16732
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - Refletindo sobre a modernidade

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Refletindo sobre a modernidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é analisar a visão dos europeus sobre os indígenas.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos a imagem que mostra povos indígenas do Brasil e uma população em Nova York. Chame a atenção para algumas perguntas, como:
- Na imagem, vemos cenas de sociedades diferentes. Quais são?
- São sociedades “civilizadas”?
- O que é “civilizado”? O “civilizado” é civilizado para quem?

Neste primeiro momento, as perguntas servem para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. Não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.

Problematização
Disponibilize os trechos dos relatos de Caminha e de Montaigne a respeito dos indígenas americanos. Oriente-os quanto às questões centrais, que devem ser observadas e registradas no caderno:
- Qual a visão dos indígenas que é apresentada em ambos os trechos que lemos? Quais elementos justificam sua resposta?
- Qual o motivo de terem esta visão?
- Atualmente, podemos dizer que alguma sociedade reproduz a mesma visão?

Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp, para interação. Também é possível realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.

Sistematização
Depois de redigir os textos críticos a respeito da visão eurocêntrica quanto aos indígenas, os alunos podem interpretar a leitura em um áudio ou vídeo curto e compartilhar com os colegas.
Outra possibilidade é a de que você crie um mural no Padlet intitulado “Visões sobre os indígenas”. Convide os alunos a editá-lo, adicionando os textos colaborativamente e, assim, formando um acervo a respeito das perspectivas a respeito destes povos (veja aqui como usar o Padlet).

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem outros registros da visão europeia sobre os indígenas, tais como as pinturas produzidas pelos artistas viajantes, como François Auguste Biard no século XIX.
Para chamar atenção sobre isso, podem assistir a reportagem a respeito da exposição “O indígena e o olhar romântico” realizada no Museu Pinacoteca em São Paulo. Disponível aqui.

 

 

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_01UND05

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano:

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas