16712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Preservação Hídrica

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar a responsabilidade humana na preservação da água potável

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube e Google Jamboard

Valores trabalhados

- Cidadania

- Respeito ao ambiente

- Protagonismo

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem a responsabilidade humana na preservação da água potável. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que ouvirá a opinião da turma. Peça que enviem mensagens de texto ou áudio se consideram ser dever de todos preservar a água potável. Depois, peça que façam um comentário se concordam ou se discordam que todos devemos preservar a água.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula fazendo a contextualização. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Preste atenção pois neste plano as imagens precisam ser enviadas na sequência correta. Elas encontram-se disponíveis aqui.

No primeiro slide, peça aos alunos que leiam o título da reportagem e que descrevam a imagem. Comente que o dado oficial é de 2017 e que a projeção é que em 2030 chegue a 8,5 bilhões de pessoas.

Para o segundo slide, peça que observem atentamente. Apresente a tabela e chame atenção para que percebam que na primeira coluna há o ano. Pergunte qual o primeiro ano e os demais anos representados. Fale que o gráfico levanta dados até somente o ano de 1999, no qual a turma ainda nem era nascida.

Diga que cada linha apresentará a informação daquele ano especificamente e que os bonequinhos representam o total aproximado da população mundial para aquele ano. Destaque que:

- Entre 1804 e 1927 passaram-se 123 anos e chegamos aos 2 bilhões de pessoas

- Entre 1927 e 1974 passaram-se 47 anos e chegamos a 4 bilhões de pessoas

- Entre 1974 e 1999 passaram-se 29 anos e chegamos a mais de 6 bilhões de pessoas

- Com a informação do slide anterior, em 18 anos, estamos próximos a 8 bilhões de pessoas

Pergunte: a população mundial vem crescendo em um ritmo rápido ou devagar? Esse crescimento leva a um maior ou menor gasto hídrico? É esperado que a turma perceba e responda que a população mundial está aumentando rapidamente e isso implica em um gasto hídrico maior.

Depois complemente: se somos mais numerosos, gastamos mais. Onde gastamos a maior parte da água potável? Quais tarefas nos impulsionam a usar com frequência esse recurso escasso? Peça que as respostas sejam registradas nos cadernos.

Se você preferir, organize este momento com o Google Formulários. Nele, você pode inserir as imagens e os questionamentos para que os alunos respondam de forma assíncrona. O tutorial para o uso da ferramenta encontra-se disponível aqui.

Problematização (20 minutos – assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes e faça o questionamento a turma: quais as atividades do dia a dia precisam de água?

Ação propositiva (um dia – assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente que os estudantes tenham um vaso com uma planta, uma fruta e uma toalhinha. Instrua-os a trabalharem de forma cuidadosa para não desperdiçarem a água.

Explique que solicitará uma tarefa por vez e que todas elas utilizarão a água, por isso, precisarão economizá-la. Depois de tudo organizado, passe a primeira tarefa, diga que irá gravar vídeos, um para cada ação. E que eles sigam na ordem que você irá enviar no grupo da turma.

- Reguem a planta

- Limpem a mesa

- Lavem as mãos

- Lavem a fruta

Sistematização (30 minutos – assincronamente)

Pergunte como se sentiram realizando a atividade anterior. Peça que respondam se teremos água suficiente para realizar todas as nossas atividades do cotidiano caso não economizemos. Depois, oriente que elaborem e proponham medidas para evitar o desperdício de água.

Utilize o Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, no qual os estudantes poderão colocarem medidas para evitar o desperdício de água. O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam aos vídeos que seguem abaixo como sugestão de complemento do plano de aula para o ensino remoto:

- “E se a água acabasse?”, disponível aqui  

- “Por que falta água no Brasil?”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_10UND02

(EF03GE10) dentificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas