16735
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - O pioneirismo lusitano na expansão marítima

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O pioneirismo lusitano na expansão marítima

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, cartolina, revistas (para ser recortadas), canetinhas, lápis de cor, slides impressos (caso a escola não conte com um projetor).

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YJtQYMZKMf33kwyvAPBPe3uPKNRDNqbGD3k4ubFr3tYD6QEzctrMRXFe6F6H/his7-02und01-contextualizacao.pdf

Estação 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyv3Z5hxPvdEgAV9BKbgYqKVpcfsMQsF3wRgeWFmHkcTCZmxwvuSHxHGUAW/his7-02und01-estacao-1-elon-musk-publica-os-detalhes-da-colonizacao-de-marte.pdf

Estação 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7agBqStnnBCSY6cZkS5adgXmg7pwXSQPWQ9vbxyfbGFAqhqdryh36yJ8Enr/his7-02und01-estacao-2-colonizar-outros-planetas-e-uma-questao-de-tempo-e-dinheiro.pdf

Estação 3 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v2TSP57akusSYrWgd38rNM36CRzxKHPbtNbsXHqkGK88Bu5wUCupmmMrpWt6/his7-02und01-estacao-3-o-plano-da-nasa-para-transformar-marte-em-um-planeta-habitavel.pdf

Estação 4 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJygbX83H8EKewqTuEnDhk8mMyhP5PNcJtw3QknpYKAm8H4VXARDYaSyycj3/his7-02und01-estacao-4-guia-do-futuro-como-serao-as-colonias-de-humanos-fora-da-terra.pdf

Ficha de análise das estações - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HfdfDXK78tMvvfajsRxV74P3PzvraczwRhHEY3DvQqHfGRWdx3mRe8tVBQFr/his7-02und01-ficha-de-analise-das-estacoes.pdf

Fatores do pioneirismo português - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4PeXRM543cZmFdq6Z5jfSNaQPjxfzSrHA8yJZJCBbe5ZJ3nTdJZ7fUuqMhP/his7-02und01-pioneirismo-portugues.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXEv2JSQ7ZZuVzBVGKyamJy9wvdacXAkpXGVSD5kwVRD5aGVGjJEArMyMRhh/his7-02und01-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Expansão marítima portuguesa - O pioneirismo português no século XV - https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/expansao-maritima-portuguesa-o-pioneirismo-portugues-no-seculo-15.htm?cmpid=copiaecola

- Acesso em: 11/3/2019.

O astrolábio, o mar e o império - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702014000301011&lang=pt.
Acesso em: 11/3/2019.

O nascimento da América portuguesa no contexto imperial lusitano. Considerações teóricas com base nas diferenças entre a historiografia recente e o ensino de História - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742009000100004&lang=pt. Acesso em: 11/3/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva. É importante fazer uma breve explanação sobre o período da expansão marítima, contextualizando o tempo em que está inserido.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de iniciar a Contextualização, divida a sala de aula em oito grupos de trabalho que deverão ser mantidos durante toda a atividade.

A dinâmica desta aula está baseada no conceito de “Rotação por estações”, portanto busque fazer as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo:

  • Considerando uma turma com 40 alunos, organize grupos com cinco componentes, totalizando, assim, oito grupos. Estes mesmos grupos deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. (Em turmas com maior ou menor número de estudantes, leia o tópico “Como adequar à sua realidade”, onde encontrará maisinformações sobre a condução da atividade.) Atente para a formação dos grupos para que os mesmos sejam o mais heterogêneo possível, de modo que os alunos possam se ajudar e também desenvolver-se durante a aula.

Obs: para turmas com maior ou menor números de alunos, leia a seção Como adequar à sua realidade.

  • Organize o grupo de maneira que permita a circulação de material entre eles no sentido horário.

Nesse momento de Contextualização você deve trazer o conteúdo mais para perto do universo dos alunos. Pode ser que alguns conceitos sejam novos para muitos dos alunos, por exemplo, “pioneirismo” e, até mesmo “expansão”.

Peça para que os grupos reflitam sobre estas questões por 4 minutos e abra a discussão logo após. Aqui é esperado que os alunos levantem pontos que possibilitem realizar um paralelo com a expansão marítima como tecnologia avançada (tanto para os foguetes quanto nas pesquisas astronômicas), apoio financeiro etc.

Você deve pedir para que cada grupo responda uma das questões, sempre mediando e atentando para que estes pontos levantados anteriormente sejam pautados na discussão.

Como adequar à sua realidade: A dinâmica da rotação por estações é facilmente adaptável à realidade de sua turma. A proposta apresentada contempla o número de cinco componentes, mas é possível adequar este número para mais ou para menos, de acordo com o seu contexto.

Utilize a lógica de formar grupos em múltiplos de quatro, para que todos os alunos consigam ter acesso ao material da aula. Sendo assim, você terá quantas rotações forem necessárias para atender o total da turma, sempre considerando a formação de três grupos para cada uma delas (não esqueça de preparar a quantidade de material que atenda a quantidade das rotações).

Exemplo: em uma sala com 24 alunos, você pode formar oito trios, para a realização de rotações.

Mas se tiver uma sala com 48 alunos, pode formar oito grupos com seis componentes.

É preciso garantir o equilíbrio no número de estudantes de cada grupo, ainda que não seja possível formá-los exatamente com a mesma quantidade.

Vale destacar a importância de grupos com número reduzido de alunos, para facilitar as discussões e valorizar assim a colaboração entre eles, sempre que possível.

Se a escola não contar com equipamentos multimídia, pode imprimir seis folhas e distribuir em cada grupo. Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.

Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Mantenha a sala dividida em oito grupos. Esta atividade é baseada no conceito de “Rotação por estações” e você deverá instruí-los sobre os seguintes pontos:

  • Teremos quatro estações para oito grupos, ou seja, sempre dois grupos trabalharão com a mesma estação.
  • Os grupos devem se concentrar em dois opostos da sala. Quatro grupos de cada lado.
  • Os materiais deverão girar no sentido horário.
  • Os membros do grupo deverão participar ativamente das discussões.
  • Todos os grupos deverão ficar com suas fichas de análises para anotar os pontos de cada uma das estações de conhecimento.
  • Os grupos deverão atentar para os fatos que podem ser conectados sobre os fatores que favoreceram Portugal na expansão marítima com a colonização de Marte, em nossos dias atuais.

Imprima a “ficha de análise” das estações e distribua para cada um dos grupos, para que possam anotar suas observações ao longo da aula. Leia o material com a turma e explique que, para cada uma das estações, eles deverão responder as perguntas que estão, sempre discutindo e relacionando com alguns dos fatores do pioneirismo português.

Link para impressão da ficha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HfdfDXK78tMvvfajsRxV74P3PzvraczwRhHEY3DvQqHfGRWdx3mRe8tVBQFr/his7-02und01-ficha-de-analise-das-estacoes.pdf

Antes de começar a rotação das estações, distribua a folha que com alguns dos fatores sobre o pioneirismo português, Desse modo os alunos podem realizar a conexão entre os dois momentos e assimilar enquanto debatem em seus grupos. Faça a leitura deste documento com a turma e vá explicando cada um dos fatores, de forma sucinta. Esta etapa é primordial pois é o ponto central da aula e quando os alunos começarão a entender a problemática.

Link para impressão da folha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4PeXRM543cZmFdq6Z5jfSNaQPjxfzSrHA8yJZJCBbe5ZJ3nTdJZ7fUuqMhP/his7-02und01-pioneirismo-portugues.pdf

ESTAÇÕES “COLONIZAÇÃO” ESPACIAL

Os materiais das estações relatam os modos que são previstos para que o homem chegue a Marte e consiga sobreviver. É esperado que os alunos consigam levantar os principais pontos que têm semelhança com as características de Portugal durante a expansão marítima como: investimento financeiro, tecnologia e pesquisas avançadas etc.

Deste modo, os alunos podem compreender melhor um tempo que é distante deles com exemplos atuais.

Estação 1 - Elon Musk publica os detalhes da colonização de Marte

Tempo sugerido para a etapa: 5 minutos.

Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyv3Z5hxPvdEgAV9BKbgYqKVpcfsMQsF3wRgeWFmHkcTCZmxwvuSHxHGUAW/his7-02und01-estacao-1-elon-musk-publica-os-detalhes-da-colonizacao-de-marte.pdf

Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/elon-musk-publica-os-detalhes-da-colonizacao-de-marte/. Acesso em: 21/10/2018.

Estação 2 - “Colonizar outros planetas é uma questão de tempo (e dinheiro)”, diz Marcelo Gleiser.

Tempo sugerido para a etapa: 5 minutos.

Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7agBqStnnBCSY6cZkS5adgXmg7pwXSQPWQ9vbxyfbGFAqhqdryh36yJ8Enr/his7-02und01-estacao-2-colonizar-outros-planetas-e-uma-questao-de-tempo-e-dinheiro.pdf

Disponível em <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI289358-17777,00-COLONIZAR+OUTROS+PLANETAS+E+UMA+QUESTAO+DE+TEMPO+E+DINHEIRO+DIZ+MARCELO+GLE.html>. Acesso em: 21/10/2018.

Estação 3 - O plano da Nasa para transformar Marte em um planeta habitável.

Tempo sugerido para a etapa: 5 minutos.

Link para impressão do material -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v2TSP57akusSYrWgd38rNM36CRzxKHPbtNbsXHqkGK88Bu5wUCupmmMrpWt6/his7-02und01-estacao-3-o-plano-da-nasa-para-transformar-marte-em-um-planeta-habitavel.pdf

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-39164794>. Acesso em: 21/10/2018.

Estação 4 - Guia do futuro: como serão as colônias de humanos fora da Terra?

Tempo sugerido para a etapa: 5 minutos.

Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJygbX83H8EKewqTuEnDhk8mMyhP5PNcJtw3QknpYKAm8H4VXARDYaSyycj3/his7-02und01-estacao-4-guia-do-futuro-como-serao-as-colonias-de-humanos-fora-da-terra.pdf

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141010_vert_fut_colonia_espaco_dg>. Acesso em 21/10/2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Como forma de averiguar e auxiliar os alunos na compreensão do assunto, você deve pedir para que um grupo se junte com outro, de modo que a sala fique com quatro grandes grupos e façam uma apresentação onde possam comparar a “Expansão Marítima” e a “Colonização de Marte”. Incentive os alunos a fazer uma apresentação criativa, utilizando cartazes comparativos, músicas feitas por eles, textos, poemas etc.

É interessante a Sistematização pois os alunos poderão aplicar o que aprenderam na aula e comparar dois momentos distintos, mas que apresentam algumas semelhanças, consolidando-se assim o processo de aprendizado.

Os alunos deverão apresentar para os colegas e, quando possível, deixe o trabalho exposto na escola.

Como adequar à sua realidade: Você pode adaptar alguns pontos de acordo com o perfil de sua turma, pode pedir para que todos os grupos façam a mesma atividade ou deixar aberto para que cada um escolha a que mais se adapte ao seu estilo e, deste modo, possam realizar o que foi proposto com mais dedicação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, cartolina, revistas (para ser recortadas), canetinhas, lápis de cor, slides impressos (caso a escola não conte com um projetor).

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YJtQYMZKMf33kwyvAPBPe3uPKNRDNqbGD3k4ubFr3tYD6QEzctrMRXFe6F6H/his7-02und01-contextualizacao.pdf

Estação 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyv3Z5hxPvdEgAV9BKbgYqKVpcfsMQsF3wRgeWFmHkcTCZmxwvuSHxHGUAW/his7-02und01-estacao-1-elon-musk-publica-os-detalhes-da-colonizacao-de-marte.pdf

Estação 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7agBqStnnBCSY6cZkS5adgXmg7pwXSQPWQ9vbxyfbGFAqhqdryh36yJ8Enr/his7-02und01-estacao-2-colonizar-outros-planetas-e-uma-questao-de-tempo-e-dinheiro.pdf

Estação 3 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v2TSP57akusSYrWgd38rNM36CRzxKHPbtNbsXHqkGK88Bu5wUCupmmMrpWt6/his7-02und01-estacao-3-o-plano-da-nasa-para-transformar-marte-em-um-planeta-habitavel.pdf

Estação 4 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJygbX83H8EKewqTuEnDhk8mMyhP5PNcJtw3QknpYKAm8H4VXARDYaSyycj3/his7-02und01-estacao-4-guia-do-futuro-como-serao-as-colonias-de-humanos-fora-da-terra.pdf

Ficha de análise das estações - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HfdfDXK78tMvvfajsRxV74P3PzvraczwRhHEY3DvQqHfGRWdx3mRe8tVBQFr/his7-02und01-ficha-de-analise-das-estacoes.pdf

Fatores do pioneirismo português - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4PeXRM543cZmFdq6Z5jfSNaQPjxfzSrHA8yJZJCBbe5ZJ3nTdJZ7fUuqMhP/his7-02und01-pioneirismo-portugues.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXEv2JSQ7ZZuVzBVGKyamJy9wvdacXAkpXGVSD5kwVRD5aGVGjJEArMyMRhh/his7-02und01-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Expansão marítima portuguesa - O pioneirismo português no século XV - https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/expansao-maritima-portuguesa-o-pioneirismo-portugues-no-seculo-15.htm?cmpid=copiaecola

- Acesso em: 11/3/2019.

O astrolábio, o mar e o império - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702014000301011&lang=pt.
Acesso em: 11/3/2019.

O nascimento da América portuguesa no contexto imperial lusitano. Considerações teóricas com base nas diferenças entre a historiografia recente e o ensino de História - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742009000100004&lang=pt. Acesso em: 11/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva. É importante fazer uma breve explanação sobre o período da expansão marítima, contextualizando o tempo em que está inserido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de iniciar a Contextualização, divida a sala de aula em oito grupos de trabalho que deverão ser mantidos durante toda a atividade.

A dinâmica desta aula está baseada no conceito de “Rotação por estações”, portanto busque fazer as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo:

  • Considerando uma turma com 40 alunos, organize grupos com cinco componentes, totalizando, assim, oito grupos. Estes mesmos grupos deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. (Em turmas com maior ou menor número de estudantes, leia o tópico “Como adequar à sua realidade”, onde encontrará maisinformações sobre a condução da atividade.) Atente para a formação dos grupos para que os mesmos sejam o mais heterogêneo possível, de modo que os alunos possam se ajudar e também desenvolver-se durante a aula.

Obs: para turmas com maior ou menor números de alunos, leia a seção Como adequar à sua realidade.

  • Organize o grupo de maneira que permita a circulação de material entre eles no sentido horário.

Nesse momento de Contextualização você deve trazer o conteúdo mais para perto do universo dos alunos. Pode ser que alguns conceitos sejam novos para muitos dos alunos, por exemplo, “pioneirismo” e, até mesmo “expansão”.

Peça para que os grupos reflitam sobre estas questões por 4 minutos e abra a discussão logo após. Aqui é esperado que os alunos levantem pontos que possibilitem realizar um paralelo com a expansão marítima como tecnologia avançada (tanto para os foguetes quanto nas pesquisas astronômicas), apoio financeiro etc.

Você deve pedir para que cada grupo responda uma das questões, sempre mediando e atentando para que estes pontos levantados anteriormente sejam pautados na discussão.

Como adequar à sua realidade: A dinâmica da rotação por estações é facilmente adaptável à realidade de sua turma. A proposta apresentada contempla o número de cinco componentes, mas é possível adequar este número para mais ou para menos, de acordo com o seu contexto.

Utilize a lógica de formar grupos em múltiplos de quatro, para que todos os alunos consigam ter acesso ao material da aula. Sendo assim, você terá quantas rotações forem necessárias para atender o total da turma, sempre considerando a formação de três grupos para cada uma delas (não esqueça de preparar a quantidade de material que atenda a quantidade das rotações).

Exemplo: em uma sala com 24 alunos, você pode formar oito trios, para a realização de rotações.

Mas se tiver uma sala com 48 alunos, pode formar oito grupos com seis componentes.

É preciso garantir o equilíbrio no número de estudantes de cada grupo, ainda que não seja possível formá-los exatamente com a mesma quantidade.

Vale destacar a importância de grupos com número reduzido de alunos, para facilitar as discussões e valorizar assim a colaboração entre eles, sempre que possível.

Se a escola não contar com equipamentos multimídia, pode imprimir seis folhas e distribuir em cada grupo. Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.

Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Mantenha a sala dividida em oito grupos. Esta atividade é baseada no conceito de “Rotação por estações” e você deverá instruí-los sobre os seguintes pontos:

  • Teremos quatro estações para oito grupos, ou seja, sempre dois grupos trabalharão com a mesma estação.
  • Os grupos devem se concentrar em dois opostos da sala. Quatro grupos de cada lado.
  • Os materiais deverão girar no sentido horário.
  • Os membros do grupo deverão participar ativamente das discussões.
  • Todos os grupos deverão ficar com suas fichas de análises para anotar os pontos de cada uma das estações de conhecimento.
  • Os grupos deverão atentar para os fatos que podem ser conectados sobre os fatores que favoreceram Portugal na expansão marítima com a colonização de Marte, em nossos dias atuais.

Imprima a “ficha de análise” das estações e distribua para cada um dos grupos, para que possam anotar suas observações ao longo da aula. Leia o material com a turma e explique que, para cada uma das estações, eles deverão responder as perguntas que estão, sempre discutindo e relacionando com alguns dos fatores do pioneirismo português.

Link para impressão da ficha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HfdfDXK78tMvvfajsRxV74P3PzvraczwRhHEY3DvQqHfGRWdx3mRe8tVBQFr/his7-02und01-ficha-de-analise-das-estacoes.pdf

Antes de começar a rotação das estações, distribua a folha que com alguns dos fatores sobre o pioneirismo português, Desse modo os alunos podem realizar a conexão entre os dois momentos e assimilar enquanto debatem em seus grupos. Faça a leitura deste documento com a turma e vá explicando cada um dos fatores, de forma sucinta. Esta etapa é primordial pois é o ponto central da aula e quando os alunos começarão a entender a problemática.

Link para impressão da folha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4PeXRM543cZmFdq6Z5jfSNaQPjxfzSrHA8yJZJCBbe5ZJ3nTdJZ7fUuqMhP/his7-02und01-pioneirismo-portugues.pdf

ESTAÇÕES “COLONIZAÇÃO” ESPACIAL

Os materiais das estações relatam os modos que são previstos para que o homem chegue a Marte e consiga sobreviver. É esperado que os alunos consigam levantar os principais pontos que têm semelhança com as características de Portugal durante a expansão marítima como: investimento financeiro, tecnologia e pesquisas avançadas etc.

Deste modo, os alunos podem compreender melhor um tempo que é distante deles com exemplos atuais.

Estação 1 - Elon Musk publica os detalhes da colonização de Marte

Tempo sugerido para a etapa: 5 minutos.

Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyv3Z5hxPvdEgAV9BKbgYqKVpcfsMQsF3wRgeWFmHkcTCZmxwvuSHxHGUAW/his7-02und01-estacao-1-elon-musk-publica-os-detalhes-da-colonizacao-de-marte.pdf

Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/elon-musk-publica-os-detalhes-da-colonizacao-de-marte/. Acesso em: 21/10/2018.

Estação 2 - “Colonizar outros planetas é uma questão de tempo (e dinheiro)”, diz Marcelo Gleiser.

Tempo sugerido para a etapa: 5 minutos.

Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7agBqStnnBCSY6cZkS5adgXmg7pwXSQPWQ9vbxyfbGFAqhqdryh36yJ8Enr/his7-02und01-estacao-2-colonizar-outros-planetas-e-uma-questao-de-tempo-e-dinheiro.pdf

Disponível em <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI289358-17777,00-COLONIZAR+OUTROS+PLANETAS+E+UMA+QUESTAO+DE+TEMPO+E+DINHEIRO+DIZ+MARCELO+GLE.html>. Acesso em: 21/10/2018.

Estação 3 - O plano da Nasa para transformar Marte em um planeta habitável.

Tempo sugerido para a etapa: 5 minutos.

Link para impressão do material -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v2TSP57akusSYrWgd38rNM36CRzxKHPbtNbsXHqkGK88Bu5wUCupmmMrpWt6/his7-02und01-estacao-3-o-plano-da-nasa-para-transformar-marte-em-um-planeta-habitavel.pdf

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-39164794>. Acesso em: 21/10/2018.

Estação 4 - Guia do futuro: como serão as colônias de humanos fora da Terra?

Tempo sugerido para a etapa: 5 minutos.

Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJygbX83H8EKewqTuEnDhk8mMyhP5PNcJtw3QknpYKAm8H4VXARDYaSyycj3/his7-02und01-estacao-4-guia-do-futuro-como-serao-as-colonias-de-humanos-fora-da-terra.pdf

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141010_vert_fut_colonia_espaco_dg>. Acesso em 21/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Como forma de averiguar e auxiliar os alunos na compreensão do assunto, você deve pedir para que um grupo se junte com outro, de modo que a sala fique com quatro grandes grupos e façam uma apresentação onde possam comparar a “Expansão Marítima” e a “Colonização de Marte”. Incentive os alunos a fazer uma apresentação criativa, utilizando cartazes comparativos, músicas feitas por eles, textos, poemas etc.

É interessante a Sistematização pois os alunos poderão aplicar o que aprenderam na aula e comparar dois momentos distintos, mas que apresentam algumas semelhanças, consolidando-se assim o processo de aprendizado.

Os alunos deverão apresentar para os colegas e, quando possível, deixe o trabalho exposto na escola.

Como adequar à sua realidade: Você pode adaptar alguns pontos de acordo com o perfil de sua turma, pode pedir para que todos os grupos façam a mesma atividade ou deixar aberto para que cada um escolha a que mais se adapte ao seu estilo e, deste modo, possam realizar o que foi proposto com mais dedicação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano :

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano