16728
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - São Francisco de Assis e as ordens mendicantes

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre São Francisco de Assis e as ordens mendicantes

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização. Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização. Cópias impressas das atividades de Problematização e Sistematização. Saquinhos plásticos para guardar as fichas do jogo de tabuleiro. Dados (um por grupo). Pinos para os jogadores marcarem seu lugar no tabuleiro (pode ser grão de feijão, milho, botões, pinos aproveitados de outros jogos etc).

Material complementar:

Contextualização - Imagem de São Francisco

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/spa9KEU535gnVba9sB5DfwJVpEeUxjGVwCACpfy88Nb4jRAeaQ5cT5mMqF84/contextualizacao-imagem-de-sao-francisco.pdf

Problematização - Resolução Biografia São Francisco de Assis

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncgx3yHVhb9grAJddcWVYJCY5m5VV3fZzY5gcnUCsJJAMFaJJsF5XrVJnGEc/his6-18und04-resolucao-biografia-de-sao-francisco.pdf

Sistematização - Resolução fichas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RvabWYKsypbRT7DmAMexXAjKVqcTEfxEhpVEdFJCjhneSgvnJ4H8fW9jaX7u/his6-18und04-resolucao-fichas.pdf

Sistematização - Resolução tabuleiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtnDRUPFj5zNhUDwB2FnCNNcUTwMrJYhGDqPjZb2jcvxPQhM9pN2shRXGGWP/his6-18und04-resolucao-tabuleiro.pdf

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis

Artigo sobre a vida de São Francisco de Assis, sua conversão e a fundação da Ordem Franciscana.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_de_Gusm%C3%A3o

Artigo sobre a vida de Domingos de Gusmão, sua pregação e o início da ordem fundada por ele.

https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-francisco-e-o-protetor-dos-animais/

Neste artigo você encontrará informações que explicam o fato de São Francisco ser considerado o protetor dos animais.

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado.

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre São Francisco de Assis é importante esclarecer aos alunos que este personagem abandona sua vida luxuosa para fundar uma ordem mendicante (fundada por frades ou freiras) no século XIII que seguia ideais específicos, como a peregrinação visando a atividade evangelizadora e ajuda aos pobres, humildade, caridade e sobrevivência por meio de esmolas. Neste contexto destacam-se a Ordem Franciscana, fundada pelo próprio São Francisco de Assis, e a Ordem Dominicana, fundada por Domingos de Gusmão.

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis

Artigo sobre a vida de São Francisco de Assis, sua conversão e a fundação da Ordem Franciscana.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_de_Gusm%C3%A3o

Artigo sobre a vida de Domingos de Gusmão, sua pregação e o início da ordem fundada por ele.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a reportagem indicada no slide: GUSTAVO WERNECK, Dia de São Francisco de Assis: centenas de animais recebem a bênção em BH, Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/10/04/interna_gerais,994280/dia-de-sao-francisco-de-assis-centenas-de-animais-recebem-bencao-bh.shtml. Acesso em: 6 de janeiro de 2019.

Escolha um ou mais alunos para realizar a leitura da notícia para a sala. Em seguida, deixe a imagem de São Francisco projetada (caso sua escola não disponha de recursos para projeção, imprima a imagem de São Francisco. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/spa9KEU535gnVba9sB5DfwJVpEeUxjGVwCACpfy88Nb4jRAeaQ5cT5mMqF84/contextualizacao-imagem-de-sao-francisco.pdf) para iniciar a discussão com os seguintes questionamentos:

  • Vocês já tinham ouvido falar de São Francisco de Assis? (Se os alunos responderem positivamente, pergunte em que situação o santo foi mencionado e o que foi dito sobre ele. Em caso negativo, pergunte se eles imaginavam que a Igreja realizava cerimônias para abençoar
    os animais.)

2) Na opinião de vocês, o que fez a dona da cachorrinha acreditar que ela sobreviveu sem nenhuma sequela? (É esperado que os alunos mencionem que a fé em São Francisco de Assis e a promessa feita para o animal provocaram a “cura” do mesmo. Caso os alunos não atinjam esta resposta, compare a situação da reportagem com relatos de pessoas que afirmam ter se curado de doenças graças à intervenção de santos. Cite o santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde os fiéis vão prestar seu agradecimento à santa, e pergunte aos alunos se eles conhecem alguém que afirma ter se curado por meio de um milagre - você também poderá citar algum santuário presente em sua região que seja mais familiar aos alunos ou ainda exemplos de procissões em que as pessoas a percorrem descalços ou de joelhos a fim de pagar promessas.)

3) Qual a relação que vocês poderiam fazer entre o conteúdo da reportagem e a imagem de São Francisco? (É esperado que os alunos atentem para o fato de que São Francisco está rodeado de animais, dando a entender que este santo tinha, de fato, uma proximidade com estes seres. Caso tenham dificuldade em visualizar o conteúdo da imagem, aproxime a folha dos alunos na hora em que estiver fazendo os questionamentos ou peça para irem passando a mesma até que todos vejam.)

4) Como são as vestes de São Francisco de Assis? Elas parecem indicar que ele levava uma vida simples ou luxuosa como religioso?

5) Como é o ambiente em que São Francisco está? Conduza os alunos para que respondam que São Francisco estava próximo da natureza.

Como adequar à sua realidade: A reportagem e a imagem poderão ser projetados, impressos em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar na figura de São Francisco de Assis como protetor dos animais.

Inicie o debate perguntando aos alunos se eles conhecem algum relato ou se já leram algo sobre pessoas que afirmam ter se curado de doenças por meio de pedidos a santos. Cite o caso do santuário de Nossa Senhora Aparecida (ou algum outro santuário que seja mais familiar a eles) e pergunte se eles já ouviram tais relatos ou reportagens referindo-se à cura de animais por intermédio de algum santo. Em caso negativo, explique que São Francisco é considerado protetor dos animais.

Para você saber mais:

https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-francisco-e-o-protetor-dos-animais/

Neste artigo você encontrará informações que explicam o fato de São Francisco ser considerado o protetor dos animais.

Imagem:

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Saint+Francis++animals&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:Saint_Francis_preaches_to_the_animals.jpg>. Acesso em: 18 dez. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Para a otimização do tempo e organização da atividade, seguir o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala.

Circule pelos grupos durante a realização da atividade para sanar possíveis dúvidas dos alunos e supervisionar se a atividade está transcorrendo como o esperado (alunos compreendendo a biografia de São Francisco e conseguindo associar as passagens escritas com as imagens).

Na elaboração das questões diga aos alunos que elas farão parte de um jogo que eles jogarão na próxima etapa da aula. Portanto recomende que eles criem perguntas cujas respostas saibam responder. Para isso elas devem estar baseadas nas informações lidas sobre São Francisco. No final da atividade os grupos devem entregar ao professor os dois retângulos recortados, pois eles se juntarão às demais fichas.

Como adequar à sua realidade: O material poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos jogarão um jogo de tabuleiro sobre São Francisco de Assis. O objetivo é reforçar os conhecimentos acerca deste santo e de seu legado para a Igreja Católica por meio da fundação de uma ordem mendicante que levou seu nome.

Para a realização da atividade, siga os passos abaixo:

2) Peça aos alunos para guardar a folha com a biografia de São Francisco (eles não poderão consultar durante o jogo).

3) Leia as orientações do slide com a turma (projete as orientações ou imprimi-as, deixando as regras do jogo expostas durante toda a atividade caso os alunos tenham dúvidas). Recomenda-se pegar uma cópia do tabuleiro e uma ficha para ilustrar (encenar) aos alunos como o jogo irá ocorrer. Quando o jogador cair em uma casa com uma pergunta o colega do grupo deverá sortear uma das fichas e fazê-la.

4) Distribua um tabuleiro (Disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtnDRUPFj5zNhUDwB2FnCNNcUTwMrJYhGDqPjZb2jcvxPQhM9pN2shRXGGWP/his6-18und04-resolucao-tabuleiro.pdf) para cada grupo, um saquinho com as fichas, um dado e alguns pinos (um por aluno) para marcar o local onde cada um está no jogo (os marcadores podem ser botões, grãos de feijão, pinos aproveitados de outros jogos, milho etc. Providencie antecipadamente este material para o dia da aula.)

Durante a realização do jogo, circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade. É importante averiguar se os alunos realmente entenderam que os momentos da vida de São Francisco foram importantes para torná-lo fundador de uma ordem mendicante e um dos principais santos da Igreja Católica.

Como adequar à sua realidade: O material da Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.

Para você saber mais:

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização. Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização. Cópias impressas das atividades de Problematização e Sistematização. Saquinhos plásticos para guardar as fichas do jogo de tabuleiro. Dados (um por grupo). Pinos para os jogadores marcarem seu lugar no tabuleiro (pode ser grão de feijão, milho, botões, pinos aproveitados de outros jogos etc).

Material complementar:

Contextualização - Imagem de São Francisco

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/spa9KEU535gnVba9sB5DfwJVpEeUxjGVwCACpfy88Nb4jRAeaQ5cT5mMqF84/contextualizacao-imagem-de-sao-francisco.pdf

Problematização - Resolução Biografia São Francisco de Assis

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncgx3yHVhb9grAJddcWVYJCY5m5VV3fZzY5gcnUCsJJAMFaJJsF5XrVJnGEc/his6-18und04-resolucao-biografia-de-sao-francisco.pdf

Sistematização - Resolução fichas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RvabWYKsypbRT7DmAMexXAjKVqcTEfxEhpVEdFJCjhneSgvnJ4H8fW9jaX7u/his6-18und04-resolucao-fichas.pdf

Sistematização - Resolução tabuleiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtnDRUPFj5zNhUDwB2FnCNNcUTwMrJYhGDqPjZb2jcvxPQhM9pN2shRXGGWP/his6-18und04-resolucao-tabuleiro.pdf

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis

Artigo sobre a vida de São Francisco de Assis, sua conversão e a fundação da Ordem Franciscana.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_de_Gusm%C3%A3o

Artigo sobre a vida de Domingos de Gusmão, sua pregação e o início da ordem fundada por ele.

https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-francisco-e-o-protetor-dos-animais/

Neste artigo você encontrará informações que explicam o fato de São Francisco ser considerado o protetor dos animais.

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado.

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre São Francisco de Assis é importante esclarecer aos alunos que este personagem abandona sua vida luxuosa para fundar uma ordem mendicante (fundada por frades ou freiras) no século XIII que seguia ideais específicos, como a peregrinação visando a atividade evangelizadora e ajuda aos pobres, humildade, caridade e sobrevivência por meio de esmolas. Neste contexto destacam-se a Ordem Franciscana, fundada pelo próprio São Francisco de Assis, e a Ordem Dominicana, fundada por Domingos de Gusmão.

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis

Artigo sobre a vida de São Francisco de Assis, sua conversão e a fundação da Ordem Franciscana.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_de_Gusm%C3%A3o

Artigo sobre a vida de Domingos de Gusmão, sua pregação e o início da ordem fundada por ele.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a reportagem indicada no slide: GUSTAVO WERNECK, Dia de São Francisco de Assis: centenas de animais recebem a bênção em BH, Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/10/04/interna_gerais,994280/dia-de-sao-francisco-de-assis-centenas-de-animais-recebem-bencao-bh.shtml. Acesso em: 6 de janeiro de 2019.

Escolha um ou mais alunos para realizar a leitura da notícia para a sala. Em seguida, deixe a imagem de São Francisco projetada (caso sua escola não disponha de recursos para projeção, imprima a imagem de São Francisco. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/spa9KEU535gnVba9sB5DfwJVpEeUxjGVwCACpfy88Nb4jRAeaQ5cT5mMqF84/contextualizacao-imagem-de-sao-francisco.pdf) para iniciar a discussão com os seguintes questionamentos:

  • Vocês já tinham ouvido falar de São Francisco de Assis? (Se os alunos responderem positivamente, pergunte em que situação o santo foi mencionado e o que foi dito sobre ele. Em caso negativo, pergunte se eles imaginavam que a Igreja realizava cerimônias para abençoar
    os animais.)

2) Na opinião de vocês, o que fez a dona da cachorrinha acreditar que ela sobreviveu sem nenhuma sequela? (É esperado que os alunos mencionem que a fé em São Francisco de Assis e a promessa feita para o animal provocaram a “cura” do mesmo. Caso os alunos não atinjam esta resposta, compare a situação da reportagem com relatos de pessoas que afirmam ter se curado de doenças graças à intervenção de santos. Cite o santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde os fiéis vão prestar seu agradecimento à santa, e pergunte aos alunos se eles conhecem alguém que afirma ter se curado por meio de um milagre - você também poderá citar algum santuário presente em sua região que seja mais familiar aos alunos ou ainda exemplos de procissões em que as pessoas a percorrem descalços ou de joelhos a fim de pagar promessas.)

3) Qual a relação que vocês poderiam fazer entre o conteúdo da reportagem e a imagem de São Francisco? (É esperado que os alunos atentem para o fato de que São Francisco está rodeado de animais, dando a entender que este santo tinha, de fato, uma proximidade com estes seres. Caso tenham dificuldade em visualizar o conteúdo da imagem, aproxime a folha dos alunos na hora em que estiver fazendo os questionamentos ou peça para irem passando a mesma até que todos vejam.)

4) Como são as vestes de São Francisco de Assis? Elas parecem indicar que ele levava uma vida simples ou luxuosa como religioso?

5) Como é o ambiente em que São Francisco está? Conduza os alunos para que respondam que São Francisco estava próximo da natureza.

Como adequar à sua realidade: A reportagem e a imagem poderão ser projetados, impressos em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar na figura de São Francisco de Assis como protetor dos animais.

Inicie o debate perguntando aos alunos se eles conhecem algum relato ou se já leram algo sobre pessoas que afirmam ter se curado de doenças por meio de pedidos a santos. Cite o caso do santuário de Nossa Senhora Aparecida (ou algum outro santuário que seja mais familiar a eles) e pergunte se eles já ouviram tais relatos ou reportagens referindo-se à cura de animais por intermédio de algum santo. Em caso negativo, explique que São Francisco é considerado protetor dos animais.

Para você saber mais:

https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-francisco-e-o-protetor-dos-animais/

Neste artigo você encontrará informações que explicam o fato de São Francisco ser considerado o protetor dos animais.

Imagem:

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Saint+Francis++animals&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:Saint_Francis_preaches_to_the_animals.jpg>. Acesso em: 18 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Para a otimização do tempo e organização da atividade, seguir o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala.

Circule pelos grupos durante a realização da atividade para sanar possíveis dúvidas dos alunos e supervisionar se a atividade está transcorrendo como o esperado (alunos compreendendo a biografia de São Francisco e conseguindo associar as passagens escritas com as imagens).

Na elaboração das questões diga aos alunos que elas farão parte de um jogo que eles jogarão na próxima etapa da aula. Portanto recomende que eles criem perguntas cujas respostas saibam responder. Para isso elas devem estar baseadas nas informações lidas sobre São Francisco. No final da atividade os grupos devem entregar ao professor os dois retângulos recortados, pois eles se juntarão às demais fichas.

Como adequar à sua realidade: O material poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos jogarão um jogo de tabuleiro sobre São Francisco de Assis. O objetivo é reforçar os conhecimentos acerca deste santo e de seu legado para a Igreja Católica por meio da fundação de uma ordem mendicante que levou seu nome.

Para a realização da atividade, siga os passos abaixo:

2) Peça aos alunos para guardar a folha com a biografia de São Francisco (eles não poderão consultar durante o jogo).

3) Leia as orientações do slide com a turma (projete as orientações ou imprimi-as, deixando as regras do jogo expostas durante toda a atividade caso os alunos tenham dúvidas). Recomenda-se pegar uma cópia do tabuleiro e uma ficha para ilustrar (encenar) aos alunos como o jogo irá ocorrer. Quando o jogador cair em uma casa com uma pergunta o colega do grupo deverá sortear uma das fichas e fazê-la.

4) Distribua um tabuleiro (Disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtnDRUPFj5zNhUDwB2FnCNNcUTwMrJYhGDqPjZb2jcvxPQhM9pN2shRXGGWP/his6-18und04-resolucao-tabuleiro.pdf) para cada grupo, um saquinho com as fichas, um dado e alguns pinos (um por aluno) para marcar o local onde cada um está no jogo (os marcadores podem ser botões, grãos de feijão, pinos aproveitados de outros jogos, milho etc. Providencie antecipadamente este material para o dia da aula.)

Durante a realização do jogo, circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade. É importante averiguar se os alunos realmente entenderam que os momentos da vida de São Francisco foram importantes para torná-lo fundador de uma ordem mendicante e um dos principais santos da Igreja Católica.

Como adequar à sua realidade: O material da Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.

Para você saber mais:

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano