que, todo esse processo teria uma economia de recursos e benefícios para o meio ambiente, se os papéis fossem reciclados.
Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas e instigar que os estudantes percebam que na escola é um local muito propício para o uso do papel em diferentes situações e também de diferentes formas.
Fonte das imagens:
Modelagem celular amplia conhecimento sobre celulose. Tissue online. Disponível em: <http://tissueonline.com.br/modelagem-molecular-amplia-conhecimento-sobre-a-celulose/>. Acesso em 21 jan 2019.
CHARTERS, Thomas. Power Struggles. Unplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/zAi2Is48-MA>. Acesso em 21 jan 2019.
Orientações: Ao projetar esta imagem, mobilize os estudantes a refletirem sobre o meio ambiente e quais ações são necessárias para que seja possível reciclar o papel.
Além disso, discuta com os estudantes como é possível pensar sobre os benefícios do processo de reciclagem do papel para o meio ambiente. Instigue os estudantes a refletirem sobre a reciclagem e seus benefícios. Espera-se que os estudantes compreendam que esse processo de reciclagem permite uma redução no corte de árvores, economia de energia no processo de industrialização, economia de água, contribuindo assim com menos impacto no meio ambiente, entre outros aspectos.
Comente com os estudantes que para melhoria do meio ambiente é importante que sejam utilizadas áreas reflorestadas. Nestas áreas há o plantio de espécies mais indicadas para a produção da celulose, causando menor impacto no meio ambiente.
Para você saber mais:
Consulte o site abaixo que traz informações claras e objetivas sobre o processo de reciclagem e seus benefícios.
VIANA, Joice. A importância da reciclagem do papel. 2013. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/a-importancia-da-reciclagem-do-papel/>. Acesso em: 17 fev 2019.
Utilize excertos desse site para ilustrar sua aula com os estudantes e levá-los à reflexão.
Fonte da imagem:
EMMEN, Bas. Paper waist recycling plant. Unplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/EXpa6pyXkHA>. Acesso em 21 jan 2019.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A problematização é um momento importante para que os estudantes reflitam e sejam protagonistas do processo educacional. De modo coletivo, projete o slide e leia a problemática: O processo de reciclagem tem muitos benefícios. Que ações a sua escola pode realizar para reciclar o papel?
Liste no quadro as principais hipóteses trazidas pelos estudantes sobre os benefícios da reciclagem e faça mediações com essas informações.
Complemente os aspectos trazidos pelos estudantes com informações e dados reais.
Benefícios da reciclagem. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/beneficios-da-reciclagem>. Acesso em 17 fev 2019.
Se você não dispuser do projetor em sua aula, faça um levantamento das hipóteses trazidas pelos estudantes, numa espécie de listagem no canto do quadro. Desse modo, você poderá utilizar essas informações registradas para a atividade da ação propositiva que é a escrita de uma carta ou e-mail coletivo.
Para você saber mais:
Caso os estudantes tenham interesse em ampliar a discussão acerca dessa temática, pode ser abordada também a questão da reciclagem e sua importância para o meio ambiente. Ou seja, depois que utilizamos o papel, podemos descartá-lo no lixo reciclável para que seja possível reduzir o consumo de madeira (matéria prima para o papel). Dessa forma, estaremos contribuindo uma maior sustentabilidade do meio ambiente.
Em virtude do tempo de duração da aula ser de 50 minutos, não seria possível a confecção do papel reciclado em sala de aula. Caso tenha interesse em realizar essa atividade, utilize outras aulas ou sugira que essa atividade seja feita em casa, com o apoio da família, uma vez, que a confecção do papel reciclado demanda alguns recursos específicos (liquidificador / peneira / utensílios…), além do tempo para secagem.
Acesse o site para conhecer como se pode fazer papel reciclado.
FOGAÇA, Jennifer. Como fazer papel reciclado. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-fazer-papel-reciclado.htm>. Acesso em 25 jan 2019.
Como é fabricado o papel? Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/como-e-fabricado-o-papel.htm>. Acesso em 25 jan 2019.
Papel. Ciclo do papel. Livro do aluno. Disponível em: <http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-embalagem-e-o-ambiente/papel>. Acesso em: 23 jan 2019.
Neste link é possível encontrar uma apresentação audiovisual em que o ciclo e o fabrico do papel são expostos.
Fonte da imagem: Banco de imagens Nova Escola.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Antes de adentrar propriamente na ação propositiva, assista ao vídeo abaixo:
Matéria Reciclagem do Papel. 2013 (2min43seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-Mwi9b8RjBw>. Acesso em: 10 fev 2019.
Esse vídeo traz, de modo sintético, em um pouco mais de dois minutos, o processo industrial da reciclagem do papel. Dessa forma, os estudantes poderiam constatar informações de como é possível reciclar e contribuir com o meio ambiente.
Há outro site: Cultura Mix, que aborda os benefícios de economia dos recursos fazendo a reciclagem. Acesse o site antecipadamente ou faça o download do vídeo (cerca de 2 minutos), com dados sobre a economia de árvores, água, e diminuição da poluição.
Meio Ambiente. Cultura Mix. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/como-a-industria-recicla-papel>. Acesso em: 10 fev 2019.
Nesta etapa da aula os estudantes são instigados a escrever uma carta coletiva ou e-mail para a direção da escola retomando os benefícios do processo de reciclagem do papel, sua importância para o meio ambiente e sugestões de implementação ou intensificação do processo de reciclagem dentro da escola.
Você será o escriba ou digitando e projetando em tempo real para os estudantes, ou escrevendo no quadro, para que assim os estudantes visualizem esta escrita.
Conforme os estudantes forem sugerindo, redija a carta ou e-mail, fazendo intervenções (sempre que necessário) para que o texto possa ser concluído e atenda a esse gênero epistolar.
Nesta aula, não utilizaremos papel. O registro da ação propositiva será feita no quadro ou no computador (e-mail para a direção da escola). A essência é dar o exemplo, diminuindo a utilização do papel, como ação de consumo consciente. Dessa forma, os registros estarão disponíveis no computador.
Caso os estudantes não tenham muitas ideias sobre a implantação ou intensificação da coleta seletiva na escola, traga mais informações aos mesmos para que fiquem cada vez mais mobilizados com a possibilidade de reciclar o papel em sala. Não se esqueça de e enviar o e-mail ou carta para a direção da escola.
Solicite que algum estudante leia em voz alta a carta / e-mail que será direcionado à equipe diretiva da escola e faça suas últimas considerações sobre essa temática.
Caso você não disponibilize de computador para essa aula, escreva o texto coletivo no quadro e solicite que algum estudante escreva numa folha a carta que será entregue à direção da escola.
Essa é uma forma de ampliar a gestão participativa da escola, na qual os estudantes sugerem melhorias para o ambiente onde vivem, bem como o texto (carta ou e-mail) tem uma função social evidente, instigando a própria escola a contribuir com o meio ambiente, destinando o “lixo” que não é “lixo”, para uma empresa de reciclagem, fazendo o exercício da cidadania.
Para você saber mais:
Entre com contato com empresas de reciclagem de seu município. Caso seja pertinente em suas aulas, agende uma palestra com a empresa de reciclagem para que os estudantes fiquem mobilizados com a ideia de um consumo mais sustentável e ecologicamente correto. É possível que essa empresa traga na escola coletores de papel e façam a retirada desse material. Essa é uma forma da escola dar exemplo para a comunidade e contribuir com uma ação efetiva pensando, sobretudo, no meio em que vivemos.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesses momentos finais da aula, projete o slide ou coloque no quadro o seguinte comando: “O que aprendi sobre: Benefícios da reciclagem do papel”. Peça para que cada estudante registre em seu caderno (numa frase) o que aprenderam sobre os benefícios da reciclagem do papel. Dessa forma, estarão desenvolvendo a habilidade de síntese, resgatando o que fora discutido / debatido anteriormente na aula. Por fim, finalize a aula, destacando os benefícios da reciclagem do papel e estimule que as pequenas ações do nosso dia também contribuem para a preservação do meio-ambiente.
Obs: Em outras aulas, após a direção receber a carta ou o e-mail, convide para um bate-papo com os estudantes para que juntos, possam pensar a sistematização de ações práticas para implementar e/ou iniciar a reciclagem do papel na escola.
Fonte da imagem:
NAUS, Bram. Unsplash. Disponível em:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; Google Docs e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que assistam previamente ao seguinte vídeo: “Reciclagem, o papel de todos nós”, disponível aqui.
Contextualização
De maneira sincrônica, em um encontro virtual, apresente o slide de contextualização que consta no plano de aula original e dê seguimento à etapa conforme sugerido na proposta original.
Veja que esta etapa também pode ser feita de maneira assincrônica. Para isso, encaminhe o slide e as perguntas de diálogo por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta de comunicação.
Problematização
Nesta etapa, é possível trabalhar de maneira sincrônica ou assincrônica. Disponibilize aos alunos:
- o slide da problematização;
- o vídeo “Um passeio na fábrica de reciclagem”, disponível aqui.
Acrescente à reflexão a seguinte pergunta: como será que está sendo feita a coleta de material pelos catadores neste momento de combate à Covid-19?
Ação propositiva
Crie um arquivo no Google Docs que possa ser editado por todos. A proposta, conforme o plano original, é que a turma escreva uma carta coletiva para a direção da escola sobre os benefícios do processo de reciclagem do papel. Eles devem destacar sua importância e oferecer sugestões de implementação ou intensificação do processo de reciclagem da unidade.
Sistematização
A sugestão para esta etapa é a criação de uma nuvem de palavras com o tema “O que eu aprendi sobre os benefícios da reciclagem do papel”. Para isso, os alunos precisam:
- escolher as palavras que serão utilizadas;
- assistir ao tutorial disponível aqui;
- acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem.
Ao terminarem, eles devem tirar uma foto e compartilhá-la com a classe.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- “Reduzir, reutilizar, reciclar“, disponível aqui;
- “A regra dos 3 erres”, disponível aqui;
- “Como fazer papel reciclado em casa (experimentos de química)”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Giani Peres Pirozzi
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender os benefícios do processo de reciclagem do papel.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: