16714
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Alimento de origem indígena

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar o milho como elemento da cultura indígena e a difusão do seu uso variado por todo o território brasileiro.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GEO1 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel pardo ou cartolina para confecção de nuvem de palavras, pipoca para degustação, fotografias de alimentos que utilizam o milho como ingrediente.

Material complementar:

A Lenda do milho. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.

Para você saber mais:

Acesse para saber sobre milho na cultura indígena: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas. Acesso em: 14 fev. 2019.

Contextos prévios: Organize a sala para que estejam sentados em círculo. Providencie anteriormente a pipoca. Você pode trazer o milho da pipoca para demonstrar durante a aula e também trazer pronta para degustação na sistematização. É importante que haja um trabalho anterior com o professor de Português sobre gênero lendas.

Trabalhar anteriormente o plano de aula Alimentos de origem indígena (GEO4_01UND05).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculo, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que vamos conhecer a origem do milho no Brasil, um alimento incorporado no dia a dia das pessoas e muito presente na cultura brasileira.

Para você saber mais:

A importância do cultivo do milho para as tribos indígenas. Museu do Índio. Disponível em: <http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas>. Acesso em: 14 fev. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculo, projete a imagem no quadro. Diga que o milho é um alimento muito consumido no Brasil e no mundo. Comente que os indígenas tinham o costume de consumir esse alimento. Em seguida leia para eles a Lenda do Milho. Relate que nas nações indígenas essas histórias são muito interessantes para ensinar as crianças. Algumas dessas histórias referem-se à flora e fauna da região, outras são sobre alimentos ou fenômenos da natureza. O milho era um dos principais alimentos utilizados na alimentação indígena, portanto existe uma lenda que narra sua origem.

Lenda do milho:

Há muitos anos havia uma grande tribo cujo chefe era um velho índio. Era um índio muito bom e que estava sempre preocupado com a felicidade da sua tribo.

Um dia, sentindo-se muito cansado e doente, pressentindo que estava para morrer, chamou os seus filhos e disse-lhes que quando morresse o enterrasse no meio da oca. E disse-lhes mais:

  • Três dias depois de me enterrarem, surgirá de minha cova uma planta bem viçosa que depois de algum tempo produzirá muitas sementes. Quando virem a planta crescer e as lindas espigas aparecerem, não as comam, guardem-nas e plante-as.Os dias se passaram, o velho índio morreu e os filhos fizeram-lhe tal qual o pai ordenara.

E como o velho índio dissera, surgiu de sua cova uma linda planta com belas espigas cheias de grãos dourados.Os índios ficaram contentes, a tribo enriqueceu e passaram então a cultivar o milho com muito carinho. E assim surgiu o milho, diz a lenda.

Fonte: A Lenda do milho. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.

Caso haja impossibilidade de projetar a imagem e lenda, faça recortes de imagens sobre o milho e cole em papel a ser afixado no quadro. Escreva a lenda em papel cartolina ou pardo para ser afixado no quadro.

Se a turma for de uma comunidade indígena, valorize a tradição de lendas que eles possuem. Traga um membro da comunidade para contar a lenda.

Para você saber mais:

MACHADO, Regina Coeli Vieira. Lendas Indígenas. Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=308>. Acesso em> 14 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre as várias maneiras que utilizamos o milho no nosso dia a dia. Pergunte se eles apenas conhecem o milho in natura, se existem outros produtos feitos a partir do milho, se as famílias têm o costume de utilizar o milho na alimentação. Depois da problematização mostre fotos de diversas receitas a base de milho utilizadas em todo o país, pois os alunos podem não saber que o milho é seu ingrediente.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculo, promova uma conversa sobre as várias maneiras de utilizarmos o milho no nosso dia a dia. Permita que haja troca de informações sobre os produtos consumidos a base do milho. Faça com que percebam que ele está presente em alguns produtos industrializados como: salgadinhos, biscoitos, cereais matinais. Diga que até em ração animal ele é utilizado. Durante essa conversa vá anotando as palavras no papel afixado no quadro. Reserve para ficar exposto no mural.

Para você saber mais:

Para conhecer mais alimentos à base de milho acesse: http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/VA_13_Industrializacao-artigo4.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete a imagem da Pipoca. Diga que irão falar sobre a Pipoca, feita de um tipo diferente de milho. Em seguida, projete e leia o texto sobre a pipoca. Atente para o fato de ser usada também como enfeite para algumas tribos indígenas. Promova troca de informações sobre o texto com uma roda de conversa. Faça a degustação da pipoca. Distribua a pipoca previamente preparada. Espera-se que o aluno identifique o milho de origem indígena como um traço da cultura brasileira muito presente no seu dia a dia.

Na impossibilidade de projetar a imagem e o texto, faça a aula apresentando inicialmente a pipoca já estourada pronta para degustar. Escreva o texto num papel a ser afixado no quadro. Na impossibilidade de degustar a pipoca, sugira que façam a degustação em casa com a família.

Para você saber mais:

Qual é a origem da pipoca? Revista Mundo Estranho. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-da-pipoca/>. Acesso em: 14 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

continuação da sistematização

Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete a imagem da Pipoca. Diga que irão falar sobre a Pipoca, feita de um tipo diferente de milho.Em seguida, projete e leia o texto sobre a pipoca. Atente para o fato de ser usada também como enfeite para algumas tribos indígenas. Promova troca de informações sobre o texto com uma roda de conversa. Faça a degustação da pipoca. Distribua a pipoca previamente preparada. Espera-se que o aluno identifique o milho de origem indígena como um traço da cultura brasileira muito presente no seu dia a dia.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem e o texto, faça a aula apresentando inicialmente a pipoca já estourada pronta para degustar. Escreva o texto num papel a ser afixado no quadro. Na impossibilidade de degustar a pipoca, sugira que façam a degustação em casa com a família.

Para você saber mais:

Para saber mais sobre a origem da pipoca acesse:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-da-pipoca/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GEO1 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel pardo ou cartolina para confecção de nuvem de palavras, pipoca para degustação, fotografias de alimentos que utilizam o milho como ingrediente.

Material complementar:

A Lenda do milho. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.

Para você saber mais:

Acesse para saber sobre milho na cultura indígena: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas. Acesso em: 14 fev. 2019.

Contextos prévios: Organize a sala para que estejam sentados em círculo. Providencie anteriormente a pipoca. Você pode trazer o milho da pipoca para demonstrar durante a aula e também trazer pronta para degustação na sistematização. É importante que haja um trabalho anterior com o professor de Português sobre gênero lendas.

Trabalhar anteriormente o plano de aula Alimentos de origem indígena (GEO4_01UND05).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculo, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que vamos conhecer a origem do milho no Brasil, um alimento incorporado no dia a dia das pessoas e muito presente na cultura brasileira.

Para você saber mais:

A importância do cultivo do milho para as tribos indígenas. Museu do Índio. Disponível em: <http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas>. Acesso em: 14 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculo, projete a imagem no quadro. Diga que o milho é um alimento muito consumido no Brasil e no mundo. Comente que os indígenas tinham o costume de consumir esse alimento. Em seguida leia para eles a Lenda do Milho. Relate que nas nações indígenas essas histórias são muito interessantes para ensinar as crianças. Algumas dessas histórias referem-se à flora e fauna da região, outras são sobre alimentos ou fenômenos da natureza. O milho era um dos principais alimentos utilizados na alimentação indígena, portanto existe uma lenda que narra sua origem.

Lenda do milho:

Há muitos anos havia uma grande tribo cujo chefe era um velho índio. Era um índio muito bom e que estava sempre preocupado com a felicidade da sua tribo.

Um dia, sentindo-se muito cansado e doente, pressentindo que estava para morrer, chamou os seus filhos e disse-lhes que quando morresse o enterrasse no meio da oca. E disse-lhes mais:

  • Três dias depois de me enterrarem, surgirá de minha cova uma planta bem viçosa que depois de algum tempo produzirá muitas sementes. Quando virem a planta crescer e as lindas espigas aparecerem, não as comam, guardem-nas e plante-as.Os dias se passaram, o velho índio morreu e os filhos fizeram-lhe tal qual o pai ordenara.

E como o velho índio dissera, surgiu de sua cova uma linda planta com belas espigas cheias de grãos dourados.Os índios ficaram contentes, a tribo enriqueceu e passaram então a cultivar o milho com muito carinho. E assim surgiu o milho, diz a lenda.

Fonte: A Lenda do milho. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.

Caso haja impossibilidade de projetar a imagem e lenda, faça recortes de imagens sobre o milho e cole em papel a ser afixado no quadro. Escreva a lenda em papel cartolina ou pardo para ser afixado no quadro.

Se a turma for de uma comunidade indígena, valorize a tradição de lendas que eles possuem. Traga um membro da comunidade para contar a lenda.

Para você saber mais:

MACHADO, Regina Coeli Vieira. Lendas Indígenas. Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=308>. Acesso em> 14 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre as várias maneiras que utilizamos o milho no nosso dia a dia. Pergunte se eles apenas conhecem o milho in natura, se existem outros produtos feitos a partir do milho, se as famílias têm o costume de utilizar o milho na alimentação. Depois da problematização mostre fotos de diversas receitas a base de milho utilizadas em todo o país, pois os alunos podem não saber que o milho é seu ingrediente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculo, promova uma conversa sobre as várias maneiras de utilizarmos o milho no nosso dia a dia. Permita que haja troca de informações sobre os produtos consumidos a base do milho. Faça com que percebam que ele está presente em alguns produtos industrializados como: salgadinhos, biscoitos, cereais matinais. Diga que até em ração animal ele é utilizado. Durante essa conversa vá anotando as palavras no papel afixado no quadro. Reserve para ficar exposto no mural.

Para você saber mais:

Para conhecer mais alimentos à base de milho acesse: http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/VA_13_Industrializacao-artigo4.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete a imagem da Pipoca. Diga que irão falar sobre a Pipoca, feita de um tipo diferente de milho. Em seguida, projete e leia o texto sobre a pipoca. Atente para o fato de ser usada também como enfeite para algumas tribos indígenas. Promova troca de informações sobre o texto com uma roda de conversa. Faça a degustação da pipoca. Distribua a pipoca previamente preparada. Espera-se que o aluno identifique o milho de origem indígena como um traço da cultura brasileira muito presente no seu dia a dia.

Na impossibilidade de projetar a imagem e o texto, faça a aula apresentando inicialmente a pipoca já estourada pronta para degustar. Escreva o texto num papel a ser afixado no quadro. Na impossibilidade de degustar a pipoca, sugira que façam a degustação em casa com a família.

Para você saber mais:

Qual é a origem da pipoca? Revista Mundo Estranho. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-da-pipoca/>. Acesso em: 14 fev. 2019.

Slide Plano Aula

continuação da sistematização

Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete a imagem da Pipoca. Diga que irão falar sobre a Pipoca, feita de um tipo diferente de milho.Em seguida, projete e leia o texto sobre a pipoca. Atente para o fato de ser usada também como enfeite para algumas tribos indígenas. Promova troca de informações sobre o texto com uma roda de conversa. Faça a degustação da pipoca. Distribua a pipoca previamente preparada. Espera-se que o aluno identifique o milho de origem indígena como um traço da cultura brasileira muito presente no seu dia a dia.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem e o texto, faça a aula apresentando inicialmente a pipoca já estourada pronta para degustar. Escreva o texto num papel a ser afixado no quadro. Na impossibilidade de degustar a pipoca, sugira que façam a degustação em casa com a família.

Para você saber mais:

Para saber mais sobre a origem da pipoca acesse:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-da-pipoca/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano