16725
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Interações e diversidade na formação da sociedade medieval

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Interações e diversidade na formação da sociedade medieval

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também de computador), material impresso na quantidade necessária para a turma.

Caso de não disponha dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo lançar mão da leitura dos textos em voz alta, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para impressão da imagem usada no slide 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NqCX6urGqntYVGaX9sQ8Z6eNx65c9VVJzGnUT2m8563Avjr6kvcsf2u5dydq/his6-14und04-imagem-slide-contexto.pdf

Link para o documento da Abordagem 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AVghVsqzENx6urrPku8yjFKgmwzrW3M8UmXu2Rr4GTYqmhqcPhJAhN9KwYAV/his06-14und04-abordagem-1.pdf

Link para a tabela de registros 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5v6KvzehtdGNj2dbarBqDgQdFuBuPDVWRs6fxjjBAjXD49yTbTfjzh4gkxs/his06-14und04-tabela-de-registros-1.pdf

Link para o documento da Abordagem 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2wejj5rwTZGs3dp4XDH44Gm7Sszqks7zBRRfJnFU8vnmMXEZJkEvB7sHjUx/his06-14und04-abordagem-2.pdf

Link para a tabela de registros 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nr46eyr2hvR8mcNmYEGjfZZqdVwA57GtXyXUqgeRFbYsWXSBkG8C8uu3EXXW/his06-14und04-tabela-de-registros-2.pdf

Link para o documento da Abordagem 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyCtEv2jBE4aS6yb7ggzQvuh4R6BHEmU3UVquuUHC7df7YCXCfwzHDNDdUpD/his06-14und04-abordagem-3.pdf

Link para a tabela de registros 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79qDxw2S43gCk2b8szNjae3qkPqXVM3JB9zsrxgdKMhXvdseXA9erteYhkDf/his06-14und04-tabela-de-registros-3.pdf

Para você saber mais:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (pensar o modo de vida medieval como fruto de interações, conflitos e negociações entre os os romanos e germânicos, reconhecendo a diversidade decorrente desses processos), fazendo o passo a passo.

Para iniciar a atividade, oriente os estudantes a formar trios (esta formação permanecerá até o final da Problematização). Busque conduzir esta formação de maneira que haja o máximo de heterogeneidade entre os grupos.

Em seguida, peça que observem a imagem exibida e que respondam à pergunta projetada. Para ajudar nas reflexões da turma, levante as seguintes questões:

a) Como estas pessoas estão sendo apresentadas nas imagens? Elas são iguais ou diferentes?

b) Quais as características que definem diferenças entre estas pessoas?

c) Vocês acham que estas diferenças existem por quê? Elas nascem com as pessoas ou existem algumas delas que surgem de acordo com o lugar onde elas nasceram? Por quê?

Espera-se que, ao responder às questões, os estudantes façam referência à cor da pele, ao tipo de cabelo e penteados, vestuário e acessórios, gênero, inclusive referências a diferentes épocas. O importante é que reportem à questão da diversidade.

Deve instigar a turma para que compreendam que existem diferenças entre as pessoas que são naturais, vinculadas às características hereditárias, enquanto outras são construídas socialmente, e estas, uma vez que foram instituídas dentro de um processo sócio-histórico, produzem efeitos distintos em diferentes contextos e são modificáveis. Isso é fundamental para compreender a formação da sociedade medieval a partir da influência de diversos povos.

Link para impressão da imagem usada no slide 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NqCX6urGqntYVGaX9sQ8Z6eNx65c9VVJzGnUT2m8563Avjr6kvcsf2u5dydq/his6-14und04-imagem-slide-contexto.pdf

Referência da imagem usada no slide:

TOLEDO, Mirta. Diversidade pura. 1993. Pintura. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pure_Diversity,_ Mirta_ Toledo_1993.jpg > Acesso em: 12 jan. 2019.

Como adequar à sua realidade: Se não dispuser dos recursos audiovisuais poderá imprimir a imagem disponível no link indicado e entregar uma cópia para cada grupo. Se a impressão for algo difícil, discuta com os estudantes as diferenças existente no bairro onde vivem, ou na própria escola, na cidade etc., buscando fazer com que pensem sobre a diversidade que compõe a sociedade,

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Para este momento, separe previamente todo o material a ser entregue à turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade suficiente para o número de estudantes que irão realizar a tarefa. Você deverá distribuir as diferentes abordagens (1, 2 e 3) para diferentes grupos. Sendo assim, a quantidade de cópias de cada uma delas dependerá da quantidade de estudantes que tiver na turma. Por exemplo: uma turma com 27 estudantes terá nove grupos, portanto, deverá ter em mãos três cópias de cada um dos arquivos disponíveis, de forma que três grupos trabalharão com o mesmo material. O mesmo vale para a Tabela de Registros, que deverá ser entregue a cada grupo conforme a abordagem trabalhada.

Esta distribuição poderá ser adequada a turmas com outras quantidades de estudantes. No item “Para adequar à sua realidade” você encontrará outras informações a respeito.

É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se 3 minutos para isso).

  • Distribua uma cópia das abordagens e da Tabela de Registro correspondente para cada grupo. Explique que a tabela será utilizada até o final da aula. Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações, de acordo com os comandos constantes na própria tabela. Deve-se mostrar que os comandos da tabela estão apresentados de acordo com a análise que deve ser feita do documento ao qual terão acesso.
  • Deixe claro que nesta primeira etapa deverão ler os trechos e registrar o entendimento do grupo na tabela que receberam.
  • Chame a atenção para as palavras do Glossário, como forma de facilitar a compreensão dos textos. Isso é muito importante

Sugere-se o tempo de 12 minutos para esta leitura e registro.

É fundamental que acompanhe a atividade, estimulando a reflexão e orientando quanto ao uso do Glossário, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Deve sugerir que substituam as palavras que estão no Glossário para facilitar a compreensão.

Outra forma de ajudar a reflexão é chamar-lhes a atenção para o direcionamento contido na própria tabela de registros.

  • Ao concluírem todas as anotações, peça para que um representante do grupo leia para a turma as informações que registraram na última parte da tabela. Lembre-se de garantir que as três abordagens sejam contempladas neste compartilhamento, de maneira que os estudantes que não tiveram acesso aos conteúdos das demais abordagens durante a realização da atividade possam saber o que foi estudado nos demais grupos.

Além disso, pode, ao terminar a aula, expor todas as tabelas, com o registro de cada grupo, em forma de painel, ou penduradas em um varal, ou mesmo afixadas (se for possível), nas paredes da sala.

  • Pergunte, aleatoriamente, a alguns estudantes de outros grupos o que conseguiram entender dos registros feitos pelos colegas e apresente algumas questões na ocasião. (Sugere-se 8 minutos para esta leitura.)
  • O que isso revela sobre a sociedade do início da Idade Média?
  • O que vocês aprenderam sobre a diversidade naquela época?
  • O que isso mostra para nós a respeito da sociedade na qual vivemos?

Link para o documento da Abordagem 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AVghVsqzENx6urrPku8yjFKgmwzrW3M8UmXu2Rr4GTYqmhqcPhJAhN9KwYAV/his06-14und04-abordagem-1.pdf

Referência:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.

Link para a tabela de registros 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5v6KvzehtdGNj2dbarBqDgQdFuBuPDVWRs6fxjjBAjXD49yTbTfjzh4gkxs/his06-14und04-tabela-de-registros-1.pdf

Link para o documento da Abordagem 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2wejj5rwTZGs3dp4XDH44Gm7Sszqks7zBRRfJnFU8vnmMXEZJkEvB7sHjUx/his06-14und04-abordagem-2.pdf

Referência:

VEYNE, Paul (org.). História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil. Trad. Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Link para a tabela de registros 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nr46eyr2hvR8mcNmYEGjfZZqdVwA57GtXyXUqgeRFbYsWXSBkG8C8uu3EXXW/his06-14und04-tabela-de-registros-2.pdf

Link para o documento da Abordagem 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyCtEv2jBE4aS6yb7ggzQvuh4R6BHEmU3UVquuUHC7df7YCXCfwzHDNDdUpD/his06-14und04-abordagem-3.pdf

Referência:

VEYNE, Paul (org.). História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil. Trad. Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Link para a tabela de registros 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79qDxw2S43gCk2b8szNjae3qkPqXVM3JB9zsrxgdKMhXvdseXA9erteYhkDf/his06-14und04-tabela-de-registros-3.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como imprimir os materiais, sugere-se que anote previamente os trechos da atividade em cartolina, papel metro ou papel 18 kg, expondo os cartazes para que cada grupo possa fazer a leitura e a análise, pedindo que façam as anotações no caderno. Neste caso, precisará ler as orientações contidas na tabela de registros para que saibam exatamente o que deverão anotar sobre as observações feitas.

Outra opção, ainda, seria fazer alguns recortes no texto e anotar no quadro, procedendo a mesma orientação para a leitura dos cartazes.

Quanto ao número de estudantes:

1- Esta é uma atividade na qual não há interferência da distribuição das tarefas entre os grupos para a construção da aprendizagem, já que será feito o compartilhamento, pelos demais, dos aspectos não contemplados na análise de cada grupo. Por isso, sugere-se que sejam distribuídos quantos documentos da abordagem seja a quantidade de grupos, de forma que estejam contemplados, minimamente, os três documentos disponíveis, garantindo que nenhuma das abordagens proposta fique de fora.

Exemplo: se a sua turma é composta de 30 estudantes, poderá imprimir quatro cópias da Abordagem 1, 3 cópias da Abordagem 2 e 3 cópias da Abordagem 3, sem prejuízo ao aprendizado do conteúdo.

A mesma lógica deve ser adotada para a distribuição das atividades, com qualquer número de estudantes, sempre buscando a adequação necessária.

Para você saber mais:

Caso deseje saber mais acerca deste assunto, acesse outros materiais, disponíveis nos links abaixo:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo : Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para fazer a Sistematização da aula, peça aos estudantes que se levantem e façam um grande círculo, no qual cada um possa enxergar a todos.

Em seguida, oriente-os a fazer uma observação atenta dos colegas, pensando também naquilo que conhecem de cada um deles, se são pessoas mais calmas ou agitadas, se falam mais baixo ou mais alto, se são tímidas ou descontraídas, se possuem algum sotaque diferente na fala etc.

Depois de feitas as observações, solicite que falem um pouco sobre o que viram e/ou pensaram a respeito, com base nas questões abaixo:

a) Pelo que vocês observaram, aqui na sala todos são iguais?

b) Que aspectos nos diferenciam uns dos outros aqui na sala?

c) O que faz com que sejamos assim tão diferentes uns dos outros? A família da qual fazemos parte ou o lugar onde nascemos interfere nessas diferenças? De que forma?

d) Como podemos relacionar o que estudamos durante a aula com este momento? O que podemos concluir sobre a formação da sociedade medieval?

Registre no quadro as palavras ou frases mais significativas do conteúdo. Para a conclusão da aula, indique três estudantes, ou solicite voluntários, para ler o que foi anotado e apresentar um resumo do aprendizado do dia.

Como adequar à sua realidade: Esta é uma atividade que pode ser aplicada em diversos contextos, pela sua simplicidade. Caso a escola disponha de recursos tecnológicos mais avançados, você pode pedir que este compartilhamento seja feito em ambiente virtual, no qual cada um pode colaborar na produção de um texto-resumo com as principais aprendizagens da aula.

Obs.: Considerando a diversidade como elemento básico da aula, é interessante atentar às características da turma, observado previamente as especificidades de algumas pessoas, para que a condução da aula não cause algum constrangimento, em vez do aprendizado necessário. Sendo assim, vale adequar algumas questões nesta Sistematização.

Exemplo: É possível que tenha uma pessoa cega na turma. Neste caso, onde se orienta uma forma de “enxergar todos” sugere-se que peça a algum colega, ou você mesmo o faça, que oriente a este estudante pensar sobre a ideia que tem da pessoa com base em como ela se age no dia a dia, podendo também fazer uma descrição das características físicas da pessoa em questão, caso necessário, para facilitar a construção desta imagem do outro.

Diante da complexidade que envolve pensar esta diversidade, em todos os seus aspectos, não é pretensão trazer orientações que contemplem todas as especificidades de cada turma, mas chamar a atenção para que todos possam participar das atividades e sintam-se contemplados em discussões que os afetam diretamente.

Vale ainda pensar em uma forma de evidenciar, em caso de ter na turma pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual, ou com identidade de gênero fora dos padrões heteronormativos, ou que se diferencie dos demais por uma questão étnica, o quanto é importante entendermos o espaço de existência de todos como legítimo e que precisa ser respeitado por cada um.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também de computador), material impresso na quantidade necessária para a turma.

Caso de não disponha dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo lançar mão da leitura dos textos em voz alta, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para impressão da imagem usada no slide 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NqCX6urGqntYVGaX9sQ8Z6eNx65c9VVJzGnUT2m8563Avjr6kvcsf2u5dydq/his6-14und04-imagem-slide-contexto.pdf

Link para o documento da Abordagem 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AVghVsqzENx6urrPku8yjFKgmwzrW3M8UmXu2Rr4GTYqmhqcPhJAhN9KwYAV/his06-14und04-abordagem-1.pdf

Link para a tabela de registros 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5v6KvzehtdGNj2dbarBqDgQdFuBuPDVWRs6fxjjBAjXD49yTbTfjzh4gkxs/his06-14und04-tabela-de-registros-1.pdf

Link para o documento da Abordagem 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2wejj5rwTZGs3dp4XDH44Gm7Sszqks7zBRRfJnFU8vnmMXEZJkEvB7sHjUx/his06-14und04-abordagem-2.pdf

Link para a tabela de registros 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nr46eyr2hvR8mcNmYEGjfZZqdVwA57GtXyXUqgeRFbYsWXSBkG8C8uu3EXXW/his06-14und04-tabela-de-registros-2.pdf

Link para o documento da Abordagem 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyCtEv2jBE4aS6yb7ggzQvuh4R6BHEmU3UVquuUHC7df7YCXCfwzHDNDdUpD/his06-14und04-abordagem-3.pdf

Link para a tabela de registros 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79qDxw2S43gCk2b8szNjae3qkPqXVM3JB9zsrxgdKMhXvdseXA9erteYhkDf/his06-14und04-tabela-de-registros-3.pdf

Para você saber mais:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (pensar o modo de vida medieval como fruto de interações, conflitos e negociações entre os os romanos e germânicos, reconhecendo a diversidade decorrente desses processos), fazendo o passo a passo.

Para iniciar a atividade, oriente os estudantes a formar trios (esta formação permanecerá até o final da Problematização). Busque conduzir esta formação de maneira que haja o máximo de heterogeneidade entre os grupos.

Em seguida, peça que observem a imagem exibida e que respondam à pergunta projetada. Para ajudar nas reflexões da turma, levante as seguintes questões:

a) Como estas pessoas estão sendo apresentadas nas imagens? Elas são iguais ou diferentes?

b) Quais as características que definem diferenças entre estas pessoas?

c) Vocês acham que estas diferenças existem por quê? Elas nascem com as pessoas ou existem algumas delas que surgem de acordo com o lugar onde elas nasceram? Por quê?

Espera-se que, ao responder às questões, os estudantes façam referência à cor da pele, ao tipo de cabelo e penteados, vestuário e acessórios, gênero, inclusive referências a diferentes épocas. O importante é que reportem à questão da diversidade.

Deve instigar a turma para que compreendam que existem diferenças entre as pessoas que são naturais, vinculadas às características hereditárias, enquanto outras são construídas socialmente, e estas, uma vez que foram instituídas dentro de um processo sócio-histórico, produzem efeitos distintos em diferentes contextos e são modificáveis. Isso é fundamental para compreender a formação da sociedade medieval a partir da influência de diversos povos.

Link para impressão da imagem usada no slide 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NqCX6urGqntYVGaX9sQ8Z6eNx65c9VVJzGnUT2m8563Avjr6kvcsf2u5dydq/his6-14und04-imagem-slide-contexto.pdf

Referência da imagem usada no slide:

TOLEDO, Mirta. Diversidade pura. 1993. Pintura. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pure_Diversity,_ Mirta_ Toledo_1993.jpg > Acesso em: 12 jan. 2019.

Como adequar à sua realidade: Se não dispuser dos recursos audiovisuais poderá imprimir a imagem disponível no link indicado e entregar uma cópia para cada grupo. Se a impressão for algo difícil, discuta com os estudantes as diferenças existente no bairro onde vivem, ou na própria escola, na cidade etc., buscando fazer com que pensem sobre a diversidade que compõe a sociedade,

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Para este momento, separe previamente todo o material a ser entregue à turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade suficiente para o número de estudantes que irão realizar a tarefa. Você deverá distribuir as diferentes abordagens (1, 2 e 3) para diferentes grupos. Sendo assim, a quantidade de cópias de cada uma delas dependerá da quantidade de estudantes que tiver na turma. Por exemplo: uma turma com 27 estudantes terá nove grupos, portanto, deverá ter em mãos três cópias de cada um dos arquivos disponíveis, de forma que três grupos trabalharão com o mesmo material. O mesmo vale para a Tabela de Registros, que deverá ser entregue a cada grupo conforme a abordagem trabalhada.

Esta distribuição poderá ser adequada a turmas com outras quantidades de estudantes. No item “Para adequar à sua realidade” você encontrará outras informações a respeito.

É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se 3 minutos para isso).

  • Distribua uma cópia das abordagens e da Tabela de Registro correspondente para cada grupo. Explique que a tabela será utilizada até o final da aula. Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações, de acordo com os comandos constantes na própria tabela. Deve-se mostrar que os comandos da tabela estão apresentados de acordo com a análise que deve ser feita do documento ao qual terão acesso.
  • Deixe claro que nesta primeira etapa deverão ler os trechos e registrar o entendimento do grupo na tabela que receberam.
  • Chame a atenção para as palavras do Glossário, como forma de facilitar a compreensão dos textos. Isso é muito importante

Sugere-se o tempo de 12 minutos para esta leitura e registro.

É fundamental que acompanhe a atividade, estimulando a reflexão e orientando quanto ao uso do Glossário, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Deve sugerir que substituam as palavras que estão no Glossário para facilitar a compreensão.

Outra forma de ajudar a reflexão é chamar-lhes a atenção para o direcionamento contido na própria tabela de registros.

  • Ao concluírem todas as anotações, peça para que um representante do grupo leia para a turma as informações que registraram na última parte da tabela. Lembre-se de garantir que as três abordagens sejam contempladas neste compartilhamento, de maneira que os estudantes que não tiveram acesso aos conteúdos das demais abordagens durante a realização da atividade possam saber o que foi estudado nos demais grupos.

Além disso, pode, ao terminar a aula, expor todas as tabelas, com o registro de cada grupo, em forma de painel, ou penduradas em um varal, ou mesmo afixadas (se for possível), nas paredes da sala.

  • Pergunte, aleatoriamente, a alguns estudantes de outros grupos o que conseguiram entender dos registros feitos pelos colegas e apresente algumas questões na ocasião. (Sugere-se 8 minutos para esta leitura.)
  • O que isso revela sobre a sociedade do início da Idade Média?
  • O que vocês aprenderam sobre a diversidade naquela época?
  • O que isso mostra para nós a respeito da sociedade na qual vivemos?

Link para o documento da Abordagem 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AVghVsqzENx6urrPku8yjFKgmwzrW3M8UmXu2Rr4GTYqmhqcPhJAhN9KwYAV/his06-14und04-abordagem-1.pdf

Referência:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.

Link para a tabela de registros 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5v6KvzehtdGNj2dbarBqDgQdFuBuPDVWRs6fxjjBAjXD49yTbTfjzh4gkxs/his06-14und04-tabela-de-registros-1.pdf

Link para o documento da Abordagem 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2wejj5rwTZGs3dp4XDH44Gm7Sszqks7zBRRfJnFU8vnmMXEZJkEvB7sHjUx/his06-14und04-abordagem-2.pdf

Referência:

VEYNE, Paul (org.). História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil. Trad. Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Link para a tabela de registros 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nr46eyr2hvR8mcNmYEGjfZZqdVwA57GtXyXUqgeRFbYsWXSBkG8C8uu3EXXW/his06-14und04-tabela-de-registros-2.pdf

Link para o documento da Abordagem 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyCtEv2jBE4aS6yb7ggzQvuh4R6BHEmU3UVquuUHC7df7YCXCfwzHDNDdUpD/his06-14und04-abordagem-3.pdf

Referência:

VEYNE, Paul (org.). História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil. Trad. Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Link para a tabela de registros 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79qDxw2S43gCk2b8szNjae3qkPqXVM3JB9zsrxgdKMhXvdseXA9erteYhkDf/his06-14und04-tabela-de-registros-3.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como imprimir os materiais, sugere-se que anote previamente os trechos da atividade em cartolina, papel metro ou papel 18 kg, expondo os cartazes para que cada grupo possa fazer a leitura e a análise, pedindo que façam as anotações no caderno. Neste caso, precisará ler as orientações contidas na tabela de registros para que saibam exatamente o que deverão anotar sobre as observações feitas.

Outra opção, ainda, seria fazer alguns recortes no texto e anotar no quadro, procedendo a mesma orientação para a leitura dos cartazes.

Quanto ao número de estudantes:

1- Esta é uma atividade na qual não há interferência da distribuição das tarefas entre os grupos para a construção da aprendizagem, já que será feito o compartilhamento, pelos demais, dos aspectos não contemplados na análise de cada grupo. Por isso, sugere-se que sejam distribuídos quantos documentos da abordagem seja a quantidade de grupos, de forma que estejam contemplados, minimamente, os três documentos disponíveis, garantindo que nenhuma das abordagens proposta fique de fora.

Exemplo: se a sua turma é composta de 30 estudantes, poderá imprimir quatro cópias da Abordagem 1, 3 cópias da Abordagem 2 e 3 cópias da Abordagem 3, sem prejuízo ao aprendizado do conteúdo.

A mesma lógica deve ser adotada para a distribuição das atividades, com qualquer número de estudantes, sempre buscando a adequação necessária.

Para você saber mais:

Caso deseje saber mais acerca deste assunto, acesse outros materiais, disponíveis nos links abaixo:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo : Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para fazer a Sistematização da aula, peça aos estudantes que se levantem e façam um grande círculo, no qual cada um possa enxergar a todos.

Em seguida, oriente-os a fazer uma observação atenta dos colegas, pensando também naquilo que conhecem de cada um deles, se são pessoas mais calmas ou agitadas, se falam mais baixo ou mais alto, se são tímidas ou descontraídas, se possuem algum sotaque diferente na fala etc.

Depois de feitas as observações, solicite que falem um pouco sobre o que viram e/ou pensaram a respeito, com base nas questões abaixo:

a) Pelo que vocês observaram, aqui na sala todos são iguais?

b) Que aspectos nos diferenciam uns dos outros aqui na sala?

c) O que faz com que sejamos assim tão diferentes uns dos outros? A família da qual fazemos parte ou o lugar onde nascemos interfere nessas diferenças? De que forma?

d) Como podemos relacionar o que estudamos durante a aula com este momento? O que podemos concluir sobre a formação da sociedade medieval?

Registre no quadro as palavras ou frases mais significativas do conteúdo. Para a conclusão da aula, indique três estudantes, ou solicite voluntários, para ler o que foi anotado e apresentar um resumo do aprendizado do dia.

Como adequar à sua realidade: Esta é uma atividade que pode ser aplicada em diversos contextos, pela sua simplicidade. Caso a escola disponha de recursos tecnológicos mais avançados, você pode pedir que este compartilhamento seja feito em ambiente virtual, no qual cada um pode colaborar na produção de um texto-resumo com as principais aprendizagens da aula.

Obs.: Considerando a diversidade como elemento básico da aula, é interessante atentar às características da turma, observado previamente as especificidades de algumas pessoas, para que a condução da aula não cause algum constrangimento, em vez do aprendizado necessário. Sendo assim, vale adequar algumas questões nesta Sistematização.

Exemplo: É possível que tenha uma pessoa cega na turma. Neste caso, onde se orienta uma forma de “enxergar todos” sugere-se que peça a algum colega, ou você mesmo o faça, que oriente a este estudante pensar sobre a ideia que tem da pessoa com base em como ela se age no dia a dia, podendo também fazer uma descrição das características físicas da pessoa em questão, caso necessário, para facilitar a construção desta imagem do outro.

Diante da complexidade que envolve pensar esta diversidade, em todos os seus aspectos, não é pretensão trazer orientações que contemplem todas as especificidades de cada turma, mas chamar a atenção para que todos possam participar das atividades e sintam-se contemplados em discussões que os afetam diretamente.

Vale ainda pensar em uma forma de evidenciar, em caso de ter na turma pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual, ou com identidade de gênero fora dos padrões heteronormativos, ou que se diferencie dos demais por uma questão étnica, o quanto é importante entendermos o espaço de existência de todos como legítimo e que precisa ser respeitado por cada um.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano