Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de identificar as características do trabalho no campo, percebendo que nem toda forma de trabalho realizada no espaço rural ocorre da mesmo forma, pois temos a agricultura familiar responsável pelo abastecimento interno do país e a agricultura de exportação que representa o novo rural brasileiro, onde observa-se o emprego de reduzida mão de obra, uso de tecnologia e a produção é destinada ao abastecimento do mercado internacional.
Materiais necessários:
Para a Contextualização - cópias dos depoimentos (um por dupla ou trio);
Para a Ação Propositiva - cópias do quadro comparativo - Agricultura Familiar e Agricultura de Exportação (um para cada aluno);
Para a Sistematização - cópia da folha para representação da Agricultura Familiar e Agricultura de Exportação (um para cada aluno);
Material complementar:
Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/73SJuP4jbkeeRsDMKBqCKjgZZvG7qA7J4rQxg2QDRSttaZeP4VkHYquavSEP/ge04-07und02-acao-propositiva-quadro-comparativo-agricultura.pdf
Para você saber mais:
Acesse o texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p7b28BUhBKZ4R83JqXvu3ejNPjJxmQfKRhJAaX29GsWeBaqe3RtTB3Cg8pGF/geo4-07und02-texto-de-apoio-agricultura-familiar-e-de-exportacao.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia com a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, apresentado oralmente, ou ainda escrito no quadro ou em um cartaz. Chame a atenção da turma para a função do trabalho na vida dos seres humanos, ele é uma forma de garantirmos nossa sobrevivência de forma digna, destaque também que aprofundaremos nesta aula no trabalho desenvolvido no campo (espaço rural).
Para você saber mais:
“O trabalho é toda atividade humana que transforma a natureza utilizando diferentes técnicas e tecnologias, com o objetivo de garantir a sobrevivência”. IBGE (Adaptado)
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Leia para a turma o trecho do depoimento do Senhor Alfredo um trabalhador da agricultura familiar que produz alimentos tanto para o sustento da família como também para abastecer as feiras locais e a cidade. Chame atenção da turma sobre o que é produzido e quem realiza o trabalho.
Contextualização
Orientações: Leia para a turma o trecho do depoimento do Senhor Frederico empregado de uma grande propriedade rural na qual trabalha no controle da produção de soja utilizando diferentes máquinas. Chame a atenção da turma para o destino da produção, ela é enviada para outros países.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Retome com a turma os depoimentos. E faça algumas perguntas complementares:
- Onde trabalham o Sr. Alfredo e o Sr. Frederico?
- Como é a propriedade do Sr Alfredo?
- Quem realiza o trabalho? Quais as principais atividades?
- Como é o trabalho do Sr Frederico? Qual a principal atividade?
O objetivo com os questionamentos e fazer com que os alunos percebam que no campo existem diferentes formas de trabalho, embora as atividades sejam semelhantes (agricultura, pecuária e extrativismo). Ao final da problematização apresente para a turma que essa forma de trabalho no campo é chamada de Agricultura Familiar/Subsistência (Sr. Alfredo) e Agricultura de Exportação/Agronegócio (Sr. Frederico).
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, entregue para o grupo uma cópia com os depoimentos para que façam uma releitura. Após a releitura cada dupla ou trio deverá comparar as diferentes formas de trabalho realizadas pelo Sr. Alfredo e Frederico e registrar no quadro:
- Qual a atividade desenvolvida?
- Qual o destino da produção?
- Quem são os trabalhadores, ou seja, qual a mão de obra que realiza a atividade?
Após a realização da atividade, cuide para que todas as duplas ou trios apresentem suas descobertas. Neste momento aproveite para reforçar com a turma que ambas as formas de trabalho são desenvolvidas no campo, são elas a agricultura familiar e a agricultura de exportação, porém os objetivos são diferentes.
Link do quadro comparativo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/73SJuP4jbkeeRsDMKBqCKjgZZvG7qA7J4rQxg2QDRSttaZeP4VkHYquavSEP/ge04-07und02-acao-propositiva-quadro-comparativo-agricultura.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Entregue para cada membro das duplas ou trios uma folha na qual ele deverá responder de forma breve aos questionamentos. Leia com a turma. O primeiro questionamento valoriza o conhecimento prévio da turma, ou seja, o que cada aluno já sabia sobre o trabalho no campo; o segundo refere-se a retomada do que foi trabalhado na aula; e o terceiro questionamento é uma ampliação do que foi tratado, pois cada aluno terá a oportunidade de avaliar após conhecer as formas de trabalho no campo onde seria mais oportuno trabalhar. Após a finalização da atividade permita que alguns representantes das duplas ou trios partilhem suas produções com a turma.
Atividade de Sistematização: