O Latipsoh dos Nacirema
Plano de Aula
Plano de aula: O outro pode ser moderno?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se a escola contar com projetor, poderá apenas exibir).
Material complementar
Contextualização - O Latipsoh dos Nacirema - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tq4kuKmYSCbNuCzq5AxACCVxkeV2yBgBHGvxN7E2meyjzDk72jkWmrbPx3wp/his7-01und04-o-latipsoh-dos-nacirema.pdf
Problematização - Carta de Pero Vaz de Caminha - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCZQTuZvSrJCXDEpDSgeZxPSNNRv2hm5GvzACXUnAyWbxmfga8mFJ4tKAnEm/his7-01und04-carta-pero-vaz-de-caminha.pdf
Problematização - Diferentes culturas - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JYgdMjgcFsH97q9ASnfCtrHMdatAJ5duNggNz27Hh4b2s53y47DzTZz3CGVh/his7-01und04-problematizacao-diferentes-culturas.pdf
Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pQVkGPFEeFjCzrryEWGgJp36QZhAuVKvHG958eSd6wqwcTv74VZEuZrCnzwP/his7-01und04-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
O que é modernidade? https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-modernidade.htm. Acesso em: 11/3/2019.
Ritos corporais entre os Nacirema - Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/364413/mod_resource/content/0/Nacirema.pdf. Acesso em: 12/1/2019.
Tratado da Terra do Brasil: Carta de Pero Vaz de Caminha - Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf.
Acesso em: 12/1/2019.
História da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil - DIsponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/188899/Tratado%20da%20terra%20do%20Brasil.pdf?sequence=1. Acesso em: 12/1/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Observe que aqui os alunos terão o primeiro contato com o conceito de “eurocentrismo”. Então é preciso fazer uma breve explanação sobre o significado (sempre possibilitando que os alunos expressem suas opiniões) da palavra para que eles entendam o que você quer discutir.
Segundo o site https://www.dicio.com.br, o significado de eurocentrismo é: “Modo de julgar o mundo a partir de um ponto de vista europeu. Influência que, política, cultural, econômica, social etc., a Europa exerce sobre outras variadas áreas, países, povos, culturas. Característica da
pessoa eurocêntrica, que busca compreender o mundo tendo em conta somente valores europeus”.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: A Contextualização desta aula consiste na análise de um fragmento do texto intitulado “Ritos corporais entre os Nacirema”, escrito no final da década de 70 pelo antropólogo norte-americano Horace Miner. Ele descreve comportamentos da nossa sociedade, no entanto utiliza a figura de um tribo - os Nacirema (American, de trás para frente) - para poder expor traços da nossa cultura.
No trecho selecionado, o autor descreve um hospital - chamado de Latipsoh (hospital, de trás para frente) - e nossos “rituais” de internação.
É interessante o texto, pois o autor induz a pensar que se trata de outra sociedade, porém vemos nossas próprias práticas externalizadas em
outro povo. O objetivo da análise deste fragmento é auxiliar os alunos a compreender o sentido da aula, por meio de um discurso enviesado,
e problematizar se “o outro também é moderno”.
Projete o fragmento do texto apresentando para a turma as informações acima e destacando que o mesmo foi escrito por um antropólogo, estudioso dos seres humanos e suas relações em todas as dimensões, que estudou um povo chamado Nacirema, que tem seus próprios ritos
e cultura.
Realize uma leitura juntamente com a turma, atentando para as palavras que os alunos podem não compreender o significado, como súbito (imediatamente), excrementos (fezes e urina).
Após o término da leitura peça para que os grupos discutam os seguintes pontos e, após 7 minutos, compartilhem com a turma:
- Sobre o que o texto está falando?
- O que você achou mais interessante do relato sobre os Nacirema?
- Você acha que nossa sociedade tem algum costume parecido?
Após a discussão, caso os alunos não tenham compreendido, conduza os mesmos à compreensão que o texto faz uma brincadeira com nossa sociedade ao nos colocar como um povo com “costumes” estranhos e que o mesmo descreve nossas práticas, neste caso, num hospital.
Com base nesta discussão, espera-se que os alunos possam começar a perceber as diferentes visões que existem sobre um mesmo assunto
e os olhares que podem ocorrer de acordo com quem produz um relato sobre um povo.
Como adequar à sua realidade: Você pode optar por uma leitura individual ou em grupos, adequando a realidade de cada turma e o modo como funciona melhor em seu ambiente escolar.
Caso sua escola não contar com equipamentos multimídias, você deve imprimir uma cópia para cada grupo.
Link do texto
Para você saber mais: Ritos corporais entre os Nacirema - https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/364413/mod_resource/content/0/Nacirema.pdf
Vídeo do professor Antônio Marcelo Jackson, da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual se discute o texto - https://www.youtube.com/watch?v=EV9n9N_ML30
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Neste momento da aula você deve dividir a classe em cinco grupos e iniciar a Problematização projetando as duas imagens e indagando os alunos a respeito do que representam.
Peça-os para que, em seus grupos, discutam em 5 minutos sobre as imagens com base nas indagações a seguir:
- Estas pessoas que estão nas imagens são de culturas diferentes. O que muda com o fato de fazerem parte de outra cultura que não é a predominante no nosso país?
- Nas imagens vemos crianças num ambiente escolar. O que se assemelha com a nossa escola/sala de aula? Há muitas diferenças?
E semelhanças?
Finalização da discussão
Nos próximos 5 minutos você deve finalizar a discussão. Para isso peça para que cada grupo fale rapidamente sobre o que foi abordado e discutido no tempo proposto. Atente para as respostas e anote as principais palavras num canto do quadro para poder retomar mais para a frente.
Espera-se que os alunos falem que as culturas são diferentes, que reconheçam o espaço escolar e as semelhanças que há com sua escola.
Ainda com a turma em grupos, você deverá iniciar a segunda parte da Problematização, que consiste na análise de trechos da carta de Pero Vaz
de Caminha a respeito da chegada dos portugueses ao Brasil.
Como adequar à sua realidade: O intuito de dividir a sala em grupos é facilitar a discussão entre os alunos, então atente para que cada grupo não fique com muitos alunos, nossa sugestão de cinco grupos pode ser alterada de acordo com o número de estudantes de cada classe.
Caso precise imprimir as imagens e as perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JYgdMjgcFsH97q9ASnfCtrHMdatAJ5duNggNz27Hh4b2s53y47DzTZz3CGVh/his7-01und04-problematizacao-diferentes-culturas.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete o fragmento do texto (se a escola não contar com equipamentos multimídia, você deve imprimir uma cópia para cada grupo). Explique para a turma que o texto que será lido é um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal contando sobre o Brasil e sua população no momento da chegada da frota portuguesa.
Faça uma leitura, dos trechos, juntamente com a turma. Atente para as palavras que os alunos podem não compreender o significado, como bestial (relativo a animal, animalesco), esquiva (que tenta evitar algo/alguém), alimárias (animal).
Após o término da leitura peça para que os grupos discutam os seguintes pontos e, após 7 minutos, compartilhem com a turma:
- Sobre o que o texto está falando?
Nesta questão é esperado que os alunos respondam que o texto está se referindo às populações indígenas, sua “inocência”, aparência, a vontade da catequização desses povos etc. Se não surgir nenhuma problematização nesse sentido, reforce com os alunos alguns trechos que demonstram estes pontos.
- O que você achou mais interessante do relato de Pero Vaz de Caminha?
A resposta desta pergunta é pessoal, os alunos podem destacar pontos específicos do discurso de Caminha, relacionar com sua própria visão a respeito dos indígenas etc.
- Pela leitura dos trechos, como você interpreta a visão dos portugueses sobre os indígenas?
É esperado aqui que os alunos consigam perceber que os europeus tinham uma visão de que os indígenas eram povos sem cultura, atrasados, e que era necessário levar o progresso, a fé, a lei a eles. Se julgar interessante, para demonstrar esta visão com mais clareza, fale que Simão de Vasconcelos escreveu, na Crônica da Companhia de Jesus, em 1663, que “a língua deste gentio toda pela costa é, uma: carece de três letras,
não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem sem Justiça e desordenadamente”.
Como adequar à sua realidade: Você pode optar por uma leitura individual, leitura em grupos, adequando a realidade de cada turma e o modo como funciona melhor em seu ambiente escolar.
Para você saber mais: Carta de Pero Vaz de Caminha - http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em: 11/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor, como Sistematização da aula, você deverá propor uma atividade lúdica para a classe. Peça para que voltem no tempo e se imaginem sendo um correspondente que é responsável por enviar ao rei de Portugal notícias sobre os “descobrimentos” dos portugueses. No entanto, o monarca não acredita que os povos que não são europeus possuam inteligência e os trata como se fossem inferiores. Os alunos deverão enviar um pequeno texto, em forma de meme, música, poesia, ao monarca explicando que os costumes e a cultura das sociedades que as embarcações lusitanas estão conectando são apenas diferentes daquelas da Europa, mas possuem muitos pontos em comum.
Como adequar à sua realidade:
Se precisar imprimir a Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pQVkGPFEeFjCzrryEWGgJp36QZhAuVKvHG958eSd6wqwcTv74VZEuZrCnzwP/his7-01und04-sistematizacao.pdf
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Youtube.
Contexto
O objetivo desta aula é comparar o pensamento europeu com as outras sociedades, enfatizando o eurocentrismo na Idade Moderna.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula propondo uma reflexão aos alunos:
- Você já presenciou ou ouviu falar de algum costume de outro povo? Como foi sua reação?
Em seguida, convide os alunos a conhecerem um relato de um antropólogo a respeito do povo Nacirema. Se possível, realizem a leitura em conjunto durante videoconferência, alguns alunos podem ser os leitores (abra os microfones deles). Direcione-os quanto a algumas questões que devem refletir sobre. Incentive-os a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
- O que você achou mais interessante do relato sobre os Nacirema?
- Você acha que nossa sociedade tem algum costume parecido?
- Se lermos as palavras “Nacirema” e “Latipsoh” ao contrário, quais pistas descobrimos a respeito do povo e lugar em que esse costume ocorre?
Problematização
A análise dos materiais deverá ser dividida em duas etapas:
Etapa 1: Disponibilize as imagens das crianças em ambiente escolar e oriente-as para focarem nas perguntas:
- O que muda com o fato de fazerem parte de outra cultura?
O que há de diferente e semelhante em relação a nossa escola?
Etapa 2: Disponibilize o trecho da Carta de Caminha e oriente-os para focarem na pergunta: como você interpreta a visão dos portugueses sobre os indígenas?
Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação. Eles também podem realizá-la coletivamente, em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Depois de redigir as cartas ao rei de Portugal, eles podem interpretar a leitura em um áudio ou vídeo curto, como se fossem historiadores ou repórteres que descobriram tal documento em um antigo baú. Oriente-os a compartilhar os áudios com os colegas depois de pronto.
Convite às famílias
Convide as famílias a refletir a respeito de outros exemplos de ideias que se diferenciam de modelos europeus, sejam referentes a padrões de beleza, consumo, arquitetura, modelos de governo etc. Para incentivá-los a esta reflexão, podem iniciar a atividade assistindo a um curto documentário a respeito da obra “Nosso Norte é o Sul”, do artista uruguaio Torres Garcia. A obra propõe uma posição invertida para o continente americano, em relação ao mapa eurocêntrico que geralmente temos por referência.
“Nosso norte é o sul”. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre as sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de Novo Mundo ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
Palavras-chave: Alteridade, modernidade, cultura.
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