10274
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Qual o comprimento?

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Comparar medidas de comprimento a partir de meios não padronizados.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.




Objetivos específicos

Comparar medidas de comprimento a partir de meios não padronizados.



Conceito-chave

Medidas não padronizadas de comprimento.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Instrumentos de medida não padronizados;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow ( opcional);
  • Rolo de papel pardo (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça as perguntas da projeção para as crianças e retome com eles os conceitos de comprimento. Após a discussão, diga que nesta aula as crianças irão conhecer algumas maneiras diferentes de medir e comparar altura e comprimento.

Discuta com a turma:

- Quais os termos que utilizamos para diferenciar um prédio do outro?

- E as estradas? O que as diferenciam?

- Como podemos medir a altura dos prédios?

- Como podemos medir o comprimento das estradas?

Propósito: Levar as crianças à reflexão sobre maneiras de medir.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: As crianças devem estar organizadas em duplas previamente pensadas por você, para que uma criança possa ajudar a outra nas medições. Disponibilize para cada dupla um pedaço grande de papel (pardo, kraft) que seja maior do que eles para que possam usar durante a atividade e fazer possíveis marcações. Deixe-os livre para escolher usar o papel ou não. Não diga que é obrigatório utilizá-lo, mas que se acharem necessário podem fazê-lo. Pode ser que alguma dupla resolva fazer as medições usando o próprio corpo, neste caso não usarão o papel. Certamente quem medir no próprio corpo, ou ajudar o colega a medir no seu corpo, estará mais sujeito a erros, já que o corpo possui contornos que são mais difíceis de serem acompanhados ou marcados, principalmente por se tratarem de crianças pequenas que estão com a coordenação motora fina ainda em desenvolvimento. Caso alguma dupla, decida fazer assim, questione o porquê da escolha da estratégia e, se possível, leve-a para o painel de discussões depois.

Como a primeira parte do enunciado pede que as crianças meçam suas alturas com palmos, explique para eles que a medida do palmo vai da ponta do polegar até a ponta do dedo mínimo com a mão bem aberta. Aproveite o momento da explicação para mostrar como usar outros materiais para medir também. Que deve ser o mesmo material colocado na sequência várias vezes até obter-se a altura toda. As duplas poderão:

Para medir com o palmo:

-Uma das crianças deita no papel e a outra criança marca com o lápis um traço rente abaixo dos pés e um acima da cabeça. Depois a criança que estava deitada usa esta marca para medir quantos palmos seus cabem ali. Após, invertem os papéis e o amigo que marcou deve deitar para ter sua altura marcada também.

- Outra maneira é a própria criança estender o palmo sobre seu corpo sucessivas vezes iniciando lá no pé até chegar a cabeça.

- Ou ainda, como estão em dupla, um pode medir a altura do outro. Neste a caso a altura de um será medida pelo palmo do amigo.

Para medir com outros materiais:

- Utilizando a mesma marcação no papel, se a criança escolher, por exemplo, um lápis, ela coloca o lápis deitado com a sua base rente a primeira marca que o seu amigo fez e pode usar outro lápis para marcar o final do lápis e onde deverá ficar novamente a base dele e assim sucessivamente até que o lápis usado para medir chegue a segunda marcação.

- Outra maneira é a própria criança estender o objeto sobre seu corpo sucessivas vezes iniciando lá no pé até chegar a cabeça.

- Ou ainda, como estão em dupla, um pode medir a altura do outro colocando o objeto ladeando o corpo numa sequência que inicia no pé e finda na cabeça.

Não direcione as crianças a nenhuma das estratégias, mas deixe-as livre para usar a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Discuta com a turma (em duplas):

  • Compreenderam o que é para fazer?
  • O que vocês pretendem fazer para descobrir a resposta?
  • Como você pode ajudar o seu amigo a fazer as medições?
  • O que o seu amigo pode fazer para lhe ajudar a medir sua altura?
  • Vocês vão usar o papel para realizar a atividade? De que maneira?
  • Como vocês farão para medir sem usar o papel? (Para as duplas que optarem por não usar o papel)
  • Você já descobriu sua medida em palmos? Quanto é?

Propósito:Levar as crianças a reflexão sobre a própria altura e de como ela pode ser medida de várias formas, levando assim a valores diferentes.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha algumas estratégias mais interessantes para serem compartilhadas com a turma e eleja um aluno da dupla para fazê-lo. A atividade tinha duas questões para serem resolvidas. Não necessariamente, a dupla que for partilhar sua estratégia deverá mostrar como resolveu as duas partes da atividade. Pode acontecer, por exemplo,de uma dupla ter uma ótima estratégia de medir em palmos mas uma estratégia não tão interessante para medir com outro material, ou então a dupla ter usado a mesma estratégia para as duas situações (neste último caso a criança pode apenas citar que usou a mesma estratégia para as duas medições mas não precisa explicar as duas detalhadamente). Sendo assim, peça que apresente somente aquela estratégia que você considerar mais interessante para aquele momento.

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada criança que for participar do momento da discussão das soluções. Ao responderem, peça que se direcionem para a turma e não para o professor.

  • Diga para os colegas, como vocês fizeram para medir a altura de vocês em palmos?
  • Conseguiram pensar em outra alternativa? Se sim, por que então escolheram esta?
  • Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte: Vocês consideram que esta estratégia ajudou a dupla a chegar numa resposta adequada? Por quê?
  • Concordam com a maneira como eles fizeram? Ou fariam algo diferente?
  • Você conhece outras formas de medir altura ou comprimento de alguma coisa?

Obs: É possível que apareçam várias respostas diferentes, já que estamos trabalhando com a altura de indivíduos reais e diferentes entre si. Depois de todas as estratégias que você solicitou forem compartilhadas (é recomendável que durante a discussão seja feito o registro de cada estratégia no quadro para que fique visível para todos ao final da discussão) pergunte à turma:

  • Mais alguma dupla chegou nesses mesmos valores expostos aqui? Usou a mesma estratégia?
  • Tem crianças que usaram o mesmo material escolar que o amigo para medir sua altura? O resultado foi diferente ou igual?
  • Se foi diferente. Por que?
  • Se foi igual. O que isso significa?

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça para que uma ou duas crianças falem o que aprenderam nesta aula. Veja se alguém sabe informar sobre outras formas de medir altura e comprimento.

Propósito: Propiciar às crianças que tomem consciência do que aprenderam nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças, leia e dê um tempo para conversarem com seu colega. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Oportunizar às crianças que utilizem os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.




Objetivos específicos

Comparar medidas de comprimento a partir de meios não padronizados.



Conceito-chave

Medidas não padronizadas de comprimento.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Instrumentos de medida não padronizados;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow ( opcional);
  • Rolo de papel pardo (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça as perguntas da projeção para as crianças e retome com eles os conceitos de comprimento. Após a discussão, diga que nesta aula as crianças irão conhecer algumas maneiras diferentes de medir e comparar altura e comprimento.

Discuta com a turma:

- Quais os termos que utilizamos para diferenciar um prédio do outro?

- E as estradas? O que as diferenciam?

- Como podemos medir a altura dos prédios?

- Como podemos medir o comprimento das estradas?

Propósito: Levar as crianças à reflexão sobre maneiras de medir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: As crianças devem estar organizadas em duplas previamente pensadas por você, para que uma criança possa ajudar a outra nas medições. Disponibilize para cada dupla um pedaço grande de papel (pardo, kraft) que seja maior do que eles para que possam usar durante a atividade e fazer possíveis marcações. Deixe-os livre para escolher usar o papel ou não. Não diga que é obrigatório utilizá-lo, mas que se acharem necessário podem fazê-lo. Pode ser que alguma dupla resolva fazer as medições usando o próprio corpo, neste caso não usarão o papel. Certamente quem medir no próprio corpo, ou ajudar o colega a medir no seu corpo, estará mais sujeito a erros, já que o corpo possui contornos que são mais difíceis de serem acompanhados ou marcados, principalmente por se tratarem de crianças pequenas que estão com a coordenação motora fina ainda em desenvolvimento. Caso alguma dupla, decida fazer assim, questione o porquê da escolha da estratégia e, se possível, leve-a para o painel de discussões depois.

Como a primeira parte do enunciado pede que as crianças meçam suas alturas com palmos, explique para eles que a medida do palmo vai da ponta do polegar até a ponta do dedo mínimo com a mão bem aberta. Aproveite o momento da explicação para mostrar como usar outros materiais para medir também. Que deve ser o mesmo material colocado na sequência várias vezes até obter-se a altura toda. As duplas poderão:

Para medir com o palmo:

-Uma das crianças deita no papel e a outra criança marca com o lápis um traço rente abaixo dos pés e um acima da cabeça. Depois a criança que estava deitada usa esta marca para medir quantos palmos seus cabem ali. Após, invertem os papéis e o amigo que marcou deve deitar para ter sua altura marcada também.

- Outra maneira é a própria criança estender o palmo sobre seu corpo sucessivas vezes iniciando lá no pé até chegar a cabeça.

- Ou ainda, como estão em dupla, um pode medir a altura do outro. Neste a caso a altura de um será medida pelo palmo do amigo.

Para medir com outros materiais:

- Utilizando a mesma marcação no papel, se a criança escolher, por exemplo, um lápis, ela coloca o lápis deitado com a sua base rente a primeira marca que o seu amigo fez e pode usar outro lápis para marcar o final do lápis e onde deverá ficar novamente a base dele e assim sucessivamente até que o lápis usado para medir chegue a segunda marcação.

- Outra maneira é a própria criança estender o objeto sobre seu corpo sucessivas vezes iniciando lá no pé até chegar a cabeça.

- Ou ainda, como estão em dupla, um pode medir a altura do outro colocando o objeto ladeando o corpo numa sequência que inicia no pé e finda na cabeça.

Não direcione as crianças a nenhuma das estratégias, mas deixe-as livre para usar a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Discuta com a turma (em duplas):

  • Compreenderam o que é para fazer?
  • O que vocês pretendem fazer para descobrir a resposta?
  • Como você pode ajudar o seu amigo a fazer as medições?
  • O que o seu amigo pode fazer para lhe ajudar a medir sua altura?
  • Vocês vão usar o papel para realizar a atividade? De que maneira?
  • Como vocês farão para medir sem usar o papel? (Para as duplas que optarem por não usar o papel)
  • Você já descobriu sua medida em palmos? Quanto é?

Propósito:Levar as crianças a reflexão sobre a própria altura e de como ela pode ser medida de várias formas, levando assim a valores diferentes.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha algumas estratégias mais interessantes para serem compartilhadas com a turma e eleja um aluno da dupla para fazê-lo. A atividade tinha duas questões para serem resolvidas. Não necessariamente, a dupla que for partilhar sua estratégia deverá mostrar como resolveu as duas partes da atividade. Pode acontecer, por exemplo,de uma dupla ter uma ótima estratégia de medir em palmos mas uma estratégia não tão interessante para medir com outro material, ou então a dupla ter usado a mesma estratégia para as duas situações (neste último caso a criança pode apenas citar que usou a mesma estratégia para as duas medições mas não precisa explicar as duas detalhadamente). Sendo assim, peça que apresente somente aquela estratégia que você considerar mais interessante para aquele momento.

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada criança que for participar do momento da discussão das soluções. Ao responderem, peça que se direcionem para a turma e não para o professor.

  • Diga para os colegas, como vocês fizeram para medir a altura de vocês em palmos?
  • Conseguiram pensar em outra alternativa? Se sim, por que então escolheram esta?
  • Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte: Vocês consideram que esta estratégia ajudou a dupla a chegar numa resposta adequada? Por quê?
  • Concordam com a maneira como eles fizeram? Ou fariam algo diferente?
  • Você conhece outras formas de medir altura ou comprimento de alguma coisa?

Obs: É possível que apareçam várias respostas diferentes, já que estamos trabalhando com a altura de indivíduos reais e diferentes entre si. Depois de todas as estratégias que você solicitou forem compartilhadas (é recomendável que durante a discussão seja feito o registro de cada estratégia no quadro para que fique visível para todos ao final da discussão) pergunte à turma:

  • Mais alguma dupla chegou nesses mesmos valores expostos aqui? Usou a mesma estratégia?
  • Tem crianças que usaram o mesmo material escolar que o amigo para medir sua altura? O resultado foi diferente ou igual?
  • Se foi diferente. Por que?
  • Se foi igual. O que isso significa?

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça para que uma ou duas crianças falem o que aprenderam nesta aula. Veja se alguém sabe informar sobre outras formas de medir altura e comprimento.

Propósito: Propiciar às crianças que tomem consciência do que aprenderam nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças, leia e dê um tempo para conversarem com seu colega. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Oportunizar às crianças que utilizem os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano