16719
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - As diferentes formas de trabalho no campo

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar as características do trabalho no campo

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de identificar as características do trabalho no campo, percebendo que nem toda forma de trabalho realizada no espaço rural ocorre da mesmo forma, pois temos a agricultura familiar responsável pelo abastecimento interno do país e a agricultura de exportação que representa o novo rural brasileiro, onde observa-se o emprego de reduzida mão de obra, uso de tecnologia e a produção é destinada ao abastecimento do mercado internacional.

Materiais necessários:

Para a Contextualização - cópias dos depoimentos (um por dupla ou trio);

Para a Ação Propositiva - cópias do quadro comparativo - Agricultura Familiar e Agricultura de Exportação (um para cada aluno);

Para a Sistematização - cópia da folha para representação da Agricultura Familiar e Agricultura de Exportação (um para cada aluno);

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8fR6wdtJTXA69gAXnprJcTt3JdSVY9NWJtWQSpDEbTyMuHZQARY5BqzcEbs/geo4-07und02-contextualizacao-depoimentos-dos-trabalhadores-do-campo.pdf

Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/73SJuP4jbkeeRsDMKBqCKjgZZvG7qA7J4rQxg2QDRSttaZeP4VkHYquavSEP/ge04-07und02-acao-propositiva-quadro-comparativo-agricultura.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyDztFmb5n84S5pUeqxa7GjHjRWwed9Q6xabXDj7mPJSkdSTmFC7nJ25qbX5/geo4-07und02-sistematizacao-atividade-trabalho-no-campo.pdf

Para você saber mais:

Acesse o texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p7b28BUhBKZ4R83JqXvu3ejNPjJxmQfKRhJAaX29GsWeBaqe3RtTB3Cg8pGF/geo4-07und02-texto-de-apoio-agricultura-familiar-e-de-exportacao.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, apresentado oralmente, ou ainda escrito no quadro ou em um cartaz. Chame a atenção da turma para a função do trabalho na vida dos seres humanos, ele é uma forma de garantirmos nossa sobrevivência de forma digna, destaque também que aprofundaremos nesta aula no trabalho desenvolvido no campo (espaço rural).

Para você saber mais:

“O trabalho é toda atividade humana que transforma a natureza utilizando diferentes técnicas e tecnologias, com o objetivo de garantir a sobrevivência”. IBGE (Adaptado)

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia para a turma o trecho do depoimento do Senhor Alfredo um trabalhador da agricultura familiar que produz alimentos tanto para o sustento da família como também para abastecer as feiras locais e a cidade. Chame atenção da turma sobre o que é produzido e quem realiza o trabalho.

Depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8fR6wdtJTXA69gAXnprJcTt3JdSVY9NWJtWQSpDEbTyMuHZQARY5BqzcEbs/geo4-07und02-contextualizacao-depoimentos-dos-trabalhadores-do-campo.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia para a turma o trecho do depoimento do Senhor Frederico empregado de uma grande propriedade rural na qual trabalha no controle da produção de soja utilizando diferentes máquinas. Chame a atenção da turma para o destino da produção, ela é enviada para outros países.

Depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8fR6wdtJTXA69gAXnprJcTt3JdSVY9NWJtWQSpDEbTyMuHZQARY5BqzcEbs/geo4-07und02-contextualizacao-depoimentos-dos-trabalhadores-do-campo.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome com a turma os depoimentos. E faça algumas perguntas complementares:

  • Onde trabalham o Sr. Alfredo e o Sr. Frederico?
  • Como é a propriedade do Sr Alfredo?
  • Quem realiza o trabalho? Quais as principais atividades?
  • Como é o trabalho do Sr Frederico? Qual a principal atividade?

O objetivo com os questionamentos e fazer com que os alunos percebam que no campo existem diferentes formas de trabalho, embora as atividades sejam semelhantes (agricultura, pecuária e extrativismo). Ao final da problematização apresente para a turma que essa forma de trabalho no campo é chamada de Agricultura Familiar/Subsistência (Sr. Alfredo) e Agricultura de Exportação/Agronegócio (Sr. Frederico).

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, entregue para o grupo uma cópia com os depoimentos para que façam uma releitura. Após a releitura cada dupla ou trio deverá comparar as diferentes formas de trabalho realizadas pelo Sr. Alfredo e Frederico e registrar no quadro:

  • Qual a atividade desenvolvida?
  • Qual o destino da produção?
  • Quem são os trabalhadores, ou seja, qual a mão de obra que realiza a atividade?

Após a realização da atividade, cuide para que todas as duplas ou trios apresentem suas descobertas. Neste momento aproveite para reforçar com a turma que ambas as formas de trabalho são desenvolvidas no campo, são elas a agricultura familiar e a agricultura de exportação, porém os objetivos são diferentes.

Link do quadro comparativo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/73SJuP4jbkeeRsDMKBqCKjgZZvG7qA7J4rQxg2QDRSttaZeP4VkHYquavSEP/ge04-07und02-acao-propositiva-quadro-comparativo-agricultura.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Entregue para cada membro das duplas ou trios uma folha na qual ele deverá responder de forma breve aos questionamentos. Leia com a turma. O primeiro questionamento valoriza o conhecimento prévio da turma, ou seja, o que cada aluno já sabia sobre o trabalho no campo; o segundo refere-se a retomada do que foi trabalhado na aula; e o terceiro questionamento é uma ampliação do que foi tratado, pois cada aluno terá a oportunidade de avaliar após conhecer as formas de trabalho no campo onde seria mais oportuno trabalhar. Após a finalização da atividade permita que alguns representantes das duplas ou trios partilhem suas produções com a turma.

Atividade de Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyDztFmb5n84S5pUeqxa7GjHjRWwed9Q6xabXDj7mPJSkdSTmFC7nJ25qbX5/geo4-07und02-sistematizacao-atividade-trabalho-no-campo.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de identificar as características do trabalho no campo, percebendo que nem toda forma de trabalho realizada no espaço rural ocorre da mesmo forma, pois temos a agricultura familiar responsável pelo abastecimento interno do país e a agricultura de exportação que representa o novo rural brasileiro, onde observa-se o emprego de reduzida mão de obra, uso de tecnologia e a produção é destinada ao abastecimento do mercado internacional.

Materiais necessários:

Para a Contextualização - cópias dos depoimentos (um por dupla ou trio);

Para a Ação Propositiva - cópias do quadro comparativo - Agricultura Familiar e Agricultura de Exportação (um para cada aluno);

Para a Sistematização - cópia da folha para representação da Agricultura Familiar e Agricultura de Exportação (um para cada aluno);

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8fR6wdtJTXA69gAXnprJcTt3JdSVY9NWJtWQSpDEbTyMuHZQARY5BqzcEbs/geo4-07und02-contextualizacao-depoimentos-dos-trabalhadores-do-campo.pdf

Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/73SJuP4jbkeeRsDMKBqCKjgZZvG7qA7J4rQxg2QDRSttaZeP4VkHYquavSEP/ge04-07und02-acao-propositiva-quadro-comparativo-agricultura.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyDztFmb5n84S5pUeqxa7GjHjRWwed9Q6xabXDj7mPJSkdSTmFC7nJ25qbX5/geo4-07und02-sistematizacao-atividade-trabalho-no-campo.pdf

Para você saber mais:

Acesse o texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p7b28BUhBKZ4R83JqXvu3ejNPjJxmQfKRhJAaX29GsWeBaqe3RtTB3Cg8pGF/geo4-07und02-texto-de-apoio-agricultura-familiar-e-de-exportacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, apresentado oralmente, ou ainda escrito no quadro ou em um cartaz. Chame a atenção da turma para a função do trabalho na vida dos seres humanos, ele é uma forma de garantirmos nossa sobrevivência de forma digna, destaque também que aprofundaremos nesta aula no trabalho desenvolvido no campo (espaço rural).

Para você saber mais:

“O trabalho é toda atividade humana que transforma a natureza utilizando diferentes técnicas e tecnologias, com o objetivo de garantir a sobrevivência”. IBGE (Adaptado)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia para a turma o trecho do depoimento do Senhor Alfredo um trabalhador da agricultura familiar que produz alimentos tanto para o sustento da família como também para abastecer as feiras locais e a cidade. Chame atenção da turma sobre o que é produzido e quem realiza o trabalho.

Depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8fR6wdtJTXA69gAXnprJcTt3JdSVY9NWJtWQSpDEbTyMuHZQARY5BqzcEbs/geo4-07und02-contextualizacao-depoimentos-dos-trabalhadores-do-campo.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Leia para a turma o trecho do depoimento do Senhor Frederico empregado de uma grande propriedade rural na qual trabalha no controle da produção de soja utilizando diferentes máquinas. Chame a atenção da turma para o destino da produção, ela é enviada para outros países.

Depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8fR6wdtJTXA69gAXnprJcTt3JdSVY9NWJtWQSpDEbTyMuHZQARY5BqzcEbs/geo4-07und02-contextualizacao-depoimentos-dos-trabalhadores-do-campo.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome com a turma os depoimentos. E faça algumas perguntas complementares:

  • Onde trabalham o Sr. Alfredo e o Sr. Frederico?
  • Como é a propriedade do Sr Alfredo?
  • Quem realiza o trabalho? Quais as principais atividades?
  • Como é o trabalho do Sr Frederico? Qual a principal atividade?

O objetivo com os questionamentos e fazer com que os alunos percebam que no campo existem diferentes formas de trabalho, embora as atividades sejam semelhantes (agricultura, pecuária e extrativismo). Ao final da problematização apresente para a turma que essa forma de trabalho no campo é chamada de Agricultura Familiar/Subsistência (Sr. Alfredo) e Agricultura de Exportação/Agronegócio (Sr. Frederico).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, entregue para o grupo uma cópia com os depoimentos para que façam uma releitura. Após a releitura cada dupla ou trio deverá comparar as diferentes formas de trabalho realizadas pelo Sr. Alfredo e Frederico e registrar no quadro:

  • Qual a atividade desenvolvida?
  • Qual o destino da produção?
  • Quem são os trabalhadores, ou seja, qual a mão de obra que realiza a atividade?

Após a realização da atividade, cuide para que todas as duplas ou trios apresentem suas descobertas. Neste momento aproveite para reforçar com a turma que ambas as formas de trabalho são desenvolvidas no campo, são elas a agricultura familiar e a agricultura de exportação, porém os objetivos são diferentes.

Link do quadro comparativo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/73SJuP4jbkeeRsDMKBqCKjgZZvG7qA7J4rQxg2QDRSttaZeP4VkHYquavSEP/ge04-07und02-acao-propositiva-quadro-comparativo-agricultura.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Entregue para cada membro das duplas ou trios uma folha na qual ele deverá responder de forma breve aos questionamentos. Leia com a turma. O primeiro questionamento valoriza o conhecimento prévio da turma, ou seja, o que cada aluno já sabia sobre o trabalho no campo; o segundo refere-se a retomada do que foi trabalhado na aula; e o terceiro questionamento é uma ampliação do que foi tratado, pois cada aluno terá a oportunidade de avaliar após conhecer as formas de trabalho no campo onde seria mais oportuno trabalhar. Após a finalização da atividade permita que alguns representantes das duplas ou trios partilhem suas produções com a turma.

Atividade de Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyDztFmb5n84S5pUeqxa7GjHjRWwed9Q6xabXDj7mPJSkdSTmFC7nJ25qbX5/geo4-07und02-sistematizacao-atividade-trabalho-no-campo.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano