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Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Orientação espacial: a localização a partir de pistas

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre vivenciar situações em que a orientação espacial esteja presente

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidade para se movimentar no momento da ação propositiva.

Materiais necessários: Conto de João e Maria, fichas impressas do slide 4 “Qual é a localização”, imagem de um burrinho e seu rabinho, fita adesiva.

Material complementar:

GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf

GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbqFhnA5SMe9Zwp9fWjmnBGQ5EmyVHNNBxJ3x7mBgJZhj7ZYQVH4nz2gwrcW/geo2-10und4-burrinho-e-seu-rabo-com-molde.pdf

Conto de João e Maria:

ABREU, Ana Rosa (et. al.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC: 2000, 3v. pp.15-18. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf>. Acesso em: 25 mar 2019.

ou em vídeo no endereço:

João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.

Para você saber mais:

Plano de aula “Lateralidade: noções espaciais” disponível no site da Revista Nova Escola: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: Para a realização deste plano é necessário que os alunos possuam noções espaciais e o vocabulário apropriado para expressar os princípios de localização como, por exemplo, em cima, embaixo, direita, esquerda, etc. Se desejar trabalhe previamente os conteúdos do plano “Lateralidade: noções espaciais”, indicado acima.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e caso necessário ajude-os.

Pergunte se em algum momento já estiveram perdidos e se já se perguntaram “Para onde eu vou?”. Escolha um aluno que respondeu positivamente ao questionamento e peça para relatar como fez para se localizar. Ouça atentamente a estratégia narrada e diga aos demais alunos que este será o tema da aula de hoje.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este slide ou escreva o nome da história no quadro. Solicite que neste momento os alunos fiquem em silêncio e aguardem as observações sobre a leitura para o seu término. Narre a história com entonações diferentes interpretando os sentimentos vividos pelos personagens. Caso opte você poderá passar o vídeo da história (disponível abaixo). Ao término do vídeo ou da contação questione os alunos:

  • Vocês acharam que as estratégias utilizadas por João para não se perder na mata foram as melhores? Por que?

Permita que os alunos se expressem. Não antecipe respostas. Elas serão construídas ao longo do plano.

João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Oriente os alunos que neste momento eles realizarão a próxima atividade em duplas. Como já estão dispostos em círculos solicite que trabalhem com o parceiro da direita, caso alguém fique sem par permita que fiquem em trio.

Projete este slide, ou escreva o comando no quadro. Oriente-os a conversarem sobre a pergunta e ajude-os a problematizar: Como podemos indicar caminhos para encontrar lugares e pessoas?

Permita que levantem hipóteses e anote no quadro suas indicações. Ajude-os a construir a ideia de referências e de localização. Feito isso, projete o slide que indicará a atividade “Qual é a localização?” e entregue uma folha para cada dupla. Diga aos mesmos que você dará alguns comandos e que a dupla deverá apontar como dedo qual figura corresponde aos comandos cantados: castelo, prédio, casa ou campo de futebol.

Oriente os alunos a não manifestarem suas respostas verbalmente, apenas aponte-as. Diga que você percorrerá a sala para verificar os apontamentos realizados por eles e sinaliza se estiver correta ou não.

  • Comando 1: Esta figura está localizada na linha D, coluna 3. Está próxima do castelo e distante do prédio. A figura é ….
  • Comando 2: Esta figura está localizada na última linha e coluna. A figura é ….
  • Comando 3: Para encontrar esta figura saia do campo de futebol, ande duas casas para cima, pare, vire à esquerda e ande duas casas. A figura é….

Realizada as etapas acima, pergunte:

  • Qual dos comandos vocês tiveram mais dificuldades para localizar? Por que?

Ouça as respostas. Provavelmente os alunos apresentarão mais dificuldades nos comandos 2 e 3, pois fornecem menos elementos que favoreçam a localização, como ponto de referência, detalhamento de linha coluna, etc. Relate que assim também acontece quando queremos nos localizar em nossa escola, bairro, cidade, etc., quanto mais elementos tivermos, ou seja mais pistas, mais fácil de nos encontrarmos.

GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos que neste momento eles realizarão a próxima atividade em duplas. Como já estão dispostos em círculos solicite que trabalhem com o parceiro da direita, caso alguém fique sem par permita que fiquem em trio.

Projete este slide, ou escreva o comando no quadro. Oriente-os a conversarem sobre a pergunta e ajude-os a problematizar: Como podemos indicar caminhos para encontrar lugares e pessoas?

Permita que levantem hipóteses e anote no quadro suas indicações. Ajude-os a construir a ideia de referências e de localização. Feito isso, projete o slide que indicará a atividade “Qual é a localização?” e entregue uma folha para cada dupla. Diga aos mesmos que você dará alguns comandos e que a dupla deverá apontar como dedo qual figura corresponde aos comandos cantados: castelo, prédio, casa ou campo de futebol.

Oriente os alunos a não manifestarem suas respostas verbalmente, apenas aponte-as. Diga que você percorrerá a sala para verificar os apontamentos realizados por eles e sinaliza se estiver correta ou não.

  • Comando 1: Esta figura está localizada na linha D, coluna 3. Está próxima do castelo e distante do prédio. A figura é ….
  • Comando 2: Esta figura está localizada na última linha e coluna. A figura é ….
  • Comando 3: Para encontrar esta figura saia do campo de futebol, ande duas casas para cima, pare, vire à esquerda e ande duas casas. A figura é….

Realizada as etapas acima, pergunte:

  • Qual dos comandos vocês tiveram mais dificuldades para localizar? Por que?

Ouça as respostas. Provavelmente os alunos apresentarão mais dificuldades nos comandos 2 e 3, pois fornecem menos elementos que favoreçam a localização, como ponto de referência, detalhamento de linha coluna, etc. Relate que assim também acontece quando queremos nos localizar em nossa escola, bairro, cidade, etc., quanto mais elementos tivermos, ou seja mais pistas, mais fácil de nos encontrarmos.

GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Dando prosseguimento à aula, informe os alunos que agora eles participarão de uma brincadeira em que as estratégias de localização deverão ser utilizadas. A brincadeira será realizada com a mesma dupla da atividade anterior. Trata-se da brincadeira folclórica chamada “Prendendo o rabo do burrinho”. Mostre a imagem do burrinho aos alunos e o rabinho solto que ele perdeu ao passear, uma dica é fazer o rabo em um material durável, ou plastificar, pois será manuseado por toda a turma. Na ponta do rabinho coloque fita adesiva e no ponto do burrinho destinado a colocar o rabinho também.

Diga aos alunos que um componente da dupla ficará vendado e o outro dará os comando visando que seu parceiro consiga colocar o rabo no burrinho no tempo destinado, que será de 1 minuto. Esses comandos deverão seguir os vocabulários necessários para nos localizarmos: direita, esquerda, em cima, embaixo, para frente, para trá, etc.

Informe que assim que o componente da dupla for vendado você prenderá a imagem do burrinho em alguma parte do quadro. Todos os alunos sairão do mesmo ponto da sala de aula e deverão seguir os comandos do parceiro até encontrarem o local correto ou aproximado para colarem o rabo do burrinho.

Assim que findar o tempo, verifique em qual local a criança colou o rabo e escreva o nome da dupla.

Quando todos concluírem vocês poderão observar quem mais se aproximou do local exato e quem mais se distanciou (com um giz/caneta marque onde estava o ponto a ser colado o rabinho e com giz/caneta de outra cor marque onde as duplas o colaram). Finalize esta etapa ouvindo as dificuldades que os alunos demonstraram com a atividade.

Você poderá imprimir a imagem do burrinho e do rabo disponível em nosso material complementar, mas caso deseje seguindo esta imagem poderá confeccionar o burrinho e seu rabinho com um material durável, podendo desenvolver a brincadeira em outros momentos, mudando as duplas e funções, por exemplo. O molde do burrinho e do rabinho também está disponível em nosso material complementar.

GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbqFhnA5SMe9Zwp9fWjmnBGQ5EmyVHNNBxJ3x7mBgJZhj7ZYQVH4nz2gwrcW/geo2-10und4-burrinho-e-seu-rabo-com-molde.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que retornem aos seus lugares. Retome os momentos da aula e relembre a estratégia utilizada por João na história para se localizar e encontrar o caminho de volta na mata. Pergunte aos mesmos:

  • O que João e a irmã poderiam ter feito de diferente em relação a sua localização?

A intenção é que eles demonstrem a importância em perceber pontos de referência, memorizar e saber utilizar a linguagem adequada, como por exemplo, andar 10 passos à direita, virar à esquerda, etc.

Retome a atividade do slide 4, pergunte se após vivenciarem a atividade do burrinho foi mais fácil compreender os comandos e se conseguiriam criar outros.

Finalize permitindo que cada um complete a frase oralmente: Para me localizar nos lugares eu preciso __________________.

Se desejar anote as respostas no quadro e solicitem que realizem o registro no caderno.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidade para se movimentar no momento da ação propositiva.

Materiais necessários: Conto de João e Maria, fichas impressas do slide 4 “Qual é a localização”, imagem de um burrinho e seu rabinho, fita adesiva.

Material complementar:

GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf

GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbqFhnA5SMe9Zwp9fWjmnBGQ5EmyVHNNBxJ3x7mBgJZhj7ZYQVH4nz2gwrcW/geo2-10und4-burrinho-e-seu-rabo-com-molde.pdf

Conto de João e Maria:

ABREU, Ana Rosa (et. al.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC: 2000, 3v. pp.15-18. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf>. Acesso em: 25 mar 2019.

ou em vídeo no endereço:

João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.

Para você saber mais:

Plano de aula “Lateralidade: noções espaciais” disponível no site da Revista Nova Escola: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: Para a realização deste plano é necessário que os alunos possuam noções espaciais e o vocabulário apropriado para expressar os princípios de localização como, por exemplo, em cima, embaixo, direita, esquerda, etc. Se desejar trabalhe previamente os conteúdos do plano “Lateralidade: noções espaciais”, indicado acima.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e caso necessário ajude-os.

Pergunte se em algum momento já estiveram perdidos e se já se perguntaram “Para onde eu vou?”. Escolha um aluno que respondeu positivamente ao questionamento e peça para relatar como fez para se localizar. Ouça atentamente a estratégia narrada e diga aos demais alunos que este será o tema da aula de hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este slide ou escreva o nome da história no quadro. Solicite que neste momento os alunos fiquem em silêncio e aguardem as observações sobre a leitura para o seu término. Narre a história com entonações diferentes interpretando os sentimentos vividos pelos personagens. Caso opte você poderá passar o vídeo da história (disponível abaixo). Ao término do vídeo ou da contação questione os alunos:

  • Vocês acharam que as estratégias utilizadas por João para não se perder na mata foram as melhores? Por que?

Permita que os alunos se expressem. Não antecipe respostas. Elas serão construídas ao longo do plano.

João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Oriente os alunos que neste momento eles realizarão a próxima atividade em duplas. Como já estão dispostos em círculos solicite que trabalhem com o parceiro da direita, caso alguém fique sem par permita que fiquem em trio.

Projete este slide, ou escreva o comando no quadro. Oriente-os a conversarem sobre a pergunta e ajude-os a problematizar: Como podemos indicar caminhos para encontrar lugares e pessoas?

Permita que levantem hipóteses e anote no quadro suas indicações. Ajude-os a construir a ideia de referências e de localização. Feito isso, projete o slide que indicará a atividade “Qual é a localização?” e entregue uma folha para cada dupla. Diga aos mesmos que você dará alguns comandos e que a dupla deverá apontar como dedo qual figura corresponde aos comandos cantados: castelo, prédio, casa ou campo de futebol.

Oriente os alunos a não manifestarem suas respostas verbalmente, apenas aponte-as. Diga que você percorrerá a sala para verificar os apontamentos realizados por eles e sinaliza se estiver correta ou não.

  • Comando 1: Esta figura está localizada na linha D, coluna 3. Está próxima do castelo e distante do prédio. A figura é ….
  • Comando 2: Esta figura está localizada na última linha e coluna. A figura é ….
  • Comando 3: Para encontrar esta figura saia do campo de futebol, ande duas casas para cima, pare, vire à esquerda e ande duas casas. A figura é….

Realizada as etapas acima, pergunte:

  • Qual dos comandos vocês tiveram mais dificuldades para localizar? Por que?

Ouça as respostas. Provavelmente os alunos apresentarão mais dificuldades nos comandos 2 e 3, pois fornecem menos elementos que favoreçam a localização, como ponto de referência, detalhamento de linha coluna, etc. Relate que assim também acontece quando queremos nos localizar em nossa escola, bairro, cidade, etc., quanto mais elementos tivermos, ou seja mais pistas, mais fácil de nos encontrarmos.

GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf

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Orientações: Oriente os alunos que neste momento eles realizarão a próxima atividade em duplas. Como já estão dispostos em círculos solicite que trabalhem com o parceiro da direita, caso alguém fique sem par permita que fiquem em trio.

Projete este slide, ou escreva o comando no quadro. Oriente-os a conversarem sobre a pergunta e ajude-os a problematizar: Como podemos indicar caminhos para encontrar lugares e pessoas?

Permita que levantem hipóteses e anote no quadro suas indicações. Ajude-os a construir a ideia de referências e de localização. Feito isso, projete o slide que indicará a atividade “Qual é a localização?” e entregue uma folha para cada dupla. Diga aos mesmos que você dará alguns comandos e que a dupla deverá apontar como dedo qual figura corresponde aos comandos cantados: castelo, prédio, casa ou campo de futebol.

Oriente os alunos a não manifestarem suas respostas verbalmente, apenas aponte-as. Diga que você percorrerá a sala para verificar os apontamentos realizados por eles e sinaliza se estiver correta ou não.

  • Comando 1: Esta figura está localizada na linha D, coluna 3. Está próxima do castelo e distante do prédio. A figura é ….
  • Comando 2: Esta figura está localizada na última linha e coluna. A figura é ….
  • Comando 3: Para encontrar esta figura saia do campo de futebol, ande duas casas para cima, pare, vire à esquerda e ande duas casas. A figura é….

Realizada as etapas acima, pergunte:

  • Qual dos comandos vocês tiveram mais dificuldades para localizar? Por que?

Ouça as respostas. Provavelmente os alunos apresentarão mais dificuldades nos comandos 2 e 3, pois fornecem menos elementos que favoreçam a localização, como ponto de referência, detalhamento de linha coluna, etc. Relate que assim também acontece quando queremos nos localizar em nossa escola, bairro, cidade, etc., quanto mais elementos tivermos, ou seja mais pistas, mais fácil de nos encontrarmos.

GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Dando prosseguimento à aula, informe os alunos que agora eles participarão de uma brincadeira em que as estratégias de localização deverão ser utilizadas. A brincadeira será realizada com a mesma dupla da atividade anterior. Trata-se da brincadeira folclórica chamada “Prendendo o rabo do burrinho”. Mostre a imagem do burrinho aos alunos e o rabinho solto que ele perdeu ao passear, uma dica é fazer o rabo em um material durável, ou plastificar, pois será manuseado por toda a turma. Na ponta do rabinho coloque fita adesiva e no ponto do burrinho destinado a colocar o rabinho também.

Diga aos alunos que um componente da dupla ficará vendado e o outro dará os comando visando que seu parceiro consiga colocar o rabo no burrinho no tempo destinado, que será de 1 minuto. Esses comandos deverão seguir os vocabulários necessários para nos localizarmos: direita, esquerda, em cima, embaixo, para frente, para trá, etc.

Informe que assim que o componente da dupla for vendado você prenderá a imagem do burrinho em alguma parte do quadro. Todos os alunos sairão do mesmo ponto da sala de aula e deverão seguir os comandos do parceiro até encontrarem o local correto ou aproximado para colarem o rabo do burrinho.

Assim que findar o tempo, verifique em qual local a criança colou o rabo e escreva o nome da dupla.

Quando todos concluírem vocês poderão observar quem mais se aproximou do local exato e quem mais se distanciou (com um giz/caneta marque onde estava o ponto a ser colado o rabinho e com giz/caneta de outra cor marque onde as duplas o colaram). Finalize esta etapa ouvindo as dificuldades que os alunos demonstraram com a atividade.

Você poderá imprimir a imagem do burrinho e do rabo disponível em nosso material complementar, mas caso deseje seguindo esta imagem poderá confeccionar o burrinho e seu rabinho com um material durável, podendo desenvolver a brincadeira em outros momentos, mudando as duplas e funções, por exemplo. O molde do burrinho e do rabinho também está disponível em nosso material complementar.

GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbqFhnA5SMe9Zwp9fWjmnBGQ5EmyVHNNBxJ3x7mBgJZhj7ZYQVH4nz2gwrcW/geo2-10und4-burrinho-e-seu-rabo-com-molde.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que retornem aos seus lugares. Retome os momentos da aula e relembre a estratégia utilizada por João na história para se localizar e encontrar o caminho de volta na mata. Pergunte aos mesmos:

  • O que João e a irmã poderiam ter feito de diferente em relação a sua localização?

A intenção é que eles demonstrem a importância em perceber pontos de referência, memorizar e saber utilizar a linguagem adequada, como por exemplo, andar 10 passos à direita, virar à esquerda, etc.

Retome a atividade do slide 4, pergunte se após vivenciarem a atividade do burrinho foi mais fácil compreender os comandos e se conseguiriam criar outros.

Finalize permitindo que cada um complete a frase oralmente: Para me localizar nos lugares eu preciso __________________.

Se desejar anote as respostas no quadro e solicitem que realizem o registro no caderno.

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