16734
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Produção do pão

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre conhecer o processo de produção do pão, desde sua sua matéria-prima até o produto pronto para o consumo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO4_08UND02

Ferramentas sugeridas
     - WhatsApp
     - E-mail
     - Vídeo
     - Criação de nuvem de palavras no wordart

Valor trabalhado
     - Cidadania
     - Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula peça que os alunos um dia antes da aula leiam o seguinte texto:

     - Você sabe por que o pão francês tem esse nome? disponível em: http://www.esopave.com.br/2012/07/voce-sabe-por-que-o-pao-frances-tem-esse-nome/ acesso em: 06/06/2020.

Este texto está previsto como material complementar na proposta original do plano.

Contextualização
De maneira sincrônica, em encontro virtual, o professor apresenta o slide da contextualização e dá prosseguimento a etapa conforme sugerido na proposta original do plano.
Veja que essa etapa, também, pode ser feita de maneira assincronica encaminhe o slide e as perguntas de dialogo por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta de opção da escola, como agenda digital ou grupo virtual.

Problematização
Nesta etapa, é possível, também, trabalhar de maneira sincrônica ou assincronica, disponibilize aos alunos:

     - o slide da problematização,
     - as perguntas e
     - o vídeo da animação da Kika (De onde vem o pão?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ acesso em: 06/06/2020),

Acrescente à reflexão a pergunta:

     - Houve alteração na fabricação do pão em função das medidas de prevenção do COVID -19.

Todas os registros devem ser feitos no caderno.

Ação propositiva
Na proposta original do plano essa etapa foi prevista para ser realizada em dupla oportunize para que seja feita assim, já separando as duplas e sugerindo a possibilidade de conversa entre os alunos a distância. Caso seja inviável indique aos alunos que façam a atividade individualmente com a ajuda de seus familiares.
Encaminhe aos alunos: a página 1 do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sK7ZGTNteXtVDYgMw5jvY9YeBs55K7AaR9rRYYHpAgaMHbs789daVsZFA6Ff/ge04-08und02-producao-do-pao.pdf acesso em: 06/06/2020. Este arquivo está indicado no plano original.

Peça aos alunos que coloque as imagens em ordem e acrescente outras se necessário para representar o processo de produção do pão.

Espera-se que os alunos construam um esquema, como o exemplo a seguir:

Peça que tirem foto do esquema elaborado e compartilhem.

Sistematização
Nesta etapa, o professor socializa com a sala toda as tabelas de todos os alunos.

Convite às famílias
Assistam os vídeos:

     - Conheça como é a fabricação de pão francês – disponível em: https://youtu.be/8-MSE_sBvuU acesso em: 06/06/2020

     - COMO FAZER PÃO EM CASA NA QUARENTENA – disponível em: https://youtu.be/T_uPsElq7J0 acesso em: 06/06/2020

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_08UND02

(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas