16714
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Alimento de origem indígena

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar o milho como elemento da cultura indígena e a difusão do seu uso variado por todo o território brasileiro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; YouTube e Padlet.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
     - O que os Índios comem?, disponível aqui.

Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.

Contextualização
Encaminhe o slide da contextualização e a lenda do milho, como apresentado no plano original.
Em aula sincrônica, ou seja, em aula virtual com a turma, dialogue sobre a importância das lendas para os indígenas e como elas foram se integrando à nossa tradição.

Problematização
Encaminhe aos alunos os slides da problematização, apresentados no plano original, e peça para fazerem o registro.

Ação propositiva
Promova a produção de um mural coletivo utilizando o Padlet. O professor deve criar o arquivo e encaminhá-lo aos alunos.


     - Página do Padlet, disponível aqui;
     - Tutorial do Padlet, elaborado pela Tríade Educacional, disponível aqui.

Sistematização
Peça para os alunos:
     1. descreverem como gostam do milho;
     2. compartilharem com a turma uma foto do prato.

Espera-se que todos os alunos socializem como o milho mais aparece em sua casa: cozido, assado, como pipoca, canjica, pamonha etc.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
     - Um Pé de Quê? – Milho - disponível aqui;
     - Conheça a história do milho - disponível aqui;
     - Desenvolvimento da cultura do milho - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_01UND08

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas