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Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Mapa Mental do Trajeto Escolar

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre representar o espaço, ler e interpretar representações gráficas e cartográficas em geral.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp, e-mail e celular ou tablet para gravação de vídeo e registros fotográficos.
- Optativas: Google Classroom, Microsoft Paint e Google Meet.

Valor trabalhado

- Cidadania

- Protagonismo

- Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

Este plano de aula tem por objetivo que os alunos compreendam a representação do espaço e leiam e interpretem as representações gráficas e cartográficas em geral. Envie o tema da aula por e-mail, WhatsApp ou Google Classroom, caso sua escola esteja utilizando a plataforma. Conte a eles que receberão uma visita na escola e que ela deixou um bilhete que está insegura porque não sabe como chegar à sala de aula virtual e está com medo de se perder. As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências, antes do período do isolamento social.

Contextualização (30 minutos)

Envie um áudio pedindo sugestões aos alunos de como ensinar o caminho da sala ao visitante. Incentive-os a recordarem desse caminho. Depois de ouvir as sugestões, caso não apareça a ideia do mapa, diga-lhes que existe uma alternativa diferente.

Conte que foi deixado um bilhete pelo visitante. Lembre-se de que você deve ter um planejamento em mente de quem te auxiliará como suposto visitante. Você deve combinar com alguém antecipadamente (pode ser outro professor, que em algum momento poderá intervir com um vídeo ou áudio).

Então, instigue a curiosidade das crianças: quem será que vem nos visitar? Será homem ou mulher? Por que ele não sabe o caminho da nossa sala? Será que ele esqueceu porque estamos há muito tempo afastados da nossa rotina? Peça que gravem áudios e enviem no grupo para você perceber o estágio da curiosidade deles.

Problematização (40 minutos)

Para solucionar a pergunta, brinque de forca com os estudantes. Eles dirão as letras e adivinharão a palavra "mapa". Envie uma foto do ponto inicial da forca e explique com um vídeo ou áudio a proposta. Oriente-os sobre a importância do mapa no dia a dia. Onde encontramos mapas?Mencione a realidade local vivida pelas crianças. Apresente o vídeo e a letra da seguinte canção, disponível aqui. Solicite que registrem a música no caderno.

Esta atividade, disponível aqui, pode ser enviada por e-mail ou você pode encaminhá-la como uma foto na qual as crianças possam desenvolvê-la no caderno. 

Ação propositiva (60 minutos)

Nesta etapa, a ser realizada de forma assíncrona, as crianças farão um mapa do caminho que o visitante deverá cumprir. Converse com os elas sobre a escola e dê orientações sobre todo o percurso: onde o visitante chegará primeiro? Qual será o ponto de partida do nosso mapa?

Depois, pense em tudo que o visitante visualizará no percurso e converse com os alunos. Pode-se criar uma legenda combinando símbolos para elementos de referência. Por exemplo, portão = retângulo, quadrado = sala etc. Assim, ajudaremos o visitante na leitura do mapa que construiremos. Utilize a base impressa e peça para que os estudantes ilustrem o percurso sobre ela.

Observe se os alunos estão demonstrando noções de sequência e representando a escola. Diga que irá entregar os mapas ao visitante. Você pode usar o modelo de mapa disponível aqui como base. Entretanto, o ideal é que você faça a base conforme o espaço da sua escola, até para que as crianças retomem o conceito de espaço, considerando que estão há um bom tempo afastados do espaço escolar de forma física.

Disponibilize o mapa e se eles não puderem fazer a impressão, oriente que seja desenhado. O recurso da ferramenta Paint pode ser interessante, caso tenham domínio de uso.



Sistematização (40 minutos)

Após construção do mapa, peça para que explorem a construção e verifiquem se a partir das orientações o visitante chegará ao local desejado. Conforme seu planejamento, combine a visita para o dia mais apropriado. Importante não deixar passar muito tempo, o ideal é que seja no dia seguinte à produção do mapa para que a motivação não seja perdida. Marque um momento de encontro pelo Google Meet ou peça que o visitante grave um vídeo, contando sobre como conseguiu se localizar a partir das coordenadas das crianças.


Convite às famílias

Professor, oriente que os familiares assistam com as crianças aos vídeos que seguem abaixo. Será um momento rico de complemento de informações.

- "Uma aventura com mapas", disponível aqui.

- "Mapa do Brasil", disponível aqui.

- "Mapa do Brasil para crianças", disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_08UND07

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.


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