16727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - As cidades medievais

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As cidades medievais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Kahoot, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a importância das cidades na Idade Média.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem do slide 1 e o samba enredo da Unidos do Porto da Pedra (letra, áudio ou vídeo). Proponha que os alunos reflitam:
- Segundo a letra como é viver no campo?
- E como é viver na cidade?
- Onde a vida é mais acelerada e onde é mais tranquila?

Recomende que conversem com familiares, para saber a respeito das experiências de vida no campo ou cidade: o que achavam das vidas lá e o que mais é marcante nas memórias, como músicas, alimentações, histórias etc.

Problematização
Convide os alunos a planejarem uma cidade, pergunte como pensam que deve ser a estrutura, população e atividades. Isso pode ser feito por meio de uma enquete no Kahoot (veja como usá-lo aqui), Mentimeter (veja como usá-lo aqui) ou em comentários via Whatsapp. Proponha, como base, que analisem algumas cidades construídas ao longo da História. Disponibilize as imagens da cidade medieval e fichas de análise sobre elas. Eles devem refletir:
- Como era viver naquelas cidades?
- Por que eram cercadas por muralhas?

Disponibilize o documento textual “A expansão da Idade Média Central” e solicite que façam uma leitura atenta (até mesmo em voz alta, é importante treinar em casa). Eles devem analisar:
- Quais as principais cidades citadas?
- O que aconteceu com a população destas cidades?
- Em qual período ocorreram mudanças em relação a esta população?
- Quais atividades eram desenvolvidas nestas cidades? Elas são importantes até hoje?

Os registros devem ser feitos no caderno, Google sala de aula ou outras mídias que já utilizam. Incentive-os a conversar sobre as análises, seja por meio de trocas de mensagem, via Whatsapp ou participação em um momento de videoconferência.

Sistematização
Proponha que elaborem um plano de como deve ser uma cidade. Disponibilize a imagem comparativa entre a cidade medieval e atual, para que reflitam acerca dos mecanismos de segurança. Quanto a este quesito, oriente-os a pensarem, também, sobre outros elementos importantes para a segurança de uma cidade, como a iluminação pública, por exemplo. Outras questões, como acesso a moradia, distribuição das pessoas, locais de trabalho e lazer, também podem fazer parte deste planejamento. O trabalho pode ser compartilhado com a turma em formato de texto, desenhos com legendas, áudios ou vídeos. O Padlet é uma das ferramentas em que podem ser publicados e vistos por todos (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Para que reflitam a respeito das estruturas urbanas no passado e no presente, indique que acesse:
- Vídeo sobre as cidades medievais ilustrado com Minecraft - “Baixa Idade Média: Renascimento Urbano e Comercial - Idade Média ep. 05”. Youtube, 16 set. 2017. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.
- Planejamento urbano no Brasil: um breve histórico. Politize. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_15UND01

(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas