16732
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Refletindo sobre a modernidade

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Refletindo sobre a modernidade

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se a escola contar com projetor, poderá apenas exibir), cartolina, papel kraft, canetas hidrográfica coloridas.

Material complementar:

Trecho da Carta de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/442bPQmqhtmZZ6hzRhHaWHpkJUMvtNrxCzg2rNakU6sh9bdwhsyHKWxeQ3T7/his7-01und05-carta-de-caminha.pdf

Trecho de Dos canibais, de Montaigne: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfhGkRnm8guPh2paNW8zSMbNTEaMpNdw6kXz9wekfk8BmH5zxVYvZT98kVTA/his7-01und05-dos-canibais-montaigne.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E5PVfnPVxSM9rfSKvEJvXntgDJU5UX2h6hFaKDyh8a9ckJ5NzPYzhDkWvVrQ/his7-01und05-imagens-contextualizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8NCQXYwcU689D3YC4wayezuUBZukNbQP99kDhDe9mraYf7p6n4NGr3WE369T/his7-01und05-sistematizacao.pdf

Dinâmica do aquário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPhBeGTTXWtUkVwsp4esVStjUmNpC86bvZPHTrDugHNrY2v6c6EaN94bdr5s/his7-01und05-dinamica-do-aquario.pdf

Frases polêmicas - Dinâmica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PUdDtXaPjHqvTkHef6uvgufSJXNkqWgGY6xxqv7ecvgBB2u9d9KxemtxxNb4/his7-01und05-frases-polemicas-dinamica.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esta aula será baseada na discussão e na integração da sala. Deste modo, no primeiro momento, organize sua sala em cinco grupos.

Na slide temos três imagens distintas (duas que representam povos indígenas do Brasil e uma da Times Square, em Nova York) e por meio delas inicie a discussão apresentando as seguintes perguntas aos grupos (faça uma pergunta por vez e dê 1 minuto para que discutam), solicitando que reflitam e respondam:

1 - Na imagem vemos imagens de sociedades diferentes. Conseguimos observar quais são?

2 - São sociedades “civilizadas”?

3 - O que é “civilizado”? O “civilizado” é civilizado para quem?

4- O que chama a atenção?

5 - Qual o motivo de viverem como vivem?

Aqui os alunos irão trazer suas noções de civilização, alteridade e sociedade. Neste momento é interessante perceber as falas dos grupos e problematizar os conceitos. É esperado que os alunos digam que a imagem da Times Square seja civilizada. Neste momento, instigue-os a compreender o que é o conceito de civilização, que sempre será uma sociedade julgando a outra sendo, deste modo, uma visão enviesada. Apresente o conceito de “civilização” aos alunos e discuta com eles. Os alunos podem atrelar o conceito de civilizado àquilo que é tido como progresso e tecnológico.

Link da imagem de Nova York. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Times_Square#/media/File:1_times_square_night_2013.jpg. Acesso em: 16/1/2019.

Como adequar à sua realidade: Se achar que é mais interessante, você pode posicionar os alunos no chão, sem mesas e cadeiras, afastando-as para as extremidades da sala. Pode ser que os alunos levantem pontos que precisem de mais atenção, como alguma ideia formada sobre as populações indígenas que carregam preconceitos. Neste caso você pode preparar uma aula para explorar o tema, sendo que é um conteúdo bem denso e necessita de um tempo específico.

Se precisar imprimir as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E5PVfnPVxSM9rfSKvEJvXntgDJU5UX2h6hFaKDyh8a9ckJ5NzPYzhDkWvVrQ/his7-01und05-imagens-contextualizacao.pdf

Para você saber mais: Definição de civilização: https://www.dicio.com.br/civilizacao/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: O ponto central desta aula será a discussão sobre diferentes sociedades e seus costumes. Você deve proporcionar o incômodo nos alunos para que possam problematizar as noções de sociedades e culturas. Faremos esta parte da aula por meio da Dinâmica do aquário.

A dinâmica auxilia na discussão e é propositiva, instigando os alunos a participar do debate. Você deve posicionar a turma em um semicírculo e deixar três cadeiras na frente da sala. Apenas as pessoas que estão sentadas em uma destas cadeiras podem falar; a discussão fica entre entre aqueles que estão sentados no “aquário”.

Se outro estudante quiser participar do debate, ou quiser expressar sua opinião, ele deve se levantar, ir até o “aquário” e tocar no ombro de outro colega para que este ceda seu lugar e ele se sente. Você deve deixar estas regras bem claras para a turma. O tema a ser discutido será proposto e deverá ficar atento para não deixar a discussão fugir da temática.

Se precisar imprimir as instruções da dinâmica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPhBeGTTXWtUkVwsp4esVStjUmNpC86bvZPHTrDugHNrY2v6c6EaN94bdr5s/his7-01und05-dinamica-do-aquario.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia com a turma os dois fragmentos de textos exibidos no slide. O primeiro é um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha e o segundo é um trecho da obra Dos canibais, de Michel de Montaigne. Ambos os textos tratam dos indígenas, mas cada um deles traz uma visão distinta. Caminha expõe os indígenas como povos rudes, mostra que os portugueses zombavam deles. Já Montaigne demonstra uma visão mais humana e compreensível dos indígenas

Peça para que três alunos se voluntariem a sentar-se nas cadeiras do aquário (se houver resistência, você pode indicar os alunos e se sentar em uma das cadeiras, para que eles se sintam à vontade). Após os três primeiros estarem sentados, para auxiliar, você pode sugerir temas de discussão que sejam centrais e que gerem debates, como:

1 - Qual a visão dos indígenas que é apresentada em ambos os trechos que lemos? Quais elementos justificam sua resposta?

2 - Qual o motivo de terem esta visão?

3 - Atualmente, podemos dizer que alguma sociedade reproduz a mesma visão?

Como adequar à sua realidade: Se sua turma tiver um número muito grande de estudantes, você pode posicionar quatro cadeiras. Dependendo do formato de sua sala e da quantidade de alunos você pode alterar o círculo para outro modelo, desde que todos os alunos consigam se ver. Você pode levar esta aula para algum lugar fora da sala de aula (quadra, biblioteca, refeitório etc.), basta imprimir as imagens e distribuir para a turma.

Se precisar imprimir o slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/442bPQmqhtmZZ6hzRhHaWHpkJUMvtNrxCzg2rNakU6sh9bdwhsyHKWxeQ3T7/his7-01und05-carta-de-caminha.pdf

Preparamos algumas sugestões de perguntas e temas de discussão que podem incentivar o debate durante a dinâmica. As frases são polêmicas e levam algumas mensagens que, muitas vezes, são repetidas pelo senso comum. Ao trabalhar com elas você deve se atentar para guiar a discussão e auxiliar os alunos a desconstruir, eles mesmos, as frases e seus preconceitos.

Para ter acesso às frases:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PUdDtXaPjHqvTkHef6uvgufSJXNkqWgGY6xxqv7ecvgBB2u9d9KxemtxxNb4/his7-01und05-frases-polemicas-dinamica.pdf

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Como forma de compreender como os alunos internalizaram a discussão e como aprenderam, você deve pedir para que, em grupos, montem uma apresentação criativa. Usando o formato que quiserem (meme, poesia, música, paródia etc.) os alunos deverão apresentar um texto em que critiquem um dos fragmentos trabalhados na aula (o texto de Montaigne ou de Caminha), utilizando argumentos que foram levantados na própria discussão eles devem embasar seus textos.

Como adequar à sua realidade: Se a escola você contar com cartolinas, papel kraft, folhas coloridas, você pode sugerir para que os alunos preparem suas apresentações com o auxílio destes materiais. Neste caso, você pode expor os trabalhos pela escola, como forma de levar a comunidade escolar à reflexão a respeito do tema.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se a escola contar com projetor, poderá apenas exibir), cartolina, papel kraft, canetas hidrográfica coloridas.

Material complementar:

Trecho da Carta de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/442bPQmqhtmZZ6hzRhHaWHpkJUMvtNrxCzg2rNakU6sh9bdwhsyHKWxeQ3T7/his7-01und05-carta-de-caminha.pdf

Trecho de Dos canibais, de Montaigne: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfhGkRnm8guPh2paNW8zSMbNTEaMpNdw6kXz9wekfk8BmH5zxVYvZT98kVTA/his7-01und05-dos-canibais-montaigne.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E5PVfnPVxSM9rfSKvEJvXntgDJU5UX2h6hFaKDyh8a9ckJ5NzPYzhDkWvVrQ/his7-01und05-imagens-contextualizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8NCQXYwcU689D3YC4wayezuUBZukNbQP99kDhDe9mraYf7p6n4NGr3WE369T/his7-01und05-sistematizacao.pdf

Dinâmica do aquário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPhBeGTTXWtUkVwsp4esVStjUmNpC86bvZPHTrDugHNrY2v6c6EaN94bdr5s/his7-01und05-dinamica-do-aquario.pdf

Frases polêmicas - Dinâmica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PUdDtXaPjHqvTkHef6uvgufSJXNkqWgGY6xxqv7ecvgBB2u9d9KxemtxxNb4/his7-01und05-frases-polemicas-dinamica.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esta aula será baseada na discussão e na integração da sala. Deste modo, no primeiro momento, organize sua sala em cinco grupos.

Na slide temos três imagens distintas (duas que representam povos indígenas do Brasil e uma da Times Square, em Nova York) e por meio delas inicie a discussão apresentando as seguintes perguntas aos grupos (faça uma pergunta por vez e dê 1 minuto para que discutam), solicitando que reflitam e respondam:

1 - Na imagem vemos imagens de sociedades diferentes. Conseguimos observar quais são?

2 - São sociedades “civilizadas”?

3 - O que é “civilizado”? O “civilizado” é civilizado para quem?

4- O que chama a atenção?

5 - Qual o motivo de viverem como vivem?

Aqui os alunos irão trazer suas noções de civilização, alteridade e sociedade. Neste momento é interessante perceber as falas dos grupos e problematizar os conceitos. É esperado que os alunos digam que a imagem da Times Square seja civilizada. Neste momento, instigue-os a compreender o que é o conceito de civilização, que sempre será uma sociedade julgando a outra sendo, deste modo, uma visão enviesada. Apresente o conceito de “civilização” aos alunos e discuta com eles. Os alunos podem atrelar o conceito de civilizado àquilo que é tido como progresso e tecnológico.

Link da imagem de Nova York. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Times_Square#/media/File:1_times_square_night_2013.jpg. Acesso em: 16/1/2019.

Como adequar à sua realidade: Se achar que é mais interessante, você pode posicionar os alunos no chão, sem mesas e cadeiras, afastando-as para as extremidades da sala. Pode ser que os alunos levantem pontos que precisem de mais atenção, como alguma ideia formada sobre as populações indígenas que carregam preconceitos. Neste caso você pode preparar uma aula para explorar o tema, sendo que é um conteúdo bem denso e necessita de um tempo específico.

Se precisar imprimir as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E5PVfnPVxSM9rfSKvEJvXntgDJU5UX2h6hFaKDyh8a9ckJ5NzPYzhDkWvVrQ/his7-01und05-imagens-contextualizacao.pdf

Para você saber mais: Definição de civilização: https://www.dicio.com.br/civilizacao/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: O ponto central desta aula será a discussão sobre diferentes sociedades e seus costumes. Você deve proporcionar o incômodo nos alunos para que possam problematizar as noções de sociedades e culturas. Faremos esta parte da aula por meio da Dinâmica do aquário.

A dinâmica auxilia na discussão e é propositiva, instigando os alunos a participar do debate. Você deve posicionar a turma em um semicírculo e deixar três cadeiras na frente da sala. Apenas as pessoas que estão sentadas em uma destas cadeiras podem falar; a discussão fica entre entre aqueles que estão sentados no “aquário”.

Se outro estudante quiser participar do debate, ou quiser expressar sua opinião, ele deve se levantar, ir até o “aquário” e tocar no ombro de outro colega para que este ceda seu lugar e ele se sente. Você deve deixar estas regras bem claras para a turma. O tema a ser discutido será proposto e deverá ficar atento para não deixar a discussão fugir da temática.

Se precisar imprimir as instruções da dinâmica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPhBeGTTXWtUkVwsp4esVStjUmNpC86bvZPHTrDugHNrY2v6c6EaN94bdr5s/his7-01und05-dinamica-do-aquario.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia com a turma os dois fragmentos de textos exibidos no slide. O primeiro é um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha e o segundo é um trecho da obra Dos canibais, de Michel de Montaigne. Ambos os textos tratam dos indígenas, mas cada um deles traz uma visão distinta. Caminha expõe os indígenas como povos rudes, mostra que os portugueses zombavam deles. Já Montaigne demonstra uma visão mais humana e compreensível dos indígenas

Peça para que três alunos se voluntariem a sentar-se nas cadeiras do aquário (se houver resistência, você pode indicar os alunos e se sentar em uma das cadeiras, para que eles se sintam à vontade). Após os três primeiros estarem sentados, para auxiliar, você pode sugerir temas de discussão que sejam centrais e que gerem debates, como:

1 - Qual a visão dos indígenas que é apresentada em ambos os trechos que lemos? Quais elementos justificam sua resposta?

2 - Qual o motivo de terem esta visão?

3 - Atualmente, podemos dizer que alguma sociedade reproduz a mesma visão?

Como adequar à sua realidade: Se sua turma tiver um número muito grande de estudantes, você pode posicionar quatro cadeiras. Dependendo do formato de sua sala e da quantidade de alunos você pode alterar o círculo para outro modelo, desde que todos os alunos consigam se ver. Você pode levar esta aula para algum lugar fora da sala de aula (quadra, biblioteca, refeitório etc.), basta imprimir as imagens e distribuir para a turma.

Se precisar imprimir o slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/442bPQmqhtmZZ6hzRhHaWHpkJUMvtNrxCzg2rNakU6sh9bdwhsyHKWxeQ3T7/his7-01und05-carta-de-caminha.pdf

Preparamos algumas sugestões de perguntas e temas de discussão que podem incentivar o debate durante a dinâmica. As frases são polêmicas e levam algumas mensagens que, muitas vezes, são repetidas pelo senso comum. Ao trabalhar com elas você deve se atentar para guiar a discussão e auxiliar os alunos a desconstruir, eles mesmos, as frases e seus preconceitos.

Para ter acesso às frases:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PUdDtXaPjHqvTkHef6uvgufSJXNkqWgGY6xxqv7ecvgBB2u9d9KxemtxxNb4/his7-01und05-frases-polemicas-dinamica.pdf

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Como forma de compreender como os alunos internalizaram a discussão e como aprenderam, você deve pedir para que, em grupos, montem uma apresentação criativa. Usando o formato que quiserem (meme, poesia, música, paródia etc.) os alunos deverão apresentar um texto em que critiquem um dos fragmentos trabalhados na aula (o texto de Montaigne ou de Caminha), utilizando argumentos que foram levantados na própria discussão eles devem embasar seus textos.

Como adequar à sua realidade: Se a escola você contar com cartolinas, papel kraft, folhas coloridas, você pode sugerir para que os alunos preparem suas apresentações com o auxílio destes materiais. Neste caso, você pode expor os trabalhos pela escola, como forma de levar a comunidade escolar à reflexão a respeito do tema.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano :

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano