16731
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O outro pode ser moderno?

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O outro pode ser moderno?

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se a escola contar com projetor, poderá apenas exibir).

Material complementar

Contextualização - O Latipsoh dos Nacirema - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tq4kuKmYSCbNuCzq5AxACCVxkeV2yBgBHGvxN7E2meyjzDk72jkWmrbPx3wp/his7-01und04-o-latipsoh-dos-nacirema.pdf

Problematização - Carta de Pero Vaz de Caminha - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCZQTuZvSrJCXDEpDSgeZxPSNNRv2hm5GvzACXUnAyWbxmfga8mFJ4tKAnEm/his7-01und04-carta-pero-vaz-de-caminha.pdf

Problematização - Diferentes culturas - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JYgdMjgcFsH97q9ASnfCtrHMdatAJ5duNggNz27Hh4b2s53y47DzTZz3CGVh/his7-01und04-problematizacao-diferentes-culturas.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pQVkGPFEeFjCzrryEWGgJp36QZhAuVKvHG958eSd6wqwcTv74VZEuZrCnzwP/his7-01und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

O que é modernidade? https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-modernidade.htm. Acesso em: 11/3/2019.

Ritos corporais entre os Nacirema - Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/364413/mod_resource/content/0/Nacirema.pdf. Acesso em: 12/1/2019.

Tratado da Terra do Brasil: Carta de Pero Vaz de Caminha - Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf.
Acesso em: 12/1/2019.

História da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil - DIsponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/188899/Tratado%20da%20terra%20do%20Brasil.pdf?sequence=1. Acesso em: 12/1/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Observe que aqui os alunos terão o primeiro contato com o conceito de “eurocentrismo”. Então é preciso fazer uma breve explanação sobre o significado (sempre possibilitando que os alunos expressem suas opiniões) da palavra para que eles entendam o que você quer discutir.

Segundo o site https://www.dicio.com.br, o significado de eurocentrismo é: “Modo de julgar o mundo a partir de um ponto de vista europeu. Influência que, política, cultural, econômica, social etc., a Europa exerce sobre outras variadas áreas, países, povos, culturas. Característica da
pessoa eurocêntrica, que busca compreender o mundo tendo em conta somente valores europeus”.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: A Contextualização desta aula consiste na análise de um fragmento do texto intitulado “Ritos corporais entre os Nacirema”, escrito no final da década de 70 pelo antropólogo norte-americano Horace Miner. Ele descreve comportamentos da nossa sociedade, no entanto utiliza a figura de um tribo - os Nacirema (American, de trás para frente) - para poder expor traços da nossa cultura.

No trecho selecionado, o autor descreve um hospital - chamado de Latipsoh (hospital, de trás para frente) - e nossos “rituais” de internação.
É interessante o texto, pois o autor induz a pensar que se trata de outra sociedade, porém vemos nossas próprias práticas externalizadas em
outro povo. O objetivo da análise deste fragmento é auxiliar os alunos a compreender o sentido da aula, por meio de um discurso enviesado,
e problematizar se “o outro também é moderno”.

Projete o fragmento do texto apresentando para a turma as informações acima e destacando que o mesmo foi escrito por um antropólogo, estudioso dos seres humanos e suas relações em todas as dimensões, que estudou um povo chamado Nacirema, que tem seus próprios ritos
e cultura.

Realize uma leitura juntamente com a turma, atentando para as palavras que os alunos podem não compreender o significado, como súbito (imediatamente), excrementos (fezes e urina).

Após o término da leitura peça para que os grupos discutam os seguintes pontos e, após 7 minutos, compartilhem com a turma:

  • Sobre o que o texto está falando?
  • O que você achou mais interessante do relato sobre os Nacirema?
  • Você acha que nossa sociedade tem algum costume parecido?

Após a discussão, caso os alunos não tenham compreendido, conduza os mesmos à compreensão que o texto faz uma brincadeira com nossa sociedade ao nos colocar como um povo com “costumes” estranhos e que o mesmo descreve nossas práticas, neste caso, num hospital.

Com base nesta discussão, espera-se que os alunos possam começar a perceber as diferentes visões que existem sobre um mesmo assunto
e os olhares que podem ocorrer de acordo com quem produz um relato sobre um povo.

Como adequar à sua realidade: Você pode optar por uma leitura individual ou em grupos, adequando a realidade de cada turma e o modo como funciona melhor em seu ambiente escolar.

Caso sua escola não contar com equipamentos multimídias, você deve imprimir uma cópia para cada grupo.

Link do texto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tq4kuKmYSCbNuCzq5AxACCVxkeV2yBgBHGvxN7E2meyjzDk72jkWmrbPx3wp/his7-01und04-o-latipsoh-dos-nacirema.pdf

Para você saber mais: Ritos corporais entre os Nacirema - https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/364413/mod_resource/content/0/Nacirema.pdf

Vídeo do professor Antônio Marcelo Jackson, da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual se discute o texto - https://www.youtube.com/watch?v=EV9n9N_ML30

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento da aula você deve dividir a classe em cinco grupos e iniciar a Problematização projetando as duas imagens e indagando os alunos a respeito do que representam.

Peça-os para que, em seus grupos, discutam em 5 minutos sobre as imagens com base nas indagações a seguir:

  • Estas pessoas que estão nas imagens são de culturas diferentes. O que muda com o fato de fazerem parte de outra cultura que não é a predominante no nosso país?
  • Nas imagens vemos crianças num ambiente escolar. O que se assemelha com a nossa escola/sala de aula? Há muitas diferenças?
    E semelhanças?

Finalização da discussão

Nos próximos 5 minutos você deve finalizar a discussão. Para isso peça para que cada grupo fale rapidamente sobre o que foi abordado e discutido no tempo proposto. Atente para as respostas e anote as principais palavras num canto do quadro para poder retomar mais para a frente.

Espera-se que os alunos falem que as culturas são diferentes, que reconheçam o espaço escolar e as semelhanças que há com sua escola.

Ainda com a turma em grupos, você deverá iniciar a segunda parte da Problematização, que consiste na análise de trechos da carta de Pero Vaz
de Caminha a respeito da chegada dos portugueses ao Brasil.

Como adequar à sua realidade: O intuito de dividir a sala em grupos é facilitar a discussão entre os alunos, então atente para que cada grupo não fique com muitos alunos, nossa sugestão de cinco grupos pode ser alterada de acordo com o número de estudantes de cada classe.

Caso precise imprimir as imagens e as perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JYgdMjgcFsH97q9ASnfCtrHMdatAJ5duNggNz27Hh4b2s53y47DzTZz3CGVh/his7-01und04-problematizacao-diferentes-culturas.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete o fragmento do texto (se a escola não contar com equipamentos multimídia, você deve imprimir uma cópia para cada grupo). Explique para a turma que o texto que será lido é um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal contando sobre o Brasil e sua população no momento da chegada da frota portuguesa.

Faça uma leitura, dos trechos, juntamente com a turma. Atente para as palavras que os alunos podem não compreender o significado, como bestial (relativo a animal, animalesco), esquiva (que tenta evitar algo/alguém), alimárias (animal).

Após o término da leitura peça para que os grupos discutam os seguintes pontos e, após 7 minutos, compartilhem com a turma:

  • Sobre o que o texto está falando?

Nesta questão é esperado que os alunos respondam que o texto está se referindo às populações indígenas, sua “inocência”, aparência, a vontade da catequização desses povos etc. Se não surgir nenhuma problematização nesse sentido, reforce com os alunos alguns trechos que demonstram estes pontos.

  • O que você achou mais interessante do relato de Pero Vaz de Caminha?

A resposta desta pergunta é pessoal, os alunos podem destacar pontos específicos do discurso de Caminha, relacionar com sua própria visão a respeito dos indígenas etc.

  • Pela leitura dos trechos, como você interpreta a visão dos portugueses sobre os indígenas?

É esperado aqui que os alunos consigam perceber que os europeus tinham uma visão de que os indígenas eram povos sem cultura, atrasados, e que era necessário levar o progresso, a fé, a lei a eles. Se julgar interessante, para demonstrar esta visão com mais clareza, fale que Simão de Vasconcelos escreveu, na Crônica da Companhia de Jesus, em 1663, que “a língua deste gentio toda pela costa é, uma: carece de três letras,
não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem sem Justiça e desordenadamente”.

Como adequar à sua realidade: Você pode optar por uma leitura individual, leitura em grupos, adequando a realidade de cada turma e o modo como funciona melhor em seu ambiente escolar.

Para você saber mais: Carta de Pero Vaz de Caminha - http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em: 11/3/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Professor, como Sistematização da aula, você deverá propor uma atividade lúdica para a classe. Peça para que voltem no tempo e se imaginem sendo um correspondente que é responsável por enviar ao rei de Portugal notícias sobre os “descobrimentos” dos portugueses. No entanto, o monarca não acredita que os povos que não são europeus possuam inteligência e os trata como se fossem inferiores. Os alunos deverão enviar um pequeno texto, em forma de meme, música, poesia, ao monarca explicando que os costumes e a cultura das sociedades que as embarcações lusitanas estão conectando são apenas diferentes daquelas da Europa, mas possuem muitos pontos em comum.

Como adequar à sua realidade:

Se precisar imprimir a Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pQVkGPFEeFjCzrryEWGgJp36QZhAuVKvHG958eSd6wqwcTv74VZEuZrCnzwP/his7-01und04-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se a escola contar com projetor, poderá apenas exibir).

Material complementar

Contextualização - O Latipsoh dos Nacirema - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tq4kuKmYSCbNuCzq5AxACCVxkeV2yBgBHGvxN7E2meyjzDk72jkWmrbPx3wp/his7-01und04-o-latipsoh-dos-nacirema.pdf

Problematização - Carta de Pero Vaz de Caminha - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCZQTuZvSrJCXDEpDSgeZxPSNNRv2hm5GvzACXUnAyWbxmfga8mFJ4tKAnEm/his7-01und04-carta-pero-vaz-de-caminha.pdf

Problematização - Diferentes culturas - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JYgdMjgcFsH97q9ASnfCtrHMdatAJ5duNggNz27Hh4b2s53y47DzTZz3CGVh/his7-01und04-problematizacao-diferentes-culturas.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pQVkGPFEeFjCzrryEWGgJp36QZhAuVKvHG958eSd6wqwcTv74VZEuZrCnzwP/his7-01und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

O que é modernidade? https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-modernidade.htm. Acesso em: 11/3/2019.

Ritos corporais entre os Nacirema - Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/364413/mod_resource/content/0/Nacirema.pdf. Acesso em: 12/1/2019.

Tratado da Terra do Brasil: Carta de Pero Vaz de Caminha - Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf.
Acesso em: 12/1/2019.

História da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil - DIsponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/188899/Tratado%20da%20terra%20do%20Brasil.pdf?sequence=1. Acesso em: 12/1/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Observe que aqui os alunos terão o primeiro contato com o conceito de “eurocentrismo”. Então é preciso fazer uma breve explanação sobre o significado (sempre possibilitando que os alunos expressem suas opiniões) da palavra para que eles entendam o que você quer discutir.

Segundo o site https://www.dicio.com.br, o significado de eurocentrismo é: “Modo de julgar o mundo a partir de um ponto de vista europeu. Influência que, política, cultural, econômica, social etc., a Europa exerce sobre outras variadas áreas, países, povos, culturas. Característica da
pessoa eurocêntrica, que busca compreender o mundo tendo em conta somente valores europeus”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: A Contextualização desta aula consiste na análise de um fragmento do texto intitulado “Ritos corporais entre os Nacirema”, escrito no final da década de 70 pelo antropólogo norte-americano Horace Miner. Ele descreve comportamentos da nossa sociedade, no entanto utiliza a figura de um tribo - os Nacirema (American, de trás para frente) - para poder expor traços da nossa cultura.

No trecho selecionado, o autor descreve um hospital - chamado de Latipsoh (hospital, de trás para frente) - e nossos “rituais” de internação.
É interessante o texto, pois o autor induz a pensar que se trata de outra sociedade, porém vemos nossas próprias práticas externalizadas em
outro povo. O objetivo da análise deste fragmento é auxiliar os alunos a compreender o sentido da aula, por meio de um discurso enviesado,
e problematizar se “o outro também é moderno”.

Projete o fragmento do texto apresentando para a turma as informações acima e destacando que o mesmo foi escrito por um antropólogo, estudioso dos seres humanos e suas relações em todas as dimensões, que estudou um povo chamado Nacirema, que tem seus próprios ritos
e cultura.

Realize uma leitura juntamente com a turma, atentando para as palavras que os alunos podem não compreender o significado, como súbito (imediatamente), excrementos (fezes e urina).

Após o término da leitura peça para que os grupos discutam os seguintes pontos e, após 7 minutos, compartilhem com a turma:

  • Sobre o que o texto está falando?
  • O que você achou mais interessante do relato sobre os Nacirema?
  • Você acha que nossa sociedade tem algum costume parecido?

Após a discussão, caso os alunos não tenham compreendido, conduza os mesmos à compreensão que o texto faz uma brincadeira com nossa sociedade ao nos colocar como um povo com “costumes” estranhos e que o mesmo descreve nossas práticas, neste caso, num hospital.

Com base nesta discussão, espera-se que os alunos possam começar a perceber as diferentes visões que existem sobre um mesmo assunto
e os olhares que podem ocorrer de acordo com quem produz um relato sobre um povo.

Como adequar à sua realidade: Você pode optar por uma leitura individual ou em grupos, adequando a realidade de cada turma e o modo como funciona melhor em seu ambiente escolar.

Caso sua escola não contar com equipamentos multimídias, você deve imprimir uma cópia para cada grupo.

Link do texto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tq4kuKmYSCbNuCzq5AxACCVxkeV2yBgBHGvxN7E2meyjzDk72jkWmrbPx3wp/his7-01und04-o-latipsoh-dos-nacirema.pdf

Para você saber mais: Ritos corporais entre os Nacirema - https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/364413/mod_resource/content/0/Nacirema.pdf

Vídeo do professor Antônio Marcelo Jackson, da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual se discute o texto - https://www.youtube.com/watch?v=EV9n9N_ML30

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento da aula você deve dividir a classe em cinco grupos e iniciar a Problematização projetando as duas imagens e indagando os alunos a respeito do que representam.

Peça-os para que, em seus grupos, discutam em 5 minutos sobre as imagens com base nas indagações a seguir:

  • Estas pessoas que estão nas imagens são de culturas diferentes. O que muda com o fato de fazerem parte de outra cultura que não é a predominante no nosso país?
  • Nas imagens vemos crianças num ambiente escolar. O que se assemelha com a nossa escola/sala de aula? Há muitas diferenças?
    E semelhanças?

Finalização da discussão

Nos próximos 5 minutos você deve finalizar a discussão. Para isso peça para que cada grupo fale rapidamente sobre o que foi abordado e discutido no tempo proposto. Atente para as respostas e anote as principais palavras num canto do quadro para poder retomar mais para a frente.

Espera-se que os alunos falem que as culturas são diferentes, que reconheçam o espaço escolar e as semelhanças que há com sua escola.

Ainda com a turma em grupos, você deverá iniciar a segunda parte da Problematização, que consiste na análise de trechos da carta de Pero Vaz
de Caminha a respeito da chegada dos portugueses ao Brasil.

Como adequar à sua realidade: O intuito de dividir a sala em grupos é facilitar a discussão entre os alunos, então atente para que cada grupo não fique com muitos alunos, nossa sugestão de cinco grupos pode ser alterada de acordo com o número de estudantes de cada classe.

Caso precise imprimir as imagens e as perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JYgdMjgcFsH97q9ASnfCtrHMdatAJ5duNggNz27Hh4b2s53y47DzTZz3CGVh/his7-01und04-problematizacao-diferentes-culturas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete o fragmento do texto (se a escola não contar com equipamentos multimídia, você deve imprimir uma cópia para cada grupo). Explique para a turma que o texto que será lido é um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal contando sobre o Brasil e sua população no momento da chegada da frota portuguesa.

Faça uma leitura, dos trechos, juntamente com a turma. Atente para as palavras que os alunos podem não compreender o significado, como bestial (relativo a animal, animalesco), esquiva (que tenta evitar algo/alguém), alimárias (animal).

Após o término da leitura peça para que os grupos discutam os seguintes pontos e, após 7 minutos, compartilhem com a turma:

  • Sobre o que o texto está falando?

Nesta questão é esperado que os alunos respondam que o texto está se referindo às populações indígenas, sua “inocência”, aparência, a vontade da catequização desses povos etc. Se não surgir nenhuma problematização nesse sentido, reforce com os alunos alguns trechos que demonstram estes pontos.

  • O que você achou mais interessante do relato de Pero Vaz de Caminha?

A resposta desta pergunta é pessoal, os alunos podem destacar pontos específicos do discurso de Caminha, relacionar com sua própria visão a respeito dos indígenas etc.

  • Pela leitura dos trechos, como você interpreta a visão dos portugueses sobre os indígenas?

É esperado aqui que os alunos consigam perceber que os europeus tinham uma visão de que os indígenas eram povos sem cultura, atrasados, e que era necessário levar o progresso, a fé, a lei a eles. Se julgar interessante, para demonstrar esta visão com mais clareza, fale que Simão de Vasconcelos escreveu, na Crônica da Companhia de Jesus, em 1663, que “a língua deste gentio toda pela costa é, uma: carece de três letras,
não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem sem Justiça e desordenadamente”.

Como adequar à sua realidade: Você pode optar por uma leitura individual, leitura em grupos, adequando a realidade de cada turma e o modo como funciona melhor em seu ambiente escolar.

Para você saber mais: Carta de Pero Vaz de Caminha - http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em: 11/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Professor, como Sistematização da aula, você deverá propor uma atividade lúdica para a classe. Peça para que voltem no tempo e se imaginem sendo um correspondente que é responsável por enviar ao rei de Portugal notícias sobre os “descobrimentos” dos portugueses. No entanto, o monarca não acredita que os povos que não são europeus possuam inteligência e os trata como se fossem inferiores. Os alunos deverão enviar um pequeno texto, em forma de meme, música, poesia, ao monarca explicando que os costumes e a cultura das sociedades que as embarcações lusitanas estão conectando são apenas diferentes daquelas da Europa, mas possuem muitos pontos em comum.

Como adequar à sua realidade:

Se precisar imprimir a Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pQVkGPFEeFjCzrryEWGgJp36QZhAuVKvHG958eSd6wqwcTv74VZEuZrCnzwP/his7-01und04-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano :

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano