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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre localizar territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos no seu estado.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Essa aula pode ser aplicada separadamente, porém alcançará maior compreensão e envolvimento por parte dos alunos se for aplicada após as aulas:

GEO4_06UND02: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5041/a-importancia-do-territorio-para-os-povos-indigenas,

GEO4_06UND03: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5043/importancia-da-demarcacao-de-territorios-indigenas

GEO4_06UND05: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5334/os-africanos-trazidos-ao-brasil-e-sua-busca-por-um-territorio-de-resistencia

GEO4_06UND06: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5333/os-modos-de-vida-das-comunidades-remanescentes-de-quilombo-e-seus-territorios

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.

Material complementar:

Mapas da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf

Modelo de materiais para pesquisa da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5C5Y4q9xphBs542J34CZanVagbqBeJdXApe9ntWAr7wWmn5zkurNFp6WtDcZ/geo4-06und07-modelo-de-material-para-pesquisa-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Existem alguns sites de entidades como o IBGE e a Funai onde mapas específicos sobre territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos podem ser encontrados. Além deles, algumas secretarias de estado e município também oferecem na internet um banco de dados com mapas regionais sobre o tema. Caso não encontre mapas muito específicos na internet, você pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou com a secretaria do estado e fazer a solicitação do mapa. Explique a finalidade (educacional) e eles te fornecerão o mapa ou indicarão como acessá-lo.

Alguns sites para busca de mapas:

https://mapas.ibge.gov.br/

https://portaldemapas.ibge.gov.br

https://commons.wikimedia.org

http://www.mapas-sp.com/interativo.htm - somente sobre o estado de São Paulo

http://apps.mprj.mp.br/sistema/mpmapas/inloco.html#/ - somente sobre o estado do Rio de Janeiro

http://www.sed.sc.gov.br/documentos/educacao-escolar-quilombola-456/mapas-comunidades-quilombolas-544 - Somente sobre o estado de Santa Catarina

http://www.spg.sc.gov.br/acoes/56-cartografia - Somente sobre o estado de Santa Catarina

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Diga que nessa aula eles conhecerão a localização de alguns territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos.

Explique que as populações indígenas e quilombolas estão por todo o território do Brasil, mas em alguns lugares há demarcações onde os territórios em que vivem esses povos são reconhecidos e legitimados. Diga às crianças que nessa aula trataremos dos territórios demarcados.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete para a turma o mapa do slide. Converse com os alunos explicando que esse mapa traz os territórios indígenas existentes do Brasil. Mostre a eles como esses territórios estão distribuídos pelo país e a concentração deles nas regiões.

Fonte do Mapa: IBGE

Disponível em: <https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa19>. Acesso em: 10 fev 2019.

Mapas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete para a turma o mapa do slide. Converse com os alunos explicando que esse mapa traz os territórios de comunidades remanescentes de quilombos existentes do Brasil. Mostre a eles como esses territórios estão distribuídos pelo país e a concentração deles nas regiões.

Fonte do Mapa: Guia de cadastramento de famílias quilombolas. Secretaria do Desenvolvimento Social. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/cadastro_unico/_Guia_de_Cadastramento_de_Familias_Quilombolas.pdf>.

Acesso em: 10 fev 2019

Mapas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a pergunta do slide. Estimule que os alunos pensem no assunto ou resgatem memórias e conhecimentos prévios para levantar hipóteses com respostas à questão. Pergunte se alguém sabe da existência, já viu ou visitou, já ouviu histórias sobre algum território indígena ou de comunidade remanescente de quilombo no estado.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 ou 5 crianças. Entregue para cada grupo um conjunto de material para pesquisa e um mapa do estado onde vivem em branco. Peça que os alunos usem o material para pesquisar os territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos presentes no estado onde vivem e marcá-los no mapa que está em branco.

Para essa etapa da aula você precisará preparar o material de pesquisa que será utilizado pelas crianças. Para isso, utilize o arquivo modelo disponível nos Materiais Complementares para ter idéias de exemplos de materiais para pesquisa possíveis de serem entregues e utilizados pelas crianças. Procure materiais similares ao do modelo sobre seu estado para utilizar nessa etapa da aula.

modelo para material de pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5C5Y4q9xphBs542J34CZanVagbqBeJdXApe9ntWAr7wWmn5zkurNFp6WtDcZ/geo4-06und07-modelo-de-material-para-pesquisa-da-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça, agora, que os grupos compartilhem com a turma suas descobertas e abra uma conversa sobre quais são e onde estão os territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos no estado onde vivem. Medie a conversa e a troca de informações entre as crianças localizando com elas os territórios demarcados. Se julgar apropriado, projete um mapa do seu estado e vá, junto com a turma, fazendo a localização e a marcação dos territórios indígenas e quilombolas presentes nele.

Se houver tempo e julgar oportuno, peça ainda que as crianças localizem no mapa do estado a cidade onde vivem e que encontrem o território indígena ou de comunidade remanescente de quilombo que fica mais próximo do município onde moram.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Essa aula pode ser aplicada separadamente, porém alcançará maior compreensão e envolvimento por parte dos alunos se for aplicada após as aulas:

GEO4_06UND02: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5041/a-importancia-do-territorio-para-os-povos-indigenas,

GEO4_06UND03: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5043/importancia-da-demarcacao-de-territorios-indigenas

GEO4_06UND05: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5334/os-africanos-trazidos-ao-brasil-e-sua-busca-por-um-territorio-de-resistencia

GEO4_06UND06: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5333/os-modos-de-vida-das-comunidades-remanescentes-de-quilombo-e-seus-territorios

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.

Material complementar:

Mapas da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf

Modelo de materiais para pesquisa da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5C5Y4q9xphBs542J34CZanVagbqBeJdXApe9ntWAr7wWmn5zkurNFp6WtDcZ/geo4-06und07-modelo-de-material-para-pesquisa-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Existem alguns sites de entidades como o IBGE e a Funai onde mapas específicos sobre territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos podem ser encontrados. Além deles, algumas secretarias de estado e município também oferecem na internet um banco de dados com mapas regionais sobre o tema. Caso não encontre mapas muito específicos na internet, você pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou com a secretaria do estado e fazer a solicitação do mapa. Explique a finalidade (educacional) e eles te fornecerão o mapa ou indicarão como acessá-lo.

Alguns sites para busca de mapas:

https://mapas.ibge.gov.br/

https://portaldemapas.ibge.gov.br

https://commons.wikimedia.org

http://www.mapas-sp.com/interativo.htm - somente sobre o estado de São Paulo

http://apps.mprj.mp.br/sistema/mpmapas/inloco.html#/ - somente sobre o estado do Rio de Janeiro

http://www.sed.sc.gov.br/documentos/educacao-escolar-quilombola-456/mapas-comunidades-quilombolas-544 - Somente sobre o estado de Santa Catarina

http://www.spg.sc.gov.br/acoes/56-cartografia - Somente sobre o estado de Santa Catarina

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Diga que nessa aula eles conhecerão a localização de alguns territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos.

Explique que as populações indígenas e quilombolas estão por todo o território do Brasil, mas em alguns lugares há demarcações onde os territórios em que vivem esses povos são reconhecidos e legitimados. Diga às crianças que nessa aula trataremos dos territórios demarcados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete para a turma o mapa do slide. Converse com os alunos explicando que esse mapa traz os territórios indígenas existentes do Brasil. Mostre a eles como esses territórios estão distribuídos pelo país e a concentração deles nas regiões.

Fonte do Mapa: IBGE

Disponível em: <https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa19>. Acesso em: 10 fev 2019.

Mapas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete para a turma o mapa do slide. Converse com os alunos explicando que esse mapa traz os territórios de comunidades remanescentes de quilombos existentes do Brasil. Mostre a eles como esses territórios estão distribuídos pelo país e a concentração deles nas regiões.

Fonte do Mapa: Guia de cadastramento de famílias quilombolas. Secretaria do Desenvolvimento Social. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/cadastro_unico/_Guia_de_Cadastramento_de_Familias_Quilombolas.pdf>.

Acesso em: 10 fev 2019

Mapas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a pergunta do slide. Estimule que os alunos pensem no assunto ou resgatem memórias e conhecimentos prévios para levantar hipóteses com respostas à questão. Pergunte se alguém sabe da existência, já viu ou visitou, já ouviu histórias sobre algum território indígena ou de comunidade remanescente de quilombo no estado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 ou 5 crianças. Entregue para cada grupo um conjunto de material para pesquisa e um mapa do estado onde vivem em branco. Peça que os alunos usem o material para pesquisar os territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos presentes no estado onde vivem e marcá-los no mapa que está em branco.

Para essa etapa da aula você precisará preparar o material de pesquisa que será utilizado pelas crianças. Para isso, utilize o arquivo modelo disponível nos Materiais Complementares para ter idéias de exemplos de materiais para pesquisa possíveis de serem entregues e utilizados pelas crianças. Procure materiais similares ao do modelo sobre seu estado para utilizar nessa etapa da aula.

modelo para material de pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5C5Y4q9xphBs542J34CZanVagbqBeJdXApe9ntWAr7wWmn5zkurNFp6WtDcZ/geo4-06und07-modelo-de-material-para-pesquisa-da-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça, agora, que os grupos compartilhem com a turma suas descobertas e abra uma conversa sobre quais são e onde estão os territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos no estado onde vivem. Medie a conversa e a troca de informações entre as crianças localizando com elas os territórios demarcados. Se julgar apropriado, projete um mapa do seu estado e vá, junto com a turma, fazendo a localização e a marcação dos territórios indígenas e quilombolas presentes nele.

Se houver tempo e julgar oportuno, peça ainda que as crianças localizem no mapa do estado a cidade onde vivem e que encontrem o território indígena ou de comunidade remanescente de quilombo que fica mais próximo do município onde moram.

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