16727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - As cidades medievais

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As cidades medievais

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também de computador), material impresso, material para desenho e pintura, aparelho de som (caso não tenha áudio integrado ao projetor).

Se não dispor dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo utilizar painéis e anotações prévias do material a ser usado, de acordo com as orientações contidas no plano.

É recomendável que antes do desenvolvimento desta aula sejam feitas algumas discussões acerca dos aspectos físicos e geográficos das cidades medievais, que, por necessidade de defesa, estavam quase sempre em locais de difícil acesso e onde pudesse usar recursos naturais para se defenderem, além das enormes muralhas.

Material complementar:

Link para imprimir a letra da música

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n3QEg4SpB5chD6QXdf5Wxp5Q9HKWhmqaWuJtCyMJnDSJMdFDSAJmhzu9AZqV/letra-samba-enredo-porto-da-pedra-1995.pdf

Link para acessar o samba enredo da Porto da Pedra em 1995 (letra e música): https://www.letras.mus.br/sambas/958845/

Link para o Documento 1- Cidade medieval

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pqKcwzR7cHRSBgNdPjzbuBRg4dMThvEGAhfbewvbh6Utgv6D6qfJpuFW8skQ/documento-1-cidade-medieval.pdf

Link para o Documento 2- Expansão demográfica do Ocidente cristão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r69DVpprXp6VqhaHsNRTewEpWxzzFhw5pqbGX8M4T6sDFya9adPXNvgfsaAd/documento-2-expansao-demografica-do-ocidente-cristao.pdf

Link para o Documento 3- Cartão-postal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hDaX8ZQNZ48dMuzjrNwyudsBzrKGkXaeggXNcxtEskRvBa4fTf5BDUMX3wF/his6-15und01-documento-3-cartao-postal.pdf

Link para impressão das imagens dos slides da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KN69jPEYp8zt3zgPcknf54kyr3QTV7J9Y5MarwFQbjBacdAuYaVa45BQrtXJ/imagens-dos-slides-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

ARCH SEARCH. Urbanização Idade Média. 9 mai. 2018. Disponível em: <https://www.archsearchapp.com.br/single- post/2018/05/09/Arch-Hoje-Arch-Curiosidades--Urbaniza%C3%A7%C3%A3o-Idade-M%C3%A9dia> Acesso em: 2 fev. 2019.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Professor, para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (possibilitar o entendimento acerca da dinâmica da circulação de pessoas nas cidades da Idade Média, desfazendo a ideia de insignificância das atividades vinculadas a ela neste período).

Divida a turma em grupos com três componentes (esta formação deve permanecer até o fim da aula).

Projete a imagem do slide e distribua entre os grupos a letra do samba-enredo de 1995 da Escola de Samba do Rio de Janeiro, Unidos do Porto da Pedra. É recomendável que a música também seja reproduzida em áudio ou em vídeo, enquanto os estudantes acompanham a leitura da letra.

Ao término da reprodução/leitura, estabeleça uma discussão, instigando a turma por meio de algumas perguntas que possam iniciar uma relação com o conteúdo da aula:

  • De que trata a música? Ela faz uma distinção entre diferentes partes de município? Quais?
  • Alguém na turma vive no campo ou na cidade?
  • Como é viver na cidade?
  • Como a música apresenta a vida na cidade/nos centros urbanos? Onde ela é mais acelerada e onde é mais tranquila?
  • O que vocês acham que aconteceu com as cidades romanas por causa da crise ocorrida no Império? Será que elas ficaram desabitadas?

Destaque as falas mais significativas, que traga questões sobre a manutenção da vida urbana, destacando a convivência e interdependência entre campo e cidade.

Link para imprimir a letra da música

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n3QEg4SpB5chD6QXdf5Wxp5Q9HKWhmqaWuJtCyMJnDSJMdFDSAJmhzu9AZqV/letra-samba-enredo-porto-da-pedra-1995.pdf

Referência da imagem do slide 1

ALMEIDA, Ricardo. Final da disputa de samba-enredo na Unidos do Porto da Pedra. Fotografia. Próprio trabalho, CC BY-SA 4.0. Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid= 60735579 > Acesso em: 3 fev. 2019.

Link para acessar o samba-enredo da Porto da Pedra em 1995 (letra e música):

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas- de-samba/unidos-do-porto-da-pedra/1995/

Como adequar à sua realidade: Buscar também outras músicas, poemas ou outras linguagens artísticas regionais que tratem desta relação entre campo e cidade, caso entenda que o samba-enredo se tornará muito distante da turma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Prepare previamente todo o material a ser entregue à turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade que atenda uma cópia para cada grupo formado. Busque também garantir a heterogeneidade dos grupos, é sempre recomendável que haja colaboração entre os estudantes durante a realização da atividade, por isso, vale observar o equilíbrio quanto à condição de aprendizagem.

É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se 3 minutos para isso).

Etapa 1:

  • Distribua uma cópia do Documento 1 para cada grupo. Esclareça a necessidade de observarem atentamente as imagens para que tenham condição de responder às questões propostas e mostre como deverão registrar as informações. Explique que deverão ler cada pergunta, respondendo ao lado aquilo que o grupo concluir a respeito. Lembre que terão 8 minutos para realizar esta primeira atividade.

É fundamental que acompanhe a atividade, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes.

Indique (ou solicite a participação voluntária) dois estudantes para compartilhar as respostas dos grupos nos quais participaram da atividade, antes de ir para a próxima etapa. Utilize 2 minutos para isso.

Busque fechar as discussões levantado ainda algumas questões para a turma.

Exemplo: - Vocês sabem por que as cidades eram cercadas por muralhas?

- Como vocês imaginam a vida em um ambiente como este?

Link para o Documento 1- Cidade medieval

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pqKcwzR7cHRSBgNdPjzbuBRg4dMThvEGAhfbewvbh6Utgv6D6qfJpuFW8skQ/documento-1-cidade-medieval.pdf

Referências das imagens e dos textos do Documento 1- Cidade medieval

Cidade medieval de Gradara com ao fundo a cidade de Cattolica no Mar Adriático. Foto de Siloé Mascolo. Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php? curid=74933882> Acesso em: 2 fev. 2019.

SANTISTA1982 . Cidade medieval de Gradara. Foto de Siloé Mascolo.Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/ index.php?curid=74933939> Acesso em: 2 fev. 2019.

LE GOFF, Jacques. O homem medieval. Lisboa: Ed. Estampa, 1998.

MUNICÍPIO DE GRADARA. Gradara capital da Idade Média. Disponível em: <https://translate.googleusercontent.com/ translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com&sl=it&sp=nmt4&u=http://www.comune.gradara.pu.it/index.php%3Fid%3D600&xid=17259,15700021,15700186,15700190,15700248,15700253&usg=ALkJrhghmpDf9XlRBPrvLK5lKGcKxAfuHQ> Acesso em: 15 fev. 2019.

Etapa 2:

  • Seguindo a mesma orientação anterior, distribua uma cópia do Documento 2 para cada grupo. Esclareça a necessidade de lerem os textos com bastante atenção, se colocando à disposição para eventuais dúvidas. Mostre como deverão registrar as informações, esclarecendo que deverão ler cada pergunta, respondendo ao lado aquilo que o grupo concluir a respeito.

Lembre que terão 10 minutos para realizar esta segunda etapa.

Circule entre os grupos e apoie no que for necessário tomando sempre o cuidado para não desconsiderar o protagonismo dos estudantes.

Da mesma forma que na etapa anterior, indique (ou solicite a participação voluntária) dois estudantes para compartilhar as respostas dos grupos nos quais participaram da atividade, antes de ir para a Sistematização. Utilize 2 minutos para isso.

Levante algumas questões complementares:

  • O que significa esta circulação de pessoas nas cidades?
  • Quando há aumento da população nas cidades, o que se pode pensar sobre a vida no campo?
  • No caso das sociedades medievais, isso pode ter contribuído para outras mudanças que influenciaram no futuro, para a forma como
    vivemos hoje em dia?

Link para o documento 2- Expansão demográfica do Ocidente cristão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r69DVpprXp6VqhaHsNRTewEpWxzzFhw5pqbGX8M4T6sDFya9adPXNvgfsaAd/documento-2-expansao-demografica-do-ocidente-cristao.pdf

Referências dos textos do Documento 2:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. p. 24-29.

LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antônio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1992. (O homem e a História). p. 5-7.

Como adequar à sua realidade: Busque pensar com os estudantes as dinâmicas que definiram o contexto das cidades onde vivem ou mais próximas de onde vivem, com base nas reflexões sobre os textos apresentados.

Para você saber mais:

ARCH SEARCH. Urbanização Idade Média. 9 mai. 2018. Disponível em: <https://www.archsearchapp.com.br/single- post/2018/05/09/Arch-Hoje-Arch-Curiosidades--Urbaniza%C3%A7%C3%A3o-Idade-M%C3%A9dia> Acesso em: 2 fev. 2019.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo : Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Finalizadas todas as discussões, recolha todas as respostas dos grupos, para que se possa, posteriormente, promover uma discussão em torno do que for identificado quanto à aprendizagem esperada.

A proposta nesta Sistematização é levar os estudantes a pensar acerca das transformações ocorridas nas cidades ao longo do tempo mas também identificar as semelhanças tanto nas motivações na adoção de algumas medidas ou pela importância de alguns elementos e/ou práticas, evidenciando a cidade como um espaço de circulação de pessoas, produtos, crenças, valores etc., inclusive no contexto medieval.

Para iniciar, faça a exibição do primeiro slide pedindo que a turma observe atentamente as duas imagens. Durante a observação, estimule o pensamento do grupo, apresentando questões como as seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).

  • Qual a forma que os moradores da cidade representada na primeira imagem utilizam para protegê-la?
  • O que a segunda imagem revela sobre as formas de proteção usadas na atualidade?
  • Na primeira imagem a proteção é para toda a cidade, na segunda, para um único prédio. O que se pode pensar a respeito?

Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.

Link para impressão das imagens dos slides da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KN69jPEYp8zt3zgPcknf54kyr3QTV7J9Y5MarwFQbjBacdAuYaVa45BQrtXJ/imagens-dos-slides-para-impressao.pdf

Referências das imagens do slide 1- Sistematização:

KOLLER, Felipe Sérgio. Vista da cidade medieval de Toledo, na Espanha. 17 de agosto de 2011. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vista_de_Toledo,_Espanha.JPG > Acesso em: 17 fev. 2019.

2RPD2015. Refúgios da liberdade. 29 jun. 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Ref%C3%BAgios_da_Liberdade.JPG?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Siga a mesma orientação da exibição anterior. Peça para que a turma observe atentamente as imagens. Estimule o pensamento com as questões seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).

  • O que as igrejas representavam na Idade Média?
  • Qual a importância delas hoje?

Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.

Referências das imagens do slide 2 - Sistematização:

BJS. Chiesa Madre. Agosto de 2004. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Erice-Chiesa- Madre-bjs -1.jpg> Acesso em: 17 fev. 2019.

MAUMACH75. Igreja Vila do Araripe, Exu, Pernambuco, Brasil. 14 jul. 2012. Fotografia. Disponível em: <https://commo ns.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_Vila_do_Araripe,_Exu,_Pernambuco,_Brasil.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.

PALLOTTA, Leonardo. Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Santa Cruz Cabrália. 31 dez. 2004. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_primeira_igreja_do_brasil! _(106294859).jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Siga a mesma orientação da exibição anterior. Peça que a turma observe atentamente as imagens. Estimule o pensamento com as questões seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).

  • O que vocês podem falar sobre as feiras medievais?
  • Quais as semelhanças entre as feiras e/ou mercados da Idade Média e as(os) atuais?
  • Quais atividades vocês identificam nas(os) feiras/mercados medievais?

Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.

Referências das imagens do slide 3 - Sistematização:

COELHO, Luiz. Mercado Municipal de São Paulo, Brasil. 6 abr. 2013. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wiki media.org/wiki/File:Mercado_municipal_de_Sao_Paulo,Brasil._29.jpg > Acesso em: 17 fev. 2019.

MYRABELLA. O mercado em Campo de Fiori, Roma, Itália. 0 ago. 2009. Fotografia. Disponível em: <https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Campo_dei_Fiori.jpg > Acesso em: 17 fev. 2019.

Rodríguez, Enrique Íñiguez. Mercado medieval de Villena. 9 mar. 2014. Fotografia. Disponível em: <https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Villena._Mercado_Medieval._Mural_1.jpg# > Acesso em: 17 fev. 2019.

TRICÔ, Natália. Feira medieval em Coimbra. 9 jun. 2007. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Feira_Medieval_-_Coimbra.jpg?uselang=pt-br#file > Acesso em: 17 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Concluídas as observações e as discussões, distribua uma cópia do Documento 3 para cada grupo. Em seguida, oriente cada um a produzir um cartão-postal, no qual deverão desenhar e/ou pintar algo que represente o que eles veem como muito importante na cidade onde moram ou a mais próxima (caso tenha estudantes de fora).

Deverão realizar a atividade em 10 minutos.

Após a produção, faça a exposição do material em um varal, que deverá ficar exposto por tempo suficiente para que todos possam observar os cenários eleitos por cada grupo. Uma opção interessante é utilizar o varal para retomar o conteúdo, ampliando algumas discussões para fixação
dos conteúdos aprendidos.

Link para o Documento 3 - Cartão-postal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hDaX8ZQNZ48dMuzjrNwyudsBzrKGkXaeggXNcxtEskRvBa4fTf5BDUMX3wF/his6-15und01-documento-3-cartao-postal.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também de computador), material impresso, material para desenho e pintura, aparelho de som (caso não tenha áudio integrado ao projetor).

Se não dispor dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo utilizar painéis e anotações prévias do material a ser usado, de acordo com as orientações contidas no plano.

É recomendável que antes do desenvolvimento desta aula sejam feitas algumas discussões acerca dos aspectos físicos e geográficos das cidades medievais, que, por necessidade de defesa, estavam quase sempre em locais de difícil acesso e onde pudesse usar recursos naturais para se defenderem, além das enormes muralhas.

Material complementar:

Link para imprimir a letra da música

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n3QEg4SpB5chD6QXdf5Wxp5Q9HKWhmqaWuJtCyMJnDSJMdFDSAJmhzu9AZqV/letra-samba-enredo-porto-da-pedra-1995.pdf

Link para acessar o samba enredo da Porto da Pedra em 1995 (letra e música): https://www.letras.mus.br/sambas/958845/

Link para o Documento 1- Cidade medieval

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pqKcwzR7cHRSBgNdPjzbuBRg4dMThvEGAhfbewvbh6Utgv6D6qfJpuFW8skQ/documento-1-cidade-medieval.pdf

Link para o Documento 2- Expansão demográfica do Ocidente cristão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r69DVpprXp6VqhaHsNRTewEpWxzzFhw5pqbGX8M4T6sDFya9adPXNvgfsaAd/documento-2-expansao-demografica-do-ocidente-cristao.pdf

Link para o Documento 3- Cartão-postal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hDaX8ZQNZ48dMuzjrNwyudsBzrKGkXaeggXNcxtEskRvBa4fTf5BDUMX3wF/his6-15und01-documento-3-cartao-postal.pdf

Link para impressão das imagens dos slides da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KN69jPEYp8zt3zgPcknf54kyr3QTV7J9Y5MarwFQbjBacdAuYaVa45BQrtXJ/imagens-dos-slides-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

ARCH SEARCH. Urbanização Idade Média. 9 mai. 2018. Disponível em: <https://www.archsearchapp.com.br/single- post/2018/05/09/Arch-Hoje-Arch-Curiosidades--Urbaniza%C3%A7%C3%A3o-Idade-M%C3%A9dia> Acesso em: 2 fev. 2019.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Professor, para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (possibilitar o entendimento acerca da dinâmica da circulação de pessoas nas cidades da Idade Média, desfazendo a ideia de insignificância das atividades vinculadas a ela neste período).

Divida a turma em grupos com três componentes (esta formação deve permanecer até o fim da aula).

Projete a imagem do slide e distribua entre os grupos a letra do samba-enredo de 1995 da Escola de Samba do Rio de Janeiro, Unidos do Porto da Pedra. É recomendável que a música também seja reproduzida em áudio ou em vídeo, enquanto os estudantes acompanham a leitura da letra.

Ao término da reprodução/leitura, estabeleça uma discussão, instigando a turma por meio de algumas perguntas que possam iniciar uma relação com o conteúdo da aula:

  • De que trata a música? Ela faz uma distinção entre diferentes partes de município? Quais?
  • Alguém na turma vive no campo ou na cidade?
  • Como é viver na cidade?
  • Como a música apresenta a vida na cidade/nos centros urbanos? Onde ela é mais acelerada e onde é mais tranquila?
  • O que vocês acham que aconteceu com as cidades romanas por causa da crise ocorrida no Império? Será que elas ficaram desabitadas?

Destaque as falas mais significativas, que traga questões sobre a manutenção da vida urbana, destacando a convivência e interdependência entre campo e cidade.

Link para imprimir a letra da música

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n3QEg4SpB5chD6QXdf5Wxp5Q9HKWhmqaWuJtCyMJnDSJMdFDSAJmhzu9AZqV/letra-samba-enredo-porto-da-pedra-1995.pdf

Referência da imagem do slide 1

ALMEIDA, Ricardo. Final da disputa de samba-enredo na Unidos do Porto da Pedra. Fotografia. Próprio trabalho, CC BY-SA 4.0. Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid= 60735579 > Acesso em: 3 fev. 2019.

Link para acessar o samba-enredo da Porto da Pedra em 1995 (letra e música):

http://www.galeriadosamba.com.br/escolas- de-samba/unidos-do-porto-da-pedra/1995/

Como adequar à sua realidade: Buscar também outras músicas, poemas ou outras linguagens artísticas regionais que tratem desta relação entre campo e cidade, caso entenda que o samba-enredo se tornará muito distante da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Prepare previamente todo o material a ser entregue à turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade que atenda uma cópia para cada grupo formado. Busque também garantir a heterogeneidade dos grupos, é sempre recomendável que haja colaboração entre os estudantes durante a realização da atividade, por isso, vale observar o equilíbrio quanto à condição de aprendizagem.

É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se 3 minutos para isso).

Etapa 1:

  • Distribua uma cópia do Documento 1 para cada grupo. Esclareça a necessidade de observarem atentamente as imagens para que tenham condição de responder às questões propostas e mostre como deverão registrar as informações. Explique que deverão ler cada pergunta, respondendo ao lado aquilo que o grupo concluir a respeito. Lembre que terão 8 minutos para realizar esta primeira atividade.

É fundamental que acompanhe a atividade, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes.

Indique (ou solicite a participação voluntária) dois estudantes para compartilhar as respostas dos grupos nos quais participaram da atividade, antes de ir para a próxima etapa. Utilize 2 minutos para isso.

Busque fechar as discussões levantado ainda algumas questões para a turma.

Exemplo: - Vocês sabem por que as cidades eram cercadas por muralhas?

- Como vocês imaginam a vida em um ambiente como este?

Link para o Documento 1- Cidade medieval

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pqKcwzR7cHRSBgNdPjzbuBRg4dMThvEGAhfbewvbh6Utgv6D6qfJpuFW8skQ/documento-1-cidade-medieval.pdf

Referências das imagens e dos textos do Documento 1- Cidade medieval

Cidade medieval de Gradara com ao fundo a cidade de Cattolica no Mar Adriático. Foto de Siloé Mascolo. Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php? curid=74933882> Acesso em: 2 fev. 2019.

SANTISTA1982 . Cidade medieval de Gradara. Foto de Siloé Mascolo.Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/ index.php?curid=74933939> Acesso em: 2 fev. 2019.

LE GOFF, Jacques. O homem medieval. Lisboa: Ed. Estampa, 1998.

MUNICÍPIO DE GRADARA. Gradara capital da Idade Média. Disponível em: <https://translate.googleusercontent.com/ translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com&sl=it&sp=nmt4&u=http://www.comune.gradara.pu.it/index.php%3Fid%3D600&xid=17259,15700021,15700186,15700190,15700248,15700253&usg=ALkJrhghmpDf9XlRBPrvLK5lKGcKxAfuHQ> Acesso em: 15 fev. 2019.

Etapa 2:

  • Seguindo a mesma orientação anterior, distribua uma cópia do Documento 2 para cada grupo. Esclareça a necessidade de lerem os textos com bastante atenção, se colocando à disposição para eventuais dúvidas. Mostre como deverão registrar as informações, esclarecendo que deverão ler cada pergunta, respondendo ao lado aquilo que o grupo concluir a respeito.

Lembre que terão 10 minutos para realizar esta segunda etapa.

Circule entre os grupos e apoie no que for necessário tomando sempre o cuidado para não desconsiderar o protagonismo dos estudantes.

Da mesma forma que na etapa anterior, indique (ou solicite a participação voluntária) dois estudantes para compartilhar as respostas dos grupos nos quais participaram da atividade, antes de ir para a Sistematização. Utilize 2 minutos para isso.

Levante algumas questões complementares:

  • O que significa esta circulação de pessoas nas cidades?
  • Quando há aumento da população nas cidades, o que se pode pensar sobre a vida no campo?
  • No caso das sociedades medievais, isso pode ter contribuído para outras mudanças que influenciaram no futuro, para a forma como
    vivemos hoje em dia?

Link para o documento 2- Expansão demográfica do Ocidente cristão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r69DVpprXp6VqhaHsNRTewEpWxzzFhw5pqbGX8M4T6sDFya9adPXNvgfsaAd/documento-2-expansao-demografica-do-ocidente-cristao.pdf

Referências dos textos do Documento 2:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. p. 24-29.

LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antônio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1992. (O homem e a História). p. 5-7.

Como adequar à sua realidade: Busque pensar com os estudantes as dinâmicas que definiram o contexto das cidades onde vivem ou mais próximas de onde vivem, com base nas reflexões sobre os textos apresentados.

Para você saber mais:

ARCH SEARCH. Urbanização Idade Média. 9 mai. 2018. Disponível em: <https://www.archsearchapp.com.br/single- post/2018/05/09/Arch-Hoje-Arch-Curiosidades--Urbaniza%C3%A7%C3%A3o-Idade-M%C3%A9dia> Acesso em: 2 fev. 2019.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo : Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Finalizadas todas as discussões, recolha todas as respostas dos grupos, para que se possa, posteriormente, promover uma discussão em torno do que for identificado quanto à aprendizagem esperada.

A proposta nesta Sistematização é levar os estudantes a pensar acerca das transformações ocorridas nas cidades ao longo do tempo mas também identificar as semelhanças tanto nas motivações na adoção de algumas medidas ou pela importância de alguns elementos e/ou práticas, evidenciando a cidade como um espaço de circulação de pessoas, produtos, crenças, valores etc., inclusive no contexto medieval.

Para iniciar, faça a exibição do primeiro slide pedindo que a turma observe atentamente as duas imagens. Durante a observação, estimule o pensamento do grupo, apresentando questões como as seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).

  • Qual a forma que os moradores da cidade representada na primeira imagem utilizam para protegê-la?
  • O que a segunda imagem revela sobre as formas de proteção usadas na atualidade?
  • Na primeira imagem a proteção é para toda a cidade, na segunda, para um único prédio. O que se pode pensar a respeito?

Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.

Link para impressão das imagens dos slides da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KN69jPEYp8zt3zgPcknf54kyr3QTV7J9Y5MarwFQbjBacdAuYaVa45BQrtXJ/imagens-dos-slides-para-impressao.pdf

Referências das imagens do slide 1- Sistematização:

KOLLER, Felipe Sérgio. Vista da cidade medieval de Toledo, na Espanha. 17 de agosto de 2011. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vista_de_Toledo,_Espanha.JPG > Acesso em: 17 fev. 2019.

2RPD2015. Refúgios da liberdade. 29 jun. 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Ref%C3%BAgios_da_Liberdade.JPG?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Siga a mesma orientação da exibição anterior. Peça para que a turma observe atentamente as imagens. Estimule o pensamento com as questões seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).

  • O que as igrejas representavam na Idade Média?
  • Qual a importância delas hoje?

Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.

Referências das imagens do slide 2 - Sistematização:

BJS. Chiesa Madre. Agosto de 2004. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Erice-Chiesa- Madre-bjs -1.jpg> Acesso em: 17 fev. 2019.

MAUMACH75. Igreja Vila do Araripe, Exu, Pernambuco, Brasil. 14 jul. 2012. Fotografia. Disponível em: <https://commo ns.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_Vila_do_Araripe,_Exu,_Pernambuco,_Brasil.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.

PALLOTTA, Leonardo. Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Santa Cruz Cabrália. 31 dez. 2004. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_primeira_igreja_do_brasil! _(106294859).jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Siga a mesma orientação da exibição anterior. Peça que a turma observe atentamente as imagens. Estimule o pensamento com as questões seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).

  • O que vocês podem falar sobre as feiras medievais?
  • Quais as semelhanças entre as feiras e/ou mercados da Idade Média e as(os) atuais?
  • Quais atividades vocês identificam nas(os) feiras/mercados medievais?

Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.

Referências das imagens do slide 3 - Sistematização:

COELHO, Luiz. Mercado Municipal de São Paulo, Brasil. 6 abr. 2013. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wiki media.org/wiki/File:Mercado_municipal_de_Sao_Paulo,Brasil._29.jpg > Acesso em: 17 fev. 2019.

MYRABELLA. O mercado em Campo de Fiori, Roma, Itália. 0 ago. 2009. Fotografia. Disponível em: <https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Campo_dei_Fiori.jpg > Acesso em: 17 fev. 2019.

Rodríguez, Enrique Íñiguez. Mercado medieval de Villena. 9 mar. 2014. Fotografia. Disponível em: <https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Villena._Mercado_Medieval._Mural_1.jpg# > Acesso em: 17 fev. 2019.

TRICÔ, Natália. Feira medieval em Coimbra. 9 jun. 2007. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Feira_Medieval_-_Coimbra.jpg?uselang=pt-br#file > Acesso em: 17 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Concluídas as observações e as discussões, distribua uma cópia do Documento 3 para cada grupo. Em seguida, oriente cada um a produzir um cartão-postal, no qual deverão desenhar e/ou pintar algo que represente o que eles veem como muito importante na cidade onde moram ou a mais próxima (caso tenha estudantes de fora).

Deverão realizar a atividade em 10 minutos.

Após a produção, faça a exposição do material em um varal, que deverá ficar exposto por tempo suficiente para que todos possam observar os cenários eleitos por cada grupo. Uma opção interessante é utilizar o varal para retomar o conteúdo, ampliando algumas discussões para fixação
dos conteúdos aprendidos.

Link para o Documento 3 - Cartão-postal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hDaX8ZQNZ48dMuzjrNwyudsBzrKGkXaeggXNcxtEskRvBa4fTf5BDUMX3wF/his6-15und01-documento-3-cartao-postal.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano