GEO4_07UND03 - Contextualização_ formas de trabalho na cidade
Plano de Aula
Plano de aula: O trabalho na cidade
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no mundo do trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nessa aula os alunos irão conhecer as principais formas de trabalho desenvolvidas na cidade. Os alunos trabalharão em muitos momentos em duplas, organize-as previamente considerando afinidades e formas de trabalhar dos alunos.
Na ação propositiva dessa aula os alunos serão desafiados a analisar um mapa que representa alguns equipamentos urbanos presentes em uma cidade e então identificar algumas formas de trabalho ali realizadas. Caso seja possível substitua o mapa sugerido por um mapa da área urbana do município onde se encontra a escola. Esses mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do município.
Materiais necessários: Projetor ou imagens impressas para a contextualização, mapa da área urbana impresso (um por dupla), gráfico impresso para atividade de sistematização (um por dupla).
Material complementar:
Imagens para Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf
Mapa para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPVacwUX6prx3fhVxzpnSpc5XBNREPpaMDH6yK77gnpT4duGYV5UaJp3xMXR/geo4-07und03-acao-propositiva-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf
Mapa Conceitual para Sistematização:
Mapa conceitual pronto -
Contextos prévios: Para conhecer as formas de trabalho na cidade é importante que o aluno já tenha conhecimento de quais são as principais atividades econômicas realizadas no espaço urbano para isso é ideal trabalhar primeiro o Plano de Aula GEO4_04UND04.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com a turma que eles irão conhecer algumas das principais formas de trabalho realizadas na cidade e que devido a sua organização o trabalho na cidade geralmente está associado ao comércio, indústria e prestação de serviços.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou imprima cópias das imagens sobre as formas de trabalho realizados na cidade. Peça aos alunos que observem as imagens, chame a atenção da turma para o título “Prestação de serviços na cidade”. Aproveite a oportunidade para destacar que a prestação de serviços é uma atividade econômica responsável por empregar muitos trabalhadores nas cidades. Pergunte a eles quais as profissões estão representadas? O que cada profissional realiza? Onde ele trabalha?
Chame a atenção da turma para o tipo de atividade realizada, a Prestação de Serviço, e estimule a turma a dar outros exemplos de profissionais que como os professores, médicos, motoristas de ônibus, técnicos de informática, entre outros, prestam serviço à sociedade.
Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf
Contextualização
Orientações: Projete ou imprima cópias da imagem, leia o título da imagem com a turma e chame a atenção para a atividade econômica em destaque, o comércio, bastante comum nas cidades. Peça aos alunos que descrevam a imagem. Para isso, faça algumas perguntas: Quem trabalha neste local? O que as pessoas estão fazendo neste local? Que local é esse? Em que outros locais vamos para comprar o que precisamos para viver?
Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf
Contextualização
Orientações: Projete ou imprima cópias da imagem da indústria. Leia o título para a turma, chame a atenção deles para a outra atividade industrial que gera vários postos de trabalho nas cidades. Peça aos alunos que descrevam a imagem e a compare com as anteriores. Chame a atenção da turma para o trabalho que está sendo realizado, o local, para que eles percebam que trata-se de uma indústria/fábrica, onde outras formas de trabalho são realizadas.
Link para as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hBgjnq7tJhAJuCT9BvNMGhyRz8aPDAk7rBT7pnTK7wNj6b8Y2Acn33JuJf9/geo4-07und03-contextualizacao-formas-de-trabalho-na-cidade.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Distribua os alunos em duplas. Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro).
Peça para que os alunos, em suas duplas, conversem sobre onde os moradores da cidade trabalham e caso desejem registrem as conclusões no caderno. Peça para que eles registrem os tipos ou formas de trabalho. Após 7 minutos de discussão, ouça algumas duplas e aproveite o momento para relacionar o trabalho realizado na cidade com as principais atividades econômicas (comércio, prestação de serviço e indústria).
Como adequar à sua realidade: Os alunos podem tomar como base os locais próximos a sua casa e a escola caso residam no espaço urbano do município.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Ainda em duplas, forneça a cada uma a cópia do mapa da área urbana de um município. Oriente os alunos a observarem a legenda do mapa, pois ela descreve alguns lugares da cidade, onde parte dos seus moradores trabalham.
Para cada um dos locais a dupla deverá indicar uma forma de trabalho realizada, suas características. Permita que as duplas partilhem com a turma algumas formas de trabalho desenvolvidas em cada estabelecimento, registre-as no quadro.
Chame a atenção da turma para aquelas formas que trabalho que não se limitam ao espaço urbano.
Link da Atividade Ação Propositiva -
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível substitua o mapa sugerido por um mapa da área urbana do município onde se encontra a escola. Esses mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do município.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar a aula entregue a cada integrante da dupla uma cópia do mapa conceitual e da fichas que contém os conceitos sobre o tema “tipos de trabalho na cidade”. Eles deverão identificar no mapa conceitual os elementos que estão faltando e inseri-los no espaço correto. A realização da atividade deverá acontecer de forma coletiva para permitir a turma relembrar e tirar dúvidas sobre quais os principais formas de trabalho realizados na cidade e a quais atividades econômicas eles estão associados.
Faça a mediação da atividade, leia com a turma o mapa conceitual e em cada lacuna que precisará ser completada dê tempo para que os alunos busquem nas fichas o conceito. Ao final da atividade leiam coletivamente o mapa conceitual.
Link do mapa conceitual e das fichas -
LinK do mapa conceitual pronto -
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, o infográfico:
- Cidade grande, disponível aqui.
Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe as imagens previstas do plano original, disponíveis aqui. Solicite que os alunos registrem o que aparece em cada imagem, como previsto no plano original.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, apresente a imagem visualizada anteriormente, na apresentação do tema, com o questionamento original do plano:
“Quais são as formas de trabalho realizadas na cidade?”
(Problematização da proposta original do plano GEO4_07UND03)
Peça que os alunos anotem as respostas ao questionamento.
Acrescente à reflexão:
- Na situação pela qual estamos passando, com relação à pandemia da Covid-19, há alterações nos trabalhos da cidade?
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos a atividade da ação propositiva original do plano, disponível aqui.
Peça que a realizem individualmente e, com ajuda de seus familiares, preencham a tabela valendo-se do mapa da área urbana.
Sistematização
Encaminhe aos alunos a atividade de sistematização original do plano, disponível aqui.
Peça que realizem a atividade individualmente e, com ajuda dos seus familiares, preencham as lacunas que constam no mapa conceitual.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- O trabalho essencial das garis para cuidar da cidade - disponível aqui;
- Meia infância: o trabalho infantil no Brasil hoje - disponível aqui;
- História do emprego e relações de trabalho no mundo - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mônica Couto
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer algumas das principais formas de trabalho realizados na cidade.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA