16729
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - As universidades medievais

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As universidades medievais

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização. Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e da Sistematização. Cópias impressas das atividades de Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Universidades medievais e modernas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MfvuArCjN4mHR5ZaANanDuRM9mf24V33mkRSPMmhzpXuZGrJwYdD2AV42neN/his6-18und05-universidades-medievais-e-modernas.pdf

Problematização - Resolução universidades medievais

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GFQ3Y7dWA36Gacv8dzsBnTghsqeuHgtC2JgAuTMf5bU3cHDs6CcfQStSAJnU/his6-18und05-resolucao-universidades-medievais.pdf

Sistematização - Resolução túnel do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7DcJNZ7uxHv754Yg9sfmS6ZjvAv8repZX3rJcUKqNMfPBHvCwZRGfew6Dp68/his6-18und05-resolucao-tunel-do-tempo.pdf

Para você saber mais:

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2007, pp. 173-190. Disponível para download em: https://portalconservador.com/livros/Le-Goff-Jacques-Raizes-Medievais-da-Europa.pdf

Nas páginas indicadas o autor abordará os principais elementos de uma universidade medieval, desde os motivos de sua fundação, cursos oferecidos, métodos aplicados nas aulas etc.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/universidades-medievais.htm

Pequeno artigo que resume as principais características das universidades medievais.

https://www.youtube.com/watch?v=x8skwzt3ZFc

Vídeo curto que resume o surgimento das universidades medievais.

https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/greve-de-professores-tem-adesao-de-mais-de-40-universidades-federais/

Para complementar o debate, leia esta reportagem acerca da greves nas universidades federais no ano de 2017. As informações contidas no link poderão ser fornecidas aos alunos durante os questionamentos presentes na Contextualização.

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/cursospecg.pdf

Relação de cursos oferecidos pelas universidades brasileiras.

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre as universidades medievais é importante esclarecer aos alunos que elas surgiram no século XI nas principais cidades europeias, como Paris (França), Oxford (Inglaterra), Bologna (Itália) e Salamanca (Espanha), atraindo alunos de várias condições sociais (filhos de comerciantes ou de camponeses) e que muitas características destas instituições se mantêm nas universidades atuais (inclusive nas universidades brasileiras).
A discussão de temas, leitura de inúmeros livros, cursos como Medicina e Direito, greves e férias são alguns dos exemplos que mostram características destas instituições medievais que ainda se mantêm.

Para você saber mais:

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2007, pp. 173-190. Disponível para download em: https://portalconservador.com/livros/Le-Goff-Jacques-Raizes-Medievais-da-Europa.pdf

Nas páginas indicadas o autor abordará os principais elementos de uma universidade medieval (os motivos de sua fundação, cursos oferecidos, métodos aplicados nas aulas etc).

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/universidades-medievais.htm

Pequeno artigo que resume as principais características das universidades medievais.

https://www.youtube.com/watch?v=x8skwzt3ZFc

Vídeo curto que resume o surgimento das universidades medievais e que poderá ser passado aos alunos caso o professor deseje.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MfvuArCjN4mHR5ZaANanDuRM9mf24V33mkRSPMmhzpXuZGrJwYdD2AV42neN/his6-18und05-universidades-medievais-e-modernas.pdf).

Peça aos alunos para observar as imagens durante alguns segundos sem dizer nada (caso tenham dificuldade em visualizar a imagem impressa, se aproxime deles percorrendo as fileiras da sala de aula para que notem os detalhes).

Em seguida, inicie o debate com a seguinte questão: Depois de analisarem as imagens, quais elementos existem em comum entre as universidades modernas e as universidades medievais?. Permita que os alunos digam todos os elementos que notaram com relação à arquitetura, à existência de bibliotecas, de salas de aula, da disposição dos alunos e professores, das carteiras etc. Caso a sala não seja muito participativa, escolha alguns alunos que são mais ativos em atividades como estas para dar início ao debate.

Após este primeiro momento, direcione as seguintes questões para a sala:

  • Vocês apontaram alguns elementos em comum entre as universidades medievais e modernas. Quais outras características que vocês acreditam que elas têm em comum, mas que não estão presentes nas imagens?

Caso os alunos tenham dificuldade para pensar em possíveis respostas, pergunte se eles acreditam que na Idade Média os estudantes tivessem férias letivas ou fizessem greves por melhores condições. Diga a eles que isso ocorria e tais práticas ainda estão presentes nos dias de hoje. Para a obtenção de mais respostas, diga aos alunos para pensar nos elementos que fazem parte de seu cotidiano escolar, como férias, provas, atividades etc. Desta forma conseguirão traçar maiores aproximações entre as universidades medievais e modernas com base em seu próprio ambiente de estudo.

2) Durante a Idade Média, ricos e pobres frequentavam a universidade. E hoje em dia? Quem tem acesso à universidade?

É esperado que os alunos digam que o acesso à universidade é possível a todos, mas nem sempre aqueles que querem ingressar na universidade conseguem. Talvez o nível de maturidade e conhecimento dos alunos do sexto ano para o tema não permita que eles façam uma reflexão tão apurada sobre o fato de que o acesso nem sempre é possível a todos devido a inúmeros fatores, tais como: desigualdades sociais presentes no país que promovem o favorecimento de algumas classes sociais em detrimento de outras, obrigando muitos alunos a se dividir entre estudo e trabalho, ou até mesmo a abandonar a escola ou universidade para ajudar suas famílias, dificuldade em se manter na universidade devido aos custos de moradia ou de mensalidade etc - caso os alunos não apresentem tais reflexões, você pode incitá-los a pensar - com base nos fatos elencados - se o acesso à universidade é igual para todas as classes sociais e se eles podem relatar algum caso de parentes ou conhecidos que frequentam a universidade e como conseguiram chegar até lá.

3) Com relação à imagem da sala de aula: no caso da sala de aula medieval, como são os alunos? E o professor?

Espera-se que os alunos apontem diversas características, como vestimenta, espaço dos professores e alunos semelhante aos dos dias de hoje etc, mas incite-os a notar que a universidade medieval só permitia o acesso de estudantes do sexo masculino.

4) E com relação à universidade do século XXI: qual é a diferença que podemos notar com relação ao gênero dos alunos e dos professores? Há diferenças nas vestimentas também?

Os alunos devem apontar que no caso da universidade moderna quem está à frente da sala de aula é uma professora.

5) Sobre as bibliotecas apresentadas nas imagens: quais as diferenças que podemos notar entre as imagens?

Os alunos devem responder que o tipo de identificação por temas era feito de forma diferente, a existência de mesinhas em vez de bancadas para a consulta de livros etc.

6) Nas universidades medievais existiam bibliotecas, e elas ainda estão presentes nas universidades modernas. Vocês acreditam que um dia a tecnologia substituirá os livros?

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola oriente o debate de modo a conduzir os alunos para a reflexão sobre os elementos das universidades medievais que ainda permanecem nas instituições de ensino atuais. Inicie o debate perguntando aos alunos o que eles acreditam que existia em comum entre uma sala de aula da Idade Média e uma sala de aula atual (como a deles ou de uma universidade, por exemplo). É esperado que arrisquem respostas como a existência de alunos, professores, carteiras, materiais etc.

Encoraje-os a ir além nas reflexões indagando sobre a existência das bibliotecas. Se a sua escola possuir uma, diga que nas universidades atuais os estudantes também fazem pesquisas e trabalhos usando a biblioteca, apesar dos recursos tecnológicos disponíveis. Pergunte aos alunos se eles acreditam que as universidades medievais possuíam bibliotecas.

Indague se eles acreditam que os universitários têm férias. Diga que as férias têm origem nas universidades medievais que concediam um tempo de descanso aos seus alunos.

Para você saber mais:

https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/greve-de-professores-tem-adesao-de-mais-de-40-universidades-federais/

Para complementar o debate, leia esta reportagem acerca da greves nas universidades federais no ano de 2017. As informações contidas no link poderão ser fornecidas aos alunos durante os questionamentos nesta etapa da aula.

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/cursospecg.pdf

Relação de cursos oferecidos pelas universidades brasileiras.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/University_of_Oklahoma#/media/File:CarpenterHall.jpg>. Acesso em: 4 jan 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ClareCollegeAndKingsChapel.jpg>. Acesso em: 4 jan de 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Center_for_Middle_Eastern_Studies_Lund_University_Classroom.jpg>. Acesso em: 4 de jan 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Laurentius_de_Voltolina_001.jpg>. Acesso em: 4 jan 2019.

Wiki Commons.Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:UNAL-BibliotecaInterior1-Medellin.JPG>. Acesso em: 4 jan 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Libraries_in_the_Medieval_and_Renaissance_Periods_Figure_5.jpg>.
Acesso em: 4 jan 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios. A quantidade de grupos formada pela sala deve ser um número par.

- Vocês receberão algumas informações sobre as universidades medievais e sobre as universidades modernas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GFQ3Y7dWA36Gacv8dzsBnTghsqeuHgtC2JgAuTMf5bU3cHDs6CcfQStSAJnU/his6-18und05-resolucao-universidades-medievais.pdf).

- Com base na análise das informações, realizem as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 20 minutos.

Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala. É importante que a quantidade de grupos formada seja um número par, pois na próxima etapa da aula os estudantes produzirão cartas e terão que trocar entre os grupos. Se necessário, permita que alguns grupos se desmembrem ou integrem mais alunos. Contudo, tenha o cuidado de não permitir grupos muito grandes (recomenda-se a formação de grupos com no máximo quatro integrantes).

Ao longo da atividade circule para esclarecer possíveis dúvidas, verificar a construção das respostas e fornecer informações adicionais acerca das universidades. (Veja indicações nos links “Para você saber mais”). É importante incentivar a leitura das informações da folha da Problematização por parte dos alunos para que eles verifiquem as continuidades e as mudanças no sistema universitário medieval e no moderno.

Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das informações, o que mais os surpreendeu com relação às semelhanças e às diferenças entre as universidades medievais e as modernas, quais características apresentadas se parecem com a escola deles, se conheciam alguns dados da tabela ou das informações extras, se eles têm familiares ou conhecidos que estão na universidade etc.

Após o término da atividade, os alunos devem permanecer com o material da Problematização para dar continuidade à etapa seguinte da aula.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo se a escola não dispor de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor faça cópias do mesmo antecipadamente para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos irão escrever cartas para um estudante universitário de um tempo diferente do dele (medieval escrevendo para o brasileiro ou o brasileiro escrevendo para o medieval). Para redigir as cartas, os alunos devem aproveitar as informações já escritas na ficha estudantil feita na etapa da Problematização bem como as informações presentes na tabela ou abaixo dela (informações extras).

Frise com os alunos que a mensagem da carta deve ser simples, onde o estudante contará ao outro como é sua vida de universitário (aulas, cursos, provas,onde mora etc). Incentive-os a usar a criatividade para relatar algum problema na universidade que gerou alguma greve, algo de que não gosta na mesma ou ainda que está ansioso pelas férias.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, seguir o passo a passo:

  • Leia as orientações do slide com os alunos (se não tiver acesso a recursos para a projeção, imprima a folha e faça uma leitura compartilhada com a sala pregando a mesma no quadro ou apenas lendo).

2) Após a leitura das instruções, escolha o perfil que cada grupo será na redação da carta. Verifique quantos grupos a sala formou e ordene que metade seja um estudante medieval escrevendo para o brasileiro e metade seja um estudante brasileiro escrevendo para o medieval. Exemplo: se a sala formou seis grupos, três deles serão um universitário brasileiro e três deles serão um universitário medieval. Desta forma, os grupos poderão trocar as correspondências no final da aula.

3) Antes de entregar a folha para a realização da atividade, defina quais grupos vão trocar as cartas entre si;

4) Entregue a folha da Sistematização e frise que esta etapa terá a duração de 12 minutos. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7DcJNZ7uxHv754Yg9sfmS6ZjvAv8repZX3rJcUKqNMfPBHvCwZRGfew6Dp68/his6-18und05-resolucao-tunel-do-tempo.pdf

5) Circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade e sanar possíveis dúvidas dos alunos, sempre incentivando-os a ser criativos em suas correspondências.

6) Nos 6 minutos restantes da aula, peça para os alunos trocar as correspondências com o grupo a eles designado.

7) Escolha alguns grupos para ler as correspondências recebidas.

Durante a realização da atividade, circule pelos grupos para verificar se os alunos compreenderam as principais características das universidades medievais bem como sua importância, haja vista que tais instituições permanecem até os dias atuais. Incentive-os a utilizar a folha de informações e atividades da Problematização para redigir a carta.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo caso a escola não disponha de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie o mesmo antecipadamente para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização. Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e da Sistematização. Cópias impressas das atividades de Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Universidades medievais e modernas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MfvuArCjN4mHR5ZaANanDuRM9mf24V33mkRSPMmhzpXuZGrJwYdD2AV42neN/his6-18und05-universidades-medievais-e-modernas.pdf

Problematização - Resolução universidades medievais

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GFQ3Y7dWA36Gacv8dzsBnTghsqeuHgtC2JgAuTMf5bU3cHDs6CcfQStSAJnU/his6-18und05-resolucao-universidades-medievais.pdf

Sistematização - Resolução túnel do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7DcJNZ7uxHv754Yg9sfmS6ZjvAv8repZX3rJcUKqNMfPBHvCwZRGfew6Dp68/his6-18und05-resolucao-tunel-do-tempo.pdf

Para você saber mais:

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2007, pp. 173-190. Disponível para download em: https://portalconservador.com/livros/Le-Goff-Jacques-Raizes-Medievais-da-Europa.pdf

Nas páginas indicadas o autor abordará os principais elementos de uma universidade medieval, desde os motivos de sua fundação, cursos oferecidos, métodos aplicados nas aulas etc.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/universidades-medievais.htm

Pequeno artigo que resume as principais características das universidades medievais.

https://www.youtube.com/watch?v=x8skwzt3ZFc

Vídeo curto que resume o surgimento das universidades medievais.

https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/greve-de-professores-tem-adesao-de-mais-de-40-universidades-federais/

Para complementar o debate, leia esta reportagem acerca da greves nas universidades federais no ano de 2017. As informações contidas no link poderão ser fornecidas aos alunos durante os questionamentos presentes na Contextualização.

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/cursospecg.pdf

Relação de cursos oferecidos pelas universidades brasileiras.

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre as universidades medievais é importante esclarecer aos alunos que elas surgiram no século XI nas principais cidades europeias, como Paris (França), Oxford (Inglaterra), Bologna (Itália) e Salamanca (Espanha), atraindo alunos de várias condições sociais (filhos de comerciantes ou de camponeses) e que muitas características destas instituições se mantêm nas universidades atuais (inclusive nas universidades brasileiras).
A discussão de temas, leitura de inúmeros livros, cursos como Medicina e Direito, greves e férias são alguns dos exemplos que mostram características destas instituições medievais que ainda se mantêm.

Para você saber mais:

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2007, pp. 173-190. Disponível para download em: https://portalconservador.com/livros/Le-Goff-Jacques-Raizes-Medievais-da-Europa.pdf

Nas páginas indicadas o autor abordará os principais elementos de uma universidade medieval (os motivos de sua fundação, cursos oferecidos, métodos aplicados nas aulas etc).

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/universidades-medievais.htm

Pequeno artigo que resume as principais características das universidades medievais.

https://www.youtube.com/watch?v=x8skwzt3ZFc

Vídeo curto que resume o surgimento das universidades medievais e que poderá ser passado aos alunos caso o professor deseje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MfvuArCjN4mHR5ZaANanDuRM9mf24V33mkRSPMmhzpXuZGrJwYdD2AV42neN/his6-18und05-universidades-medievais-e-modernas.pdf).

Peça aos alunos para observar as imagens durante alguns segundos sem dizer nada (caso tenham dificuldade em visualizar a imagem impressa, se aproxime deles percorrendo as fileiras da sala de aula para que notem os detalhes).

Em seguida, inicie o debate com a seguinte questão: Depois de analisarem as imagens, quais elementos existem em comum entre as universidades modernas e as universidades medievais?. Permita que os alunos digam todos os elementos que notaram com relação à arquitetura, à existência de bibliotecas, de salas de aula, da disposição dos alunos e professores, das carteiras etc. Caso a sala não seja muito participativa, escolha alguns alunos que são mais ativos em atividades como estas para dar início ao debate.

Após este primeiro momento, direcione as seguintes questões para a sala:

  • Vocês apontaram alguns elementos em comum entre as universidades medievais e modernas. Quais outras características que vocês acreditam que elas têm em comum, mas que não estão presentes nas imagens?

Caso os alunos tenham dificuldade para pensar em possíveis respostas, pergunte se eles acreditam que na Idade Média os estudantes tivessem férias letivas ou fizessem greves por melhores condições. Diga a eles que isso ocorria e tais práticas ainda estão presentes nos dias de hoje. Para a obtenção de mais respostas, diga aos alunos para pensar nos elementos que fazem parte de seu cotidiano escolar, como férias, provas, atividades etc. Desta forma conseguirão traçar maiores aproximações entre as universidades medievais e modernas com base em seu próprio ambiente de estudo.

2) Durante a Idade Média, ricos e pobres frequentavam a universidade. E hoje em dia? Quem tem acesso à universidade?

É esperado que os alunos digam que o acesso à universidade é possível a todos, mas nem sempre aqueles que querem ingressar na universidade conseguem. Talvez o nível de maturidade e conhecimento dos alunos do sexto ano para o tema não permita que eles façam uma reflexão tão apurada sobre o fato de que o acesso nem sempre é possível a todos devido a inúmeros fatores, tais como: desigualdades sociais presentes no país que promovem o favorecimento de algumas classes sociais em detrimento de outras, obrigando muitos alunos a se dividir entre estudo e trabalho, ou até mesmo a abandonar a escola ou universidade para ajudar suas famílias, dificuldade em se manter na universidade devido aos custos de moradia ou de mensalidade etc - caso os alunos não apresentem tais reflexões, você pode incitá-los a pensar - com base nos fatos elencados - se o acesso à universidade é igual para todas as classes sociais e se eles podem relatar algum caso de parentes ou conhecidos que frequentam a universidade e como conseguiram chegar até lá.

3) Com relação à imagem da sala de aula: no caso da sala de aula medieval, como são os alunos? E o professor?

Espera-se que os alunos apontem diversas características, como vestimenta, espaço dos professores e alunos semelhante aos dos dias de hoje etc, mas incite-os a notar que a universidade medieval só permitia o acesso de estudantes do sexo masculino.

4) E com relação à universidade do século XXI: qual é a diferença que podemos notar com relação ao gênero dos alunos e dos professores? Há diferenças nas vestimentas também?

Os alunos devem apontar que no caso da universidade moderna quem está à frente da sala de aula é uma professora.

5) Sobre as bibliotecas apresentadas nas imagens: quais as diferenças que podemos notar entre as imagens?

Os alunos devem responder que o tipo de identificação por temas era feito de forma diferente, a existência de mesinhas em vez de bancadas para a consulta de livros etc.

6) Nas universidades medievais existiam bibliotecas, e elas ainda estão presentes nas universidades modernas. Vocês acreditam que um dia a tecnologia substituirá os livros?

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola oriente o debate de modo a conduzir os alunos para a reflexão sobre os elementos das universidades medievais que ainda permanecem nas instituições de ensino atuais. Inicie o debate perguntando aos alunos o que eles acreditam que existia em comum entre uma sala de aula da Idade Média e uma sala de aula atual (como a deles ou de uma universidade, por exemplo). É esperado que arrisquem respostas como a existência de alunos, professores, carteiras, materiais etc.

Encoraje-os a ir além nas reflexões indagando sobre a existência das bibliotecas. Se a sua escola possuir uma, diga que nas universidades atuais os estudantes também fazem pesquisas e trabalhos usando a biblioteca, apesar dos recursos tecnológicos disponíveis. Pergunte aos alunos se eles acreditam que as universidades medievais possuíam bibliotecas.

Indague se eles acreditam que os universitários têm férias. Diga que as férias têm origem nas universidades medievais que concediam um tempo de descanso aos seus alunos.

Para você saber mais:

https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/greve-de-professores-tem-adesao-de-mais-de-40-universidades-federais/

Para complementar o debate, leia esta reportagem acerca da greves nas universidades federais no ano de 2017. As informações contidas no link poderão ser fornecidas aos alunos durante os questionamentos nesta etapa da aula.

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/cursospecg.pdf

Relação de cursos oferecidos pelas universidades brasileiras.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/University_of_Oklahoma#/media/File:CarpenterHall.jpg>. Acesso em: 4 jan 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ClareCollegeAndKingsChapel.jpg>. Acesso em: 4 jan de 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Center_for_Middle_Eastern_Studies_Lund_University_Classroom.jpg>. Acesso em: 4 de jan 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Laurentius_de_Voltolina_001.jpg>. Acesso em: 4 jan 2019.

Wiki Commons.Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:UNAL-BibliotecaInterior1-Medellin.JPG>. Acesso em: 4 jan 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Libraries_in_the_Medieval_and_Renaissance_Periods_Figure_5.jpg>.
Acesso em: 4 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios. A quantidade de grupos formada pela sala deve ser um número par.

- Vocês receberão algumas informações sobre as universidades medievais e sobre as universidades modernas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GFQ3Y7dWA36Gacv8dzsBnTghsqeuHgtC2JgAuTMf5bU3cHDs6CcfQStSAJnU/his6-18und05-resolucao-universidades-medievais.pdf).

- Com base na análise das informações, realizem as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 20 minutos.

Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala. É importante que a quantidade de grupos formada seja um número par, pois na próxima etapa da aula os estudantes produzirão cartas e terão que trocar entre os grupos. Se necessário, permita que alguns grupos se desmembrem ou integrem mais alunos. Contudo, tenha o cuidado de não permitir grupos muito grandes (recomenda-se a formação de grupos com no máximo quatro integrantes).

Ao longo da atividade circule para esclarecer possíveis dúvidas, verificar a construção das respostas e fornecer informações adicionais acerca das universidades. (Veja indicações nos links “Para você saber mais”). É importante incentivar a leitura das informações da folha da Problematização por parte dos alunos para que eles verifiquem as continuidades e as mudanças no sistema universitário medieval e no moderno.

Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das informações, o que mais os surpreendeu com relação às semelhanças e às diferenças entre as universidades medievais e as modernas, quais características apresentadas se parecem com a escola deles, se conheciam alguns dados da tabela ou das informações extras, se eles têm familiares ou conhecidos que estão na universidade etc.

Após o término da atividade, os alunos devem permanecer com o material da Problematização para dar continuidade à etapa seguinte da aula.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo se a escola não dispor de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor faça cópias do mesmo antecipadamente para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos irão escrever cartas para um estudante universitário de um tempo diferente do dele (medieval escrevendo para o brasileiro ou o brasileiro escrevendo para o medieval). Para redigir as cartas, os alunos devem aproveitar as informações já escritas na ficha estudantil feita na etapa da Problematização bem como as informações presentes na tabela ou abaixo dela (informações extras).

Frise com os alunos que a mensagem da carta deve ser simples, onde o estudante contará ao outro como é sua vida de universitário (aulas, cursos, provas,onde mora etc). Incentive-os a usar a criatividade para relatar algum problema na universidade que gerou alguma greve, algo de que não gosta na mesma ou ainda que está ansioso pelas férias.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, seguir o passo a passo:

  • Leia as orientações do slide com os alunos (se não tiver acesso a recursos para a projeção, imprima a folha e faça uma leitura compartilhada com a sala pregando a mesma no quadro ou apenas lendo).

2) Após a leitura das instruções, escolha o perfil que cada grupo será na redação da carta. Verifique quantos grupos a sala formou e ordene que metade seja um estudante medieval escrevendo para o brasileiro e metade seja um estudante brasileiro escrevendo para o medieval. Exemplo: se a sala formou seis grupos, três deles serão um universitário brasileiro e três deles serão um universitário medieval. Desta forma, os grupos poderão trocar as correspondências no final da aula.

3) Antes de entregar a folha para a realização da atividade, defina quais grupos vão trocar as cartas entre si;

4) Entregue a folha da Sistematização e frise que esta etapa terá a duração de 12 minutos. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7DcJNZ7uxHv754Yg9sfmS6ZjvAv8repZX3rJcUKqNMfPBHvCwZRGfew6Dp68/his6-18und05-resolucao-tunel-do-tempo.pdf

5) Circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade e sanar possíveis dúvidas dos alunos, sempre incentivando-os a ser criativos em suas correspondências.

6) Nos 6 minutos restantes da aula, peça para os alunos trocar as correspondências com o grupo a eles designado.

7) Escolha alguns grupos para ler as correspondências recebidas.

Durante a realização da atividade, circule pelos grupos para verificar se os alunos compreenderam as principais características das universidades medievais bem como sua importância, haja vista que tais instituições permanecem até os dias atuais. Incentive-os a utilizar a folha de informações e atividades da Problematização para redigir a carta.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo caso a escola não disponha de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie o mesmo antecipadamente para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano