Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nessa aula, os alunos caracterizaram o trabalho na prestação de serviços realizado no setor público e no privado, para isso é indicado que você organize a turma em trios, ao longo das etapas os alunos desenvolveram os conceitos referentes ao trabalho no setor público e privado, além perceber como utilizar esses serviços identificando os seus prestadores.
Materiais necessários: Projetor ou cópias do infográfico (uma para o trio), cópias da atividade de ação propositiva (uma para cada aluno), cópias da atividade de sistematização (uma para o trio).
Material complementar:
Infográfico - Setor Público e Setor Privado
Ação Propositiva - Situações da vida cotidiana setor público e privado.
Sistematização
Para você saber mais:
Servidor público é a pessoa que ocupa legalmente cargo ou função pública para prestar serviços à sociedade e ao Estado, visando ao interesse público e ao bem comum, exercendo as atribuições e responsabilidades previstas.
Servidores Públicos. Portal da transparência, CGU. Disponível em:<http://www.portaltransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/servidores-publicos>. Acesso em: 21 fev. 2019.
Servidor da iniciativa privada é a pessoa que desempenha seu trabalho para uma empresa privada ou trabalha por conta própria geralmente em atividades de prestação de serviços.
SALGADO, Lia. Carreira pública ou iniciativa privada? G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/04/carreira-publica-ou-iniciativa-privada-veja-dicas-para-escolher.htm> Acesso em: 21 fev. 2019. (Adaptado)
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão conhecer melhor o trabalho realizado pelos trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada.
Para você saber mais:
Servidor público é a pessoa que ocupa legalmente cargo ou função pública para prestar serviços à sociedade e ao Estado, visando ao interesse público e ao bem comum, exercendo as atribuições e responsabilidades previstas.
Servidores Públicos. Portal da transparência, CGU. Disponível em:<http://www.portaltransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/servidores-publicos>. Acesso em: 21 fev. 2019.
Servidor da iniciativa privada é a pessoa que desempenha seu trabalho para uma empresa privada ou trabalha por conta própria geralmente em atividades de prestação de serviços.
SALGADO, Lia. Carreira pública ou iniciativa privada? G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/04/carreira-publica-ou-iniciativa-privada-veja-dicas-para-escolher.htm> Acesso em: 21 fev. 2019. (Adaptado)
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete e ou disponibilize cópias do infográfico para os alunos. Chame a atenção da turma para quem presta os serviços no setor público e no privado, bem como, quais são esses serviços e os principais locais onde ocorrem. Aproveite para destacar com a turma que os serviços públicos encontram-se na atribuição de nossos governantes sejam eles municipais, estaduais ou federal, já o serviços privados são realizados por particulares ou por empresas.
Infográfico - Setor Público e Setor Privado
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Estimule a participação dos alunos, permita que tentem identificar a qual setor público ou privado pertencem cada profissional, faça a mediação auxiliando-os a pensar outros serviços que eles utilizam no cotidiano de origem pública oferecidos pelo governo e privados. Destaque que embora alguns serviços sejam ofertados pelo governo ele tem a possibilidade de contratar uma empresa privada (particular) para realizá-los, como é o caso da coleta de lixo em muitos municípios.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize a turma em trios, para permitir a participação de todos. Distribua a cada trio as situações, os trios deverão ler as informações (características do trabalho) e associar a cada situação o tipo prestado de serviço (público ou privado). Após a realização verificar com os trios as associações e questionar, quais as estratégias utilizadas por cada grupo.
Ação Propositiva - Situações da vida cotidiana setor público e privado.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Apresente aos grupos a notícia ela poderá ser projetada ou impressa. Leia com a turma a notícia e os questionamentos, dê um tempo para que cada grupo responda. Em seguida, corrija com a turma a atividade, chamando a atenção para o papel do servidor público na resolução de problemas da sociedade em geral. É importante, também, de acordo com o objetivo do plano, destacar o papel social e de responsabilidade pela qualidade do serviço e dos produtos dos trabalhadores de serviços privados.
Fonte da reportagem:
MENEZES, Alik. Moradores dos Campos Elíseos denunciam estado crítico de ruas do conjunto. A Crítica, 07/02/2019. Disponível em: <https://www.acritica.com/channels/manaus/news/moradores-do-campos-eliseos-denunciam-estado-critico-de-ruas-do-conjunto>. Acesso em: 31 mar 2019.