16708
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O acesso à internet: Complexidades e discrepâncias no acesso à rede

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre Compreender como a infraestrutura (territorializada) que permite o acesso à internet é irregular no mundo

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador para exibir as apresentações Google.

Material complementar: Mapa “Distribuição dos cabos de dados submarinos” impresso em tamanho A4 (um mapa por grupo) preferencialmente coloridos, porém podem ser trabalhados em escala cinza com as devidas orientações do professor.

Link para os mapas:

Submarine cable map. Disponível em: <https://www.submarinecablemap.com/>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Para você saber mais:

Como a internet funciona. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Common_questions/Como_a_internet_funciona>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Como funciona a internet? [ilustração]. Disponível em:

<https://www.tecmundo.com.br/internet/34066-como-funciona-a-internet-ilustracao-.htm>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Lançamento de cabo de fibra óptica no Rio São Francisco <https://www.youtube.com/watch?v=m_4H2pnYbxE>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Futura Profissão: Técnico de Telecomunicações <https://www.youtube.com/watch?v=stMcST8JBjM>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Deixe claro como o tema da internet é um assunto atual e que seu entendimento é essencial a compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e diga que, depois de orientados, os alunos farão uma atividade em grupos de aproximadamente 5 pessoas. Informe aos alunos que o fechamento da aula ocorrerá com a construção de um mapa conceitual coletivo.

Como adequar à sua realidade: Em consonância com o subtítulo da aula, existem grandes discrepâncias no entendimento, distribuição e uso da internet no Brasil. Se o acesso for extremamente limitado pode ser interessante uma aula extra para discutir/mostrar as possibilidades do uso de computadores em diversas atividades direcionadas para expandir o entendimento sobre o tema (focado no uso diário da internet)

Dica: Se não existir a possibilidade de usar projetor na sala de aula, pode-se conduzir a aula com o uso do quadro e impressões no tamanho A4 preferencialmente coloridas ou (com as devidas explicações) com impressão em escala cinza.

Contextos prévios: Essa aula trabalhará com o conceito “infraestrutura”. Não é preciso dominar esse conceito com várias das suas complexidades, mas apenas ter ideia de como as estruturas artificiais são importantes na construção do espaço geográfico.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido do slide 3: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula com uma sondagem sobre o acesso à Internet dos estudantes. Se a resposta da maioria da turma for positiva, continue a aula perguntando quais os usos que os estudantes fazem da Internet (consumo de mídia, redes sociais, jogos, estudo, comunicação, etc). Evidencie como o acesso à Internet é importante no funcionamento das mais diversas dinâmicas sociais (cultura, comércio, educação, etc). Se a resposta for negativa (altamente improvável, porém uma realidade presente em localidades mais afastadas dos centros urbanos brasileiros), explique como o uso da internet com smartphones, tablets e computadores é importante. Nesse primeiro momento, as respostas serão individuais e dadas oralmente e o professor anotará as ideias centrais no quadro.

Como adequar à sua realidade: Sem o uso do projetor, escreva “O acesso à Internet” no quadro para iniciar a discussão.

Para você saber mais:

Como a internet funciona. Disponivel em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Common_questions/Como_a_internet_funciona>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Como funciona a internet? [ilustração]. Disponível em:

<https://www.tecmundo.com.br/internet/34066-como-funciona-a-internet-ilustracao-.htm>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explique que para uma pessoa acessar a internet são necessários alguns pré-requisitos. Pergunte o que é necessário para que uma pessoa acesse a internet. As respostas dos estudantes serão variadas, porém responderão que é preciso um eletrônico como um computador, tablet, smartphone e uma assinatura de internet. Aqui o professor discutirá o conceito de infraestrutura. Deverá deixar claro que a internet só se distribui pelo território por meio da instalação de infraestruturas como antenas de telefonia móvel, cabos de dados, satélites de telecomunicações, cabos de fibra óptica. Além disso, é preciso um acesso lógico à rede, como um usuário e senha para um rede sem fio, um chip (com crédito ou pós-pago) para acesso à internet móvel, uma assinatura de internet fixa, um sistema para uso de internet via satélite (comum em áreas muito afastadas sem infraestrutura terrestre).

Como adequar à sua realidade: Sem o uso do projetor, escreva “Infraestrutura requerida” no quadro e continue a discussão.

Para você saber mais:

Futura Profissão: Técnico de Telecomunicações <https://www.youtube.com/watch?v=stMcST8JBjM>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Ainda na discussão sobre as infraestruturas territorializadas da internet, enfatize que a infraestrutura física mais importante das telecomunicações e da internet é a rede de cabos de fibras ópticas submarinas. A internet não funcionaria sem essa intrincada rede que se espalha por todo o planeta, que permite a conexão de bilhões de pessoas.

Explique rapidamente sobre a instalação dos cabos submarinos: Que um navio com milhares de quilômetros de cabos os desenrola de enormes bobinas e eles são assentados no fundo do mar, as terminações dos cabos são conectadas à enormes sistemas de dados chamados roteadores e esses, por sua vez, são conectados a outras redes terrestres. É essa malha de conexões que estrutura a internet.

Pergunte o que ocorreria se um desses cabos se rompesse. É uma forma de enfatizar a importância da infraestrutura física.

Como adequar à sua realidade: Sem o uso do projetor, escreva “Infraestrutura global: cabos submarinos” e continue a discussão.

Para você saber mais:

Lançamento de cabo de fibra óptica no Rio São Francisco <https://www.youtube.com/watch?v=m_4H2pnYbxE>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 min

Orientações: Dê o comando para que os alunos se organizem em grupos de aproximadamente 5 indivíduos. Depois de organizados, peça para que, no caderno, eles respondam às seguintes perguntas:

Quais regiões do planeta possuem mais infraestrutura de cabos submarinos?

Quais regiões do planeta mostram maior debilidade de infraestrutura de cabos submarinos?

Qual o motivo dessa concentração em algumas regiões do planeta?

A atividade requer que os estudantes consigam classificar as diferentes regiões do planeta de acordo com o mapa apresentado no slide. Muito possivelmente as classificações vão variar de um grupo para outro, o que é uma ótima oportunidade para discutir as nomenclaturas relacionadas às regionalizações, especialmente por continentes (Ásia, América, América do Sul, Sudeste Asiático, oriente médio, norte da Europa). Também podem aparecer classificações por oceanos (Pacífico, Atlântico, Índico, etc).

A escala global do mapa apresentado e as suas complexidades estão presentes nos conhecimento prévios dos estudantes e ficará claro como os países/continentes que mostram a infraestrutura mais robusta são países centrais na estruturação do capitalismo global. O contrário também é verdadeiro: o continente Africano e os grandes vazios demográficos do planeta não possuem quase nenhuma infraestrutura de cabos submarinos.

Como adequar à sua realidade: Distribua uma folha impressa com o mapa de cabos submarinos para cada um dos grupos e os mesmos deverão responder aos questionamentos ao invés de fazer o uso do projetor.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 min

Orientações: Projete para os alunos o mapa da distribuição dos cabos submarinos para que eles possam desenvolver a atividade proposta no slide anterior.

Podem ser feitas explicações que auxiliem na leitura do mapa pelos estudantes.

Como adequar à sua realidade: Distribua uma folha impressa com o mapa cabos submarinos para cada um dos grupos e os mesmos deverão responder aos questionamentos ao invés de fazer uso do projetor.

Submarine cable map. Disponível em: <https://www.submarinecablemap.com/>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações: Cesse a atividade e peça para que cada grupo exponha oralmente a sua resposta. Organize as respostas dos estudantes no quadro e resolva eventuais incongruências das diferentes respostas, especialmente relacionadas à classificação regional a qual cada grupo se deteve ao efetivar a tarefa. O resultado dessa sistematização é uma resposta coletiva que os alunos devem registrar no caderno.

Resposta Correta: A infraestrutura de cabos submarinos se distribui de forma irregular no planeta. Na América do Norte (principalmente os EUA) a conectividade se mostra como a maior do mundo. O continente europeu se coloca em segundo lugar na concentração de cabos submarinos (Inglaterra se destaca pelo número de cabos, distribuindo conexões com o resto do continente), seguidos pelo asiático (principalmente Japão, China, Coreia do Sul e Índia). Essa distribuição permite visualizar como o próprio capitalismo globalizado está estruturado no planeta, mostrando vários estados nacionais como centrais nesse funcionamento e outros como periféricos.

Finalize a aula com a seguinte sistematização: O acesso à internet só é possível se uma série de condições forem atendidas. É preciso que no local onde as pessoas forem acessar a internet existam infraestruturas como antenas de celular, cabos de telefonia, cabos de tv, fibra ótica e eletricidade. Além dessa necessidade, é preciso comprar esse acesso de provedores locais por meio de uma assinatura. Para que a internet funcione na sua escala global, é preciso uma infraestrutura global de diversos cabos submarinos e a análise e observação da localização e concentração desses cabos nos permite fazer uma leitura de como o acesso à internet é heterogêneo no mundo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 min

Orientações: Feche a aula com a leitura da frase do geógrafo Milton Santos. Deixe claro que a atual situação dos dados encontrados não é imutável, mas passível de transformações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador para exibir as apresentações Google.

Material complementar: Mapa “Distribuição dos cabos de dados submarinos” impresso em tamanho A4 (um mapa por grupo) preferencialmente coloridos, porém podem ser trabalhados em escala cinza com as devidas orientações do professor.

Link para os mapas:

Submarine cable map. Disponível em: <https://www.submarinecablemap.com/>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Para você saber mais:

Como a internet funciona. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Common_questions/Como_a_internet_funciona>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Como funciona a internet? [ilustração]. Disponível em:

<https://www.tecmundo.com.br/internet/34066-como-funciona-a-internet-ilustracao-.htm>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Lançamento de cabo de fibra óptica no Rio São Francisco <https://www.youtube.com/watch?v=m_4H2pnYbxE>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Futura Profissão: Técnico de Telecomunicações <https://www.youtube.com/watch?v=stMcST8JBjM>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Deixe claro como o tema da internet é um assunto atual e que seu entendimento é essencial a compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e diga que, depois de orientados, os alunos farão uma atividade em grupos de aproximadamente 5 pessoas. Informe aos alunos que o fechamento da aula ocorrerá com a construção de um mapa conceitual coletivo.

Como adequar à sua realidade: Em consonância com o subtítulo da aula, existem grandes discrepâncias no entendimento, distribuição e uso da internet no Brasil. Se o acesso for extremamente limitado pode ser interessante uma aula extra para discutir/mostrar as possibilidades do uso de computadores em diversas atividades direcionadas para expandir o entendimento sobre o tema (focado no uso diário da internet)

Dica: Se não existir a possibilidade de usar projetor na sala de aula, pode-se conduzir a aula com o uso do quadro e impressões no tamanho A4 preferencialmente coloridas ou (com as devidas explicações) com impressão em escala cinza.

Contextos prévios: Essa aula trabalhará com o conceito “infraestrutura”. Não é preciso dominar esse conceito com várias das suas complexidades, mas apenas ter ideia de como as estruturas artificiais são importantes na construção do espaço geográfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido do slide 3: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula com uma sondagem sobre o acesso à Internet dos estudantes. Se a resposta da maioria da turma for positiva, continue a aula perguntando quais os usos que os estudantes fazem da Internet (consumo de mídia, redes sociais, jogos, estudo, comunicação, etc). Evidencie como o acesso à Internet é importante no funcionamento das mais diversas dinâmicas sociais (cultura, comércio, educação, etc). Se a resposta for negativa (altamente improvável, porém uma realidade presente em localidades mais afastadas dos centros urbanos brasileiros), explique como o uso da internet com smartphones, tablets e computadores é importante. Nesse primeiro momento, as respostas serão individuais e dadas oralmente e o professor anotará as ideias centrais no quadro.

Como adequar à sua realidade: Sem o uso do projetor, escreva “O acesso à Internet” no quadro para iniciar a discussão.

Para você saber mais:

Como a internet funciona. Disponivel em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Common_questions/Como_a_internet_funciona>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Como funciona a internet? [ilustração]. Disponível em:

<https://www.tecmundo.com.br/internet/34066-como-funciona-a-internet-ilustracao-.htm>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explique que para uma pessoa acessar a internet são necessários alguns pré-requisitos. Pergunte o que é necessário para que uma pessoa acesse a internet. As respostas dos estudantes serão variadas, porém responderão que é preciso um eletrônico como um computador, tablet, smartphone e uma assinatura de internet. Aqui o professor discutirá o conceito de infraestrutura. Deverá deixar claro que a internet só se distribui pelo território por meio da instalação de infraestruturas como antenas de telefonia móvel, cabos de dados, satélites de telecomunicações, cabos de fibra óptica. Além disso, é preciso um acesso lógico à rede, como um usuário e senha para um rede sem fio, um chip (com crédito ou pós-pago) para acesso à internet móvel, uma assinatura de internet fixa, um sistema para uso de internet via satélite (comum em áreas muito afastadas sem infraestrutura terrestre).

Como adequar à sua realidade: Sem o uso do projetor, escreva “Infraestrutura requerida” no quadro e continue a discussão.

Para você saber mais:

Futura Profissão: Técnico de Telecomunicações <https://www.youtube.com/watch?v=stMcST8JBjM>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Ainda na discussão sobre as infraestruturas territorializadas da internet, enfatize que a infraestrutura física mais importante das telecomunicações e da internet é a rede de cabos de fibras ópticas submarinas. A internet não funcionaria sem essa intrincada rede que se espalha por todo o planeta, que permite a conexão de bilhões de pessoas.

Explique rapidamente sobre a instalação dos cabos submarinos: Que um navio com milhares de quilômetros de cabos os desenrola de enormes bobinas e eles são assentados no fundo do mar, as terminações dos cabos são conectadas à enormes sistemas de dados chamados roteadores e esses, por sua vez, são conectados a outras redes terrestres. É essa malha de conexões que estrutura a internet.

Pergunte o que ocorreria se um desses cabos se rompesse. É uma forma de enfatizar a importância da infraestrutura física.

Como adequar à sua realidade: Sem o uso do projetor, escreva “Infraestrutura global: cabos submarinos” e continue a discussão.

Para você saber mais:

Lançamento de cabo de fibra óptica no Rio São Francisco <https://www.youtube.com/watch?v=m_4H2pnYbxE>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 min

Orientações: Dê o comando para que os alunos se organizem em grupos de aproximadamente 5 indivíduos. Depois de organizados, peça para que, no caderno, eles respondam às seguintes perguntas:

Quais regiões do planeta possuem mais infraestrutura de cabos submarinos?

Quais regiões do planeta mostram maior debilidade de infraestrutura de cabos submarinos?

Qual o motivo dessa concentração em algumas regiões do planeta?

A atividade requer que os estudantes consigam classificar as diferentes regiões do planeta de acordo com o mapa apresentado no slide. Muito possivelmente as classificações vão variar de um grupo para outro, o que é uma ótima oportunidade para discutir as nomenclaturas relacionadas às regionalizações, especialmente por continentes (Ásia, América, América do Sul, Sudeste Asiático, oriente médio, norte da Europa). Também podem aparecer classificações por oceanos (Pacífico, Atlântico, Índico, etc).

A escala global do mapa apresentado e as suas complexidades estão presentes nos conhecimento prévios dos estudantes e ficará claro como os países/continentes que mostram a infraestrutura mais robusta são países centrais na estruturação do capitalismo global. O contrário também é verdadeiro: o continente Africano e os grandes vazios demográficos do planeta não possuem quase nenhuma infraestrutura de cabos submarinos.

Como adequar à sua realidade: Distribua uma folha impressa com o mapa de cabos submarinos para cada um dos grupos e os mesmos deverão responder aos questionamentos ao invés de fazer o uso do projetor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 min

Orientações: Projete para os alunos o mapa da distribuição dos cabos submarinos para que eles possam desenvolver a atividade proposta no slide anterior.

Podem ser feitas explicações que auxiliem na leitura do mapa pelos estudantes.

Como adequar à sua realidade: Distribua uma folha impressa com o mapa cabos submarinos para cada um dos grupos e os mesmos deverão responder aos questionamentos ao invés de fazer uso do projetor.

Submarine cable map. Disponível em: <https://www.submarinecablemap.com/>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações: Cesse a atividade e peça para que cada grupo exponha oralmente a sua resposta. Organize as respostas dos estudantes no quadro e resolva eventuais incongruências das diferentes respostas, especialmente relacionadas à classificação regional a qual cada grupo se deteve ao efetivar a tarefa. O resultado dessa sistematização é uma resposta coletiva que os alunos devem registrar no caderno.

Resposta Correta: A infraestrutura de cabos submarinos se distribui de forma irregular no planeta. Na América do Norte (principalmente os EUA) a conectividade se mostra como a maior do mundo. O continente europeu se coloca em segundo lugar na concentração de cabos submarinos (Inglaterra se destaca pelo número de cabos, distribuindo conexões com o resto do continente), seguidos pelo asiático (principalmente Japão, China, Coreia do Sul e Índia). Essa distribuição permite visualizar como o próprio capitalismo globalizado está estruturado no planeta, mostrando vários estados nacionais como centrais nesse funcionamento e outros como periféricos.

Finalize a aula com a seguinte sistematização: O acesso à internet só é possível se uma série de condições forem atendidas. É preciso que no local onde as pessoas forem acessar a internet existam infraestruturas como antenas de celular, cabos de telefonia, cabos de tv, fibra ótica e eletricidade. Além dessa necessidade, é preciso comprar esse acesso de provedores locais por meio de uma assinatura. Para que a internet funcione na sua escala global, é preciso uma infraestrutura global de diversos cabos submarinos e a análise e observação da localização e concentração desses cabos nos permite fazer uma leitura de como o acesso à internet é heterogêneo no mundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 min

Orientações: Feche a aula com a leitura da frase do geógrafo Milton Santos. Deixe claro que a atual situação dos dados encontrados não é imutável, mas passível de transformações.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano