16720
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O trabalho na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer algumas das principais formas de trabalho realizados na cidade.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nessa aula os alunos irão conhecer as principais formas de trabalho desenvolvidas na cidade. Os alunos trabalharão em muitos momentos em duplas, organize-as previamente considerando afinidades e formas de trabalhar dos alunos.

Na ação propositiva dessa aula os alunos serão desafiados a analisar um mapa que representa alguns equipamentos urbanos presentes em uma cidade e então identificar algumas formas de trabalho ali realizadas. Caso seja possível substitua o mapa sugerido por um mapa da área urbana do município onde se encontra a escola. Esses mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do município.

Materiais necessários: Projetor ou imagens impressas para a contextualização, mapa da área urbana impresso (um por dupla), gráfico impresso para atividade de sistematização (um por dupla).

Material complementar:

Imagens para Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Mapa para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPVacwUX6prx3fhVxzpnSpc5XBNREPpaMDH6yK77gnpT4duGYV5UaJp3xMXR/geo4-07und03-acao-propositiva-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Mapa Conceitual para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NsxVFGDtKynzwkXnTZtPZ9H6nYYbSh4p9xEU6VCR4qSv53ZYADaNJytKtwZk/geo4-07und03-sistematizacao-atividade-mapa-conceitual.pdf

Mapa conceitual pronto -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PRKG22YJraNm6edRz9c2HXeBzZe5Ddk4hYTv64Ew2xf3RJMSSNvenwENeURm/geo4-07und03-o-trabalho-na-cidade.pdf

Contextos prévios: Para conhecer as formas de trabalho na cidade é importante que o aluno já tenha conhecimento de quais são as principais atividades econômicas realizadas no espaço urbano para isso é ideal trabalhar primeiro o Plano de Aula GEO4_04UND04.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com a turma que eles irão conhecer algumas das principais formas de trabalho realizadas na cidade e que devido a sua organização o trabalho na cidade geralmente está associado ao comércio, indústria e prestação de serviços.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima cópias das imagens sobre as formas de trabalho realizados na cidade. Peça aos alunos que observem as imagens, chame a atenção da turma para o título “Prestação de serviços na cidade”. Aproveite a oportunidade para destacar que a prestação de serviços é uma atividade econômica responsável por empregar muitos trabalhadores nas cidades. Pergunte a eles quais as profissões estão representadas? O que cada profissional realiza? Onde ele trabalha?

Chame a atenção da turma para o tipo de atividade realizada, a Prestação de Serviço, e estimule a turma a dar outros exemplos de profissionais que como os professores, médicos, motoristas de ônibus, técnicos de informática, entre outros, prestam serviço à sociedade.

Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima cópias da imagem, leia o título da imagem com a turma e chame a atenção para a atividade econômica em destaque, o comércio, bastante comum nas cidades. Peça aos alunos que descrevam a imagem. Para isso, faça algumas perguntas: Quem trabalha neste local? O que as pessoas estão fazendo neste local? Que local é esse? Em que outros locais vamos para comprar o que precisamos para viver?

Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima cópias da imagem da indústria. Leia o título para a turma, chame a atenção deles para a outra atividade industrial que gera vários postos de trabalho nas cidades. Peça aos alunos que descrevam a imagem e a compare com as anteriores. Chame a atenção da turma para o trabalho que está sendo realizado, o local, para que eles percebam que trata-se de uma indústria/fábrica, onde outras formas de trabalho são realizadas.

Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Distribua os alunos em duplas. Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro).

Peça para que os alunos, em suas duplas, conversem sobre onde os moradores da cidade trabalham e caso desejem registrem as conclusões no caderno. Peça para que eles registrem os tipos ou formas de trabalho. Após 7 minutos de discussão, ouça algumas duplas e aproveite o momento para relacionar o trabalho realizado na cidade com as principais atividades econômicas (comércio, prestação de serviço e indústria).

Como adequar à sua realidade: Os alunos podem tomar como base os locais próximos a sua casa e a escola caso residam no espaço urbano do município.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Ainda em duplas, forneça a cada uma a cópia do mapa da área urbana de um município. Oriente os alunos a observarem a legenda do mapa, pois ela descreve alguns lugares da cidade, onde parte dos seus moradores trabalham.

Para cada um dos locais a dupla deverá indicar uma forma de trabalho realizada, suas características. Permita que as duplas partilhem com a turma algumas formas de trabalho desenvolvidas em cada estabelecimento, registre-as no quadro.

Chame a atenção da turma para aquelas formas que trabalho que não se limitam ao espaço urbano.

Link da Atividade Ação Propositiva -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPVacwUX6prx3fhVxzpnSpc5XBNREPpaMDH6yK77gnpT4duGYV5UaJp3xMXR/geo4-07und03-acao-propositiva-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso seja possível substitua o mapa sugerido por um mapa da área urbana do município onde se encontra a escola. Esses mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do município.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para finalizar a aula entregue a cada integrante da dupla uma cópia do mapa conceitual e da fichas que contém os conceitos sobre o tema “tipos de trabalho na cidade”. Eles deverão identificar no mapa conceitual os elementos que estão faltando e inseri-los no espaço correto. A realização da atividade deverá acontecer de forma coletiva para permitir a turma relembrar e tirar dúvidas sobre quais os principais formas de trabalho realizados na cidade e a quais atividades econômicas eles estão associados.

Faça a mediação da atividade, leia com a turma o mapa conceitual e em cada lacuna que precisará ser completada dê tempo para que os alunos busquem nas fichas o conceito. Ao final da atividade leiam coletivamente o mapa conceitual.

Link do mapa conceitual e das fichas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NsxVFGDtKynzwkXnTZtPZ9H6nYYbSh4p9xEU6VCR4qSv53ZYADaNJytKtwZk/geo4-07und03-sistematizacao-atividade-mapa-conceitual.pdf

LinK do mapa conceitual pronto -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PRKG22YJraNm6edRz9c2HXeBzZe5Ddk4hYTv64Ew2xf3RJMSSNvenwENeURm/geo4-07und03-o-trabalho-na-cidade.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nessa aula os alunos irão conhecer as principais formas de trabalho desenvolvidas na cidade. Os alunos trabalharão em muitos momentos em duplas, organize-as previamente considerando afinidades e formas de trabalhar dos alunos.

Na ação propositiva dessa aula os alunos serão desafiados a analisar um mapa que representa alguns equipamentos urbanos presentes em uma cidade e então identificar algumas formas de trabalho ali realizadas. Caso seja possível substitua o mapa sugerido por um mapa da área urbana do município onde se encontra a escola. Esses mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do município.

Materiais necessários: Projetor ou imagens impressas para a contextualização, mapa da área urbana impresso (um por dupla), gráfico impresso para atividade de sistematização (um por dupla).

Material complementar:

Imagens para Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Mapa para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPVacwUX6prx3fhVxzpnSpc5XBNREPpaMDH6yK77gnpT4duGYV5UaJp3xMXR/geo4-07und03-acao-propositiva-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Mapa Conceitual para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NsxVFGDtKynzwkXnTZtPZ9H6nYYbSh4p9xEU6VCR4qSv53ZYADaNJytKtwZk/geo4-07und03-sistematizacao-atividade-mapa-conceitual.pdf

Mapa conceitual pronto -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PRKG22YJraNm6edRz9c2HXeBzZe5Ddk4hYTv64Ew2xf3RJMSSNvenwENeURm/geo4-07und03-o-trabalho-na-cidade.pdf

Contextos prévios: Para conhecer as formas de trabalho na cidade é importante que o aluno já tenha conhecimento de quais são as principais atividades econômicas realizadas no espaço urbano para isso é ideal trabalhar primeiro o Plano de Aula GEO4_04UND04.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com a turma que eles irão conhecer algumas das principais formas de trabalho realizadas na cidade e que devido a sua organização o trabalho na cidade geralmente está associado ao comércio, indústria e prestação de serviços.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima cópias das imagens sobre as formas de trabalho realizados na cidade. Peça aos alunos que observem as imagens, chame a atenção da turma para o título “Prestação de serviços na cidade”. Aproveite a oportunidade para destacar que a prestação de serviços é uma atividade econômica responsável por empregar muitos trabalhadores nas cidades. Pergunte a eles quais as profissões estão representadas? O que cada profissional realiza? Onde ele trabalha?

Chame a atenção da turma para o tipo de atividade realizada, a Prestação de Serviço, e estimule a turma a dar outros exemplos de profissionais que como os professores, médicos, motoristas de ônibus, técnicos de informática, entre outros, prestam serviço à sociedade.

Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima cópias da imagem, leia o título da imagem com a turma e chame a atenção para a atividade econômica em destaque, o comércio, bastante comum nas cidades. Peça aos alunos que descrevam a imagem. Para isso, faça algumas perguntas: Quem trabalha neste local? O que as pessoas estão fazendo neste local? Que local é esse? Em que outros locais vamos para comprar o que precisamos para viver?

Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima cópias da imagem da indústria. Leia o título para a turma, chame a atenção deles para a outra atividade industrial que gera vários postos de trabalho nas cidades. Peça aos alunos que descrevam a imagem e a compare com as anteriores. Chame a atenção da turma para o trabalho que está sendo realizado, o local, para que eles percebam que trata-se de uma indústria/fábrica, onde outras formas de trabalho são realizadas.

Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Distribua os alunos em duplas. Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro).

Peça para que os alunos, em suas duplas, conversem sobre onde os moradores da cidade trabalham e caso desejem registrem as conclusões no caderno. Peça para que eles registrem os tipos ou formas de trabalho. Após 7 minutos de discussão, ouça algumas duplas e aproveite o momento para relacionar o trabalho realizado na cidade com as principais atividades econômicas (comércio, prestação de serviço e indústria).

Como adequar à sua realidade: Os alunos podem tomar como base os locais próximos a sua casa e a escola caso residam no espaço urbano do município.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Ainda em duplas, forneça a cada uma a cópia do mapa da área urbana de um município. Oriente os alunos a observarem a legenda do mapa, pois ela descreve alguns lugares da cidade, onde parte dos seus moradores trabalham.

Para cada um dos locais a dupla deverá indicar uma forma de trabalho realizada, suas características. Permita que as duplas partilhem com a turma algumas formas de trabalho desenvolvidas em cada estabelecimento, registre-as no quadro.

Chame a atenção da turma para aquelas formas que trabalho que não se limitam ao espaço urbano.

Link da Atividade Ação Propositiva -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPVacwUX6prx3fhVxzpnSpc5XBNREPpaMDH6yK77gnpT4duGYV5UaJp3xMXR/geo4-07und03-acao-propositiva-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso seja possível substitua o mapa sugerido por um mapa da área urbana do município onde se encontra a escola. Esses mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do município.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para finalizar a aula entregue a cada integrante da dupla uma cópia do mapa conceitual e da fichas que contém os conceitos sobre o tema “tipos de trabalho na cidade”. Eles deverão identificar no mapa conceitual os elementos que estão faltando e inseri-los no espaço correto. A realização da atividade deverá acontecer de forma coletiva para permitir a turma relembrar e tirar dúvidas sobre quais os principais formas de trabalho realizados na cidade e a quais atividades econômicas eles estão associados.

Faça a mediação da atividade, leia com a turma o mapa conceitual e em cada lacuna que precisará ser completada dê tempo para que os alunos busquem nas fichas o conceito. Ao final da atividade leiam coletivamente o mapa conceitual.

Link do mapa conceitual e das fichas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NsxVFGDtKynzwkXnTZtPZ9H6nYYbSh4p9xEU6VCR4qSv53ZYADaNJytKtwZk/geo4-07und03-sistematizacao-atividade-mapa-conceitual.pdf

LinK do mapa conceitual pronto -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PRKG22YJraNm6edRz9c2HXeBzZe5Ddk4hYTv64Ew2xf3RJMSSNvenwENeURm/geo4-07und03-o-trabalho-na-cidade.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano