16716
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Como vivem as crianças indígenas no Parque do Xingu

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar como vivem as crianças indígenas no parque do Xingu

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; tabela, Atlas Escolas; Google Maps e PowerPoint.

Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que assistam ao seguinte vídeo:
     - Você conhece Xingu? - disponível aqui.

Peça aos alunos que registrem sobre o que trata o vídeo.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização. Peça para registrarem o que observam nas imagens.

Problematização
Encaminhe aos alunos o slide da problematização. Peça que registrem suas hipóteses tendo como base seu próprio modo de vida.
Para isso, sugira que construam uma tabela, como no exemplo a seguir:

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

É importante que fique claro o levantamento de hipóteses sem julgamentos, conforme advertido no plano de aula original.
Peça também que utilizem o Google Maps para localizar onde fica o Xingu e tracem uma rota para verificar a distância do local onde moram.
Veja o modelo a seguir:

Ação propositiva
A proposta é que os alunos, individualmente, investiguem os seguinte materiais:
     1. Texto disponível aqui;
     2. Vídeo disponível aqui;
     3. Jogo disponível aqui.

Agora, com as peças do jogo e as imagens do texto, solicite que elaborem um jogo da memória. Para isso, os alunos precisam:
     1. assistir ao tutorial “Crie um jogo da memória com imagens”, disponível aqui;
     2. buscar novas imagens que correspondam às frases;
     3. criar o arquivo no PowerPoint;
     4. copiar e colar as imagens pesquisadas;
     5. inserir as frases das imagens correspondentes;
     6. compartilhar o arquivo com professor.

Sistematização
Para esta etapa, encaminhe as frases e dê seguimento conforme solicitado no plano original.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Índios do Xingu: tradição e cultura - disponível aqui;
     - Povos do Xingu contra a construção de Belo Monte - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_06UND08

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas