Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, cola.
Material complementar:
GEO1_08UND07 - Atividade (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rd6pxAr3aEENeY5twtWw2KkYvb8WgxG8v9SHaQTPQtpK6S5dRUGNJhNxBxUv/geo1-08und07-atividade-problematizacao.pdf
GEO1_08UND07 - Exemplo para construção de mapa mental (Ação Propositiva):
Para você saber mais:
Segue um texto sobre a importância do mapa mental para a alfabetização cartográfica e para a Geografia nas séries iniciais.
ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.1, n.2, mai/ago 2018. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, ou escreva no quadro. Conte a eles que receberão uma visita na escola e que ela deixou um bilhete que está insegura porque não sabe como chegar à sala de aula e está com medo de se perder.
Você pode substituir a visita por um estudante novato ou um funcionário da escola. Estimule a imaginação das crianças o quanto for possível.
As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.
Contextualização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os estudantes e peça sugestões de como ensinar o caminho da sala ao visitante.
Depois de ouvir as sugestões, caso, não apareça a ideia do mapa, diga-lhes que existe uma alternativa diferente e siga com os demais slides.
Contextualização
Orientações: Continue a conversa e diga aos estudantes que este foi o bilhete deixado pelo futuro visitante.
Lembre-se que você deve ter um planejamento em mente - quem te auxiliará no desfecho dessa atividade - quem será o suposto visitante? Você deve combinar com alguém antecipadamente.
Então, instigue a curiosidade das crianças… Quem será que vem nos visitar? Será homem ou mulher? Por que ele não sabe o caminho da nossa sala? Etc.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para solucionar a pergunta, brinque de forca com os estudantes. Eles dirão as letras e adivinharão a palavra MAPA. Oriente-os sobre a importância do mapa no dia a dia. Onde encontramos mapas? Mencione a realidade local vivida pelas crianças (metrô, ônibus, minecraft, roblox… etc).
Problematização
Orientações: Apresente o vídeo da música às crianças, entregue a letra a elas para que acompanhem.
Se não for possível projetar, entregue a letra impressa e passe no quadro. Cantem juntos a música Eu sou o mapa.
Depois, oriente as crianças a realizar a atividade proposta.
Link para o Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ytCSJOYEJRo
Fonte: Dora: o Mapa. 2010. (0min27seg). Disponível em:
Atividade para esta etapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rd6pxAr3aEENeY5twtWw2KkYvb8WgxG8v9SHaQTPQtpK6S5dRUGNJhNxBxUv/geo1-08und07-atividade-problematizacao.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Nesta etapa, vocês farão um mapa coletivo do percurso que o visitante deverá cumprir.
Converse com os estudantes sobre a escola, dê orientações sobre todo o percurso.
Onde o visitante chegará primeiro? Qual será o ponto de partida do nosso mapa?
Depois, pense em tudo que o visitante visualizará pelo caminho, conforme a realidade de sua escola e converse com as crianças: Podemos criar uma legenda combinando símbolos para os locais que sejam fáceis de ilustrar - ex: portão = retângulo, quadrado = sala, etc. Assim ajudaremos o visitante na leitura do mapa que construiremos.
Utilize a base impressa e peça para que os estudantes ilustrem o percurso sobre ela.
Observe se estão demonstrando noções de sequência e representando o espaço de vivência - a escola com familiaridade.
Diga a eles que irá entregar os mapas ao visitantes.
Aqui está um exemplo de base. Entretanto, o ideal é que você faça a base conforme o espaço da sua escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Após construção do mapa, peça para que explorem a construção e verifiquem se a partir das orientações o visitante chegará ao local desejado.
Registre no quadro os principais comandos e pontos usados como referência e a importância do mapa dentro da proposta.
Como complemento:
Conforme seu planejamento, combine a visita para o dia mais apropriado. Importante não deixar passar muito tempo, o ideal é que seja no dia seguinte à produção do mapa para que a motivação não seja perdida.
Aqui está um exemplo de base. Entretanto, o ideal é que você faça a base conforme o espaço da sua escola.