10273
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Representando e comparando quantidades de coleções diferentes

POR: Simone de Oliveira da Silva 17/07/2018
Código: MAT1_01NUM05

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre • Soluções para igualar as coleções, descobrindo a quantidade de cada uma; Discutir as soluções encontradas para a resolução da atividade; Avaliar a aprendizagem do aluno.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Buscar soluções para igualar as coleções, descobrindo a quantidade de cada uma;
  • Discutir a respeito das soluções encontradas para a resolução da atividade;
  • Compreender o que foi estudado;
  • Avaliar a aprendizagem adquirida pelo aluno.



Conceito-chave

Comparar quantidades

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Lápis de cor;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Comparar

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie pedindo aos alunos que observem as duas coleções. Em seguida, questione as diferenças existentes entre essas duas coleções. As crianças poderão citar que são duas coleções diferentes, uma de ursinhos e outra de aviões. Além de citarem a diferença dos objetos, instigue as crianças a irem além, perguntando a quantidade de cada coleção, qual tem mais, qual tem menos, o tamanho.

Propósito: Encontrar as diferenças entre as coleções, principalmente as quantidades.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças existentes entre essas duas coleções?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Organize a turma em duplas, previamente estabelecidas por você. Leia a atividade a ser realizada para todos. Entregue uma atividade para cada aluno, propondo que eles busquem soluções de como chegar à resposta. Peça às duplas que primeiro pensem individualmente, e depois compartilhem com o amigo. Enquanto os alunos buscam resolver a atividade, circule pela sala observando a socialização das duplas. Se houver discordância entre as duplas, é importante que você intervenha pedindo que cada um explique a sua resolução, para que cheguem a uma conclusão do que está correto.

Propósito: Buscar uma estratégia para deixar as coleções com a mesma quantidade.

Discuta com a turma:

  • As coleções possuem a mesma quantidade?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Ainda com suas duplas, após as crianças realizarem a primeira parte da atividade, leia as questões para que elas respondam a segunda parte. O registro dessas respostas poderá ser escrito ou através de desenho.

Propósito: Buscar uma estratégia para deixar as coleções com a mesma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade da coleção de Sabrina?
  • Qual a quantidade de bolinhas amarelas?
  • Qual a quantidade de carrinhos?
  • O que você teve que acrescentar mais, carrinhos ou bolinhas?
  • Quantas bolinhas você acrescentou?
  • Quantos carrinhos você acrescentou?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos estarão em duplas, portanto peça que uma dupla de cada vez socialize sua resolução. Anote no quadro as resoluções para que as crianças possam visualizar e comparar com suas respostas. Aproveite situações cotidianas que podem surgir explorando o conceito estudado. Como na atividade foram utilizados três objetos diferentes para cada coleção, você poderá usar materiais disponíveis em sua sala de aula para reproduzir a mesma atividade, porém trabalhando com quantidades diferentes.

Propósito: Conhecer as resoluções da atividade realizadas pelos colegas.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a sistematização do conceito. Reforce que quando temos duas ou mais coleções diferenciadas devemos contá-las, principalmente se tivermos que deixar as coleções com a mesma quantidade. O importante é a quantidade e não o tamanho.

Propósito: Reforçar o conceito estudado na aula de hoje.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento vamos retomar o que aprendemos nessa aula. Peça para as duplas discutirem entre si para chegarem a uma conclusão sobre o que aprenderam na aula de hoje. Logo em seguida, escolha um da dupla para que explicite o que aprenderam. Registre as falas dos alunos num cartaz para retomar sempre que necessário.

Propósito: Reforçar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

  • Como você faz para comparar duas coleções?
  • E duas coleções de um mesmo objeto?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que realizem numa folha. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Propor ao aluno quantificar os lápis que existem em seu estojo.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Buscar soluções para igualar as coleções, descobrindo a quantidade de cada uma;
  • Discutir a respeito das soluções encontradas para a resolução da atividade;
  • Compreender o que foi estudado;
  • Avaliar a aprendizagem adquirida pelo aluno.



Conceito-chave

Comparar quantidades

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Lápis de cor;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Comparar

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie pedindo aos alunos que observem as duas coleções. Em seguida, questione as diferenças existentes entre essas duas coleções. As crianças poderão citar que são duas coleções diferentes, uma de ursinhos e outra de aviões. Além de citarem a diferença dos objetos, instigue as crianças a irem além, perguntando a quantidade de cada coleção, qual tem mais, qual tem menos, o tamanho.

Propósito: Encontrar as diferenças entre as coleções, principalmente as quantidades.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças existentes entre essas duas coleções?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Organize a turma em duplas, previamente estabelecidas por você. Leia a atividade a ser realizada para todos. Entregue uma atividade para cada aluno, propondo que eles busquem soluções de como chegar à resposta. Peça às duplas que primeiro pensem individualmente, e depois compartilhem com o amigo. Enquanto os alunos buscam resolver a atividade, circule pela sala observando a socialização das duplas. Se houver discordância entre as duplas, é importante que você intervenha pedindo que cada um explique a sua resolução, para que cheguem a uma conclusão do que está correto.

Propósito: Buscar uma estratégia para deixar as coleções com a mesma quantidade.

Discuta com a turma:

  • As coleções possuem a mesma quantidade?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Ainda com suas duplas, após as crianças realizarem a primeira parte da atividade, leia as questões para que elas respondam a segunda parte. O registro dessas respostas poderá ser escrito ou através de desenho.

Propósito: Buscar uma estratégia para deixar as coleções com a mesma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade da coleção de Sabrina?
  • Qual a quantidade de bolinhas amarelas?
  • Qual a quantidade de carrinhos?
  • O que você teve que acrescentar mais, carrinhos ou bolinhas?
  • Quantas bolinhas você acrescentou?
  • Quantos carrinhos você acrescentou?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos estarão em duplas, portanto peça que uma dupla de cada vez socialize sua resolução. Anote no quadro as resoluções para que as crianças possam visualizar e comparar com suas respostas. Aproveite situações cotidianas que podem surgir explorando o conceito estudado. Como na atividade foram utilizados três objetos diferentes para cada coleção, você poderá usar materiais disponíveis em sua sala de aula para reproduzir a mesma atividade, porém trabalhando com quantidades diferentes.

Propósito: Conhecer as resoluções da atividade realizadas pelos colegas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a sistematização do conceito. Reforce que quando temos duas ou mais coleções diferenciadas devemos contá-las, principalmente se tivermos que deixar as coleções com a mesma quantidade. O importante é a quantidade e não o tamanho.

Propósito: Reforçar o conceito estudado na aula de hoje.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento vamos retomar o que aprendemos nessa aula. Peça para as duplas discutirem entre si para chegarem a uma conclusão sobre o que aprenderam na aula de hoje. Logo em seguida, escolha um da dupla para que explicite o que aprenderam. Registre as falas dos alunos num cartaz para retomar sempre que necessário.

Propósito: Reforçar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

  • Como você faz para comparar duas coleções?
  • E duas coleções de um mesmo objeto?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que realizem numa folha. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Propor ao aluno quantificar os lápis que existem em seu estojo.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Buscar soluções para igualar as coleções, descobrindo a quantidade de cada uma;
  • Discutir a respeito das soluções encontradas para a resolução da atividade;
  • Compreender o que foi estudado;
  • Avaliar a aprendizagem adquirida pelo aluno.



Conceito-chave

Comparar quantidades

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Lápis de cor;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Comparar

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes