16731
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - O outro pode ser moderno?

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O outro pode ser moderno?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Youtube.

Contexto
O objetivo desta aula é comparar o pensamento europeu com as outras sociedades, enfatizando o eurocentrismo na Idade Moderna.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula propondo uma reflexão aos alunos:
- Você já presenciou ou ouviu falar de algum costume de outro povo? Como foi sua reação?

Em seguida, convide os alunos a conhecerem um relato de um antropólogo a respeito do povo Nacirema. Se possível, realizem a leitura em conjunto durante videoconferência, alguns alunos podem ser os leitores (abra os microfones deles). Direcione-os quanto a algumas questões que devem refletir sobre. Incentive-os a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
- O que você achou mais interessante do relato sobre os Nacirema?
- Você acha que nossa sociedade tem algum costume parecido?
- Se lermos as palavras “Nacirema” e “Latipsoh” ao contrário, quais pistas descobrimos a respeito do povo e lugar em que esse costume ocorre?

Problematização
A análise dos materiais deverá ser dividida em duas etapas:
Etapa 1: Disponibilize as imagens das crianças em ambiente escolar e oriente-as para focarem nas perguntas:
- O que muda com o fato de fazerem parte de outra cultura?
O que há de diferente e semelhante em relação a nossa escola?

Etapa 2: Disponibilize o trecho da Carta de Caminha e oriente-os para focarem na pergunta: como você interpreta a visão dos portugueses sobre os indígenas?

Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação. Eles também podem realizá-la coletivamente, em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.

Sistematização
Depois de redigir as cartas ao rei de Portugal, eles podem interpretar a leitura em um áudio ou vídeo curto, como se fossem historiadores ou repórteres que descobriram tal documento em um antigo baú. Oriente-os a compartilhar os áudios com os colegas depois de pronto.

Convite às famílias
Convide as famílias a refletir a respeito de outros exemplos de ideias que se diferenciam de modelos europeus, sejam referentes a padrões de beleza, consumo, arquitetura, modelos de governo etc. Para incentivá-los a esta reflexão, podem iniciar a atividade assistindo a um curto documentário a respeito da obra “Nosso Norte é o Sul”, do artista uruguaio Torres Garcia. A obra propõe uma posição invertida para o continente americano, em relação ao mapa eurocêntrico que geralmente temos por referência.
“Nosso norte é o sul”. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_01UND04

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano:

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas