Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender os diversos papéis das mulheres nas sociedades egípcia e mesopotâmica.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens do contexto para os alunos. Eles devem observá-las e refletir:
- Quais funções as mulheres egípcias estão realizando? Estas funções, que também haviam na Mesopotâmia, ainda são feitas por mulheres?
- Quais as semelhanças e diferenças entre as mulheres representadas?
- Você acredita que todas pertenciam à mesma classe social e tinham a mesma importância perante a sociedade?
Problematização
Disponibilize o documento com alguns trechos do Código de Hamurabi e oriente-os a realizarem uma leitura atenta (até mesmo em voz alta, para praticarem em casa) e analisarem sobre o cotidiano das mulheres na Antiga Mesopotâmia:
- Havia leis que as protegiam?
- Sobre quais assuntos tratavam estas leis?
Eles devem realizar as atividades propostas no documento, verificando quais são os artigos da lei condizentes a cada caso e as correspondências com leis atuais. Indique: Lei Maria da Penha (Lei nº 11340/06 | Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.
Para promover a interação do grupo nesta etapa, crie enquetes virtuais, em que deverão opinar conforme as leis de Hamurabi (o Mentimeter pode ser usado - ative a tradução) ou agende um momento de videoconferência e organize quem deve apreciar cada caso apresentado oralmente e quem deve comentar pelo chat.
Sistematização
Com base nos estudos realizados, poderão produzir uma campanha sobre a importância de leis de proteção às mulheres, relacionando a sociedade Mesopotâmica e a brasileira atual. Incentive-os a enfatizarem o contexto de distanciamento social, no qual aumentaram os índices de violência contra a mulher, e a darem orientações do que se pode fazer a respeito.
Indique a referência: Violência doméstica dispara na quarentena: como reconhecer, proteger e denunciar. O Globo, 01 mai. 2020. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020. Poderão elaborar mensagens de textos, áudios ou vídeos, a serem compartilhados com uma hashtag que represente a campanha (veja como usar aqui).
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre o Código de Hamurabi, acessem: O Código de Hamurabi - O Surgimento das Leis - A História da Civilização. YouTube. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020. Para saber mais sobre a legislação brasileira de proteção a mulher, acessem: Lei Maria da Penha é marco no combate à violência contra a mulher. Senado Federal, 08 ago. 2016. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.
Sugestão Enviada Por: Sherol dos Santos e Renata Capovilla
Código: HIS6_19UND01
(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes