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Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Orientação espacial: a localização a partir de pistas

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre vivenciar situações em que a orientação espacial esteja presente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo 

- Optativas: Google Classroom, Google Formulários

Valores trabalhados

- Cidadania

- Participação

Apresentação do tema da aula (25 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os alunos vivenciem situações em que a orientação espacial esteja presente. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie o slide do plano original. Na apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte se em algum momento já estiveram perdidos e se já se questionaram: “para onde eu vou?”. As respostas poderão ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma, assim como a apresentação da aula.

Contextualização (40 minutos)

Envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.

Solicite que os alunos fiquem em silêncio e aguardem as observações sobre a leitura para o seu término. Narre a história com entonações diferentes interpretando os sentimentos vividos pelos personagens. A história se encontra disponível aqui. Caso prefira, você poderá passar o vídeo da história, disponível aqui.  

Ao término do vídeo ou da contação, questione os alunos:

- Vocês acharam que as estratégias utilizadas por João para não se perder na mata foram as melhores? Por quê?

Permita que eles se expressem por mensagens de texto ou áudio. Não antecipe respostas. Elas serão construídas ao longo do plano.

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Encaminhe o slide do plano original. Oriente-os a conversarem sobre a pergunta, no grupo de WhatsApp, e ajude-os a problematizar: como podemos indicar caminhos para encontrar lugares e pessoas?

Permita que os alunos levantem hipóteses e as anote em uma tabela no Google Docs. Ajude-os a construir a ideia de referências e de localização. Feito isso, projete o slide que indica a atividade “Qual é a localização?” e peça que com uma folha de papel sulfite, eles a desenvolvam.

Diga que você dará alguns comandos e que eles deverão encontrar as figuras correspondentes em vídeo que você irá elaborar: castelo, prédio, casa ou campo de futebol.

- Comando 1: Esta figura está localizada na linha D, coluna 3. Está próxima do castelo e distante do prédio. A figura é...

- Comando 2: Esta figura está localizada na última linha e coluna. A figura é...

- Comando 3: Para encontrar esta figura saia do campo de futebol, ande duas casas para cima, pare, vire à esquerda e ande duas casas. A figura é...

Realizada as etapas acima, pergunte:

- Qual dos comandos vocês tiveram mais dificuldades para localizar? Por quê?

Ouça as respostas, que deverão ser encaminhadas por áudio. Provavelmente os alunos apresentarão mais dificuldades nos comandos dois e três, pois eles fornecem menos elementos que favoreçam a localização. Relate que assim também acontece quando queremos nos localizar em nossa escola, bairro ou cidade: quanto mais elementos tivermos, ou seja, mais pistas, mais fácil de nos encontrarmos.

A atividade sobre localização que deve ser encaminhada aos alunos encontra-se disponível aqui.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Nesta etapa as famílias deverão brincar com as crianças. Grave um vídeo orientando o passo a passo. Trata-se da brincadeira folclórica chamada “Prendendo o rabo do burrinho”. Mostre a imagem do burrinho aos alunos no vídeo que você irá gravar e o rabinho solto que ele perdeu ao passear. Uma dica é fazer o rabo em um material durável ou plastificar. Na ponta, coloque fita adesiva e no ponto do animal destinado a ele também.

Diga aos alunos que um componente da família deverá ficará vendado e que o outro dará comandos para seu parceiro colocar o rabo no burro no tempo destinado, que será de um minuto. Esses comandos deverão seguir os vocabulários necessários para nos localizarmos: direita, esquerda, em cima, embaixo, para frente, para trás. Sugira que eles sejam os vendados e que o familiar repasse os comandos.

Você deve enviar as imagens da brincadeira disponível aqui para as crianças para que, com a ajuda de um adulto, elas possam reproduzi-la.

Sistematização (60 minutos)

Retome os momentos da aula e relembre a estratégia utilizada por João na história para se localizar e encontrar o caminho de volta na mata. Pergunte:

- O que João e a irmã poderiam ter feito de diferente em relação a sua localização?

A intenção é que eles demonstrem a importância em perceber pontos de referência, memorizar e saber utilizar a linguagem adequada, como, por exemplo, andar 10 passos à direita, virar à esquerda e etc. Retome a atividade do slide quatro, pergunte se após vivenciarem a brincadeira do burrinho foi mais fácil compreender os comandos e se conseguiriam criar outros.

Finalize permitindo que cada um complete a frase:

- “Para me localizar nos lugares eu preciso ____________________________________”

As respostas podem ser enviadas por mensagens de texto ou áudio. Sugere-se que você utilize o Google Formulários para essa sistematização. O tutorial para acessar e usar a ferramenta está disponível aqui.

Convite às famílias

Oriente que as famílias participem deste plano por meio da brincadeira com as crianças na etapa da ação propositiva.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_10UND04

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.


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